🤔 Para Refletir : "Já fez sua cota diária de PÁ? Não!? Então comece agora! 🖌️" - Victor Sena

Meu livro sobre: Estudo de Level Design

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.693
Bravecoins
428
Olá meus amigos como vão!
PQdwhV0.png

Lançado 2ª Edição do livro: Estudo de Level Design - Envolvendo os Jogadores no Mundo Virtual do Game Goof Troop do Super Nintendo.

QvlwCht.jpg


PQdwhV0.png

Edição: Ronaldo Bento

Capa: Ronaldo Bento
YhBR6yE.png

Diagramação: Ronaldo Bento

Prefácio: Daniel Rodrigues (Paradiddle)

Posfácio: Alkemarra de Paula

Revisão: Ronaldo Bento, Alkemarra de Paula

Teaser: JCCOMPANY




PQdwhV0.png

Pretendo através deste modesto livro, demonstrar um pouco dessa etapa, apresentando exemplos e alguns conceitos baseados na minha experiência no estudo do Level Design do game Goof Troop do Super Nintendo (Snes).

JsrM8UW.png

Baseando-me nos livros — Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos do autor Perucia, Game Design: Theory and Practice do autor Richard Rouse e Design de Games: Uma Abordagem Prática do autor Paul Schuytema, citando algumas diretrizes que o auxiliara nesse trabalho complexo. Primeiro vamos conhecer o jogo propriamente dito (review) e consequentemente estudaremos o Level Design do mesmo. Boa leitura!

PQdwhV0.png




Como um bom professor, vou passar “lição de casa”. Procure jogar um jogo e aplicar algumas diretrizes abordadas no livro. Citando o amigo Paradiddle na confecção do prefácio: “Jogar um jogo imaginando o que seu desenvolvedor tinha em mente quando o fez é uma experiência completamente diferente”.
PQdwhV0.png

d3B8ocs.jpg

Contribuição do amigo @Alkemarra

Notícias Semanais • 2ª Semana Janeiro - The Gamer Inside Brasil• Livro: Estudo de Level Design - Envolvendo os Jogadores no Mundo Virtual do Game Goof Troop do Super Nintendo
Novo vídeo de notícias, trazendo novidades sobre o mercado nacional de games. Com lançamentos, novos jogos em desenvolvimento, livro sobre Level Design e muito mais!​


PQdwhV0.png


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
  • Ao Condado Braveheart​
  • Alkemarra​
  • Paradiddle​
  • Douglas12ds​
  • Dr.XGB​
  • Caio Varalta​
  • Vixen​
  • Eliyud​
  • Star Gleen​
  • Player Banzai​
  • Lord Wallace​
  • DadoCWB​
  • JCCOMPANY​
  • BrunaSampa​
  • Ricky O Bardo​
  • Sandro Rocha​
  • A todos que apoiam essa iniciativa.​
PQdwhV0.png

BASTIDORES: CONCEITOS ORIGINAIS


Eu sou das antigas. Portanto, escrevo o rascunho no papel e arquivo numa pasta.​
7n9B1wi.jpg
KOs87LV.jpg
MejxW2x.jpg
QBSmtWw.jpg
hoU7X58.jpg
 
Última edição:
Parabéns, professor!!

Esse projeto é mais uma conquista pessoal e profissional para você, e certamente é mais um presente para a comunidade de GameDev brasileira.

Bento, por enquanto eu só folheei as páginas -- passando os zóio -- para depois ler os minuciosos detalhes, mas já consegui perceber que esse livro apresenta uma análise aplicada de level design ao jogo.

Isso é bem interessante. O primeiro livro apresentava um cunho bem histórico e relatado, já esse aqui apresenta uma overview e análise profunda de todo o processo de criação e pensamento de level design e game design do Goof Troop.

Achei a premissa fantástica. Esse é um material riquíssimo e certamente ajudará todos os interessados no assunto a aprofundarem seus pensamentos.

Já está downloadado aqui. Espero aproveitá-lo tanto quanto o primeiro livro depois, e se possível utilizá-lo como referência para futuras matérias para a MtG.

Forte abraço!! =D
 
Que ótima notícia! Tava acompanhando as mensagens na comunidade só esperando o dia 30 chegar. Pegando a galera de surpresa hein, prof?

Fui perceber esses dias que não postei nem sobre o 1º livro ainda, que o diga do 2º. Quisera eu ter essa agilidade pra escrever - e bem, ainda por cima!

