🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

[RMVX] Fonte em Bitmap - Não sei mais o que fazer!

Membro Membro
Postagens
8
Bravecoins
46
Olá, estou aqui através dessa publicação implorando por uma solução.

Estou fazendo um joguinho no RPG Maker VX Ace a um tempo, mais me deparei com um problema que está me deixando de cabelos em pé! Tento procurar na internet alguma solução mais nunca encontro, me pego às vezes procurando o dia inteiro mais sem resultados, ironicamente às vezes pareço está com a solução nas mãos mais simplesmente não dá certo, é muito irritante. Mais sebe o que é pior? O problema é patético de tão simples e bobô.

O RPG Maker VX Ace tem uma espécie de "ante-alinhamento" nas fontes, o que faz elas ficarem tortas ou com os píxeis bagunçados, fazendo assim com que aquele aspecto "pixelado" ou de GameBoy não exista.

Eu já vasculhei tudo que pude por fóruns e blogs, a única coisa que consegui encontrar foi um script chamado Victor SFont, mais não consegui fazer nada, pois o script requer várias "modificações" no próprio projeto e eu não tenho conhecimento em programação, algo que me incomoda, estou prestes ah quando terminar esta postagem ir atrás de aprender sobre programação ruby.


A única coisa que eu queria no meu projeto era ter todos os textos em bitmap, espero que alguma verdadeira boa alma tenha alguma solução, se possível, explique-me como se você estivesse explicando para uma criança de cinco anos, assim é bem mais provável que eu entenda, já não aguento mais ver meu projeto todo estranho.

imagem.png


Agradeço deis de já qualquer ajuda, já havia feito uma postagem antes mais eu não sabia o quão difícil isso ia ser, bom, é isso.​
 
Última edição:
E aí, meu querido! Beleza? Fica tranquilo que eu vou tentar te ajudar! Mas primeiro, vou precisar entender direitinho, pois fiquei um pouco confuso.

Primeiro me diz COMO é que você quer que o seu jogo fique! Me mostra alguma imagem ou descreva detalhadamente!

Segundo: me mostra como ele ESTÁ! Precisamos identificar o problema!
 
Isso é uma questão que chamamos de "pixel perfect".​
(Mencionei isso caso essa definição te auxilie melhor em suas pesquisas, através da palavra-chave correta do problema.)​
Na Unity, a gente tem uma opção que ao importar a fonte para o projeto, podemos ajustar a questão do tamanho dela para se adequar a quantidade de pixels corretos.​
Não acredito que o RPG Maker tenha algo nativo nesse mesmo tom (me corrijam se eu estiver errada) portanto, realmente a alternativa seria optar por utilizar algum script que contorne esse problema.​
Todo o foco das minhas pesquisas aqui no google para corrigir isso, apontam para este script do Victor. Acho que seria interessante você explanar aqui no tópico qual sua dificuldade em relação à inserir esse script em seu projeto, tenho certeza que alguém aqui poderá guiá-lo melhor nessa tarefa.​
 
E aí, meu querido! Beleza? Fica tranquilo que eu vou tentar te ajudar! Mas primeiro, vou precisar entender direitinho, pois fiquei um pouco confuso.

Primeiro me diz COMO é que você quer que o seu jogo fique! Me mostra alguma imagem ou descreva detalhadamente!

Segundo: me mostra como ele ESTÁ! Precisamos identificar o problema!


Muito bem, estou fazendo um jogo pequeno no RPG Maker VX Ace, ele tem uma pegada meio Chrono Trigger, estou fazendo o jogo inteiramente com pixel-art, nada de artes "normais" ou ilustrações, mais pra isso a fonte deveria seguir esse mesmo caminho.

Quando você bota uma fonte 8 ou 16 bits no RPG Maker VX Ace ele fica assim:

imagem_pixel.png


(Ainda não fiz a pixel-art da tela de título)

Entendeu? Ele fica assim, não tem absolutamente NADA de pixel-art aqui, por isso tentei usar o script Victor SFont que utiliza imagens que tem o alfabeto desenhado nelas e troca as letras normais por letras da imagem, aqui está um exemplo de uma fonte em uma imagem:

pixel.png


O meu problema é: eu não consigo configurar o script para fazer essa troca, eu não entendo como fazer com que o jogo inteiro fique com as letras de uma imagem com o alfabeto de pixel-art, espero muito, muito mesmo que eu seja apenas burro de não saber e que não envolva um milhão de coisas pra se chegar no resultado esperado.
 
Voltar
Topo