🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

Make the RPG - 17ª Edição

Make the RPG - 17ª Edição


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Depois da grande comemoração que foi a histórica Make the RPG #16, agora viemos aqui continuar com nosso compromisso de "ir onde nenhuma revista maker já esteve" e publicar uma nova leva de tutoriais focadas em trazer o desenvolvimento de jogos amadores para novos patamares. Materiais de qualidade para formar makers de qualidade. De RPG Maker e várias outras engines!​

Agora com uma leitura ainda mais leve, design transbordando simplicidade, mas sem perder a densidade de conteúdo, temos o orgulho de apresentar os resultados dos nossos esforços em reimaginar a revista, tanto em aparência, como em seções (sendo que algumas infelizmente se despediram de nós), trazendo uma revista ainda mais ágil e dinâmica, e se tudo der certo, quem sabe ainda mais edições por ano?​

"Para quem deseja aprender cada vez mais, não existe o fracasso, só experiência acumulada!"


Nessa edição, entenda o que são as Game Jams e por que é tão interessante participar delas; acompanhe mais duas colunas exclusivas do nosso querido Professor Ronaldo Bento; acompanhe o lançamento da nossa nova seção regular Revendo, onde faremos análises detalhadas de jogos, nessa edição, Pokémon Ascension; Aplique conceitos de administração ao seu processo de fazer jogos aprendendo a Analisar o Mercado; aprenda o básico do básico da modelagem 3D no Blender, um bloco por vez; dê uma turbinada nos seus plugins no RPG Maker MV aprendendo a criar parâmetros avançados para eles; e confira uma super matéria (nossa maior até então!) analisando o porquê de Ico ser um jogo tão fantástico e como isso pode te ajudar a definir a forma fundamental do seu jogo. E claro, muito mais!


mtrpg17.jpg


Os créditos para esta fantástica ilustração de capa vão para o meu brother e xará [member=47]rafaelrocha00[/member]

Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED17.pdf?dl=1[/descarga]​



Bom, só aproveitando mais esse espacinho, pra eu (Sim, o Rafael_Sol_Maker), fazer um breve agradecimento aos Colaboradores, que aos poucos estão se integrando ao time da revista e já estão tendo uma participação muito importante desde essa edição. Claro, agradeço também às parcerias e leitores, mas dessa vez eu dedico a revista primeiramente ao Yoshi (que não participou dessa, mas nunca deixou de nos apoiar) e também a heróis anônimos que nos ajudaram nas edições passadas e sequer receberam créditos devidos por isso. Essa aqui é minha homenagem a vocês, por acreditar conosco na ideia e por podermos dividir os nossos sonhos juntos. Dizem por aí que o nome Jabu, da qual deriva meu avatar desde sempre, significa "guerreiro injustiçado", mas a verdade é que eu não poderia deixar de passar essa oportunidade de fazer essa homenagem e evitar que mais uma injustiça aconteça. Uma salva de palma para eles.

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Realmente é algo a se considerar o que falou, Jully.

Mas veja que a revista vai da capacidade de quem está na equipe no momento e das pressões da ocasião. Até aí nada de novo, você bem sabe.

Eu até pensei em uma matéria para a seção (um dia ainda termino de escrever ela, por sinal), mas dadas as dificuldades do redesign (que fiz praticamente todo do zero, como deve ter notado) e vários outros motivos, eu não ia ter tempo hábil de fazê-la. Também não quero chamar toda a responsa pra mim: Talvez outra pessoa pudesse ter feito, mas ninguém se responsabilizou ou procurou alguém que possa fazer. Cada um deve ter tido seus motivos. Acredito que por isso e pelo adiantamento do lançamento que o FL decidiu não colocar nessa edição.

Dessa vez, contudo, com mais tempo e de forma mais participativa, estou tentando trabalhar junto a um pessoal que tenha mais facilidade e intimidade pra melhor poder trabalhar os temas (como o Zaggo e a Nan). Acho ser uma alternativa melhor do que tentar tapar buraco às pressas. Aquela história do "é melhor nem fazer ao invés de fazer ruim", rsrs.

Mas sim, a importância do assunto é fundamental, e uma boa pesquisa de algo simples mas eficaz e útil teria feito toda a diferença. Só que não foi dessa vez, estava fora das nossas capacidades fazer na edição, poderiamos ter pedido ajuda antes, mas as prioridades eram outras (a reforma geral) e isso poderia ter atrasado o cronograma atual. Agora é torcer pra que a galera que esteja colaborando nos ajudar a trazer um material de relevância, quiçá algo até acima da média para podermos nos recuperar dessa ausência.

