🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

[Lançamento Steam] Blood Knot / Nó de Sangue

Membro Membro
Postagens
1.954
Bravecoins
374
NÓ DE SANGUE

Salve, galera Braveheartiana! Como vão vossos Corações Valentes?

Durante um tempo estive um pouco mais afastado da comunidade e das produções daqui da Condado, mas teve um bom motivo e quero finalmente apresentar a todos, acabando enfim com os segredos que tive que manter por tanto tempo!


logo.png

Depois de vários meses de trabalho enfim posso falar sobre esse jogo muito especial, o Blood Knot, ou Nó de Sangue. Apesar de ter acompanhado um pouco do conceito dele mais pra trás, foi só nesse ano que de fato pude participar mais ativamente e prestar colaboração na programação de sistemas, visto que o grosso dos mapas e eventos já estava sendo muito bem trabalhado pela excelente equipe seguindo a visão idealizada pelo maestro Raphael Delmaschio (Crow).

Quem não conhece ainda, ele é responsável pela saga
[Thorne], entre vários outros jogos lançados comercialmente e já foi entrevistado há um tempo atrás na nossa revista [Make the RPG, edição 13], e agora dessa vez nos apresenta com um conceito de jogo que acredito ser muito mais ambicioso e diferenciado que seus projetos anteriores.

Uns joguins.png

Eis telas de alguns (poucos) dos vários jogos comerciais que ele produziu.

INTRODUÇÃO

Nó de Sangue é um RPG side scrolling 2D (calma que não é plataforma, gente, rs). Mas não só traz uma perspectiva incomum, visto que grande maioria dos RPGs é top down (visto do topo), o jogo também traz uma proposta bem única. Nó de Sangue se passa no Brasil dos anos 1800, mais precisamente em Minas Gerais, num cenário de desolação e abandono e diversas consequências de um regime escravagista.

04-mini.jpg

O jogo nos apresenta um cenário um tanto incomum para um RPG, mas ao mesmo tempo muito familiar.

Nó de Sangue apresenta dois personagens jogáveis únicos: Fernão, que é um tropeiro veterano de passado sombrio, que há muitos anos abandonou sua família, e Valentina, que é sua filha, que vivia na casa da família e fora abandonada quando criança. Os dois juntos partem numa jornada contra o tempo atrás de um suposto tesouro deixado pelos Bandeirantes, que poderá mudar a vida de quem o encontrar.

sketch-menor.png

Os personagens principais da nossa trama. Obviamente há muitos outros.

O segredo do jogo é se usar da combinação das habilidades dos dois para sobreviver ao ambiente hostil, tanto em campo como em batalha, construindo um laço mútuo de cooperação entre os personagens. Enquanto o jogo é bem tranquilo e deixa você tomar seu tempo para explorá-lo, como um bom RPG, ainda assim ele lhe colocará em travessia de cenários com diversos tipos de desafios crescentes.

02-mini.png

A ambientação dá o tom da obra e é parte integrante da trama.

CARACTERÍSTICAS ÚNICAS

  • Estilo visual único baseado nos adventures e jogos de PC dos anos 90, com pixel art belíssima e cores muito bem escolhidas;
  • Trilha sonora instrumental inteiramente acústica;
  • Acuidade histórica: Fidelidade dos elementos de história à época apresentada;
  • Temática narrativa centrada em personagens: não vou falar muito pra não fazer spoiler, mas o jogo possui uma narrativa muito bem construída sobre um tema universal, como toda boa história deve ser.
  • Sistema de Travessia: Para vencer os desafios dos ambientes é preciso se utilizar da alternância entre os dois personagens e se fazer uso das suas habilidades únicas;
  • Mapas desenhados à mão: Tenha sempre em mente ao abrir o menu do mapa onde está e para onde poderá se deslocar;
  • Sistema de batalha inteiramente customizado: Interlace ações dos dois personagens para melhor poder enfrentar os vários tipos de inimigos (ex.: um atira e outro recarrega a arma na rodada seguinte).
  • Idiomas: Inglês e português do Brasil. Controles: Possível de jogar com teclado ou joystick, sendo as teclas inteiramente customizáveis via menu.
GALERIA DE MÍDIA

screen_02.png
screen_06.png

screen_04.png
screen_07.png

Dizer isso pode parecer bobagem, mas essas poucas screens são só um pedacinho da beleza da coisa.