Obrigado mais uma vez por me deixar fazer parte dessa experiência, professor. Estou à sua disposição pra falar sobre games sempre que precisar de alguém pra isso!

Meus parabéns mais uma vez!
 
62 páginas lidas e absorvidas! Uma leitura muito agradável e divertida, uma analise bem interessante acerca do Goof Troop e informações muito boas sobre o tema de Level Design o qual eu gosto muito e tento faze-lo em meus projetos da melhor maneira possível. Parabéns professor, um trabalho pelo qual deve se orgulhar de ter concluído.
 
Isso é bem interessante. O primeiro livro apresentava um cunho bem histórico e relatado, já esse aqui apresenta uma overview e análise profunda de todo o processo de criação e pensamento de level design e game design do Goof Troop.
Achei a premissa fantástica. Esse é um material riquíssimo e certamente ajudará todos os interessados no assunto a aprofundarem seus pensamentos.

Muito obrigado pelo comentário e apoio @Caio Varalta

A premissa do projeto é para os estudantes iniciantes, mas acho que as indicações também irão ajudar todos os Devs. A inspiração surgiu do magnífico trabalho do @Dr.XGB e também dos responsáveis pelos excelentes tutoriais do canal do Condado no YouTube. E claro iniciei esse projeto mesmo sem saber ao escrever um artigo para o site/ fórum Librarium, mais ou menos dois anos atrás.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito obrigado @Paradiddle pela ajuda em escrever um ótimo prefácio que me comoveu bastante e também pelo apoio.

Que ótima notícia! Tava acompanhando as mensagens na comunidade só esperando o dia 30 chegar. Pegando a galera de surpresa hein, prof?

Eu antecipei, pois o administrador @Alkemarra ajudou muito com a revisão.

Fui perceber esses dias que não postei nem sobre o 1º livro ainda, que o diga do 2º. Quisera eu ter essa agilidade pra escrever - e bem, ainda por cima!

É verdade você me deve um comentário sobre o livro COMO ERA SER GAME ANTES DO ADVENTO DA INTERNET.

Estou à sua disposição pra falar sobre games sempre que precisar de alguém pra isso!

Estou pensando em uma série de Estudos de... Acho que o próximo será sobre NARRATIVA. Podemos escrever juntos. Novamente muito obrigado pelo excelente prefácio e apoio!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

62 páginas lidas e absorvidas! Uma leitura muito agradável e divertida, uma analise bem interessante acerca do Goof Troop e informações muito boas sobre o tema de Level Design o qual eu gosto muito e tento faze-lo em meus projetos da melhor maneira possível. Parabéns professor, um trabalho pelo qual deve se orgulhar de ter concluído.

Muito obrigado pelo comentário @Omar Zaldivar

Sim estou muito orgulhoso em fazê-lo e muito obrigado pelo apoio e pelas palavras de incentivo. Valeu!
 
Última edição:
Que demais! Uma leitura direta e super recomendável. A parte sobre cooperatividade me lembrou das horas investidas com meus amigos construindo nossa fortaleza em 7 days to die (deve ser um servidor fantasma agora 😪).
Meu foco recaiu sobre o capítulo que trata de criar algo divertido tanto para o dev quanto para o player. Se colocar o dedo aqui, leva o braço inteiro e todo o tema de game design. Quando o assunto é mercado, público, recepção e game design aparece tanta coisa na cabeça que renderia discussões bem amplas.

Criando para quem?
Criando por quê?

Esse deslocamento de consciência é um exercício necessário, essencial para todo criador de conteúdo.

Seu livro, certamente, é uma leitura que vou revisitar várias vezes nas minhas experiências markerzantes.

Muito obrigado pelo tesouro.


C ya. 🥰
 
Achei da hora o capitulo em que o senhor fala sobre todo mundo quer ser Game Designer. Eu comecei com o ps2 e nunca tinha jogado o jogo do pateta e joguei para falar que o lance dos mapas é muito interessante. Eu entendi o seu ponto de vista e mesmo nunca lendo nenhum livro sobre o tema, sei que você prof simplificou para ser fácil assimilação. Ah! Parabéns pelo o dia de hoje e obrigado pelo presente que é esse livro.
 
