🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

O que é uma game engine?

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
SAGA-BLOG-GE-Jogo-2d.jpg

Você pode ter ouvido o termo antes, mas nunca realmente soube o que exatamente é um “motor de jogo” (doravante game engine). Talvez a melhor maneira de entender seja aprendendo qual é seu propósito.

Game engine é uma ferramenta de arquitetura que os desenvolvedores usam para criar e executar um jogo. Seu mecanismo fornece aos desenvolvedores uma maneira de adicionar coisas tais como:
  • Física
  • Controles
  • Renderização
  • Scripts
  • Detecção de colisão
  • Inteligência artificial
  • e mais, sem a obrigação de saber programar
Por que elas são importantes?

As game engines são componentes reutilizáveis que os desenvolvedores usam para construir a estrutura do jogo. Isso dá a eles mais tempo para se concentrar nos elementos exclusivos, como modelos de personagens, texturas, como os objetos interagem, etc. Se todos fizessem seus jogos do zero sem a ajuda de excelentes game engines, os jogos demorariam mais e seriam mais difíceis de fazer.

Dito isso, ainda existem muitas grandes empresas e até equipes independentes que criam suas game engines. Isso requer o uso de interfaces de aplicativos como DirectX, OpenGL e XNA, bem como bibliotecas comerciais e de código aberto contendo física, gráficos de cena e bibliotecas GUI.

Criar uma das melhores game engines não é uma tarefa fácil, mas às vezes é necessário se o jogo for diferente o suficiente para que nenhum dos motores existentes funcione.

Quais as game engines mais populares?

Abaixo, estarão listadas as game engines mais populares do mercado.

1. Unreal Engine

Uma das game engines mais populares e amplamente usadas é a Unreal Engine da Epic Games. A versão original foi lançada em 1998 e 22 anos depois continua sendo usada para alguns dos maiores jogos todos os anos.

Títulos notáveis feitos com a Unreal Engine incluem as séries Gears of War, Mass Effect, Bioshock e Batman: Arkham.

A força da Unreal Engine é sua capacidade de ser modificada o suficiente para que os jogos possam ser transformados em experiências únicas. A Unreal Engine 4 é considerada a versão mais fácil de usar quando se trata de ferramentas manuais de um profissional.

No entanto, existem outras game engines disponíveis que são mais fáceis para novos designers.

2. Unity

Uma delas é a Unity, uma game engine multiplataforma que permite criar conteúdo 3D interativo com facilidade.

Muitos desenvolvedores independentes usam a Unity por sua excelente funcionalidade, conteúdo de alta qualidade e capacidade de ser usada para praticamente qualquer tipo de jogo.

Títulos notáveis feitos com a Unity incluem Lara Croft Go, Her Story, Pillars of Eternity e Kerbal Space Program.

Uma das melhores coisas sobre a Unity é a Personal Edition, que é gratuita para todos baixarem. Inclui a game engine com todos os recursos e pode (na maior parte) ser usada para fazer jogos em todas as plataformas. O problema é que a Professional Edition, que possui uma série de ferramentas excelentes, mas exige o pagamento de uma mensalidade. Esses recursos incluem acesso beta, relatórios de desempenho do jogo, telas iniciais personalizáveis, uma licença de equipe e muito mais.

3. GameMaker

Ao contrário da maioria das outras game engines, GameMaker: Studio se tornou amplamente usada porque não requer conhecimento de programação. Em vez disso, os usuários podem “apontar e clicar” para criar jogos muito mais fácil e rápido do que codificar com idiomas nativos.

Alguns dos melhores títulos feitos com GameMaker incluem Spelunky, Hotline Miami, Super Crate Box e Hyper Light Drifter.

GameMaker é popular porque você pode fazer um jogo sem ter que aprender uma linguagem de programação primeiro, e aqueles que têm experiência em programação podem usá-lo para tornar seu jogo melhor. O problema com o GameMaker e outras ferramentas de apontar e clicar é que os desenvolvedores são muito mais limitados do que com outros mecanismos.

4. Godot

A Godot é ótima para fazer jogos 2D e 3D. A game engine “fornece um grande conjunto de ferramentas comuns, para que você possa se concentrar apenas em fazer seu jogo sem reinventar a roda”. É de uso gratuito e de código aberto por meio da licença do MIT. Sem royalties, sem taxas de assinatura, sem cordas ocultas - tudo o que você desenvolver por meio da Godot é seu.

Godot tem uma comunidade que constantemente corrige bugs e desenvolve novos recursos, o que é sempre um bom sinal. Uma comunidade ativa significa respostas até para suas perguntas mais específicas relacionadas a Godot.

Godot também se conecta a outros HUBS da Internet, incluindo fóruns do Reddit, grupos do Facebook, comunidade da Steam, fóruns da Godot e muito mais.

5. AppGameKit

AppGameKit é uma game engine fácil de aprender, ideal para iniciantes, amadores e desenvolvedores indie.” Você se identifica?

O AppGameKit se concentra em codificar e construir aplicativos rapidamente e ser capaz de compartilhá-los entre plataformas. Esta iteração rápida e compartilhamento de plataforma cruzada é voltada para o desenvolvimento de jogos móveis, mas lida com a maioria das plataformas:

  • iPhones e iPads
  • Linux
  • Navegadores HTML5
  • Raspberry Pi
  • Mac OS
  • janelas
  • Android
O AppGameKit (versão classic) custa US$49,99.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o que é uma game engine? Você já utilizou alguma, ou tem interesse em utilizar?

Fonte: Game Designing
 
Nossa, @NumPaD !! Esses vídeos são um ÓTIMO complemento para o tópico!! Sensacionais!! Muito obrigado por compartilhar!!
Realmente, explica de forma bem didática como funciona uma game engine.
 
Voltar
Topo