🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

[DEMO DISPONIVEL]Dark Fantasy Project [Nome Provisório]

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Seja bem vindo ao tópico desse meu projeto, inicialmente irei apresentar
a vocês minhas ideias e oque já foi feito, e oque tem por vir logo-logo.

Tópico Versão 1.2 atualizado em: 28/05/2022- Demo Publicada.
iniciado em 29/04/2022

INTRODUÇÂO

Dark Fantasy Project é um jogo onde o objetivo inicial era colocar minhas
habilidades como GameDev em pratica, para algo comercial. Então como é
meu primeiro projeto, eu estou segurando a mão em vários aspectos pra não
inchar de mais e torna-lo complexo além da conta, e ser mais um projeto aban-
donado. Então medidas que eu tomei para ajudar nesse controle foram:

*A engine escolhida: RPG maker 2003
*O estilo Gráfico: Pixel art minimalista e Retro

Ou seja, o jogo não vai ter customização alem das possibilidades "vanilla"
da engine. A justificativa para a escolha da engine foram:

*A possibilidade de alterar a resolução da tela sem borrar a pixel art como no Vx Ace .
*O modo de Batalha ATB, lateral como uma gama de possibilidades de customização maior que do MV.
*A Ausência de plugins para evitar que o projeto inche.

ENRREDO DO GAME

Eu ainda não tenho oque mostrar para vocês da historia, o que
posso falar é sobre inspirações, decidi que a narrativa do jogo não
será intrusiva como é feito no jogos soul like, onde você entende
o que se passa no mundo com diálogos, livros e descrição
de itens ou até mesmo escrituras nas paredes de dungeons.
O jogo se inicia com uma conversa com um ser misterioso, ele te
faz perguntas que serão direcionam a criação do seu personagem,
após a criação, seu personagem é jogado em uma dungeon onde
ocorrera tutoriais, quando sair dessa dungeon, é apresentado um
mundo semi-aberto. Esse mundo é dividido em alguns "estados"
Onde cada estado tem sua cultura, características e dificuldade.
O mundo sombrio e sempre é noite o jogador tera liberdade para
explorar e encontrar seu proposito, como em skyrim onde você escolhe
imperiais ou stormcloaks, e pode seguir linhas de quest de guildas, ou
de uma campanha principal, onde quando completa o jogo acabara.
suas escolhas e ações mudarão o desfecho da historia.

MECANICAS

CLASSES

Na criação de personagens é possível escolher entre 4 classes
Cavaleiro-Mago-Paladino-Gatuno.

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Classes essas que determinam somente os itens e atributos base
além da Skin do seu personagem, durante o jogo você é livre
para moldar seu char de acordo com suas preferencias, pois
a diferença entre os skaling de atributos ente as classes é baixo
sendo assim o que terá impacto maior em sua build será os
Equipamentos e Skills.

COMBATE

Determinei que dentro de dungeons, os inimigos estão
caminhando pelo cenário, e uma luta começa quando
eles tocam o jogador.

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No mundo aberto os encontros
serão aleatórios como os JRPGs antigos.
A batalha é o padrão de RM 2k3, ou seja em turnos com ATB.


EXPLORAÇÃO

Vilas, cidades, masmorras, acampamentos, florestas densas
estabelecimentos tudo isso pode ser encontrado pelo mundo.

o progresso é salvo em fogueiras ;P
e elas podem ser acesas com tochas

Existem baús espalhados pelo mundo inteiro e dentro de dungeons
alguns precisam de chaves para serem abertos e outros não
dentro de dungeons existem paredes secretas ;P

quando entramos dentro de uma casa, somos recebidos por um NPC
então teremos uma variedades de diálogos com ele, dês de serviços, bater papo
pedir ajuda, receber missões etc.

não será possível circular por dentro de todas as casas, pois serão como
uma cena de visual novel.

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Já estabelecimentos grandes como
Castelos, Tavernas, Museus e Bibliotecas
podem ser acessadas livremente, inclusive furtadas

Sim o jogo era um sistema de pericia onde caso seu
char n seja habilidoso com roubos, ele pode acabar sendo
procurado por guardas, onde terão de ser presos, pagar uma fiança ou fugir
os guardas podem ser confrontados quando você for pego,
assim inicia uma batalha
e caso consiga ganhar a batalha seu nível de criminoso
sobe, e a maioria dos NPCs, vão parar
de interagir com você, os guardas continuarão te perseguindo
pelas cidades.

ESCOLAS

As escolas serão locais onde você poderá desenvolver
melhor sua classe, exemplo na escola de magos aprimorara suas
magias, enquanto no esgoto dos ladrões aprimorara sua habilidade
em furtar.

Em cada escola eles cultuam um deus
ore para esse deus para ganhar benefícios
exemplo, o deus dos ladrões zera seu nível
de criminoso após orar para ele.
Você só poderá participar de uma escola por campanha
então escolha sabiamente.

