🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

Novo RPG Maker MZ! [Novidades e discussões]

Novo RPG Maker MZ! [Novidades e discussões]


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O novo RPG Maker acaba de ser anunciado, seu codinome é MZ e apesar das informações ainda serem limitadas sobre o mesmo já temos alguns indícios interessantes.

Caso queira estar por dentro das novidades acesse os links, estaremos tentando manter sempre esse tópico atualizado com informações quentinhas para vocês.





Requisitos de Sistema:

Windows:

  • SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
  • Processador: Intel Core i3-4340 or better
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
  • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
  • Outras observações: 1280x768 or better Display
MacOS:
  • SO: Mac OS 10.13 or better
  • Processador: Intel Core i3-4340 or better
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
  • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
  • Outras observações: 1280x768 or better Display


O que já sabemos:
No geral, parece mais um revamp do MV mesmo, como alguns de nós já esperávamos. Não, nada de 3D, apesar de aparentemente a engine precisar de 8GB de ram agora (????).

Pelo pouco que deu pra ver, acho que o mais interessante é o botão レイヤー ("Layer") no menu, que provavelmente indica que teremos melhorias no mapeamento, talvez algo no estilo do XP que o pessoal tanto pede. Em uma das screenshots dá pra ver também uma lista onde ficariam os tiles/regions também, como o modo de edição selecionado é de eventos, estou chutando que seja um "toolbox de eventos" onde você coloca templates de eventos que usa comumente e adiciona eles no mapa de forma mais simples.

Outra notícia interessante é que parece que vai sair ainda no verão (no nosso caso, inverno) de 2020, então parece que o lançamento está relativamente próximo.



Esse tópico será atualizado sempre que houver novas informações.

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Comentários recentes:

Hudell

Hudell

Membro
Membro
Eles não reescreveram toda a engine, é só uma pequena modificação.
Esse esquema de pictures clicáveis eles já mostraram que virá em um plugin da própria kadokawa.
DadoCWB

DadoCWB

Membro
Membro
Eu gostaria muito que o MZ me desse uma experiência de interação mais visual sem a necessidade de te que apelar para plugins. Coisas como permitir que as pictures sejam clicáveis, mais opções para os diálogos, i gerador de janelas embutido e coisas do tipo além de vir nativamente com ajuste de resolução para jogos de celular. Todas essas coisas podiam ser atualizadas no próprio MV.

No fim das contas ainda não entendi a necessidade de reescrever toda a engine visto que ao que me parece não veremos nenhuma mudança profunda.
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Reações: Indeterminado
Hudell

Hudell

Membro
Membro
Também tem código no MZ que não faz nada, tá ali só pra ser mais parecido com o MV.

No geral eu vi melhorias na renderização de mapas e na reprodução de áudio, o resto são mudanças tão pequenas que podiam ser incluídas num MV 1.6.3.
Eu achei que pelo menos eles iriam parar de ordenar os sprites o tempo inteiro, mas nem isso fizeram. Não esperem um desempenho muito melhor do que o MV.
Brandt

Brandt

Colaboração
Colaboração
Fiquei bem decepcionado, esperava pelo menos que usassem class syntax do ES6, mas só trocaram var por const e let.
Também parece ter bem poucas mudanças no código, até menos do que entre diferentes versões do MV.

Same. Vi um prototype ali, já deu uma desanimada.

Eu não entendo muito de programação mas me parece que o MV é bem sólido na forma como usa o JS. Será por isso as poucas mudanças do MZ em relação ao MV?

Sólido talvez, mas numa direção bem ruim. Foi divulgado que o MZ usaria ES6, mas eles não estão seguindo os padrões da linguagem e continuam usando várias coisas obsoletas.

Como anunciaram que a base estava sendo totalmente reescrita, era de se esperar que pelo menos seguissem os novos padrões e reescrevessem o que estava ruim (a princípio por limitação da linguagem) de um jeito melhor. Parte da decepção também é que o código em si não mudou muito, tem bastante coisa praticamente idêntica ao MV e que poderia ter sido melhorada em uma reconstrução completa da engine.
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Reações: DadoCWB e BENTO
DadoCWB

DadoCWB

Membro
Membro
Eu não entendo muito de programação mas me parece que o MV é bem sólido na forma como usa o JS. Será por isso as poucas mudanças do MZ em relação ao MV?

No conjunto da obra, eu acho que existem poucos motivos para migrar do MV para o MZ.

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