🤔 Para Refletir : "Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?" - Aleth728

Desafio do jogo em um mapa só!

Desafio do jogo em um mapa só!


Eventos
Banner.png


Saudações a todos! Meu nome é Solon, e eu sou o cara que faz vídeos sobre RPG Maker no "Canal do Solon". Hoje eu trago um desafio para todos os gamedevs do Condado Braveheart: Criar um jogo em qualquer versão do RPG Maker usando apenas 1 mapa! Além disso, aquele que aceitar o desafio também só poderá usar 10 switches, 10 variáveis, 10 eventos e 5 eventos comuns! Esse desafio, evento ou mesmo concurso está sendo feito pelo Canal do Solon em parceria com o Condado Braveheart. No vídeo abaixo eu falo mais sobre o desafio.


Esse desafio não é invenção minha. Na verdade eu vi isso no fórum oficial do RPG Maker, há uns 3 ou 4 anos, mas de lá pra cá não vi muita gente aqui no Brasil falar sobre isso. A ideia é que esse desafio propicie aos participantes uma boa oportunidade para testar sua criatividade, bem como terminar seus primeiros projetos no RPG Maker.

Criar um jogo no RPG Maker sempre foi algo que dá muito trabalho, especialmente quando nos empolgamos e tentamos criar algo grande ou épico, e isso acaba dificultando e muito a conclusão do projeto. Por isso, com o desafio do jogo de um mapa só, a ideia é que muitos que ainda não conseguiram concluir um projeto no RPG Maker tenham a chance de fazê-lo. Mas não se enganem, só porque o jogo se passa todo no mesmo mapa, não significa que ele precisa ser simples ou desinteressante. Existem muitas possibilidades em se criar algo que vocês sintam orgulho, mas pra isso será necessario muita criatividade pra encaixar algo interessante com tantas limitações.

Mesmo que seja um desafio voltado para os iniciantes em RPG Maker que ainda não finalizaram um projeto, também será muito interessante ver o que os gamedevs mais experientes serão capazes de fazer com tais limitações. O que eu garanto pra vocês é que eu aprendi muito sobre o RPG Maker quando participei desse desafio lá atrás, em 2020, se não me engano, e estou certo que vocês também vão adquirir muito conhecimento ao participarem.

Lembrando também que isso não é uma Jam, por isso não existe temática para o projeto e nem data limite para a entrega. Tampouco existe prêmio ou vencedores. Ganha o desafio quem for capaz de concluir o projeto seguindo as regras do desafio. Inclusive, não se limite a criar um único projeto seguindo as regras. Você pode criar quantos jogos quiser! Dê asas a sua criatividade e boa sorte!

Outro detalhe importante é que eu me comprometo a jogar todos os jogos enviados pra esse desafio em lives lá no Canal do Solon! Qualquer outro membro aqui do Condado que também tenha um canal pode ficar a vontade para fazer gameplays desses jogos também!

Qualquer dúvida sobre o desafio pode ser postada aqui ou no servidor oficial do Canal do Solon no Discord. Segue o link para o servidor:

Ah, e que fique registrado que o belíssimo banner que ilustra esse tópico foi feito pelo nosso querido amigo @ArtMagias.​

Leia mais sobre Eventos:

🥚 Páscoa 2024 - Caça aos Ovos
DanTheLion por DanTheLion
21 3
Eventos
#TOCAJam2024 | O Dragão e O Tempo
Ricky O Bardo por Ricky O Bardo
44 15
Eventos
🎄Natal 2023 - Precisa-se de Produtores de Presente
DanTheLion por DanTheLion
33 13
Eventos
🎃A Lenda da Broba Sorridente - Halloween 2023🎃
DanTheLion por DanTheLion
18 12
Eventos
A ROSA DO CUPIDO
Cupido por Cupido
4 8
Eventos

Notícias recentes:

Top Screens #309
FL por FL
0 0
Top Screens
Top Screens #308
FL por FL
0 3
Top Screens
Top Screens #307
FL por FL
2 3
Top Screens
Top Screens #306
FL por FL
1 4
Top Screens
codingkitsune por codingkitsune
0 2

