🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar." - Ricky O Bardo

Scripts e Eventos #01! (RPG Maker Vx Ace)

Colaboração Colaboração
"colore a minha vida com o caos do problema."
Postagens
195
Bravecoins
1.222
Opa, pessoal do Condado, tudo bem com vocês?
Dante EMOTE1.png


Após a minha última postagem, fiquei pensando em formas de continuar a contribuição! E, bem, pensei de cara na coisa que eu melhor faço... juntar Scripts com Eventos!
Em um projeto antigo que certamente jamais verá a luz do dia... eu fiz um código de script extremamente simples, onde com suporte dos eventos comuns eu fazia um sistema de moeda alternativa dentro do jogo. Seja gema/cash, ou como você quiser chamar, esse é um sistema interessante e muito simples de implementar. Todavia, eu ainda não tenho total certeza de como fazer isso em Javascript (a parte de exibir no Menu a janela da variável utilizada no tutorial), desta forma, vou disponibilizar apenas a versão para o RPG Maker VX Ace e, futuramente, irei atualizar o tópico com a versão de RPG Maker MV e, quem sabe, MZ.
Por incrível que pareça o VX Ace ainda é muito popular! Não sou o único doido que ainda gosta bastante dele.

Começando o nosso sistema!
Por ser um sistema extremamente simples, você não precisa de muita coisa. Apenas uma variável e o código de script.
A variável padrão utilizada pelo script para guardar as nossas gemas é a variável 1 então lembre de a separar!
Aqui vai o script responsável por exibir a quantidade de gemas que temos em nosso menu!

Código:
#####Sistema de Gemas por Aleth728####################################
####Fevereiro de 2022#################################################
####Seu uso é livre em projetos comérciais ou não, assim como a edição.
####Seria muito legal me dar créditos caso uso o script!##############
module Config_Principal
  Icone = 358  #ID do ícone exibido na janela.
  Opacidade = 180
end
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  include Config_Principal
  alias :ruby_start :start
  def start
    ruby_start
    @window_gema = Window_Gema.new(0, 500, 50, 50)
    @window_gema.opacity = Opacidade
  end
end
class Window_Gema < Window_Base
  include Config_Principal
  def initialize(x, y, width, height)
    super(5, 310, 150, height)
    refresh
  end
  def refresh
    draw_icon(Icone, 110, 0)
    draw_text_ex(85, 0, $game_variables[1])
  end
  def update
    contents.clear
    refresh
  end
end

Após o aplicar acima do main, você deve ter um resultado semelhante a este...
npc.png


Comandos que você pode utilizar por eventos para modificar os valores de gemas!
Certo. Agora que você já aplicou o script é óbvio que você quer começar a ficar rico! E como fazer isso? Muito simples.
Utilize o seguinte comando através de chamar script:

Código:
$game_variables[1] += VALOR
Valor: É a quantidade que você deseja receber em gemas.
Exemplo: $game_variables[1] += 650
Isso também pode ser feito pela janela de variáveis, utilizo o comando de script por pura praticidade de alterar vários valores de uma vez só em apenas um local.

Bem, esse começo é bastante simples! Mas, você também precisa gastar seus pontos, certo?
Vamos programar um NPC, para que ele venda o poderoso elixir para o nosso querido Dragolipe!!!

npc.png


Conclusão!
Por fim, isso foi todo o necessário para que você criasse o seu sistema de moedas especiais, gemas, ou seja lá como você gostaria de chamar!
Espero que seja útil para ti, esse sistema pode (e deve) ser adaptado de várias formas para a função desejada por vocês! Ele ainda pode ser facilmente adaptado para as outras versões do Maker, só perderia o lance de mostrar a barrinha no seu Menu com a quantidade atual, se não liga para isso, vá em frente e me mostre a sua versão. Até breve!!!
 
Voltar
Topo