🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

[+16] Nelyubov (RMMZ)

[+16] Nelyubov (RMMZ)
Membro Membro
Um eterno tolo cansado.
Postagens
111
Bravecoins
861
Área
Roteiro
Motor de jogo
RPG Maker 2000

9XMz8Pj.png


Dedicado ao Andrew.

Diretor do Projeto: Carlos Davilla
Desenvolvido por: Cats From The Underground
Data de Criação: 06/05/2020
Gênero: Aventura, Point-and-click, Simulação, Experimental
Engine: RPG Maker MZ
Linguagem: Inglês


Depois de Odysseus, virá esse.
Até lá, aguardem.



Equipe

pPTryk4.png


Carlos Davilla
Diretor de Projeto, Roteirista & Game Designer

Daniel Rodrigues a.k.a. Paradiddle
Eventer

Eduardo Arving
Ilustrador & Pixel Artista

Emanuel Silva a.k.a. Emanu Art
Ilustrador & Map Designer

Elvis Suhadolnik Bonesso
Compositor da Trilha Sonora Oficial


 
Última edição:
Acho que nunca tinha visto um projeto que tenha me ganhado tão rápido.

Sou fã da estética padrão da engine utilizada, mas o tom do enredo é o que acabou atiçando minha curiosidade. Os tais "desenvolvedores de jogos" costumam ser ótimos em criar entretenimento basicamente infinito, mas é nos momentos que alguém "de fora" se mete a criar um game é que vemos o que mais essa mídia tão interessante é capaz de fazer.

Não sei exatamente a quantidade de texto do projeto nem suas intenções com ele, mas talvez uma versão em português pudesse ajudá-lo a atingir um tipo diferente de público e contribuir para uma maior e bem-vinda variedade dos jogos amadores nacionais.

Ao que parece não há previsão de lançamento, o que é uma pena. Aguardo ansiosamente por novidades!
 
Acho que nunca tinha visto um projeto que tenha me ganhado tão rápido.

Sou fã da estética padrão da engine utilizada, mas o tom do enredo é o que acabou atiçando minha curiosidade. Os tais "desenvolvedores de jogos" costumam ser ótimos em criar entretenimento basicamente infinito, mas é nos momentos que alguém "de fora" se mete a criar um game é que vemos o que mais essa mídia tão interessante é capaz de fazer.

Não sei exatamente a quantidade de texto do projeto nem suas intenções com ele, mas talvez uma versão em português pudesse ajudá-lo a atingir um tipo diferente de público e contribuir para uma maior e bem-vinda variedade dos jogos amadores nacionais.

Ao que parece não há previsão de lançamento, o que é uma pena. Aguardo ansiosamente por novidades!

Obrigado pelas gentis palavras, Paradiddle.

Tecnicamente falando, esta não é a primeira vez que tento fazer um jogo, e nem mesmo é o meu único projeto. Em paralelo a este, estou criando um RPG de turnos com foco em narrativa chamado Dying Cat, do qual se trata sobre uma epidemia contemporânea que assola uma cidade. Pode ser que algum dia eu acabe fazendo uma thread neste fórum a respeito.
Mas sim, pode-se dizer que sou "de fora". Sou apenas um escritor frustado sem nada para fazer.

Quanto a fazer uma versão em português, caso haja uma demanda para tal, eu pretendo fazer. No momento minha prioridade é o inglês, porém.
O motivo disto é por conta da comunidade de RPG Maker ser maior na gringa, então eu posso acabar atingindo mais pessoas por lá. Além disso, boa parte das coisas que eu escrevo estão em inglês e em russo, então eu me sinto mais confortável escrevendo nestas duas linguas do que em português.

E sim, no momento o jogo não tem previsão de lançamento, porém eu pretendo (e não sei se conseguirei cumprir, provável que não) lançar o jogo até o final do ano de 2020, caso tudo corra bem. Enquanto isso, eu estou começando a produção de um trailer para o jogo.

