🤔 Para Refletir : "No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira." - DanTheLion

Resultados - Projeto Valente Verão 2020

NPC NPC
Postagens
91
Bravecoins
37
SoWbYJ4.png

Chegamos ao auge do Verão no Condado, é hora de anunciar os resultados da segunda edição do Projeto Valente!



COMENTÁRIOS DA STAFF


Elidriel
[imgleft]https://i.imgur.com/JBLbyTh.png[/imgleft]
(...) Abrindo o tópico me deparei com um projeto um tanto genérico e com personagens previsíveis. Contudo, todos os pontos negativos foram colocados de lado após jogar por cinco minutos. A verdadeira beleza do projeto não está na originalidade, mas sim da forma em que a trama é trabalhada no decorrer dos eventos. Os personagens, se na frieza do tópico parecem vazios, quando interagem no jogo demonstram ser preenchidos de sentimentos e pensamentos próprios. Mas a beleza não se limita apenas à história, a batalha é extremamente agradável e possui um teor tático bem trabalhado.
(...) É verdadeiramente uma joia rara encontrada no universo do RPG Maker. Só me arrependo de não ter jogado a versão demonstrativa antes.


O projeto é um grande exemplo de como um game com elementos clássicos pode gerar resultados muito satisfatórios, mesmo com o passar dos anos. Os detalhes foram bem planejados e, a impressão que tive ao jogar, é de que nada foi depositado ali em vão, o que aumenta a vontade em explorar cada área.
A trama é bem trabalhada e os personagens possuem carisma e características próprias, o que adiciona muito em um RPG.


(...) Não posso deixar de parabenizar o dev pelo esmero e primor do seu roteiro. O texto geralmente é algo negligenciado, projetos que até apresentam mecânicas e sistemas interessantes acabam por sofrer com um roteiro fraco ou mal escrito e não é esse o caso em Elidriel. É difícil escrever um roteiro que tenha textura, profundidade e camadas e o projeto consegue tudo isso. É um dos roteiros mais bem escritos que já tive o prazer de ler aqui na comunidade, como disse para meus colegas da Staff: é um diamante bruto.



Melissa[imgright]https://i.imgur.com/ex3QHuP.png[/imgright]
Eu gostei bastante do humor de Melissa: Uma aventura às avessas, me fez dar umas boas risadas, mas acho que pecou bastante em ter diálogos muito longos junto com nenhuma forma salvar automaticamente ou pular a introdução. Morri na primeira batalha e tive que voltar ao início.


O jogo possui um humor um tanto infantil, que não é pra todo mundo com certeza, certamente não foi pra mim, mas é compreensível essa escolha. Há o problema de ter cenas que não podem ser puladas como a logo que demora muito e a introdução inicial do jogo. Porém, o mapeamento e combate são bem feitos e se nota que há um esforço colocado nele. Com certeza é um projeto com potencial.


Melissa vai fazer você dar umas risadas em alguns momentos, e ter um pouquinho de cringe em outros - o que é uma característica praticamente inerente ao gênero do humor satírico. O mapeamento em geral é de uma leveza muito agradável, e eu me diverti no pouco que joguei, apesar de alguns empecilhos de usabilidade aqui e ali. Dá pra ver que é um projeto feito com dedicação, e acho que vai continuar sendo aprimorado e se tornar um jogo bem interessante.



Phantasmagorik [imgleft]https://i.imgur.com/v0bhATG.png[/imgleft]
Achei bem interessantes os gráficos originais e a ambientação árabe, além do fato da trilha sonora ser linda. O que acabou tirando o voto dele pra mim foi o fato de ser o único jogo aqui sem uma versão de demonstração - espero que volte a participar de edições futuras quando já estiver com o desenvolvimento um pouco mais adiantado.


Acompanho o desenvolvimento do game desde o Facebook, e posso afirmar: o desenvolvedor está empenhado em garantir que cada pequeno detalhe seja bem feito. Os traços em pixel art originais e característicos e a influência cultural que se pode ver no enredo fazem deste game uma obra maravilhosa!


Eu acompanhava o projeto pelo Facebook e ele já havia me conquistado. Não há muitas informações a respeito do enredo, salvo o conceito inicial e um esboço do universo, mas é impossível não reconhecer todo o empenho do gamedev no que ele já mostrou. A estética árabe que norteia todo o design é algo único no meio maker, onde predomina-se RPGs cuja estética remete à Europa Medieval. O que não é necessariamente um problema, mas considero válido destacar quando uma proposta diferente surge. Tenho ótimas expectativas para esse projeto e espero poder jogá-lo em breve.



Simon the Lumberjack[imgright]https://i.imgur.com/Iero24W.png[/imgright]
Meu primeiro voto foi pro Simon, principalmente por causa do estilo gráfico lindo de morrer e da atenção aos detalhes. O jogo é repleto de pequenas mecânicas e detalhes escondidos (como o fato do seu personagem ficar menos estressado quando encontra um gatinho, ou começa a tocar belas músicas no violão se você deixa ele parado por um tempo), e a pixel art é de qualidade profissional. Sendo bem sincero, a gameplay foi o que menos me interessou no pacote completo, mas o jogo não deixa de ser divertido e facilmente viciante, apesar de curto.


Esse game tem tudo pra se tornar uma grande obra: gráficos originais, uma boa trilha sonora e jogabilidade viciante. É o tipo de jogo que você adoraria jogar com um amigo, caso houvesse um modo multi-player - e já ressalto que essa é a única coisa do qual sinto falta no game. Ele desafia os instintos de sobrevivência de qualquer um que ousa dizer que o game é simples demais.


