🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Parallax Mapping com Sir Lobo: Tutorial 1 - Trabalhando com Camadas (RMVXA)

Membro Membro
Postagens
330
Bravecoins
0
0VRHGWA.png

ODEIO A MINHA VOZ  :Okay_fix:


X2d9RFY.png
Série: Parallax Mapping
9H2E3VB.png
Autor: Sir Lobo (Alex Lupóz)
0A95fZd.png
Engine: RPG Maker® VX Ace (ou RPG Maker[size=8pt]® VX) [/size][Compatibilidade a confirmar com outros softwares como XP e MV]
NJFHzPw.gif
Matéria: 1 de (?)

Tg64AG2.png
Introdução:
A série será direcionada à manipulação dos elementos gráficos e implementação dos mesmo em diferentes formas, desde a estilização dos mapas via editor de imagem até as técnicas que podem ser usadas para obter profundidade e dinamismo nos mapas.

Neste tutorial de número 1, irei abordar o conceito sobre como trabalhar com camadas/layers com o recurso Parallax Map do RMVXA se utilizando de imagens para dar tal efeito. Eu preferi abordar primeiramente este conceito, pois não vi muito material do tipo na web falando sobre layers, então decidi deixar a estilização e texturização(que provavelmente é o assunto mais abordado, explicando como inserir texturizações com pincéis/brushes e brincando com a iluminação) para os próximo tutorial, assim como as técnicas de como se mapear corretamente se guiando pelas grades visuais do RPG Maker.

Os módulos que serão abordados nos próximos tutoriais caso está série vingue, serão os seguintes:

B9n8KFP.png
Notas
[1] A série não seguirá necessariamente esta ordem específica
[2] Os tutoriais poderão abordar mais de um dos assuntos citados acima




AULA 1 ? (?)


Tutorial 1 - Iniciando com Camadas Parallax Mapping no VX Ace

[youtube]https://youtu.be/aJWiQFSAbD4[/youtube]​

[redalert]Os arquivos para download se encontram anexados no fim deste tópico[/redalert]

QFtdwbk.png
NOTAS:
1. Os arquivos em anexo incluem o .pat para adicionar as patterns já prontas no Photoshop e as imagens em .png para usá-las ou criar suas próprias. Adicionei algumas patterns pessoais no .pat como cortesia. Espero que possam usufruir do conteúdo.

2. Gostaria de citar o tutorial com dicas interessantes de mapeamento de nosso caro colega [member=697]Syncher[/member], que pode ser acessado neste link

3. Infelizmente sofro de manias como o excesso de expressões coloquiais como "né" e "entendeu?" no final das frases, como se necessitasse preencher o vazio do tutorial, e por mais que eu tente evitar, acaba saind naturalmente, e talvez isto irrite um pouco ou muito, mas espero que seja de alguma forma produtiva o tutorial sem falar que fiquei com receio de criar tal tutorial porque odeio minha voz  :palmas: Hehehe

4. Bem, como perdi minha intro e  atual máquina que uso um maldito PC que trava a cada meia-hora e tá toda bugada e virulenta não possui os recursos físicos necessários no momento para criar algo mais profissional(com recursos gráficos e sonoros, assim como equipamentos que auxiliem na estática de fundo por conta do microfone de qualidade inferior), então tive que me virar e em algumas horas(e muitas horas para renderizar, praticamente um ritual de sacrifício da alma) criar esta intro um tanto "porca", com gráficos obviamente inferiores, apesar de tratados, mas por enquanto irei usar esta abertura, infelizmente.