Mais uma vez obrigado pelas palavras e pelo interesse no meu projeto.
Abraços.
 
Olá a todos (e me perdoem pelo post duplo, pois ninguém mais veio comentar no tópico. Não sei se isso é permitido por aqui. Me perdoem, caso não seja).

Venho aqui anunciar algumas novidades sobre o projeto.
Primeiro de tudo, o jogo ganhou uma certa notoriedade após eu divulgá-lo no grupo RPG Maker Brasil no Facebook, e o dono do site Maker 2K fez uma página no mesmo divulgando o projeto.

GaJtQhV.png

Boa parte das informações lá já estão contidas neste tópico. Porém, recomendo darem uma olhada lá. Está bem bacana e eu não esperava tal notoriedade. Fico verdadeiramente lisonjeado por algo que estaria suposto apenas a ser um joguinho narrativo básico feito por simples tédio ganhando atenção desta forma.

Segundo, eu me juntei com dois ilustradores. Uma especializada em ilustração digital realista chamada Caroline Thaynara e um pixel artista chamado Bruno Nogueira (o mesmo é conhecido como "Brno" neste fórum), então, vocês podem esperar cutscenes mais trabalhadas e ilustrações bem mais interessantes de se olhar ao invés de algo feito em um gerador.

Esta, por exemplo, será a nova tela de título do jogo.

8vvJsiM.png

Muitas coisas do jogo estão sendo gradualmente trocadas. Ainda pelos próximos dias eu estarei publicando novas screenshots do jogo, substituindo as antigas.

Obrigado pela atenção e por apreciarem meu projeto.
Significa muito para mim.

Abraços.
 
Última edição:
Que bacana. Maker 2K é um site bem legal que trata projetos amadores/de nicho com bastante respeito e deixa clara a paixão pelos jogos feitos com o programa. Um bom lugar para se estar.

Fico feliz também em ver outros artistas contribuindo com o projeto para oferecer uma melhor experiência multimídia, embora eu deva ressaltar que, pessoalmente, a história a ser contada ainda é de longe o que mais me interessou.

Não utilizo redes sociais de forma geral, mas pretendo acompanhar de perto novidades de "Raziel" seja por aqui ou lá no Maker 2k. Parabéns mais uma vez pelo projeto!
 
Que bacana. Maker 2K é um site bem legal que trata projetos amadores/de nicho com bastante respeito e deixa clara a paixão pelos jogos feitos com o programa. Um bom lugar para se estar.

Fico feliz também em ver outros artistas contribuindo com o projeto para oferecer uma melhor experiência multimídia, embora eu deva ressaltar que, pessoalmente, a história a ser contada ainda é de longe o que mais me interessou.

Não utilizo redes sociais de forma geral, mas pretendo acompanhar de perto novidades de "Raziel" seja por aqui ou lá no Maker 2k. Parabéns mais uma vez pelo projeto!

Obrigado novamente pelas gentis palavras, Paradiddle.

Realmente, eu estava olhando o site por estes dias e notei que eles só tratam sobre jogos feitos no RM2k. Muitos dos jogos dos quais já joguei, inclusive. É um bom site, sem dúvida.
O que me deixou surpreso foi o fato do dono do site ter gostado do meu projeto a ponto de querer colocar uma página sobre ele no mesmo. Eu nunca esperaria por isso.

Quanto a história, ela continua a mesma, mas creio eu que os novos assets gráficos farão uma excelente adição à narrativa e ajudará melhor o jogador a se conectar com a história.

Eu fico lisonjeado por contar com o seu post mais uma fez no meu tópico.
Obrigado.

Cara, a quantidade de pessoas nos créditos me deixou muito feliz sei lá porque! ^^'
Estarei acompanhando seu projeto, ele tem uma promessa bem profunda e interessante.

Não deixe de nos trazer mais atualizações sobre ele!

Obrigado pelas palavras, Alkemarra. É bom saber que gostou.

