🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)

Aparentia (DEMO 2.1 DISPONÍVEL)
Fala meu caro, como está?

Bom, comecei a jogatina e já vou dar algumas primeiras impressões até agora, gostei muito da intro com toda a parte artística, ficou muito bem feito, a praia também com todo o visual que "aparentia" estar em um sonho, desculpe o trocadilho kkkkk mas ficou muito bom tbm, você soube variar muito bem quando estamos em um "sonho" com todos os efeitos da tela movendo e quando é a parte real mesmo, isso achei incrível.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende? Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.

Continuando e acordando, a primeira impressão que temos é o quarto da Anastácia e devo dizer que todo o visual e interação que fez ficou bem legal, cada lugar com descrições e livros e detalhes fazem muita diferença.

E como assim não tem café cara? Como podemos começar nossa jornada sem café? Já é um sinal que vai dar ruim isso ai heim...kkkkkkk
AcabouCafé.png

Continuando e explorando, tive várias cenas interessantes com alguns moradores, você consegue perceber que nem todos estão satisfeitos com essa vida e que a parte Administrativa tem outros planos e podem simplesmente descartar qualquer um que não esteja de acordo com as normas estabelecidas, bem interessante ver como isso vai desenrolar.

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk

Uma outra coisa que reparei também nessa parte é que os mapas estão faltando a parte Acima do herói, toda essa seção de mapas após o elevador, talvez por isso eu não sei se estou deixando de ver algum lugar escondido ou que possa interagir, vou mostrar uns prints para ver.

Bug Visual.png



Bug Visual 2.png


Bug Visual 3.png

Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.

Abraços do Lyca.
 
Fala meu caro, como está?

Bom, comecei a jogatina e já vou dar algumas primeiras impressões até agora, gostei muito da intro com toda a parte artística, ficou muito bem feito, a praia também com todo o visual que "aparentia" estar em um sonho, desculpe o trocadilho kkkkk mas ficou muito bom tbm, você soube variar muito bem quando estamos em um "sonho" com todos os efeitos da tela movendo e quando é a parte real mesmo, isso achei incrível.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende? Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.

Continuando e acordando, a primeira impressão que temos é o quarto da Anastácia e devo dizer que todo o visual e interação que fez ficou bem legal, cada lugar com descrições e livros e detalhes fazem muita diferença.

E como assim não tem café cara? Como podemos começar nossa jornada sem café? Já é um sinal que vai dar ruim isso ai heim...kkkkkkk
Visualizar anexo 8019

Continuando e explorando, tive várias cenas interessantes com alguns moradores, você consegue perceber que nem todos estão satisfeitos com essa vida e que a parte Administrativa tem outros planos e podem simplesmente descartar qualquer um que não esteja de acordo com as normas estabelecidas, bem interessante ver como isso vai desenrolar.

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk

Uma outra coisa que reparei também nessa parte é que os mapas estão faltando a parte Acima do herói, toda essa seção de mapas após o elevador, talvez por isso eu não sei se estou deixando de ver algum lugar escondido ou que possa interagir, vou mostrar uns prints para ver.

Visualizar anexo 8020


Visualizar anexo 8021

Visualizar anexo 8022

Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.

Abraços do Lyca.

Eu pretendia responder parte a parte do seu comentário, mas o bug das layers que você relatou deixou-me intrigado. Várias pessoas já jogaram a demo e esse problema nunca foi relatado. Durante os testes de gameplay, nada parecido foi identificado também. Além disso, as atualizações que fiz não envolveram alterações nas camadas de parallax (seja nos arquivos, seja no script), o que torna tudo ainda mais estranho.
Fui verificar os arquivos da demo e... descobri que algumas layers da Zona de Carga sumiram, enquanto outras se duplicaram com nomes diferentes (?). É a primeira vez que vejo algo assim acontecer e não faço ideia do que seja a causa. Verifiquei o arquivo principal do projeto, que é diferente do da demo, e está tudo absolutamente normal. As layers estão lá e os nomes dos arquivos estão corretos. Estou começando a achar que os arquivos da demo foram corrompidos em algum momento e não percebi, por justamente supor que estaria tudo em ordem.
Não sei se algo mais está corrompido, seria necessário um pente fino para descobrir. Tentarei dar uma olhada com calma e avaliar o lançamento de uma correção, mas não posso garantir nada, estou atolado de trabalho envolvendo o ramake gráfico do projeto, além do fato de que ele está sendo portado para o RPG Maker MZ (pois é, estou deixando o VX Ace). Enfim, muito obrigado pelo feedback, meu caro! Irei levá-lo em consideração, de verdade. E espero que mais bugs bizarros não apareçam. Apesar de tudo, fico feliz que estejas gostando!