LINKS

O jogo estará disponível na Steam para quem quiser compra-lo a partir do dia 13 de novembro. Abaixo você poderá conferir o hotsite e fazer a sua compra:

[Página do Blood Knot na Steam]

A distribuidora é a já conhecida [Aldorlea Games], que há vários anos publica jogos indies de RPG Maker e tem um catálogo muito bom. Não deixe de dar uma visitada no site ou perfil deles na Steam para conhecer outras obras interessantes do Crow e de muitos outros autores.

CRÉDITOS

Game Designer / Diretor - Raphael Delmaschio (Crow)
Produtor - Léris Coelho
Pixel Art - Danilo Silva; Marcos Freire
Concept Art - Raqsonu
Ilustração - Dudu Torres
Programação de Eventos - Denilson Oliveira; Nikolas Azzali
Programação de Sistemas - Rafael Sol (esse que vos fala)
Música - Felipe Delmaschio
Edição do Making Of - Wallace Villas Boas/Interativa


PALAVRINHAS FINAIS

Eu sou altamente suspeito pra falar por fazer parte da equipe de produção, mas não deixa de ser com muito orgulho que apresento o resultado dessa empreitada. Quem já pôde ler a entrevista sabe que o Crow (Rapha Delmaschio) não está para brincadeira quando o tema é lançar jogos comerciais na ferramenta.

Dessa vez com uma proposta diferenciada que foge bem dos padrões que costumamos ver de jogos de RPG Maker, abrindo alas para que no futuro vejamos jogos cada vez mais customizados e diferenciados, ainda mais com temáticas nacionais, do Brasil para o mundo. Quem me conhece sabe o quanto reclamo de jogos que tenho a cara demais da engine na qual foram feitos. Quem jogar esse jogo aqui garanto que vai se surpreender com toda a atenção dada aos detalhes!

Não deixem de conferir e se possível deixar o feedback mais honesto o possível sobre nosso jogo. Agradeço o tempo cedido e desejo boa jogatina a todos!
 
Última edição:
Mas que ótimo jogo temos aqui, hã?! Que maravilha! Acho que não precisamos de esforços pra dizer que está impecável! Que equipe de "game devs adultos" é essa?! Fiquei encantado! HAHAHAHA

Desejo toda sorte e sucesso do mundo em todas as etapas e nos mais altos níveis!
 
Mas que ótimo jogo temos aqui, hã?! Que maravilha! Acho que não precisamos de esforços pra dizer que está impecável! Que equipe de "game devs adultos" é essa?! Fiquei encantado! HAHAHAHA

Desejo toda sorte e sucesso do mundo em todas as etapas e nos mais altos níveis!
Agradeço a sua reposta, meu chapa!

Olha, eu só fiz uma ínfima parte, e muitos desses nomes já devem ter participado ou parado nem que seja por acidente aqui na comunidade ou então em outro fórum de RPG Maker. De certa forma o jogo também é um mérito das comunidades de criadores de RPG Maker, poder mostrar um jogo full aqui significa sempre que o trabalho destes espaços está sendo realizado.

Mas claro também, esse é um mérito enorme do idealizador (o Crow) e de todos os envolvidos em tornar essa visão uma realidade. É um patrimônio e ao mesmo tempo um presente pra todos nós, um trabalho que sai das comunidades e entra no esforço individual, passa para uma equipe e enfim volta para o coletivo. É uma espécie de ciclo, espero que esse jogo aqui venha inspirar mais gente a fazer mais jogos.

Em mais alguns dias o jogo estará disponível para ser jogado e avaliado pelo grande público, e é o momento de ver o resultado dos nossos esforços. Chega a dar aquele friozinho na barriga. Não estou autorizado (mais me autocensurando mesmo, hahahaha) a falar muita coisa e também note que minha opinião não representa necessariamente a do jogo, da equipe ou do seu idealizador, mas dizendo por mim mesmo posso afirmar:

Esse jogo desafia algumas convenções comuns dos jogos de RPG Maker, usando do gênero RPG e das mecânicas como uma ferramenta não para jogar por jogar (ex.: grindar pra ficar juntando níveis, itens ou dinheiro), mas sim para contar uma estória interessante num cenário original (tal como jogos que nem To the Moon), estou muito ansioso pra ver como vai ser a recepção das pessoas que se interessam por esse tipo de jogos.

Abraço!
 
Gostei demais da ideia desse RPG. Tem uma ambientação bem legal, a arte do jogo é muito bonita e a história me deixou intrigado. Estou curioso pra saber o que fizeram com a história do Brasil dessa época.

O mais semelhante que eu joguei foi Zelda 2 de NES, que em vez de ser topdown era side-scroller como esse.


Obs.: Eu recomendaria trocar a fonte do tópico, essa é horrível de ler :X
 
Voltar
Topo