Quanto à quantidade de pessoas, a maior parte delas são somente os donos dos assets (charsets, chipsets, systemset, panoramas, músicas...) dos quais peguei da internet. Nenhuma delas trabalha comigo ou sequer ouviram falar do jogo, infelizmente.

No momento as pessoas que trabalham comigo diretamente são essas que mencionei no meu último post.
Quem sabe esse número não aumente, não é mesmo? Eu poderia até montar uma equipe, haha.
Nah, não sei se haveria interesse do resto. Mas fico contente de receber ajuda. Muito mesmo.

Como disse ao Paradiddle, fico lisonjeado por você estar acompanhando este projeto.
Eu espero que todos tenham uma ótima experiência com ele quando sair.

Abraços.
 
Última edição:
Eu tinha visto esse projeto antes, não conhecia esse site Maker 2k, eu vi que postaram recentemente uma tutorial antiga minha mas na versão bem obsoleta, mas também divulgaram os vídeos do Dr.XGB.
Eu realmente achei interessante o jogo e o ideia de como se "joga", mas não tenho como opinar mais por que aí passaria pra questões técnicas, como mapeamento, gráficos, suporte para diferentes versões do Windows.
 
Por possuir uma proposta bem diferente, achei o seu projeto bem interessante!

(...)
Esta, por exemplo, será a nova tela de título do jogo.

8vvJsiM.png

Man, essa nova tela de título está muito mais da hora do que a primeira. Com certeza foi um excelente upgrade ao projeto.

Um outro upgrade que eu gostaria de sugerir é a mudança das faces, pois, sem querer ofender, mas eu achei elas bem feinhas.

BTX8uy1.png

A propósito, creio que o visual chibi/fofinho não casa muito com o seu jogo que, conforme anunciado no tópico, conterá:
  • linguagem pesada;
  • temas sobre saúde mental;
  • temas sexuais;
  • humor adulto.

Assim, por ser voltado a um público mais maduro (+16), acredito que o seu projeto ficaria muito mais coerente, se o estilo das artes dos charsets e dos facesets fossem diferentes, com um tom menos anime, sei lá...

Eis, alguns exemplos que podem te inspirar:

bedss3.jpg

bedss1.jpg

bedss2.jpg

Imagens do jogo Beautiful Escape, do maker brasileiro "Calunio".




Bem, é isso.

Estarei no aguardo da demo pra fazer uma análise. 👍
 
Por possuir uma proposta bem diferente, achei o seu projeto bem interessante!



Man, essa nova tela de título está muito mais da hora do que a primeira. Com certeza foi um excelente upgrade ao projeto.

Um outro upgrade que eu gostaria de sugerir é a mudança das faces, pois, sem querer ofender, mas eu achei elas bem feinhas.

BTX8uy1.png

A propósito, creio que o visual chibi/fofinho não casa muito com o seu jogo que, conforme anunciado no tópico, conterá:
  • linguagem pesada;
  • temas sobre saúde mental;
  • temas sexuais;
  • humor adulto.

Assim, por ser voltado a um público mais maduro (+16), acredito que o seu projeto ficaria muito mais coerente, se o estilo das artes dos charsets e dos facesets fossem diferentes, com um tom menos anime, sei lá...

Eis, alguns exemplos que podem te inspirar:

bedss3.jpg

bedss1.jpg

bedss2.jpg

Imagens do jogo Beautiful Escape, do maker brasileiro "Calunio".




Bem, é isso.

Estarei no aguardo da demo pra fazer uma análise. 👍

Fico contente que o projeto tenha atraído seu interesse, Bulbassauro.
E sim, também creio que a nova tela de título tenha realçado mais a temática do jogo. A Caroline fez um ótimo trabalho nela, sem dúvida.

