🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

Terminal

Membro Membro
O Terror não é para fazer as pessoas sentirem medo. Mas sim para ensinar a não temerem a vida.
Postagens
61
Bravecoins
299
Logo Header.png


Terminal



Informações

Desenvolvido por: Neobit
Participação de: JPessanha
Data de Finalização: 06/12/2020


O JOGO

Introdução

Em Terminal você poderá jogar um jogo de plataforma no qual você terá o poder de CONTROLAR O JOGO através de códigos que você pode escrever em um terminal para realizar alterações em parâmetros para ser possível avançar no jogo.

Jogabilidade


Utilize as setas do teclado para andar e pular.
Aperte Z para pular diálogos, interagir ou atacar.


DOWNLOAD

unnamed.png


Créditos

Agradecimentos:
Capitaofreeman - Criador da Música tema do jogo e um amigo maneiro.
Yumykon - Minha esposa, me ajudou no que pode.

Créditos:
Musmus Audio - Alguns SFX
Cathran Musics - Musica Final
Todos os outros áudios ou foram criados por mim ou são CC0 sem necessidade de atribuição de créditos.
 
Última edição:
Achei divertido bagarai, curti como o jogo é fluido, bonitinho e agradável de se jogar. Bacana d+ a mecânica de colocar arquivos no teu PC e os códigos e tal, me lembra de um jogo parecido, CMDungeon, que tem até review no canal do Condado. Minhas críticas são q os comandos são desnecessários em muitas partes se você fizer um parkour bom e que a gameplay vai um pouco contra a proposta do tema, já que aqui você controla o jogador, e o tema diz "Controle o jogo, não o jogador". Mas massa demais, parabéns maninho
 
Achei divertido bagarai, curti como o jogo é fluido, bonitinho e agradável de se jogar. Bacana d+ a mecânica de colocar arquivos no teu PC e os códigos e tal, me lembra de um jogo parecido, CMDungeon, que tem até review no canal do Condado. Minhas críticas são q os comandos são desnecessários em muitas partes se você fizer um parkour bom e que a gameplay vai um pouco contra a proposta do tema, já que aqui você controla o jogador, e o tema diz "Controle o jogo, não o jogador". Mas massa demais, parabéns maninho

O elemento da gameplay que faz referência ao tema é justamente a mecânica de depender dos comandos para continuar o jogo.
Em si, no terminal você está alterando parâmetros do jogo, logo está controlando o jogo. Sem usar o terminal é basicamente impossível completar o jogo. Você TEM que controlar o jogo para finalizar.
Não imaginei que seria necessário explicar em si a forma que interpretei o tema.
Acredito quem se prende ao conceito de não controlar um jogador em si limita sua própria criatividade.
Obrigado pelo feedback.
 
Última edição:
Eu gostei da ideia do jogo, só achei mal executada, com algumas melhorias que sugeri, tenho certeza de que eu iria dar uma nota bem melhor, e mesmo com dificuldades, eu sentiria mais vontade de jogar, precisa de alguns retoques, mas está bem produzido nos outros quesitos.

Aqui vai minha resenha:
Bem, eu gostei da proposta, mas não da execução.

Está difícil demais, mas eu gosto de algo que fique mais fácil de passar, sei que tem gente que adora estilo hardcore, ou simplesmente eu que não peguei a manha, mas
na terceira fase, eu tive que abandonar.

A ideia de ser um coprogramador é legal, mas seria interessante uma função de salvar os código que você usou no console debug, assim, ativando o debug, apertando ou
para cima ou para baixo, mostrava algum respectivo código usado, pouparia tempo, já que temos que escrever restart dirato praticamente.

As coisas foram mal no momento que o jogo me disse "se vira". Eu gosto de games assim, mas que acabam sendo intuitivos, já que tinham textos, um "se precisar editar
algum comando, basta apetart enter e o debug será ativado" não iria ser ruim, pelo contrário, eu me prejudiquei passando um tempo para achar o comando, já que às vezes
em programação, nem tudo é pela intuição, algumas vezes precisamos que alguém nos ensine algo, mas nada que uma boa seção de apertar todos os botões do teclado, não
ajude.

A dificuldade poderia já ser um problema como o que eu falei, mas o que agravou, é que toda vida que eu tentava fazer um Dash aéreo, eu acabava errando o timing de
apertar o para frente e o Z, pelo que eu note, eu tenho que apertar Z e direção que eu quero ir ao mesmo tempo, esse tipo de comando para uma técnica que precisa de
tanta precisão, acaba sendo falho, se automaticamente ao segurar o botão de direção e apertar Z, o dash acontecesse para o lado desejado, seria muito melhor.
Eu não ligo que seja um I wanna be the guy, desde que uma função tão crucial esteja bem trabalhada.

