🤔 Para Refletir :
"De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa."
- Core32

RPG Maker 2003 Ganha atualização

RPG Maker 2003 Ganha atualização


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Depois de dois anos inerte, o amado RPG Maker 2003 conseguiu, na semana passada, uma nova atualização: sua versão 1.12.

A atualização foi uma surpresa vasta e bem vinda, resolvendo muitos bugs da engine e trazendo novos sistemas para facilitar muito a utilização de eventos e imagens.
Já e possível renovar sua versão antiga facilmente. Com várias novas funções, erros corrigidos e mudanças estruturais, vale a pena abrir de novo seu editor e vê-las pessoalmente.

Algumas mudanças:



  • E possível maximizar ou redimensionar algumas janelas, tal como o editor de eventos, a data-base e algumas outras abas. Devido a limitações, porém, o layout pode não sair perfeito quando uma janela é ampliada.
  • Pode-se usar imagens nas batalhas.
  • Pode-se decidir se, e em quais imagens, utilizar efeitos, como a tela vibrando ou flash; além de poder decidir se ela deve ser limpa automaticamente no final das batalhas ou/e na mudança de mapa.
  • A posição Z na qual uma imagem é desenhada pode ser alterada. Isso significa que você pode por imagens na frente de janelas de diálogos ou embaixo de tiles, por exemplo.
  • Se utilizar controle, o D-pad estará disponível como alternativa ao analógico.
  • Variáveis podem ser utilizadas em vez de valores fixos para os IDs de imagens, transparência e zoom. Evitando ter de fazer várias gambiarras.
  • O “Este evento” pode agora ser direcionado a eventos comuns.
  • As imagens podem obter seus gráficos a partir de uma spritesheet com tamanho variável. É possível selecionar um sprite fixo para exibir ou configurá-lo através de uma variável.
  • É possível incluir "[x, y]" ao nome do arquivo, em que "x" e "y" são o número de sprites por linha e coluna. Esses números serão definidos automaticamente quando o sprite for selecionado.
  • Uma spritesheet com frames de animação individuais pode ser usada para animar automaticamente uma imagem com uma velocidade definida, em Loop ou não, reduzindo assim, o peso sobre a CPU. Além de varias outras mudanças para evitar o sobrecarregamento do programa e diminuir o Lag.
  • Comentários em eventos agora podem ter um comprimento e número qualquer de linhas em vez de serem limitados a 4 linhas com largura definida.
  • Ao importar arquivos de música, todos os tipos de arquivos permitidos (mid, wav, mp3) são exibidos de uma só vez.
  • O atalho de reiniciar será Alt+F12 em vez de apenas F12, para evitar reserts acidentais.
  • E muitas outras implementações e correções.

Mesmo após o lançamento do MV, é interessante ver que os desenvolvedores da Enterbrain não se esqueceram de suas obras mais antigas, ainda mais ao ponto de lançar uma atualização que não seja apenas de compatibilidade. Devemos torcer para que continuem olhando para o passado da mesma maneira que olham para o futuro.

É uma pena que, devido a perda do código fonte da Engine, melhorias como essa ficam cada vez mais improváveis, caras e complexas de se produzir. Devemos apenas esperar e ver.

Se você não possuir o editor e quiser testar as novas implementações, o programa não está custando mais de quarenta reais na <a href="http://store.steampowered.com/app/362870/RPG_Maker_2003/">Steam</a>
.

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Comentários recentes:

bussoli

bussoli

Membro
Membro
Interessante! Vou juntar uma graninha e comprar a nova versão do RPG Maker 2003
Às vezes fica em promoção por menos de 8,00R$
Vale a pena
Cross Maker

Cross Maker

Redação
Redação
Como assim ? Só agora vi a novidade kkkkk pena que ele não tem acesso a script se não com toda certeza utilizaria ele :/
HermesPasser comentou:
Resque comentou:
Que show!!

Eu nunca usei o RPG Maker 2003, comecei na época do XP e fui subindo.

Realmente é muito bom saber que estão voltando para uma versão anterior para melhorar, é uma noticia realmente animadora e bem inspiradora, principalmente para os desenvolvedores que utilizam essa versão.
Verdade, mas é triste que finjam que o 95 não existe.  Ele rendeu bons jogos no tempo dele. No meu caso comecei no XP e fui descendo (pois os de cima fediam a mal mapeamento :polêmico:).

Eles não atualizaram o 2000? Ele tá na Steam também então seria interessante de acontecer, bem pelo menos os patchs não são mais contra as diretrizes de uso.

Comecei no 2000 e vi os novos,depois do vx e mv, fui descendo, fiz ate um projeto bem simples q nn terminei no jurassico rpg construct dante de 89 pra msx1 ,graficos a la nes,mas bem legal com musiquinhas psg(chiptune) ate gravei elas direto do emulador de msx.
Resque comentou:
Que show!!

Eu nunca usei o RPG Maker 2003, comecei na época do XP e fui subindo.

Realmente é muito bom saber que estão voltando para uma versão anterior para melhorar, é uma noticia realmente animadora e bem inspiradora, principalmente para os desenvolvedores que utilizam essa versão.
Verdade, mas é triste que finjam que o 95 não existe.  Ele rendeu bons jogos no tempo dele. No meu caso comecei no XP e fui descendo (pois os de cima fediam a mal mapeamento :polêmico:).

Eles não atualizaram o 2000? Ele tá na Steam também então seria interessante de acontecer, bem pelo menos os patchs não são mais contra as diretrizes de uso.
Resque

Resque

Membro
Membro
Que show!!

Eu nunca usei o RPG Maker 2003, comecei na época do XP e fui subindo.

Realmente é muito bom saber que estão voltando para uma versão anterior para melhorar, é uma noticia realmente animadora e bem inspiradora, principalmente para os desenvolvedores que utilizam essa versão.

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