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RPG Maker Unite: projeto ambicioso ou sem futuro?

RPG Maker Unite: projeto ambicioso ou sem futuro?


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Por que tão sérios?!

Afinal, apertem os cintos, pois estamos diante de uma GRANDE novidade.

A Gotcha Gotcha Games anunciou no dia 15 deste mês o seu mais novo produto da série Maker: o RPG Maker Unite. A novidade está chamando a atenção por se tratar do que planeja ser o mais ambicioso RPG Maker. Sem fugir do que as versões anteriores já oferecem, o nosso novo queridinho pretende quebrar as barreiras, integrando a praticidade que já é sucesso na série às possibilidades sem igual da poderosa game engine Unity.

Entre as principais features, são destaques:

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Eventos:
como mostrado nas imagens, os eventos permanecerão sendo a principal forma de programação da engine;

RTP: como de praxe, a engine virá com o seu próprio pacote de recursos, permitindo que seus usuários explorem suas funcionalidades sem a necessidade de procurar os seus próprios;

Editor de mapa poderoso: com suporte a backgrounds pré-renderizados e estruturas orientadas a objeto, o novo editor de mapas promete deixar qualquer outra versão do software no chinelo;

Database customizável: uma database contendo todas as informações necessárias para um RPG, como personagens, classes e monstros, agora customizável: novas entradas poderão ser adicionadas.

O software estará disponível para download na Steam e na Unity Asset Store, porém ainda não foi revelado o seu valor.

Opinião do Coringa

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Ao me deparar com o anúncio, fiquei deveras entusiasmado, não nego. O RPG Maker foi a engine mais amada pela maioria da nossa comunidade e, indo mais além, a grande motivadora deste e outros fóruns. Quando o desenvolvimento de games deixa de ser só um hobby, ou até mesmo por pura curiosidade, a transição para a Unity ou outras engines mais sofisticadas acaba sendo inevitável. Logo, a ideia de um RPG Maker integrado a Unity, é no mínimo inspiradora.

Diante disso, eu só temia uma coisa: a transformação do RPG Maker em um add-on. Como foi levantado por alguns com quem conversei, o lançamento acabaria por ser insatisfatório, tendo em vista que não se trataria de uma nova engine, na realidade, e sim de um complemento à Unity. Nessa ocasião, toda a proposta de "desenvolver o jogo de RPG dos seus sonhos", quase que um slogan da série, viria por água a baixo, já que a implementação de add-ons e novas funcionalidades à Unity não é bem uma tarefa para novatos.

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Esse meu receio foi embora depois de fazer uma minuciosa análise das imagens e de como o nosso novo queridinho está sendo apresentado. Primeiro, acredito que, diante de um anúncio tão robusto como este, não se permitiria brechas à frustrações de expectativas quanto a se tratar de uma nova engine ou um add-on de Unity. Segundo, na imagem da engine aberta, podemos constatar que não se trata de add-ons, e sim de uma nova engine, observando o layout e as informações apresentadas. É possível ver as abas hierarchy e inspector, ambas comuns e essenciais na Unity. Também é possível ver todos os botões já conhecidos nas versões anteriores do Maker na parte superior. Essas constatações já reforçam a ideia de que não se trata de um simples add-on.

Minhas expectativas

Como atual usuário da Unity e antigo do RPG Maker, ouso falar sobre algumas das minhas expectativas acerca dessa novidade. Não estou tão animado em relação a estas expectativas, pois acredito que seria bom demais pra ser verdade. Entretanto, não vejo uma real vantagem em desenvolver uma engine baseada em Unity sem essas funções.

Sistema de Física: a Unity possui um sistema nativo de física em seu conjunto. Essa é, senão a maior, uma das mais importantes novidades, se for aproveitada pelo novo Maker, claro. Não podemos mensurar o quanto de "Unity" haverá na engine da Gotcha Gotcha Games.

Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.

Sistema de Partículas: como toda boa engine, a Unity dispõe de um maravilhoso sistema de partícula. O suporte a esse sistema no novo RPG Maker seria um sucesso.