5. Bem, apenas uma última nota: irei desconsiderar qualquer resposta/sugestão que não seja relativa ao conteúdo do tutorial, como "Ah, essa intro ficou muito grande", "Nossa, tem picos variáveis de som", "Sua voz parece de um morto"(essa é perdoável hehehe), "Você repete muito as palavras", "Ah, eu não uso Photoshop, não vai funcionar" ou qualquer coisa do tipo  :palmas:

Os motivos pelos quais a produção está inferior foi citado acima, e como deu um trabalhão fazer este vídeo(cerca de 16 horas de trabalho contando todas ás vezes que tive que reiniciar o computador porque travou e não salvou o trabalho e também por conta de erros de codecs e dll's e outras eternidades de bugs infernais que perseguem meu ser :Okay_fix:, sugestões apenas sobre o conteúdo e a forma que foi conduzido o tutorial: A narração está clara? A explicação está direta? Os focos nas áreas de interesse(zoom) está de acordo ou atrapalha? Essas coisas
  :^^': :Baixa_Bola:

Enfim, espero que gostem. Comentem, pois somente assim saberei se irei continuar ou não a série, afinal, um feedback da comunidade é necessário para saber se o conteúdo vai ser útil ou descartável  :likeasir: :Okay_fix:

EDIT:
Especialmente para o colega [member=1591]King Ragnar[/member]
 

Anexos

  • ARQUIVO_TUTORIAL_patterns_mapeamento_by_Sir_Lobo.rar
    3,7 KB · Visualizações: 113
Ficou legal Lobo mas vou dar alguns palpites básicos, acho que tu poderia cortar esses segundos em que nada é dito (respiração) e tentar deixar o vídeo mais dinâmico na edição, quem realmente estiver com interesse em aprender volta o vídeo 200 vezes se precisar.

-Achei abertura legal, mas ela longa para os padrões do Youtube, 5 seg é a média pra tu não perder o usuário.
- Tu usou ScreenShot para pegar a base do mapa, mas eu recomendo que use o script "Map Screenshot Autor: Hime" permite tirar screenshot do mapa completa, muito bom caso seu mapa seja grande.
 
HammerStrike comentou:
Ficou legal Lobo mas vou dar alguns palpites básicos, acho que tu poderia cortar esses segundos em que nada é dito (respiração) e tentar deixar o vídeo mais dinâmico na edição, quem realmente estiver com interesse em aprender volta o vídeo 200 vezes se precisar.

-Achei abertura legal, mas ela longa para os padrões do Youtube, 5 seg é a média pra tu não perder o usuário.
- Tu usou ScreenShot para pegar a base do mapa, mas eu recomendo que use o script "Map Screenshot Autor: Hime" permite tirar screenshot do mapa completa, muito bom caso seu mapa seja grande.

Sir Lobø comentou:
5. Bem, apenas uma última nota: irei desconsiderar qualquer resposta/sugestão que não seja relativa ao conteúdo do tutorial, como "Ah, essa intro ficou muito grande", "Nossa, tem picos variáveis de som", "Sua voz parece de um morto"(essa é perdoável hehehe), "Você repete muito as palavras", "Ah, eu não uso Photoshop, não vai funcionar" ou qualquer coisa do tipo  :palmas:
 
HammerStrike comentou:
Ficou legal Lobo mas vou dar alguns palpites básicos, acho que tu poderia cortar esses segundos em que nada é dito (respiração) e tentar deixar o vídeo mais dinâmico na edição, quem realmente estiver com interesse em aprender volta o vídeo 200 vezes se precisar.

Kawthar comentou:
HammerStrike comentou:
Ficou legal Lobo mas vou dar alguns palpites básicos, acho que tu poderia cortar esses segundos em que nada é dito (respiração) e tentar deixar o vídeo mais dinâmico na edição, quem realmente estiver com interesse em aprender volta o vídeo 200 vezes se precisar.

-Achei abertura legal, mas ela longa para os padrões do Youtube, 5 seg é a média pra tu não perder o usuário.
- Tu usou ScreenShot para pegar a base do mapa, mas eu recomendo que use o script "Map Screenshot Autor: Hime" permite tirar screenshot do mapa completa, muito bom caso seu mapa seja grande.