GRÁFICOS

Seguindo a temática dark fantasy e o minimalismo
para a produção não emperrar, escolhi fazer essa estética

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As inspirações foram Ultima, o RTP de vários RMs
Undertale e The Elder Scrolls II - Daggerfall

não é o máximo que eu consigo extrair de minha pixel art
mas serve ao contesto desse projeto.


CONCIDERAÇÕES FINAIS

No momento faço tudo sozinho
espero lançar uma DEMO aqui em
torno de 1 mês

Assim que a DEMO ficar pronta, irei abrir
uma campanha de crowdfunding
para me incentivar a ocupar mais tempo no
desenvolvimento do projeto, e pagar recursos como
musicas que comprarei de 3ºs

Se quiser ajudar de outra forma, podem encomendar commissions
ou recursos para seus jogos feitos por encomenda também
planejo futuramente vender pack de recursos.

Caso tenha se interessado conversamos por DM do Instagram:
@emanu.art0

Obrigado pela atenção!

DEMO DO GAME


28/05/2022
Estou impressionado com minha pontualidade!
Prometi um mês e deu certinho
Essa é a Primeira versão demo do jogo.
Nela temo o tutorial, e missões iniciais do game
com uma zona relativamente grande a ser explorada
COM SEGREDOS E ITENS ESCONDIDOS
Quero ver quem vai achar eles!
Divirtam-se e me deem feedback!!!

 
Última edição:
Caramba, vamo lá kkkkk

Como você mesmo disse, ainda não tem muito sobre a história para comentar. Mas pelo pouco apresentado dá pra ver que você quer presar pela liberdade do jogador. Eu gosto muito disso, afinal, jogos de rpg são baseados em interpretar o personagem que estamos controlando, isso eu acho sempre muito bem-vindo.

Agora uma questão pessoal é que, eu acho que no mundo aberto os encontros com inimigos poderiam ser iguais aos encontros de dungeon. Eu particularmente acho bem chato encontros aleatórios em rpgs, no fim do jogo isso se torna um pouco cansativo toda hora ter a exploração interrompida. Na verdade, acho que faria mais sentido se fosse ao contrário: Encontros aleatórios em dungeons e inimigos visíveis no mundo aberto. Mas isso é bem pessoal mesmo.

Eu achei MUITO interessante, a escolha do estilo visual novel ao entrar nas casas. Além de trazer mais imersão ao jogo, também dá mais personalidade aos NPCs. Gostei muito da ideia.

E o estilo gráfico também me agradou muito. Minimalista e sombrio, achei muito bonito.

Vejo muito potencial no seu projeto. Boa sorte com ele, com certeza vou estar acompanhando! XD.
 
Vim só para elogiar mais uma vez o seu trabalho artístico. Os fundos pretos me remetem a gráficos no estilo dos jogos da era do nintendinho, o que para mim é algo muito nostálgico. Por algum motivo o espaço negativo me traz um certo suspense, o que é uma coisa que eu acho que se perdeu um pouco após a geração dos 16 bits, em que deram mais detalhes aos backgrounds em prol de efeitos como Parallax Scrolling.

ex1.png
ex2.png


Se tratando dos encontros aleatórios, como mencionado por @Ice no comentário acima, tenho uma sugestão para amenizar o incômodo de certos jogadores. Você pode seguir o exemplo de pokémon, em que os encontros ocorrem apenas em áreas com "grama alta" (ou qualquer outro artificio de sua escolha com o mesmo efeito), ou então você pode tornar os inimigos visíveis no mundo aberto, e cabe ao jogador tentar evitar o contato direto.

Parabéns, boa sorte em seu projeto ^^
 
Parabéns cara, simplesmente fantástico!

Assim que a DEMO ficar pronta, irei abrir
uma campanha de crowdfunding
para me incentivar a ocupar mais tempo no
desenvolvimento do projeto, e pagar recursos como
musicas que comprarei de 3ºs​
O próprio crowdfunding, por si só, já ajuda na divulgação.

Vou dar uma dica: muita gente se interessa pelo crowdfunding pela divulgação. Coloque benefícios como "nome nos créditos" e abra um benefício, mais caro, com "nome na splash screen".

Digo porque, eu mesmo, já corri atrás deste tipo de benefício na época do ChiwawaGames e simplesmente não tinha! Eu tinha a grana, mas não tinha a oferta.
 
Caramba, vamo lá kkkkk

Como você mesmo disse, ainda não tem muito sobre a história para comentar. Mas pelo pouco apresentado dá pra ver que você quer presar pela liberdade do jogador. Eu gosto muito disso, afinal, jogos de rpg são baseados em interpretar o personagem que estamos controlando, isso eu acho sempre muito bem-vindo.