E no fim espero que seja só isso mesmo, uma ausência de uma ou outra seção pelo espaço de uma edição.
Jully Anne

Jully Anne

Membro
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...O problema está justamente em achar algo relevante pra quem não é da área ou não tem muita intimidade. Vamos trabalhar bem esta questão e prometemos que o legado que você trouxe com a edição não caia no esquecimento!
Me desculpe, mas terei que rebatê-lo...
Não, não é tão difícil encontrar algo para quem não é familiarizado com alguma área, ainda mais com tantos membros talentosos na comunidade, o difícil é sair da zona de conforto e procurar.
Posso me usar como exemplo, já que mencionou sobre o tal "legado que eu trouxe", agora receba:
Edição #9 - Decidi trazer a sonoplastia como destaque desta edição, pois, é uma área erroneamente esquecida para os makes de forma geral e descobri isso apenas dando uma pequena olhada pelas comunidades na época então pensei: "Por que algo tão importante é tão deixado de lado? Isso está errado, farei algo!" e assim foi.
Edições #11, #12, #13 - Criei uma minissérie de eliminação de fade in/fade out, porque esse detalhe é algo que pode sim ser contornado em qualquer formato de áudio suportado pelo RPG Maker (isso ainda está valendo para ti [member=2]Star Gleen[/member], mesmo após a minha analise feita para o Vórum hahahá!). Em resumo: Eu não teria capacidade para criar algo avançado em sonoplastia na época (nem agora X3), mas sabia que era uma área que merecia atenção e esse detalhe do fade in/ fade out foi um bom começo para inserir um tutorial básico e eficiente, simplesmente fui atrás de informações e eu mesma os criei, não tem mistério e nem explicações plausíveis para a seção estúdio ter ficado de fora (lembrando que ela não é voltada unicamente à sonoplastia) e foi uma perda gigante nesta 17ª edição, ainda mais para uma publicação voltada para o aprendizado. Se pretendem mesmo seguir a linha de raciocínio estabelecida no período em que eu estive na redação, removam apenas o que for realmente superficial e não o que for crucial, esse tipo de conteúdo não pode faltar em hipótese alguma.
Fora isso, as mudanças foram boas, volto a parabeniza-los!
Agora chegando por SMS (chegou em 3 mensagens) diretamente pra mim...

[quote author=Heromerom]
Cara, fiquei sem internet mas deixarei os comentarios da revista por aqui. Alias, aqui é o Heromerom.

As colunas feitas pelo professor Ronaldo estavam excelentes, principalmente a qual fazia uma otima analogia sobre o grafico dos jogos. A sua segunda coluna também nao deixou a desejar, pois trata de algo que basicamente todo desenvolvedor usa para idealizar e por em pratica o desenvolvimento de um jogo: influencias.

O FL também fez um otimo trabalho tanto com a analise do Pokémon quanto a pesquisa sobre as Game Jams. Admito que nao participo, pois nao é minha area de atuacao, mas, depois dos 10 motivos que me foram dados para fazer parte dessa coisa, fiquei bastante curioso. Estamos sempre dispostos a tentar coisas novas, nao é? No que se refere à analise, o FL foi preciso em anotar defeitos e qualidades do jogo.

Rafael Rocha fez um trabalho otimo falando sobre a forma fundamental de um jogo. Confesso que divaguei nos primeiros paragrafos, mas à medida que eu lia o texto e me questionava, fui entendendo o que voce queria passar. Além de conseguir passar seu pensamento, conseguiu trazer uma excelente analise de uma obra prima que é o Ico. Sobre a aula do Blender, eu nao tenho muito o que acrescentar, pois o 3D ainda é uma area inexplorada para mim. Entretanto, vejo que o tutorial basico pode ajudar a muitos que ainda estao aprendendo a andar por esse caminho.

Rafael Sol vem trazendo explicacoes legais sobre o RMMV e seus plug-ins. Além de aprender sobre a ferramenta, a gente estuda, consequentemente,  Javascript. Ainda estou no basico do basico e falta muito para eu chegar no seu patamar ou de varios outros caras que sao feras, como o Dax, Terabin, Valentine, Profane... A lista é imensa. ??

Felipe Falcon nos trouxe um excelente pauta para se discutir (minha favorita até). Por aqui existe um grupo de desenvolvedores, PONG, que se juntam mensalmente para discutirem sobre jogos, exibirem prototipos e trazerem atualizacoes sobre seus projetos. La, muitas vezes recebo varias dicas sobre a importancia de um equipe, organizacao do trabalho de cada um.

Os pontos que voce trouxe sao importantissimos. Se voce quer fazer um jogo, voce tem que se atentar para os clientes, concorrentes e fornecedores. Parabéns ai!