Os gráficos são bons, no geral está bem produzidos, não sei se tem uma parte que ativa o áudio, já que tem volume, eu queria poder ter chegado lá, mas posso deduzir
que a música esteja muito boa também!

Nota final: 5
Eu queria poder avalizar melhor, mas o nível de dificuldade aliciado a uma quebra aparentemente fatal de uma mecânica crucial, me impediu de ir mais adiante, com
certeza, os mais try hard devem ter conseguido, existe gente que zera Megaman X6 sem tomar dano, eu não duvido de nada, mas no geral, eu não sou esse tipo de pessoa,
eu gosto de jogar para me divertir, e creio que eu me divertiria, mas quebrei muito a cabeça num timing que eu não consegui acertar, talvez seja falha minha, ou eu
seja muito lerdo, mas talvez também tenha sido uma falha na programação, o tempo era curto para a ambição do projeto, creio eu, com esse dash aéreo melhorado, sei que
minha avaliação para o jogo já iria melhorar muito, e eu teria real interesse de jogar.
 
Apesar de ter feito animações para o jogo. Eu não faço parte integralmente do desenvolvimento, então vou fazer minha review em relação ao jogo.
Basicamente esse jogo tem uma mecânica definitivamente inovadora e que caso tivesse sido aplicados mais comandos e o jogo não se tratasse de um jogo curto de JAM e sim um jogo completo com certeza eu estaria presenciando aqui um jogo de extrema qualidade.

Aqui vai minha breve resenha:
Terminal é um jogo do qual você logo na primeira fase consegue se deparar com o jogo conversando contigo e lhe explicando que você precisa de usar comandos em um terminal para fazer modificações no jogo para você conseguir avançar de fase. Assim que cheguei na terceira fase fui desafiada após morrer algumas vezes a entender o que eu estava fazendo de errado e porque eu não conseguia avançar no jogo. Foi aí que eu entendi que não bastava eu utilizar os códigos uma vez apenas e sim eu teria que usar o terminal diversas vezes inclusive na mesma fase para poder avançar. Então quando eu finalmente percebi isso eu configurei o personagem para dar um pulo pequeno e depois um pulo mediano para finalmente terminar a terceira fase.
Depois disso eu definitivamente entendi exatamente o que eu tinha que fazer.
Na ultima fase antes da cena final acredito ter sido a melhor forma de ter aplicado as mecânicas dos códigos do terminal.
Eu literalmente tive combar vários códigos para passar.
Primeiramente eu aumentei meu pulo pra alto, dei um double jump BEM ALTO. Parei o tempo com o terminal, mudei a gravidade, mudei a cor do personagem e finalmente consegui cair onde queria.
Foi IRADO!

Minha maior critica em relação ao jogo é o inimigo presente, hora o inimigo parecia extremamente fraco e imbecil.
Outrora me irritava profundamente por matar com apenas um hit.
Uma outra critica, porém mais justificável, é quantidade de comandos presentes no jogo. Mas acredito que a pouca quantidade é dada ao tamanho do jogo. Então é levemente justificável.
Minha nota no final é: 8.
 
Última edição:
Tema

Eu entendi a proposta, mas ela está certa e errada ao mesmo tempo. Você controla o jogo, de fato, mas também o jogador. E não estou dizendo de controlar o personagem, estou dizendo de controlar quem controla o personagem.

Jogabilidade

É legal a interação com um prompt, mas a jogabilidade do projeto tirou o principal motivo pelo qual pessoas os utilizam: agilidade. É muito chato ter de 1) abrir a janela, 2) digitar o comando, 3) esperar o carregamento do mesmo, que certamente é apenas visual (se ela fosse realmente necessária, OK) e 4) esperar a janela fechar para prosseguir na fase. Repetindo este processo para cada alteração necessária.

Criar arquivos desnecessários na máquina do usuário também não é uma boa. Falando apenas dos aspectos práticos, se eu estiver jogando em tela cheia, precisarei sair/minimizar o jogo e procurar o arquivo, voltando depois. Máquinas lentas podem ter alguns problemas aqui, principalmente se houver outros programas abertos. Como não há save ou checkpoints, imagine se acontece um crash nos últimos níveis por consequência da memória usada na troca de janelas?

Audiovisual

O visual é muito bom, as animações são bem suaves. Música e efeitos sonoros também estão devidamente aplicados.

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 do dia 06/12/2020.

Sem botão/atalho de sair/pausar dentro das partidas.
O painel de desenvolvimento não foi desativado. Apertando F12, é possível ter controle total do jogo.

Screenshot_2.png

Este não é um bug específico desse jogo, mas de todos os que permitem acesso à este painel. Como qualquer aplicação web, você pode usar o cliente como navegador, por exemplo.