GUI: a criação de GUI na Unity é algo fácil de compreender e abriria um leque de possibilidades, se aproveitada no RPG Maker Unite.

Eu sinceramente passaria horas escrevendo todas as minhas expectativas, mas acredito que listei as principais.

E aí, qual sua opinião? O que você espera do novo RPG Maker Unite?​

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Comentários recentes:

Salve salve galera.

Não sei se sou só eu que estou desatualizado mas, vocês viram que o RPG Maker Unite já saiu na Steam?
Eu só vi hoje rsrsrs...
Aqui vai meus 20 centavos..

Sou velho. Conheci o RPG Maker na época em que, depois de usar o computador, a gente colocava a capinha:

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Um certo dia, alguém baixou RPG Maker 2000 no meu PC, isso em 2001. Bendito seja o eMule do cara que fez isso por mim, rsrs..

De lá pra cá muita coisa aconteceu e eu aprendi Unity. Aprendi o suficiente pra me virar. Mas por muito tempo o RPG Maker esteve na minha whislist da Steam. Depois entendi que não fazia sentido, uma vez que também curto desenvolver jogo de plataforma.

Resumindo: não acho que a ideia seja trazer o pessoal do RPG Maker para a Unity, mas sim conduzir os uniteiros à experiência do RPG Maker - o que me parece fantástico!


O que vai ser ruim é que a linguagem de programação será diferente.
Se acontecer de mudarem, de fato, vai ser dito chato mesmo.
Tentem pensar que é uma oportunidade de sair da zona de conforto. Sério. Quando aprendemos algo novo, realizamos conexões neurais de maneira que o próximo passo fica mais fácil, e depois mais fácil, e mais fácil, tipo efeito em cadeia. Além do que - embora eu não conheça a total possibilidade de personalização do game no RPG Maker - o horizonte de personalização na Unity é limitado à sua capacidade de imaginar. Só dá trabalho na hora de fazer acontecer, rsrsrs


Eu tenho uma opinião diferente da de vocês nesse quesito engine x addon. Pra mim seria absolutamente maravilhoso se fosse um addon. A ideia de basicamente trazer todas as vantagens do RPG Maker (que é criar algo facilmente) para uma engine poderosa como a Unity faz muito mais sentido pra mim.
Acredito que a ideia seja exatamente essa, muito sinceramente falando. E eu mal posso esperar.


Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.
Vai ser a primeira coisa que eu vou testar. Vai ficar lindo de chorar!!!!!


Não apenas por isso, mas porque seria um tremendo retrocesso reduzir o RPG Maker a um plugin.
Acredito que retrocesso seria uma palavra muito forte para este caso. A empresa, para existir como empresa, tem que gerar lucro. A engine RPG Maker não vai morrer. O público é muito grande pra isso. E "reduzir" a um plugin é uma forma de abraçar um mercado ainda não explorado: a Unity Asset Store. A ideia é trazer os uniteiros para a experiência do RPG Maker e ganhar um dinheiro alí.


Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.
A Unity já aceitou Javascript até sua versão 4.6 se eu não me engano. Mas pra mim já passou da hora de voltar aceitar o Javascript, tal qual aceitar também outras linguagens como Python, Java, Lua, etc.
DadoCWB

DadoCWB

Membro
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Acho que seria difícil, já que o MZ por padrão é Javascript e o Unity é c#, uma conversão de projeto teria que converter os códigos, mas converter um jogo originalmente feito pro Unity pra essa nova engine aí é dose.

Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.

A Unity possuia suporte ao Javascript, mas me parece que hoje só trabalha com C#. Eu particularmente prefiro JS, apesar de programar muito bem em C++, C# e C.
Acho que seria difícil, já que o MZ por padrão é Javascript e o Unity é c#, uma conversão de projeto teria que converter os códigos, mas converter um jogo originalmente feito pro Unity pra essa nova engine aí é dose.

Seria legal se eles colocassem a opção de escolher se o jogo é Javascript ou c#.
Seria top se tivesse uma ferramenta de importação de projetos, ou conversão.

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