🤔 Para Refletir :
"Deus ajuda quem cedo farma."
- Gui

Make The RPG 11ª Edição

Make The RPG 11ª Edição


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Apesar de estarmos no fim do ano, podem esperar mais da Make The RPG em 2016, além desta 11ª ed... ( ?° ?? ?°)

A cada edição lançada, a união da equipe de redação da MTRPG se mostra forte o bastante para atravessar todos os tipos de barreiras que dificultam o processo de desenvolvimento, principalmente as criadas pelos afazeres do dia-a-dia de cada integrante do time.



"A luz no fim do túnel é a nossa esperança, nossa missão só estará completa quando a alcançarmos!"



Nesta edição, ensinamos como organizar seu projeto de forma mais precisa e detalhada; inauguramos a seção BraveArt, onde você poderá exibir seus desenhos; trouxemos ótimas dicas para que você possa criar seus próprios tilesets; entrevistamos o maker inglês Matseb2611; disponibilizamos um tutorial para eliminar o fade in/fade out em faixas de áudio; destacamos o projeto Umbra, que está sendo desenvolvido pelo [member=279]Angelo Nobre[/member]; com exclusividade, apresentamos detalhes sobre o belíssimo projeto A guerra dos mortos: O cálice sagrado; além de veicularmos a excelente iniciativa do professor [member=164]Ronaldo Bento[/member] com A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratórios de Informática.



?> Esses e MUITOS outros conteúdos só na melhor revista sobre RPG Maker do território nacional! <3​



make11.jpg


Confira já:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED11.pdf[/descarga]​

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Saudações!

Fantástica edição! Estão todos de parabéns!

Muitas matérias interessantes e inspiradoras!

Sucesso para todos da equipe!

Até mais!
[member=164]Ronaldo Bento[/member]

Bom, meu caro, realmente foi um material um tanto trabalhoso, mas convém deixar bem claro que o trabalho que fiz foi pequeno perto da vastidão do material disponível. Na verdade quase todos os créditos deveriam ir para o Tim Ryan, o que fiz foi adaptar o artigo dele da melhor forma que pude. Digo isso com muito orgulho, pois quem ver algumas das coisas que escrevi no passado pode notar que já tinham as sementes do que finalmente pude concretizar agora, e isso tudo é graças a esse super material, que foi uma das coisas que mais me impactou enquanto maker.

Essa matéria possui algumas (várias, na verdade) falhas, e ainda precisaria de muita pesquisa e literatura da minha parte para se tornar algo realmente profissional. Mas infelizmente é o que pude fazer dada minhas limitações atuais (Cês sabem, né, eu não sou um game designer, sou apenas um maker amador afinal). No futuro, com leituras melhores, espero poder retificar e tornar esse material ainda melhor.

Agora quanto a seu trabalho em levar os RPGs para a sala de aula, cara, que coisa incrível. Se eu fosse seu aluno, isso para mim seria um sonho e um baita incentivo. A importância de projetos como esse é gigantesca demais, então não tenho sequer como agradecer pela sua disposição e parabenizar um milhão de vezes pelos seus esforços.

Força, meu caro, não deixe de nos prestigiar com a sua honorária presença e participação por aqui!
BENTO

BENTO

Membro
Membro
Olá Condado!

Comentários parte 2
Complementado a excelente matéria sobre “Transformando enredos  de RPG em livros”,  gostaria de recomendar o programa GAMEPEDIA EP. 51 sobre Videogame e literatura.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=PC1b7P9pox8&list=PLnmuq4G4ZmIcA3BEu8__5mOhO61fIFtQ9&index=36[/youtube]​

Agora falando do dedicado trabalho do Rafael sobre “A Importância do Documento de Design do Jogo”... Acredito que seja a melhor matéria (tenho certeza) sobre um assunto que estudei sobre Documento de Design... O roteiro da explicação do mesmo é uma verdadeira aula, Passo a passo e abordando e promovendo características distintas e revelando a importância de seguir o planejamento facilitando a execução e desenvolvimento do jogo.
Gostei muito do colocado pelo Rafael do DDJ como um guia seguro a ser seguido que deve ser feito em sequência. E que planejamento também é parte da construção. Um jogo mal planejado é quase certeza de ser um jogo mal executado também.
O que o documento contém? O documento de proposta do jogo?  O documento  de Especificação Técnica (O que mais gostei, pois garante que nada tenha ficado de fora de lugar.) Melhorando seu documento e alertando para os erros comuns e certificando para não pular nenhuma etapa na hora de criar o documento são todas etapas que facilita e tornar um trabalho melhor. A equipe está de parabéns, o conteúdo abordado é de total qualidade e muita pesquisa e estudo. Veja que o Rafael ainda sugeriu fontes:

Fontes e literatura adicional, em inglês [1] www.gamasutra.com/view/feature/131791/the_anatomy_of_a_design_document_.php [2] www.develop-online.net/opinions/death-of-the-game-design-document/0195381

NineK

NineK

Membro
Membro
Primeiramente, zilhões de desculpas, pessoal! Realmente está sendo um ano corrido e cheio de problemas por aqui, ainda mais depois que fiquei doente (que não é assunto para este tópico). Sei que estou em falta, e sinto muitíssimo por isso. Entretanto, fico extremamente feliz em ver os leitores comentando de forma tão positiva o que a revista tanto transparece com tamanho carinho e esforço dessa galerinha que dá o sangue por ela.

Em segundo, zilhões de parabéns, Galeriiiiiiiiiiiiiiiiiiz! É uma droga está na minha situação, sem poder fazer além do gostaria, e muito. Espero melhorar logo, ajeitar e ajustar meu tempo novamente para dá o sangue junto com vocês, e fazer tanto quanto estiver ao meu alcance! <3
A revista tá muito show, lindona e cheia de informações, bate-papo e interação com os membros do fórum que dá muito gosto ler!  :Kawai_Desu:

Até a próxima e que continuemos sempre assim para melhor!  :Beijinho2:

-

PS: [member=506]Peterson[/member], te respondo ainda hoje! Desculpa a demora, problemas da vida T___T :Beijinho2:
Parabéns pessoal :Palmas:
Acabei de baixar a revista, está ótima, também adorei ver o desenho do meu projeto na edição  :XD:

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