Abraços!​
 
Caro @Lycanimus , verifiquei os arquivos da demo e upei uma nova versão corrigida. Também fiz alguns testes com o objetivo de encontrar outros eventuais bugs, mas aparentemente (sem trocadilhos... hahaha) o problema limitava-se aos parallaxes (e continuo sem saber o que aconteceu). Como é uma correção meramente gráfica, acredito que seja possível baixar a versão corrigida e apenas importar seu save. Fica a seu critério. Agora, vamos aos comentários mais elaborados a respeito das outras questões que você trouxe.

Na parte da praia inicia os comandos para mover, porém, os outros comandos ainda não são mostrado, apenas no mapa seguinte, uma sugestão aqui talvez seja de inicio já mostrar todos os comandos, visto que nas lápides já é possível interagir, claro que você pode retornar ao mapa depois de ver a runa com os comandos, mas talvez dessa forma nem seria preciso ter a runa, entende?
Entendo perfeitamente, meu caro. A concepção desse tutorial foi pensada para quem nunca jogou um game feito no RPG Maker. Quem conhece como o mecanismo funciona, pode simplesmente ir clicando em tudo logo de início, mas um jogador de fora do nosso meio teria que se familiarizar com os comandos. Além disso, outra preocupação minha era com o ritmo. Ao invés de já despejar um tutorial de comandos logo na primeira parte jogável, julguei que seria mais interessante dosar a exposição. Por isso, em primeiro lugar, o jogador aprende apenas a se mover, depois ele é apresentado ao restante dos comandos e por fim à mecânica de uso de itens-chave a partir da interação com objetos do cenário.
Em Aparentia, não há nenhuma mecânica "bloqueada" a priori, por exemplo, o sistema de combinar itens está disponível desde o início do game, o jogador só não sabe ainda. Quando vamos para a casa de Anastácia, há um manual sobre o sofá ensinando o jogador a como combinar seus itens. A mecânica já está ativa, o jogador pode simplesmente ignorar esse tutorial se ele já souber como ela funciona.
Eu tentei replicar um conceito que vi sendo aplicado em "Signalis". Nesse jogo, o jogador é apresentado aos sistemas e mecânicas em doses homeopáticas, enquanto avança e explora, mas tudo, absolutamente tudo, já está disponível desde o princípio, o jogador apenas não sabe, num primeiro momento, o que pode ou não fazer. Ele descobre ao ler manuais e documentos, ao invés de simplesmente receber telas de tutorial. Em "Aparentia", procurei fazer algo semelhante, com o menor número de telas de tutorial sendo despejadas sobre o jogador.

Outra coisa é que nos comandos o Menu aparece apenas como a tecla Esc, mas podemos acessar também com a tecla X, talvez seria legal colocar la também, mas é detalhezinho bem besta, apenas uma sugestão mesmo.
Acho bastante válido apresentar essa possibilidade para o jogador. Adicionarei isso futuramente. Obrigado pelo toque!

Na parte que parei agora eu desci pelo elevador, tive novamente outro sonho interessante e continuando explorando vi que preciso de uma senha de 4 dígitos para a sala de ferramentas, e aparentemente isso foi descartado por engano por um dos trabalhadores, já explorei cada lixeira mas todas não possuem nada, imagino que esteja em alguma pela forma que fez investigar elas, mas olha, já fucei tudo e não encontro essa tabela alfabética. kkkkkk
Acredito que sua dificuldade venha do fato da layer acima do herói que sumiu. No primeiro print que você enviou, há uma porta na parte inferior, mas ela é indicada justamente pela layer faltante. De qualquer modo, eu corrigi isso na versão que upei agora há pouco.

Mas é isso meu caro, as minhas primeiras impressões foram boas, vou continuar explorando e ver se realmente não é algo besta que estou deixando passar, mas o jogo até agora está bem interessante, os mistérios conseguem prender bem o jogador e a história está desenrolando em um nível muito bom, depois passo para dar outro feedback mais completo.
Fico muito contente de saber que a parte narrativa está funcionando bem. Dediquei-me bastante a ela. Os mistérios são o coração de "Aparentia".

Abraços, meu caro!
 
Ah perfeito meu caro, realmente achei estranho não encontrar onde ir, maldito layer, deixou meu jogo no hard kkkkkk

Interessante a parte do tutorial que explicou, não conheço esse game Signalis, mas faz sentido então, você tem tudo liberado mas o jogador precisa aprender as coisas meio que aos olhos do personagem né, ao ler e explorar, bem interessante mesmo.

Bom, vou baixar a nova versão que disponibilizou e importar o meu save, ai continuo, caso encontre algum problema eu te aviso.

Abraços!
 
Voltar
Topo