Meu foco recaiu sobre o capítulo que trata de criar algo divertido tanto para o dev quanto para o player. Se colocar o dedo aqui, leva o braço inteiro e todo o tema de game design. Quando o assunto é mercado, público, recepção e game design aparece tanta coisa na cabeça que renderia discussões bem amplas.

Criando para quem?
Criando por quê?

Esse deslocamento de consciência é um exercício necessário, essencial para todo criador de conteúdo.

Muito obrigado pelo depoimento @misterdovah

Esse é o intuito do livro, promover o debate sobre várias abordagens que o desenvolvedor possa levantar e aplicar.

Seu livro, certamente, é uma leitura que vou revisitar várias vezes nas minhas experiências markerzantes.

Muito obrigado pelo tesouro.

Eu que agradeço pelo apoio!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Achei da hora o capitulo em que o senhor fala sobre todo mundo quer ser Game Designer. Eu comecei com o ps2 e nunca tinha jogado o jogo do pateta e joguei para falar que o lance dos mapas é muito interessante. Eu entendi o seu ponto de vista e mesmo nunca lendo nenhum livro sobre o tema, sei que você prof simplificou para ser fácil assimilação. Ah! Parabéns pelo o dia de hoje e obrigado pelo presente que é esse livro.

Muito obrigado pelo depoimento @Indeterminado

Procure fazer a lição de casa com seu Jogo favorito e obrigado pela força!
 
Como já mencionei no email prof eu agradeço muito por poder ter avaliado antes do lançamento. Disse que achei fantástico, pelo motivo que o livro utiliza exemplos pratico como o mapa do Goof Troop. Eu já li sobre artigos e livros, mas não é tão intuitivo como seu livro. Outro fato interessante e bem acertado foi que você prof escolheu um jogo simples e muito rico e conhecido pelo público. Outro ponto é que o livro é bem ilustrado ajudando muito no aprendizado. Você falou que foi feito no Word 2010 isso me motivou bastante porque a principio achei que teria feito em diversos programas. Sucesso com o livro e desculpe a demora vc mandou o link faz um semana, mas a netflix não deixa eu em paz.
 
Como já mencionei no email prof eu agradeço muito por poder ter avaliado antes do lançamento. Disse que achei fantástico, pelo motivo que o livro utiliza exemplos pratico como o mapa do Goof Troop. Eu já li sobre artigos e livros, mas não é tão intuitivo como seu livro. Outro fato interessante e bem acertado foi que você prof escolheu um jogo simples e muito rico e conhecido pelo público. Outro ponto é que o livro é bem ilustrado ajudando muito no aprendizado. Você falou que foi feito no Word 2010 isso me motivou bastante porque a principio achei que teria feito em diversos programas. Sucesso com o livro e desculpe a demora vc mandou o link faz um semana, mas a netflix não deixa eu em paz.

Valeu mesmo @Leo pelo comentário e apoio. Você divulgou até no seu face. Muito obridado pelo apoio!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acabei de ler a revista e depois comento seu mais novo livro professor.

Muito obrigado pelo comentário @Sandro Rocha
 
Interessante esse trabalho, já que apresenta um GAME relevante e destrincha e oferece o estudo do level design. Outro ponto que merece destaque são as ilustrações e os mapas do jogo, lemos e vemos os mapas, isso é sensacional. Espero que seja um acontecimento professor.
 
Foi um prazer colaborar com a produção desse material, afinal de contas ele tem ligação vários de nossos trabalhos nas comunidades no decorrer dos anos.

Muito Obrigado pelo comentário, apoio e ajuda @Alkemarra
Seu posfácio foi incrível e obrigado pela revisão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Interessante esse trabalho, já que apresenta um GAME relevante e destrincha e oferece o estudo do level design. Outro ponto que merece destaque são as ilustrações e os mapas do jogo, lemos e vemos os mapas, isso é sensacional. Espero que seja um acontecimento professor.

Muito Obrigado pelo depoimento @BrunaSampa

A concepção da ideia para o livro era de unir as descrições e diretrizes do Level Desisgn com os mapas, assim sendo, ajuda o leitor na associação.
 
Olá meus amigos como vão!
O amigo JCCOMPANY do Canal Jc Gamer confeccionou um vídeo bacana sobre o jogo Goof Troop do Snes e mencionou meu singelo livro. Muito obrigado!

Mais um excelente canal para solicitar um game player do seu jogo. Recomendo fortemente!

 
Voltar
Topo