Sir Lobø comentou:
5. Bem, apenas uma última nota: irei desconsiderar qualquer resposta/sugestão que não seja relativa ao conteúdo do tutorial, como "Ah, essa intro ficou muito grande", "Nossa, tem picos variáveis de som", "Sua voz parece de um morto"(essa é perdoável hehehe), "Você repete muito as palavras", "Ah, eu não uso Photoshop, não vai funcionar" ou qualquer coisa do tipo  :palmas:



HammerStrike comentou:
-Achei abertura legal, mas ela longa para os padrões do Youtube, 5 seg é a média pra tu não perder o usuário.

Na verdade não existe um padrão definido universalmente, pois cada vídeo e canal se adéqua a um propósito específico. Em 2015 dei uma breve palestra para jovens YouTuber's em um evento geek local quando eu estava na Bahia, e este era o assunto mais recorrente entre eles, seguido do tema monetização. Tudo vai depender do propósito de seu vídeo e público alvo. Se eu quiser audiência, seguirei alguns padrões como citados, mas como o intuito é deixar um acervo aqui no nosso querido Condado, então creio que nenhum suposto erro foi por puro amadorismo :palmas:  e no caso, o meu público alvo são os membros do Condado principalmente, mas de qualquer forma, irei adicionar o link na descrição para pular direto para a parte explicativa do vídeo :Okay_fix:

HammerStrike comentou:
- Tu usou ScreenShot para pegar a base do mapa, mas eu recomendo que use o script "Map Screenshot Autor: Hime" permite tirar screenshot do mapa completa, muito bom caso seu mapa seja grande.

Bela sugestão, meu caro Hammer. Poderia me passar o link por MP? Irei anexar ao tópico e citar o Sr. pela dica, mas é apenas para complementar, pois nada verdade usei o sistema de printscreen porque o tutorial também é voltado para iniciantes, e muitos deles provavelmente podem até saber mexer em Photoshop, mas podem desconhecer algum script de exportação. Eu evito inserir muitos elementos externos e me limito à no máximo 3 objetos alvos principais, que no caso deste vídeo, foram 2: A engine e o editor de imagem, pois de certa forma, o vídeo poderia perder o foco, então anexar tais informações no próprio tópico ao meu ver é mais viável, afinal, podemos saber algo de cor, mas muitos novatos se perdem :XD:

Agradeço as considerações  :Okay_fix: Um forte abraço. Seu feedback é extremamente importante

[member=929]HammerStrike[/member], [member=1052]Kawthar[/member]
 
Ótimo trabalho metamorfo, curti o bastante o vídeo, mesmo nunca tendo mexido no RPGM eu consegui entender tudo o que tu quis dizer. Dito isso, tenho algumas considerações:
Mesmo o foco dos vídeo não sendo o de ter várias visualizações e sim mais o pessoal do Condado, faze-los mais dinâmicos e rápidos ainda é bom, afinal, o dinamismo e rapidez é o padrão atual e acho que todos gostam disso.
A fim de diminuir um pouco o tamanho, consideraria tirar algumas partes como a do final quando você comenta com muitos detalhes qual vai ser o assunto do próximo vídeo, imagino que deixar todo o assunto pra outro vídeo seja melhor.
Eu particularmente gostei bastante, mas vi ele em velocidade x2, porque ao menos para mim, 9 minutos é um ótimo tempo.

Espero ver mais de seus tutoriais por aqui xP
obs: sua voz é de boas
 
Primeiramente parabéns pela iniciativa [member=1777]Sir Lobø[/member]

Bela voz professor! Entendi tudo só falta praticar "Aula dada aula estudada", mas ficará para depois... :^^':

Dito isso: curti, comentei e claro compartilhei e muito sucesso! Gostaria de  trabalhar futuramente em alguns tutoriais sobre roteiro... meu caro ou você é o tipo: "Lobo Solitário"...  :Ahn:

Abraço e feliz 2018  :Okay_fix: 
 
Eranot comentou:
Ótimo trabalho metamorfo, curti o bastante o vídeo, mesmo nunca tendo mexido no RPGM eu consegui entender tudo o que tu quis dizer. Dito isso, tenho algumas considerações:
Mesmo o foco dos vídeo não sendo o de ter várias visualizações e sim mais o pessoal do Condado, faze-los mais dinâmicos e rápidos ainda é bom, afinal, o dinamismo e rapidez é o padrão atual e acho que todos gostam disso.
A fim de diminuir um pouco o tamanho, consideraria tirar algumas partes como a do final quando você comenta com muitos detalhes qual vai ser o assunto do próximo vídeo, imagino que deixar todo o assunto pra outro vídeo seja melhor.
Eu particularmente gostei bastante, mas vi ele em velocidade x2, porque ao menos para mim, 9 minutos é um ótimo tempo.