Quanto aos facesets, não se preocupe, todos eles estão sendo refeitos no momento e provavelmente estarão prontos nos próximos dias. Também acho que os atuais não remetem muito bem os personagens em questão à narrativa e com certeza não batem com minha perspectiva artística (apesar disso, caso eu não tivesse ajuda, eu teria de usá-los de qualquer forma, pois não sei ilustrar muito bem).
Eu concordo que é necessário se manter uma coerência e, na medida do possível, eu estarei substituindo gradativamente os assets do jogo.

Sobre os charsets, infelizmente é o que tem para o jogo. Ele possui muitos NPCs para desenhar e eu não tenho certeza se ambos os artistas com quem trabalho fariam questão de ilustrar tantos assim.
Pode ser que eles sejam trocados eventualmente, mas no momento, eu não tenho certeza.
A Caroline, no caso, está responsável pelos facesets e o Bruno está responsável pelas cutscenes que aparecem em certas situações.

Para mim, em todo caso, os rostos e expressões dos personagens são a parte mais importante da narrativa. Todo o resto pode esperar.
E sim, eu disse "expressões". Não haverá somente um rosto padrão de emoção para cada personagem (bem, excluindo o Reverendo Anselmo).

E bom, sim, BE:D é realmente uma ótima fonte de inspiração. Calunio é um dos meus indie devs de RPG Maker favoritos, para falar a verdade. Ele e eu tratamos muito sobre temas mais psicológicos, adultos e pesados (à nossa maneira, claro). Me inspiro muito nele, além de em muitas outras coisas.
Eu estou fazendo isso mais para contar uma história do que por qualquer outro motivo. Pelo menos em questão da narrativa do jogo, eu espero que as pessoas o considerem uma boa experiência.

Quanto a uma demo, sinto-lhe dizer que provavelmente não haverá uma, pois eu pretendo lançar o jogo já completo.
Ao meu ver, pelo menos, não é possível que um jogo desse tipo seja jogado pela metade, então eu só pretendo levá-lo ao público quando o mesmo estiver terminado.
No entanto, eu estou ansioso para ver o que você falará sobre o jogo quando sair!

Obrigado, mais uma vez, por se interessar no meu projeto.
Abraços.
 
Última edição:
Olá novamente, pessoal.

Estou aqui para anunciar os novos posters e facesets para o jogo. Todos eles feitos pela artista digital Caroline Thaynara.

LKaJofF.png



Este é o novo poster/capa do jogo. Todas as páginas do jogo foram atualizadas para conter uma versão dela.


SFEfzBG.gif


Estes são alguns dos novos facesets. Estão bem melhores que os feitos pelo gerador, ao meu ver.

aOcdDxu.png
eEEhxwm.png

utanrnS.png


Ficarão no jogo dessa forma como consta nos screenshots.
E por enquanto é só. As cutscenes iniciais estão começando a ficar prontas e creio que, em muito breve, o trailer do jogo será lançado. Só preciso ajustar mais algumas coisas.

Obrigado pela atenção.

Abraços.
 
Olá novamente, pessoal.

Estou aqui para anunciar os novos posters e facesets para o jogo. Todos eles feitos pela artista digital Caroline Thaynara.

LKaJofF.png



Este é o novo poster/capa do jogo. Todas as páginas do jogo foram atualizadas para conter uma versão dela.


SFEfzBG.gif


Estes são alguns dos novos facesets. Estão bem melhores que os feitos pelo gerador, ao meu ver.

aOcdDxu.png
eEEhxwm.png

utanrnS.png


Ficarão no jogo dessa forma como consta nos screenshots.
E por enquanto é só. As cutscenes iniciais estão começando a ficar prontas e creio que, em muito breve, o trailer do jogo será lançado. Só preciso ajustar mais algumas coisas.

Obrigado pela atenção.

Abraços.

Olokinho meu, agora ficou show hein!!!

No aguardo pra jogar essa delícia!
eFccsPb.png
 
Bom dia, pessoal.