Agora uma questão pessoal é que, eu acho que no mundo aberto os encontros com inimigos poderiam ser iguais aos encontros de dungeon. Eu particularmente acho bem chato encontros aleatórios em rpgs, no fim do jogo isso se torna um pouco cansativo toda hora ter a exploração interrompida. Na verdade, acho que faria mais sentido se fosse ao contrário: Encontros aleatórios em dungeons e inimigos visíveis no mundo aberto. Mas isso é bem pessoal mesmo.

Eu achei MUITO interessante, a escolha do estilo visual novel ao entrar nas casas. Além de trazer mais imersão ao jogo, também dá mais personalidade aos NPCs. Gostei muito da ideia.

E o estilo gráfico também me agradou muito. Minimalista e sombrio, achei muito bonito.

Vejo muito potencial no seu projeto. Boa sorte com ele, com certeza vou estar acompanhando! XD.
Muito obrigado pela confiança!!

É a questão das batalhas aleatórias ou não, é uma coisa a se ver, eu odeio batalhas aleatórias também, mas no momento é a solução que achei pois o mundo aberto é grade de mais, e não sei se um numero absurdo de eventos pode causar algum problemas, vou testando, talvez mistures as coisas, tipo no mato ser aleatório e em locais específicos ter acampamentos de monstros por evento. ou então use apenas inimigos por eventos mesmo, Obrigado pela colaboração!
 
Vim só para elogiar mais uma vez o seu trabalho artístico. Os fundos pretos me remetem a gráficos no estilo dos jogos da era do nintendinho, o que para mim é algo muito nostálgico. Por algum motivo o espaço negativo me traz um certo suspense, o que é uma coisa que eu acho que se perdeu um pouco após a geração dos 16 bits, em que deram mais detalhes aos backgrounds em prol de efeitos como Parallax Scrolling.

Visualizar anexo 3930Visualizar anexo 3931

Se tratando dos encontros aleatórios, como mencionado por @Ice no comentário acima, tenho uma sugestão para amenizar o incômodo de certos jogadores. Você pode seguir o exemplo de pokémon, em que os encontros ocorrem apenas em áreas com "grama alta" (ou qualquer outro artificio de sua escolha com o mesmo efeito), ou então você pode tornar os inimigos visíveis no mundo aberto, e cabe ao jogador tentar evitar o contato direto.

Parabéns, boa sorte em seu projeto ^^
Muito Obrigado, nostalgia é um recurso muito poderoso em jogos de pixel art, essas limitações de cada época criaram estéticas que possuem seu charme.
 
Mano, jogo legal, arte bonita, mas tá precisando mudar algumas coisas: adicionar mais fontes de cura (poções, habilidades de cura, coisas assim, saca?) e atualizar o sistema de combate; é bastante redudante ter que apertar "Z" duas vezes para usar um comando, já que o jogador controla apenas um personagem, o certo deveria pular a fase de selecionar o personagem que vai atacar e o comando ir direto.

O gráfico do ex-soldado em batalha parece estar bugado, aparece o do personagem padrão da engine ao invés de aparecer outro.
 
A primeira coisa que me chamou atenção foi, certamente, a pixel art que ficou muito bonita.
Tive pouco tempo para jogar (tretei apenas uns 3 slimes) mas quero pegar com calma pra finalizar.

Algumas coisas que notei que precisam acertar, mas pelo estado de desenvolvimento são erros compreensíveis, são a ortografia e o BattleCharset do protagonista é o Alex do RTP (diferente daquele que está em uma das screenshots do jogo).

Sobre o Gerenciamento do Projeto, vc está no caminho certo: menos é mais. Sempre falo isso para aqueles que estão em seus primeiros projetos.
Quando a gente começa a enfirular muito o projeto, ele começa a se perder e aí a gente acaba largando mão.
Vai por mim, experiência própria.

Assim que terminar o jogo retornarei para fazer uma análise mais sucinta.
De toda forma está de parabéns. Vejo um grande potencial neste projeto.
 
Meu amigo que jogo bonito, isso que eu chamo de um aproveitamento bem utilizado de graficos RTP, faria uma analise completa com maior prazer deste game quando finalizar
 

@EmanuArt sou um fanático por jogos antigos... E seu excelente projeto remete-me aos primórdios dos clássicos JRPGs. Sucesso! Mais um game pra minha lista.​

 
Muito bonito o jogo. Mas como o personagem é solo, não seria mais interessante uma batalha estilo zelda?

Ou adicione mais personagens. Vai ficar mais dinamuco e interessante. Mas ai é escolha sua.

Parabéns pelos jogos que escolheu para te influenciarem.. não são comuns no meio maker.

Por ser um jogo 2d não creio que muitos eventos de monstros deixarão o jogo pesado não. Pode colocar eles no mapa. Ninguém merece batalaha aleatoria.
 
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