Espero ver mais de seus tutoriais por aqui xP
obs: sua voz é de boas

Obrigado pelo feedback, caro [member=1324]Eranot[/member]  :XD: Tentarei aprimorar os pontos citados por todos os colegas no próximo vídeo, mas esta série será a última em vídeo que farei até poder dar um upgrade em minha máquina e montar uma workstation um pouco melhor, pois está lastimável. Daí irei criar uma identidade visual para o Canal e conseguirei ter os softwares necessários para se trabalhar de forma decente graficamente falando, sem me utilizar de recursos gratuitos de terceiros aos montes, ma enfim, temporariamente será isto. Talvez eu mantenha a intro com algum tipo de alteração, mas pretendo mudar para algo mais minimalista com cores sólidas, pois prefiro este estilo  :likeasir: Um abraço

BENTO comentou:
Primeiramente parabéns pela iniciativa [member=1777]Sir Lobø[/member]

Bela voz professor! Entendi tudo só falta praticar "Aula dada aula estudada", mas ficará para depois... :^^':

Dito isso: curti, comentei e claro compartilhei e muito sucesso! Gostaria de  trabalhar futuramente em alguns tutoriais sobre roteiro... meu caro ou você é o tipo: "Lobo Solitário"...  :Ahn:

Abraço e feliz 2018  :Okay_fix: 

Obrigado, [member=164]BENTO[/member]  :palmas: :XD: Fico contente que tenha gostado. E sim, sou Lobo Solitário, hehehe, mas lobos de vez em quando entram em Alcateias, e são fiéis ao seu grupo  :palmas: :likeasir: :saintroy: Pretendo preparar algo sobre roteiros sim, mas de forma que o foco seja a produção de indie games mesmo, apesar de ser tentador criar um artigo sobre audiovisual, principalmente terror  :plano: Mas creio que ninguém aqui iria se interessar hehehe  :^^': Um abraço
 
Gostei da iniciativa e da Aula, abre muitas possibilidades para próximas aulas, eu nunca fui muito bom em parallax, sempre tive que me virar do meu jeito, mas com certeza vou acompanhar as próximas aulas para ir me aprofundando no parallax. Fico no aguardo!
Abraço!
 
Syncher comentou:
Gostei da iniciativa e da Aula, abre muitas possibilidades para próximas aulas, eu nunca fui muito bom em parallax, sempre tive que me virar do meu jeito, mas com certeza vou acompanhar as próximas aulas para ir me aprofundando no parallax. Fico no aguardo!
Abraço!

Obrigado pelo feedback, caro [member=697]Syncher[/member]. Irei iniciar a nova aula agora em janeiro seguindo as sugestões dos colegas acima  :Okay_fix: Um ótimo fim de ano. Abraço  :XD: :likeasir:
 
Gostei bastante da iniciativa. Só uma dica: Clicar no resource manager já atualizada todos os recursos do jogo (pelo menos no xp), isso é útil quando tens que atualizar constantemente os arquivos.
 
HermesPasser comentou:
Gostei bastante da iniciativa. Só uma dica: Clicar no resource manager já atualizada todos os recursos do jogo (pelo menos no xp), isso é útil quando tens que atualizar constantemente os arquivos.

Obrigado e bela dica, Hermes. Um abraço, caro amigo Pássaro
 
ótimo guia, ainda mais  para quem não sabe utilizar o PS como eu , mas sim funciona em todas as engines de rpg maker, inclusive mv que tem script para tirar print do jogo parabéns pela iniciativa
 
Voltar
Topo