🤔 Para Refletir : "A pressa é a inimiga do grinding." - Moge

Como compilar o Aseprite

Kaw

Membro Membro
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!
Postagens
620
Bravecoins
193
header-logo.png

Lets go: Compilar o Aseprite por [member=1052]Kawthar[/member].​

Hello pessoas o/ Aproveitando que o povo tá empenhado ai com as cavernas tecnológicas e com o crescente interesse em ferramentas gratuitas para pixel art que eu vi no chat, decidi criar um tutorial de como compilar o Aseprite. Aseprite é um editor de pixel arte extremamente versátil, sério, considero ele um dos melhores atualmente (se não o melhor).
O que muitos desconhecem é que ele não é obrigatoriamente pago, na verdade eles cobra, basicamente, pela praticidade de ter o programa no computador, sempre atualizado, sem ter que gastar tempo ou esforço mental, vulgo compilar o código fonte.​

[warning]Observações:
1- O tutorial será escrito/ilustrado com base no linux porém conterá informações para que você consiga reproduzir o processo no windows também (desculpa mac)
2- Não ensinarei a compilar usando Skia como back-end pois, como dito aqui em cima, fiz o processo no linux e esse back-end não tem suporte em linux.
[/warning]


[redalert]DECLARAÇÃO IMPORTANTE: Por causa da licença do Aseprite, que você pode ler aqui, não é permitia a divulgação do programa compilado então não adianta pedir pra que eu compile pra você e eu recomendo que não compile para outra pessoa.[/redalert]



[anchor=post_sum]SUMÁRIO[/anchor]

00 - Preparação​

[URL=#post_prep]01 - Preparação​
[URL=#post_comp]01 - Compilando​
[URL=#post_extra]02 - Extra(linux)​

[anchor=post_prep]01 - Preparação[/anchor]

Ok, então vamos lá abrir nosso terminal/CMD e hackear, certo? Errado. Primeiro precisamos preparar as ferramentas, assoprar a fita e colocar o cartucho.
Antes de podermos compilar qualquer coisa seja no windows ou no linux, precisamos baixar alguns pacotes, as dependências do programa, que nesse caso são(Pra ver como instalar no linux, só descer um pouco):​
  • Última versão do [url=http://www.cmake.org/]CMake (3.4 ou maior)
  • Ninja Build System (Script de automação de compilação)

Dependências do Windows -
Além dos anteriores, você vai precisar de:
  • Windows 10 - Aseprite não dá suporte pra cross-plataform
  • Visual Studio (2015 ou 2017)
  • SDK do Windows 10 (Já vem com o Visual Studio, só lembre-se de instalar junto)

Dependências do Linux -
As dependências do linux são basicamente as já listadas lá em cima (CMake e Ninja) aqui vou só ensinar a instalar:

Executem esses códigos, nessa ordem, no terminal de vocês:

No Arch Linux:
Instalando o Yaourt(caso já tenha, pula pro final do spoiler)
Abra o arquivo de configuração do pacman:
Código:
sudo nano /etc/pacman.conf

E coloque isso no final do arquivo:
Código:
[archlinuxfr]
SigLevel = Never
Server = http://repo.archlinux.fr/$arch

Instale o yaourt:
Código:
sudo pacman -Sy yaourt

E use o yaourt pra instalar as dependências:
Código:
sudo yaourt -S libx11 lib32-libx11 lib32-libxcursor libxcursor  cmake ninja
Obs:
1- Teoricamente você precisa do pacote g++ também mas não consegui achar ele pro Arch então vocês procurem ai ou tentem compilar sem...
2- O libxcursor/lib32-libxcursor serve pra esconder o cursor do mouse por parte do hardware e evitar que isso aconteça.

No Ubuntu/Debian:
Código:
sudo apt-get update -qq
sudo apt-get install -y g++ libx11-dev libxcursor-dev cmake ninja-build
Obs:
1- O libxcursor/lib32-libxcursor serve pra esconder o cursor do mouse por parte do hardware e evitar que isso aconteça.



[anchor=post_comp]Compilando[/anchor]

1- Vamos começar pela organização. Separe uma pasta pra trabalhar na compilação e dentro dela crie outra pasta pros arquivos compilados, no meu caso deixei em ...\Downloads\Aseprite\build

0LidovO.png



2- Vamos agora baixar o código fonte do programa, caso não tenha, recomendo que baixe o Git para Windows/Linux, porém podemos prosseguir sem ele.

Extra:
Pra baixar o git no linux basta digitar:
Pro arch:

Código:
sudo yaourt -S git
ou pro ubuntu:
Código:
sudo apt-get install git

Caso vá usar o git, execute esse comando do seu terminal:
Código:
git clone --recursive https://github.com/aseprite/aseprite.git

Caso contrário, vá nesse site, baixe o arquivo .zip da última versão do Aseprite e extraia na sua pasta Aseprite.



3- Vá pra dentro da pasta build e abra o Terminal[Linux] ou o Console de Desenvolvedor do Visual Studio[Windows] e execute o comando relativo ao seu sistema:

Linux:
Código:
cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=<pasta pra onde instalar> -G Ninja ..
Por exemplo:  cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=~/.aseprite -G Ninja ..

Windows:
Código:
cmake -G Ninja ..

gc19ZAb.png



4- Terminando este comando(pode levar ai uns ~20 facilmente) execute esse:
Código:
ninja aseprite

fB2wi2v.png

Ao terminar de compilar, você pode achar o executável do Aseprite no caminho: build\bin\aseprite.exe

6cb69SY.png

Atualizado e rodando bonitinho o/​



[anchor=post_extra]Extras[/anchor]
Ensinarei aqui a criar e organizar o arquivo .desktop pra que o aplicativo apareça normalmente na sua dash/launcher no linux, porém não agora e.e'

Enfim galera, é isso ai, depois caso eu lembre eu separo um tempo pra arrumar o tópico e deixar bonitinho o/
E lembrem-se: NÃO é permitido distribuir o Aseprite compilado por vocês mesmos. Dá cadeia bbs.
Até mais!​
 
Se eu tivesse lido esse post uns meses atrás não teria comprado (e feito mais 2 amigos comprarem também) :Chorar:
Obrigado pelo guia! Vai ajudar bastante gente
 
Lord Wallace comentou:
Se eu tivesse lido esse post uns meses atrás não teria comprado (e feito mais 2 amigos comprarem também) :Chorar:
Obrigado pelo guia! Vai ajudar bastante gente
Nah, olha o lado bom, você tem suporte vitalício(provavelmente) u.u
Caso eles decidam não liberar mais o código da, sei lá, v2 pra frente, a gente que não comprou ficamos à mercê.

HammerStrike comentou:
Ótimo post Kawthar, bem formatado e explicado.
Ty o/
 
Aseprite é um editor de pixel arte extremamente versátil, sério, considero ele um dos melhores atualmente (se não o melhor).
Nunca concordei tanto com algo.

Err... Recebi o Aseprite de presente de um ameguenho a um tempo, então seria uma tristeza se o bolso dele soubesse disso. auheauh'
Mas eu tenho suporte vitalicio, bitches. HA!
Bora gente, todo mundo vindo pro lindão do Ase, vamo dominar o mundo dos quadradinhos. >:]
 
Eu não uso o Aseprite e não tenho muito interesse. Sou escravo do PS faz muitos anos. Raohrarahourahoura
Porém, você fala tanto nele que eu vou tirar um tempo pra brincar com o programa, ainda mais agora que você postou esse tópico lindeza ensinando a fazer um em casa. :D

Tá salvo no livro de receitas <3
 
Voltar
Topo