Comentários recentes:

bugsoft

bugsoft

Membro Membro
トリプルトライアード
I knew we were destined to play. Let's begin!
[Desafio em um mapa só]¹
original Triple Triad BGM Queen of Cards (Shuffle or Boogie)
Raizen's Triple Triad plugin²
¹antes tarde do que nunca
²alterado sob os cuidados do bloco do eu sozinho para o mundo de contos e fábulas

トリプルトライアード.png

TripleTriad.zip
link para download no itch.io
*verifique a classificação indicativa
E

Evander

Membro Membro
Brother, vc me ajudou muito com esse desafio. Deixe-me explicar o porquê. Ontem a noite que fiquei sabendo dele. e logo depois voltei a quebrar a cabeça com um negócio que eu vinha tentando fazer, mas nunca conseguia e já tinha desistido há um mes atras, que era tentar fazer batalha no mapa, só que sem usar plugin, nem nada...só usando eventos.

Como fiquei 16 anos sem usar rpg maker e só voltei mes passado, eu nem lembrava como mexia. Tive que reaprender tudo do zero mes passado.

Ontem a noite eu consegui solucionar o problema, graças a esse desafio amistoso. Cara...fiquei muito empolgado com a solução encontrada, e agora a noite eu concluí esse mini game que to enviando agora pra esse desafio. Espero que vc goste. É bem simples.
E se vc fizer video dele, vou ficar todo bobo.

Mas antes de falar do que esse joguinho consiste, eu gostaria de explicar qual era a minha dificuldade. Eu queria lançar um Leigan no mapa e queria que o leigan, ao chocar com a esfera energética do monstro inimigo, explodisse, anulando os dois golpes.

Eu nao conseguia fazer com que um evento, ao tocar no outro, pudesse anulá-lo, mas ontem eu consegui.

Hoje só tive o trabalho de fazer o joguinho baseado nisso.

Tem outro lance nesse joguinho tambem, que é fazer com que o meu grupo ande comigo sem me seguir. Personalizei isso pra ficar um visual mais legal, mas isso ainda carece de mais aperfeiçoamentos.

Enfim, nesse minigame contem essas duas coisinhas. Batalha no mapa(tá meio feia a batalha, mas ainda vou apaerfeiçoar isso), e movimento do grupo.

Essas duas coisas ao mesmo tempo fazem esse mini game de 1 mapa só que eu fiz uma verdadeira bagunça, mas como minha meta principal foi atingida, fiquei mais que contente. Os personagens saem do lugar pq o desafio tem um limite de 10 eventos e 10 variáveis...aí tive que improvisar :)

*****
SOBRE O MINI-GAME:
*****
Você terá 30 segundos pra disparar o leigan e destruir a esfera de energia inimiga. Caso o tempo acabe, significa que seu grupo está em perigo e vc perde. Caso consiga, aparece uma mensagem de parabéns, e vc vence. É simples assim.

No inicio do game tem um mini tutorial que explica como mover o leigan.

Abaixo segue o link de download:


Ah! Mais uma coisa. Eu ainda nao postei aqui, mas queria aproveitar essa empolgação pra dizer que to fazendo um joguinho de yuyu hakusho, e que ja tenho pronta a primeira hora de gameplay demo, que amanhã vou postar aqui no site. Esse esforço todo que fiz foi justamente porque estou criando esse jogo do meu anime favorito, e to querendo deixar ele o melhor possivel, mesmo sem ser muito experiente, mas to me esforçando bastante.
Paradiddle

Paradiddle

Colaboração Colaboração
Eu chegando meio (bastante) atrasado. Mas adorei essa ideia.

Adorou a ideia a ponto de querer participar? Bora lá!

O evento não tem data limite, aí é só questão de enviar seu jogo, que quando acumular uma quantidade boa deles, o @Solon Barcelos faz uma live testando um por um.

A primeira temporada já rolou ao vivaço, que você pode assistir se quiser ver alguns jogos pra servir de exemplo/inspiração:




Tem acontecido lives quase todo sábado à noite também, pra jogar projetos variados de RPG Maker e bater um papo com a galera no chat. Aparece lá qualquer dia!
  • Curtir
Reações: DadoCWB
DadoCWB

DadoCWB

Membro Membro
Eu chegando meio (bastante) atrasado. Mas adorei essa ideia.
  • Curtir
Reações: Dr.XGB e Paradiddle
Eu acho que vou participar

Deixe seu comentário:

Você deve fazer login ou se registrar para responder aqui.
Voltar
Topo