A toda a equipe, parabéns pelo otimo trabalho e sangue derramado para fazer esta revista.[/quote]

Agradeço a força que o Colaborador [member=694]Heromerom[/member] está fazendo em off, divulgando a revista na 4Tabern e levando pra a galera lá do RN! Valeu, meu caro!
Jully Anne comentou:
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
Olhando as postagens recentes aqui, recomendo que sempre tenham ao menos 2 matérias reservadas para a seção estúdio, acreditem, é uma das seções que mais chamam a atenção de quem procura a Make The RPG pelo o que ela se propõem a fazer: Ensinar! Mas se não encontrarem algo relevante, melhor deixar sem do que tapar buraco com qualquer coisa.
Aham, concordo, Ju. O problema está justamente em achar algo relevante pra quem não é da área ou não tem muita intimidade. Vamos trabalhar bem esta questão e prometemos que o legado que você trouxe com a edição não caia no esquecimento!

Nan comentou:
[member=994]TsuYa[/member] [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] [member=1013]Zaggojhon[/member]
Virge, caí de paraquedas aqui... Então, em termos de conhecimento da área de composição, creio que o Zaggo é atualmente a pessoa mais ativa e que mais se qualificaria para discorrer sobre o assunto... Meus conhecimentos são de amador, como instrumentista, e por isso, o que sei é a parte teórica mais rasa (parte que seria o suficiente para uma violinista tocar as peças com a devida consciência do que se está tocando e com qual sentimento/entonação se deve tocar, ou de um ouvinte amante do gênero clássico, mas chega a raspar só a superfície na visão de um compositor).

Apesar disso, dependendo do que pretendem colocar numa seção de estúdio, posso até me arriscar a dar uma mãozinha se precisarem e se o tempo me permitir, com a devida revisão de alguém mais capacitado... A dúvida principal quanto a essa seção é que não sei qual o público-alvo vcs pretendem atingir, pois, a meu ver, o nível do conteúdo de um tutorial ou artigo numa seção a respeito de música depende muito do nível de conhecimento teórico de quem está lendo.
Por exemplo, se o alvo são os programadores que não compreendem notação musical, formação de escalas e acordes, caberia bem aquela série de tutoriais que o Zaggo estava elaborando (*cutucando só um pouquinho) para começo de conversa. Agora, se o alvo é para quem já faz composições e manja de programas, a abordagem já poderia ser mais aprofundada, como análise de instrumentação, adequação de estilos musicais a tipos de ambientes do jogo, etc. ou até uma análise da composição de uma música bem conhecida e querida de algum rpg famoso...
Bom, Nan, não sei se você chegou a acompanhar as edições mais pra trás da revista, mas nosso público-alvo são os criadores mais iniciantes, pois se trata de uma revista de tutoriais. Não é voltado específico para programadores ou artistas, mas sim possui um leque de seções em áreas variadas para atender um público diverso, ou para o exército de um homem só que pretenda fazer seu jogo sozinho.

Noções básicas de sonoplastia, gravação, mixagem, teoria musical/acústica, composição, dicas de utilização de softwares, de produção, equipamentos, etc, são exemplos de coisas bem vindas. Mas se por ventura vier algo diferente disso pode ser que sirva também. Lembrando que isso vale para efeitos sonoros, músicas e esticando um pouquinho mais... para vídeos e animações (sob certo ponto de vista) também.

Alguma dúvida? Estamos feliz pelo seu interesse e vamos discutir algumas ideias por aqui, depois eu abro um espaço melhor para discutirmos em mais profundidade.

Nan

Nan

Membro
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[member=994]TsuYa[/member] [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] [member=1013]Zaggojhon[/member]
Virge, caí de paraquedas aqui... Então, em termos de conhecimento da área de composição, creio que o Zaggo é atualmente a pessoa mais ativa e que mais se qualificaria para discorrer sobre o assunto... Meus conhecimentos são de amador, como instrumentista, e por isso, o que sei é a parte teórica mais rasa (parte que seria o suficiente para uma violinista tocar as peças com a devida consciência do que se está tocando e com qual sentimento/entonação se deve tocar, ou de um ouvinte amante do gênero clássico, mas chega a raspar só a superfície na visão de um compositor).

Apesar disso, dependendo do que pretendem colocar numa seção de estúdio, posso até me arriscar a dar uma mãozinha se precisarem e se o tempo me permitir, com a devida revisão de alguém mais capacitado... A dúvida principal quanto a essa seção é que não sei qual o público-alvo vcs pretendem atingir, pois, a meu ver, o nível do conteúdo de um tutorial ou artigo numa seção a respeito de música depende muito do nível de conhecimento teórico de quem está lendo.
Por exemplo, se o alvo são os programadores que não compreendem notação musical, formação de escalas e acordes, caberia bem aquela série de tutoriais que o Zaggo estava elaborando (*cutucando só um pouquinho) para começo de conversa. Agora, se o alvo é para quem já faz composições e manja de programas, a abordagem já poderia ser mais aprofundada, como análise de instrumentação, adequação de estilos musicais a tipos de ambientes do jogo, etc. ou até uma análise da composição de uma música bem conhecida e querida de algum rpg famoso...

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