🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Ação Lizard Boss (Mini-Game)

Membro Membro
Postagens
25
Bravecoins
66
Lizard Boss



Gênero: Minigame/Action-based
Plataforma: RMXP (não precisa do RTP)
Versão: 2.2



Premissa:

De forma simples: derrote o chefão lagarto (Lizard Boss). No entanto, você não poderá pegar uma espada e bater na cara dele. Em vez disso, precisará utilizar mecânicas indiretas. Há seis cristais espalhados pelo mapa: ao ativar cada um, o Boss recebe dano. O objetivo é ativar todos os cristais funcionais que estiverem no mapa para enfim derrotá-lo.




Mecânicas:


lo2Vs9f.png


O jogo conta com uma mecânica de 4 estágios do Boss, tendo ele uma cor diferente em cada fase. Uma vez que ele for derrotado em cada estágio, você vence*. Em cada fase, o Boss tem uma determinada quantidade de resistência a golpes (feitos pelos cristais). Por exemplo, na fase amarela, você precisa ativar todos os seis cristais no mapa para derrotá-lo; já na fase verde, é preciso ativar apenas 3 cristais - mas não pense que será fácil.

* As fases não seguem um padrão - após derrotar o Boss em um estágio, a fase seguinte sempre será aleatória.


lZ8h5ga.png


Cristal Nulo: este cristal só está no mapa para atrapalhar. Ativar ele não vai danificar o Boss.



ZNpo1nk.png


Você é o azarado que está lutando contra o Lizard Boss e seus subordinados. Prepare-se para uma batalha confusa e complicada. Será que você consegue zerar o jogo e completar todos os desafios?

Player
Dano:
0 (precisa ativar os cristais no mapa)
Velocidade: 4.2 (exceto se estiver sob algum efeito positivo ou negativo)
HP Total: 800



Fase Amarela:
ShasY90.png


O primeiro estágio do Boss. O lagarto amarelo é o mais rápido de todos e, caso o jogador se distancie muito dele, pode se teleportar para o mais próximo dos 4 buracos espalhados pelo mapa. Em compensação, esta é a única fase em que o Boss não tem nenhum inimigo extra para ajudá-lo. Neste estágio, ele causa 200 de dano ao HP do Player, caracterizando 4 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Amarelo
Dano:
200
Velocidade: 5



Fase Verde:
JxH4IvR.png


Nesta fase, o Boss tem os inimigos extras mais fortes do jogo, quase equivalentes aos inimigos especiais da fase azul (mas os zombies não precisam de condições especiais como a chuva para surgir). Durante esse modo, o mapa é modificado para uma versão mais "verde", com as árvores secas distribuídas pela área florescendo e cobrindo a visão do jogador. Além disso, a mecânica especial dessa fase é uma nuvem tóxica que cobre o ambiente, danificando o Player em 8 de dano por segundo. Neste estágio, o Boss causa 150 de dano ao HP do Player, caracterizando 6 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Verde
Dano:
150
Velocidade: 3

Zombie Spawn
Dano:
100
Velocidade: 3
Quantidade no Mapa: 11



Fase Azul:
LUdZ1Vy.png


Nesta fase, o Boss se fortalece ficando mais rápido caso esteja chovendo, enquanto o Player fica levemente mais lento. Caso a chuva seja uma tempestade, ele também cria inimigos adicionais, mais fortes que os comuns. Neste estágio, o Boss causa 250 de dano ao HP do Player, caracterizando até 4 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Azul
Dano:
250
Velocidade: 4

Water Spawn
Dano:
50
Velocidade: 3
Quantidade no Mapa: 9

Tempest Spawn (durante tempestades)
Dano: 100
Velocidade: 4
Quantidade no Mapa: 7



Fase Vermelha:
f8K1wxo.png


Este é o estágio mais difícil. Nele, o Boss causa 400 de dano ao HP do Player, caracterizando 2 golpes necessários para matá-lo. Ele também cria um clone fantasmagórico de si mesmo, que atravessa tudo e persegue o jogador. Esse clone também causa 400 de dano. Não obstante, a mecânica especial desse modo é a Artilharia, na qual explosões são causadas aleatoriamente pelo mapa, criando pequenos focos de fogo que queimam o jogador em 300 de dano caso ele os toque. Por outro lado, ele tem os inimigos extras mais fracos e lentos, facilmente ignoráveis.

Lagarto Vermelho
Dano:
400
Velocidade: 4

Snake Spawn
Dano:
50
Velocidade: 2
Quantidade no Mapa: 9

Clone Vermelho
Dano:
400
Velocidade: 4


Dica: o jogo contém um segredo em uma das fases do Boss. Tente encontrá-lo. :winking:


Imagens

Fase Amarela:
ltgL9r4.png


Fase Verde:
joIbdoJ.png


Fase Azul:
Pp96Tub.png


Fase Azul (durante tempestade):
XCK3wuR.png


Fase Vermelha:
4NZKy9p.png


Sala de Desafios:
d2FogOK.png


Sala de Músicas:
pEDOTZW.png


Vídeo demonstrando o jogo:
[youtube]https://youtu.be/L4d9j3tQXr0[/youtube]



Sistemas

Sistema de Desafios
No jogo há desafios que você pode completar por diversão, alguns mais simples e outros mais difíceis. Será que você consegue completar todos?

Menu de Músicas
Assim como você pode completar desafios no decorrer do jogo, também pode desbloquear músicas ao zerá-lo. A cada zeramento você desbloqueia uma música nova, até um total de cinco vezes. Você poderá utilizá-las enquanto joga se selecioná-las neste menu - ou mutar todas as músicas, se assim quiser.

Itens de Auxílio
Há também alguns itens que você pode utilizar para facilitar o objetivo, contando com um item especial que você tem 25% de chance de ganhar toda vez que completa uma fase, as botas de salto. Porém, utilizar itens fará você perder alguns desafios.

Checagem de Terrenos
Não sei como funciona nos outros RMs, mas no XP há alguns bugs relacionados à condição "ao tocar herói/evento". Essa opção é considerada mesmo que o evento/player esteja em um tile em que há direções bloqueadas. Por exemplo, se o inimigo estiver supostamente em cima de uma montanha, ele pode tocar o herói por cima dela, mesmo o tile tendo a direção bloqueada. Com o uso de algumas condições por variáveis e um script, consegui corrigir esse problema.

Mudar Tileset
Um script auto-explicativo. Foi com ele que programei a troca de árvores no mapa sem precisar teleportar o jogador para um segundo mapa.

Smooth Scrolling
Esse script cria um efeito visual menos rígido de movimento da tela.


Download:​

MEGA
4Shared

OBS: Não requer RTP. O arquivo possui 50 MB. Clique aqui para a versão em inglês.




Créditos e Agradecimentos

Decidi deixar o projeto desencriptado para que qualquer um possa conferir como ele foi feito. Há também comentários explicando a maioria dos eventos.
Produção: Seki
Variável Local: Keven
Event Range Conditions: ForeverZer0
Smooth Scrolling: Toby Zerner
Persistência de Variáveis e Switches: br_lemes
Menu Simples: cristianoforce
Ending Credits Script: Chaos Project
ANTI-LAG e Game Speed: Apocalypse
Testes e ideias: Douglas Edson.
Ideia das teclas de atalho: Vixen.
ⓒ 2016 Nuclear Blast / Fleshgod Apocalypse: pelas músicas utilizadas.
 
Última edição:
Voltar
Topo