Screenshot_3.png
 
Última edição:
Criar arquivos desnecessários na máquina do usuário também não é uma boa. Falando apenas dos aspectos práticos, se eu estiver jogando em tela cheia, precisarei sair/minimizar o jogo e procurar o arquivo, voltando depois. Máquinas lentas podem ter alguns problemas aqui, principalmente se houver outros programas abertos.

Essa mecânica era algo que eu queria testar faz algum tempo, sempre achei interessante a ideia/conceito. Então aproveitei a oportunidade da gamejam para aplicar. Mas é muito bom receber esse feedback pois não tinha parado para pensar por esse lado que você citou. Quando estava otimizando o jogo (memória e processamento, não o peso do arquivo final), eu poderia ter refletido que o publico geralmente pode ter dificuldade para realizar esse tipo de tarefa em maquinas mais humildes. Obrigado pela dica, foi muito útil essa reflexão.

O painel de desenvolvimento não foi desativado. Apertando F12, é possível ter controle total do jogo.
Esse problema foi definitivamente um descaso acidental. Obrigado por pontua-lo.

Sem botão/atalho de sair/pausar dentro das partidas.
Isso foi proposital, como é um jogo de JAM e geralmente os considero "one-shot", ou seja, só serão jogados uma vez e depois deletados, eu propositalmente tirei o botão de sair ou ir para o menu. Caso o jogador quisesse pausar, ele poderia simplesmente ficar no Terminal ou até mesmo apenas ficar parado.

Obrigado por todo o feedback. Fico agradecido por ter cedido seu tempo para compartilhar.
 
Aqui segue minhas observações referente ao seu projeto.


Pontos fortes: Artes muito bonitas

Erro Encontrado: .

Sugestões: Esse ano ao participar da LudumDare 47 me deparei com uma proposta parecida , e acredito que possa aplicar uma solução parecida as sugestões que o jogo recebia, em vez de colocar o jogador para digitar que a 1 vista é legal, mas se torna extremamente cansativo ter que abrir o menu e ficar digitando deixando o jogo muito travado, faça igual no construct arreste blocos de comportamentos formando ações, isso torna o jogo mais dinamico e divertido, pois como acontece na vida real a maioria dos jogadores não gostam de programar, então arrastando blocos de comportamentos não se tornaria cansativo, espero ter ajudado, um grande abraço.
 
tenor.gif

A ideia por trás do game eu já tinha visto mas não esperava aqui nesta JAM, simplesmente fantástico... Neobit deu até um tapa no visual da logo da BraveJAM pra combinar com o jogo, isso que é cuidado!

Boa sorte na JAM :okay:
 
Olá @Neobit!

Primeiramente parabéns! Acho que você já sabe que sou um "utópico" que acredita muito que jogos possam ser utilizados na educação, pois bem, adorei seu jogo e acho que ele poderia ser adaptado para ensinar programação para crianças e jovens. Não sei ainda se a Revista Make The Game irá entrevistá-lo, mas se não ocorrer... Eu gostária muito. Abraço!
 
Olá @Neobit!
Primeiramente parabéns!
Oi @BENTO, obrigado pela consideração! Estou feliz pelos resultados.


Acho que você já sabe que sou um "utópico" que acredita muito que jogos possam ser utilizados na educação, pois bem, adorei seu jogo e acho que ele poderia ser adaptado para ensinar programação para crianças e jovens.
Olha, mercado de jogos para educação existe desde sempre. Lembro-me da época que os jogos eram feitos no Adobe Flash Player e era exportado vários arquivos de joguinhos educativos em .swf para colocar para os alunos. Acredito que, em algumas coisas essa interação de aluno + professor + jogo é extremamente efetiva, porém, tem coisas que de fato seria utópico demais pensar que melhoraria com aplicação de um jogo educativo. Mas no caso de programação, acho que de fato dá para adaptar o jogo para que funcione de forma com que desperte o interesse do aluno pela programação, ou até mesmo para ensinar códigos para as crianças e adolescentes. Eu mesmo quando era criança, meu primeiro jogo de computador foi Spore, um jogo que se basea em uma aventura evolutiva de uma espécie desde célula até uma era espacial, e foi justamente esse jogo que me despertou interesse por física.
Eu tenho uma opinião bem forte sobre esse tema, eu poderia ficar definitivamente muito tempo escrevendo sobre isso aqui a ponto de criar uma tese. hahahahahaha
Mas sobre o Terminal, infelizmente não é meu objetivo primário investir mais tempo nele. Eu tenho um projeto pessoal para dedicar todo meu esforço. Mas deixo aberto a quem quiser utilizar a ideia para continuar o jogo ou até mesmo criar um jogo educativo livre para todos.

Não sei ainda se a Revista Make The Game irá entrevistá-lo, mas se não ocorrer... Eu gostária muito. Abraço!
Olha tô aberto a conversar para o que quiserem fazer, só marcar! hahaha
Abraços.
 
Voltar
Topo