Por algum motivo que até agora não consegui compreender, o meu projeto entrou para a categoria "Buzzing Games" do RPGMaker.net.

dsC2WDL.png

Inclusive até mesmo o próprio Calunio (desenvolvedor do Beautiful Escape: Dungeoneer) comentou sobre o jogo.

OvqAwQM.png

"Isso parece interessante. Gostei do conceito. E eu amo jogos que são os jogos do próprio autor, no sentido de que o autor insere coisas pessoais nele, que parece ser o caso.
Escrever visual novels/jogos orientados para história pode ser arriscado, pois é muito, muito mais difícil de manter o jogador investido por muito tempo. Eu recomendaria você ser cuidadoso com o pacing. Mesmo se não houver batalhas ou mecânicas específicas, é sempre bom ter alguma espécie de aliviador entre os diálogos."


Sinceramente não sei de onde veio toda esta atenção, mas parece que o jogo está... por assim dizer, "ganhando hype"?
Eu não sei, talvez eu só esteja mesmo me deixando levar. Eu não estou acostumado com essas coisas já que não costumo ver gente comentando sobre o que produzo.

Enfim, era só isso mesmo. Novidades em breve.

Abraços.
 
Eu não sei, talvez eu só esteja mesmo me deixando levar. Eu não estou acostumado com essas coisas já que não costumo ver gente comentando sobre o que produzo.

Hahaha. Costumo acreditar que o ideal seria se pudéssemos fazer nossos projetos sem nos preocuparmos com julgamento alheio, mas a verdade é que na prática isso é impossível. No fim das contas, TODO MUNDO tem ego, e ele acaba sendo posto à prova com as eventuais críticas - justificadas ou não - que surgem conforme nossa obra ganha popularidade (ainda que seja só "localmente"). E por mais clichê que soe, eu diria que se manter honesto consigo próprio é o caminho com o melhor custo-benefício no final das contas.

Eu bem que tinha desconfiado do nickname, mas só agora fui me dar conta de quem é "Calunio". Não conhecia B. E., mas todos os outros trabalhos dele que pude experimentar são bem acima da média, mesmo os mais "conceituais" - verdadeiros clássicos do nosso nicho. Cheguei a procurá-lo pelas comunidades brasileiras no passado para solicitar certas permissões para o meu próprio projeto, mas não o havia encontrado. Legal saber que ele ainda anda ativo por aí e que ainda apoia projetos interessantes como este, que por sua vez se beneficiaria muito com o feedback de alguém com a bagagem dele - que salvo engano é psicólogo, inclusive - até pela semelhança de estilo.

De resto, essa arte de capa ficou de muito bom gosto, assim como as novas faces. Não quero ficar me repetindo de novo e de novo, então termino pedindo por favor para que continue nos atualizando com novidades do projeto. Na medida do possível, obviamente.

Até!
 
Boa tarde, pessoal.

Venho aqui mostrar à vocês a primeira cutscene feita para o jogo. Cortesia do nosso amigo Bruno Nogueira.

io3Fs0e.png

Ela ocorre durante o início do jogo, então não creio que realmente tenha um problema com "spoilers".
Mais algumas delas precisam ser feitas para que o trailer do jogo possa ser lançado, mas estamos changando lá, aos poucos.

Por enquanto é só. Obrigado pela atenção.

Abraços.
 
Última edição:
É sempre ótimo ver jogos com propósito e estilo diferentes e originais.

O fato de não terem batalhas e, aparentemente, pouco foco em mecânicas complexas, vai trazer ainda mais foco para a narrativa e história do Avoir.

A ideia das personagens e motif do jogo me lembraram o Coffee Talk (Coffee Talk on Steam). O coffee traz muitas reflexões e até um acalento quando a gente joga, por conta das personagens serem reais, com histórias reais.

Boa sorte com o desenvolvimento do projeto, Carlos! Com as novas updates, está ficando cada vez mais bonito. =D
 
Já vi bastante coisa sendo feita no RPG Maker, mas um Psicólogo Simulator? (Ou mais especificamente Conselheiro Simulator, já que essa figura é bem mais comum na gringa do que no Brasil, por boas razões para nós.) Não lembro de ter visto isso, e achei uma premissa interessante.

