🤔 Para Refletir :
"Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?"
- Aleth728

Um jogo por mês

Um jogo por mês


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Você já terminou um projeto? Ou, como diria um game designer, já pôs fogo naquele projeto pausado indeterminadamente? Não minta, a maior praga que afeta os criadores hoje em dia, em geral, é a incapacidade de terminar os projetos que começa. Se você sofre desse problema, ou mesmo, se já tiver vencido totalmente e terminado tudo o que começou, o One Game a Month é para você.

O One Game a Month é uma game jam em que, como deduzido pelo nome, você deverá fazer um jogo por mês, durante todo o ano. O jogo não precisa ser incrível, polido, ou ter mecânicas originais, apenas precisa ser feito. Simples assim, não há regras bobas ou qualquer coisa te obrigando a fazer, apenas um desafio complicado para aqueles que gostam de testar ou aumentar suas habilidades na área, e como são jogos simples, é fácil trabalhar neles durante momentos livres, contanto que termine. É tudo sobre manter uma rotina saudável de criação e lhe forçar a aprender novas habilidades todos os dias.
O jogo nem sequer precisa ser digital, contanto que você o faça. Ele pode usar qualquer plataforma e ferramenta, pode ser vendido e comprado, e, como já dito, não há nenhuma regra.
O site pode ser acessado <a href="http://www.onegameamonth.com/">aqui</a>, mas lembre-se, isso não é um concurso, a maior parte das mecânicas do site são apenas para incentivar, não para medir habilidades, logo, aproveite o seu tempo e tenha um mês divertido. Você pode iniciar a competição logo no começo do mês que vem.

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Bruce Azkan comentou:
Rapaz, eu propus um ano pra fazer um jogo e tomei umas pedrada, imagine um mês! Mas olha que incrível, tem um sistema de Score no portal para os que completam os desafios. E pelo número de participantes(quase 16k), a quantidade de jogos completos está excelente.
É questão de escopo: Um mês é muito pouco para o próximo Final Fantasy, mas é muito para um Flappy Bird turbinado.

Ellye comentou:
Acho bem legal a ideia, mas acho que 1 mês ainda é um prazo "estranho" por não ser muito curto, mas também não ser longo.

Tipo, o que eu gosto de Game Jams curtinhas (4, 5 dias, talvez até uns 7 no máximo) é que o "investimento" é baixo. Você separa um fim de semana, um feriado prolongado, ou uma semana para se dedicar, e pronto. É divertido, estimula a criatividade, e não existe nenhuma pretensão do resultado ser algo boooooooom - afinal, foi feito rapidinho. Serve como exercício para programar e/ou desenhar e/ou escrever, etc.

Agora um mês? Já parece algo que requer uma dedicação um pouco maior, e aí já acho que seria tempo melhor usado se dedicando a projetos mais completos e a longo prazo e tal.

Mas concordo que fazer isso ao menos uma vez é uma boa sugestão para que as pessoas se acostumem a finalizar projetos. É batuta, games jam em geral são muito supimpa. Recomendo sim.
Cê escreveu tudo o que eu ia postar!

E de fato, um ano inteiro participando disso daí pode ser cansativo, além de tomar tempo. Pelo menos dá pra lançar cada jogo no Steam Direct depois.

Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Eu sei, e continuo dizendo que o beta testing toma o dobro do tempo. A propósito, muitos games de jams que foram lançados comercialmente mais tarde, ficaram meses por conta de concertar bugs e polir o gameplay.
Não precisa de "beta testing" em JAM hehe, o jogo não precisa estar polido.... Agora, se for lançar completo dps, ai faz todo sentido tomar mais tempo.
Só um adendo: Testem seus jogos de JAM antes de enviar. Por mais de uma vez já joguei um jogo de JAM que bugava nos primeiros minutos.
Kaw

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CleanWater comentou:
Eu sei, e continuo dizendo que o beta testing toma o dobro do tempo. A propósito, muitos games de jams que foram lançados comercialmente mais tarde, ficaram meses por conta de concertar bugs e polir o gameplay.
Não precisa de "beta testing" em JAM hehe, o jogo não precisa estar polido.... Agora, se for lançar completo dps, ai faz todo sentido tomar mais tempo.
CleanWater

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Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Não se enganem, um mês é pouco, muito pouco. Só nos beta tests você vai levar o dobro do tempo pra rastrear o motivo de cada bug e concertar. XD
A Ellye se referia à uma JAM(que é do que se trata o tópico, por sinal) e JAMs são famosas pelas curtas como de 1 dia ou 2 dias.

Eu sei, e continuo dizendo que o beta testing toma o dobro do tempo. A propósito, muitos games de jams que foram lançados comercialmente mais tarde, ficaram meses por conta de concertar bugs e polir o gameplay.
Kaw

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CleanWater comentou:
Não se enganem, um mês é pouco, muito pouco. Só nos beta tests você vai levar o dobro do tempo pra rastrear o motivo de cada bug e concertar. XD
A Ellye se referia à uma JAM(que é do que se trata o tópico, por sinal) e JAMs são famosas pelas curtas como de 1 dia ou 2 dias.
CleanWater

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Não se enganem, um mês é pouco, muito pouco. Só nos beta tests você vai levar o dobro do tempo pra rastrear o motivo de cada bug e concertar. XD

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