Em que pese o estilo de sobrevivência não me agradar muito, verdade seja dita: é impossivel não se impressionar com a beleza deste jogo, seja ela nos gráficos, no som ou na jogabilidade. É um jogo que funciona bem. A jogabilidade é viciante e estimula a querer aprender mais sobre como jogar melhor. Eu diria que gera frustração na medida certa, pois várias vezes você vai acabar morrendo por puro erro seu, pegando um item que não devia ou por esquecer de acompanhar algum atributo. A dificuldade também é bem equilibrada, ainda que você jogue no fácil, há desafio. Minha sugestão ao criador é apenas corrigir o bug que faz o jogador perder se pegar café em algumas circunstâncias, visto que café nunca é de mais!


A arte do jogo é belíssima e a jogabilidade apesar de simples é bem divertida. O jogo também é bem atencioso aos detalhes, a casa do lenhador vai mudando a medida em que ele vai coletando madeiras, o chapéu do lenhador muda dependendo da dificuldade escolhida dentre outras coisas que enriquecem ainda mais o jogo e o torna mais interessante.


Com visual impecável, sistema de jogo muito agradável (sobrevivência a lá Don't Starve) e detalhes por todos os lados que enriquecem muito o projeto como um todo. Sem dúvidas será um game muito comentado quando estiver em versão full. É um desses projetos diferenciados que cativam bastante pela criatividade.


Arte foda e cheio de detalhes que te fazem dar aquele sorrisinho quando tu vê. A jogabilidade é bem simples, e se não fosse pelos outros elementos fantásticos eu ouso a dizer que seria só mais um joguinho qualquer, mas claramente esse não é o caso aqui.



VORTEX[imgleft]https://i.imgur.com/h6DHhs2.png[/imgleft]
O mapeamento bem executado foi o que mais me chamou a atenção, ainda mais considerando que grande parte da demo se passa no interior da mesma nave. Tem lojas, quartos, áreas comunais e até mercadinho - e todos eles são espaços muito bem pensandos e críveis, recheados de pequenas interações com o cenário, sidequests e personagens. Chega a me lembrar a Citadel, da franquia Mass Effect.


A ambientação dentro da nave é bem legal, os mapas são muito bem feitos. O sistema de batalha apesar de seguir o padrão de turnos, possui uma dinâmica legal entre usar armas de fogo gastando munição ou usar os poderes da armadura gastando energia, é um sistema simples mas traz uma diferenciação ao sistema de combate em turnos padrão. No geral, achei um bom jogo.


A razão pela qual escolhi esse game vai um pouco ao encontro da razão pela qual escolhi o primeiro votado. RPGs com temática sci-fi raramente aparecem por estas terras também. Eu diria que ambos representam um respiro em meio a tantos RPGs com temática medieval. E a dev parece saber bem o que está fazendo, é um projeto sólido.


Gostei bastante da demo. Os cenários são bem feitos e a história bacana. O combate as vezes me deixou um pouco confuso (como a troca de alvo dos inimigos pelas setas horizontais, sendo que estão dispostos de forma vertical na tela), mas dá pra se divertir quando você se acostuma.



RESULTADO DA VOTAÇÃO

Jogo
Criador
Comunidade
Staff
Votos Totais
Simon, The Lumberjack
[member=2898]poneibit[/member]
14
8
22
VORTEX
[member=2129]E.Luana[/member]
9
4
13
Phantasmagorik
[member=94]sc19[/member]
7
4
11
Elidriel
[member=2844]gabrielschade[/member]
4
2
6
Melissa
[member=520]Jsage[/member]
5
0
5

O Projeto Valente desse Verão é
SIMON THE LUMBERJACK
FC0rHsa.png


Feito por [member=2898]poneibit[/member] e Blue Pumpking Studio



PREMIAÇÃO








2º Lugar
VORTEX​



bravecoin.gif

50 Bv$​

Bravecoins

1º Lugar
Simon The Lumberjack​



ra0IM8M.png

Medalha​

"Projeto Valente Verão 2020"



bravecoin.gif

100 Bv$​

Bravecoins



Divulgação na Revista​

Na próxima edição da MTG








3º Lugar
Phantasmagorik​



bravecoin.gif

30 Bv$​

Bravecoins


FINALIZAÇÃO


Agradecemos muito pela participação de todos os que votaram, e aos criadores desses projetos tão valorosos! Esta edição do Projeto Valente não seria possível sem a ajuda de vocês.
Que venha a próxima a estação!


FC0rHsa.png

Arte de capa por Krenz Cushart
Medalha e logo do Projeto Valente por [member=162]NineK[/member]
Até o próximo evento!​
 
Parabéns ao [member=2898]poneibit[/member] e o resto da equipe pelo primeiro lugar! Parabéns também a todos os outros que tiveram seus belíssimos projetos selecionados  o/
Na próxima estação tem mais, então aqueçam suas fornalhas e joguem muita lenha para melhorarem seus projetos e criarem outros o/
 
É de se notar a qualidade de cada projeto, parabéns ao [member=2898]poneibit[/member] e aos demais pela colocação. Podem ter certeza pessoal, os jogos de vocês agregam muito à comunidade :beijo:

Até mais _b
 
Primeiramente, meus parabéns a TODOS OS PARTICIPANTES por terem projetos tão lindos assim por aqui. Espero que o Projeto Valente desta edição, bem como das próximas, sirva de motivação para vocês continuarem com a produção dessas belezinhas.

Em segundo, meus parabéns entusiasmados ao [member=2898]poneibit[/member] , que conseguiu muito com tão pouco - tendo em vista que o game é curto! Você é uma inspiração para os meus conhecimentos limitados de game dev! Espero um dia produzir tão bem como você, ainda que eu pense que jamais chegarei aos seus pés, tendo em vista que é um dev geral!

Essa foi mais uma ótima edição do PV!
 
Voltar
Topo