Boa tarde, pessoal.

Venho aqui mostrar à vocês a primeira cutscene feita para o jogo. Cortesia do nosso amigo Bruno Nogueira.

io3Fs0e.png

Ela ocorre durante o início do jogo, então não creio que realmente tenha um problema com "spoilers".
Mais algumas delas precisam ser feitas para que o trailer do jogo possa ser lançado, mas estamos changando lá, aos poucos.

Por enquanto é só. Obrigado pela atenção.

Abraços.

Parece ter a atmosfera de algum filme francês sessentista ou conto do Camus, mas com a pixel art charmosa de joguinhos do PC-98. Acho que essa imagem me atraiu até mais do que a premissa do jogo em si, essa estética é meu ponto fraco.

Boa sorte com o desenvolvimento! Vou começar a acompanhar. Ansiosa por uma demo ou demonstração em vídeo
 
Já vi bastante coisa sendo feita no RPG Maker, mas um Psicólogo Simulator? (Ou mais especificamente Conselheiro Simulator, já que essa figura é bem mais comum na gringa do que no Brasil, por boas razões para nós.) Não lembro de ter visto isso, e achei uma premissa interessante.



Parece ter a atmosfera de algum filme francês sessentista ou conto do Camus, mas com a pixel art charmosa de joguinhos do PC-98. Acho que essa imagem me atraiu até mais do que a premissa do jogo em si, essa estética é meu ponto fraco.

Boa sorte com o desenvolvimento! Vou começar a acompanhar. Ansiosa por uma demo ou demonstração em vídeo

Bom dia, TRIEBE.

Fico contente que o meu projeto tenha ganhado a sua atenção.

Devo dizer que, o jogo em si não tem como temática ser um simulador de psicólogo ou algo do gênero. O mais adequado para se tentar descrever este jogo seria uma experiência de estudo de personagens e seus fluxos de consciência. O maior paralelo que faço com qualquer outra obra seria a novela publicada em 1922 por James Joyce, "Ulysses" (além dos dois filmes que citarei logo abaixo). O mesmo conta a história de um homem comum chamado Leopold Bloom e seus aflorados pensamentos enquanto observa a sua cidade natal, Dublin, durante um de seus dias monótonos.

ulysses-corrected-text.jpg

Caso queira jogar um verdadeiro "Psicólogo Simulator", eu recomendaria baixar o Therapist: Mind Manager, feito pelo Calunio. Este sim realmente mostra o dia-a-dia de um psicólogo e os desafios que ele enfrenta com cada paciente, assim como em sua vida particular.

Quanto à atmosfera do jogo, podemos dizer que você quase acertou. Boa parte da atmosfera é baseada em filmes soviéticos e suecos dos anos 70-80 (inclusive as cutscenes empregam estilos de câmera e mise-en-scènes populares da época). Os que mais foram usados para a construção da atmosfera do jogo e, inclusive, são grandes inspirações para o projeto em si, são os filmes "Nostalgia" e "O Espelho", ambos feitos pelo diretor soviético Andrei Tarkovsky.

C94GXdr.jpg
133655dfd6ddfc716df5499abef6f488.jpg

Existem muitas outras coisas das quais são fontes de inspiração para o projeto, mas creio eu que estes podem ser considerados as principais.

Mais uma vez agradeço pelo seu interesse pelo projeto e espero que tenha uma boa experiência com o mesmo quando sair (se sair, é claro).

Abraços.
 
Última edição:
Sensacional! Gostei da abordagem... Um jogo que promove um estilo original. Linda cutscene, tema filosófico, enredo envolvente, uma quantidade de pessoas envolvida nos créditos é fenomenal. Parabéns e sucesso para o projeto. Vou acompanhando as novidades.
 
Voltar
Topo