🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

[#0] Entendendo Javascript - Plugin [RPG Maker MV] [Tutorial Básico]

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.347
alpFlu7.png



Olá, como vocês vão? Essa é a primeira parte de uma série de tutoriais sobre como criar um plugin do RPG Maker MV para modificar seu projeto. Por enquanto essa série de tutoriais será feito apenas para iniciantes e para aqueles que já dominam a área do Javascript (linguagem de programação que é usada para a criação dos plugins). Nesse primeiro tutorial, vamos, primeiramente, ver a introdução sobre o Javascript e, em seguida, ver como funciona algumas funções para que possamos prosseguir para a próxima aula.



O Javascript é uma linguagem de programação para criação de plugin para o controle de navegação do usuário na Web (Como login, logout, etc...) e programas que utilizam ela para modificar algo dentro do programa ou acrescentar mais ferramentas nele, no caso o RPG Maker MV. Os arquivos dos plugins tem sua extensão como .js.



Função var (Variáveis)

As variáveis do Javascript são bem simples de criar, basta usar o comando var para começar. Vejamos um exemplo de uma variável a qual vou chamar de "MeuNome" e a variável será igual à uma String chamada Daniel:

4jFWRDu.png


Sabendo disso, toda vez que você inserir a variável MeuNome em qualquer outra parte de um código,  sistema vai reconhecer que a variável será a mesma que o parâmetro "Daniel". Isso também pode acontecer com números e equações, podendo usar outras variáveis para auxiliar na criação de uma equação matemática.

WD62MDv.png


OBS.: Math.pow(x,y) é uma operação matemática referente à potenciação, o X é o valor da base e o Y é o valor da potência.

Você pode colocar mais de um parâmetro usando um argumento da função var chamado function. Veja um exemplo de uma medida de uma área de um terreno:

i3QF8i9.png


O comando return é usado para retornar um valor para a variável. E sempre que você quiser usar a variável e inserir os argumentos da variável é só colocar o nome da variável e os argumentos entre parênteses, separando os valores usando a vírgula (,) como segue o exemplo abaixo:

YW460Fr.png


P.S.: Antes que qualquer código ser feito, crie uma variável para definir os valores, se as variáveis forem feitos depois do código, o script vai entender que as variáveis que você colocou no script estão indefinidas.
P.S.S.: Sempre que criar uma variável, procure sempre terminar a linha do comando inserindo um ponto e virgula (;) no final.


Comentários

Os comentários são apenas... COMENTÁRIOS. Simplesmente serve como uma etiqueta para organizar seu script, qualquer coisa escrito dentro dele não será ativado e ignorado pelo script. Os comentários são criados usando duas barras (//) no começo de uma linha ou depois de fazer um código na mesma linha, em seguida você pode escrever o que quiser na linha, porém ao dar ENTER, a linha criada já faz parte do script. Veja um exemplo:

DPKYBLj.png


Funções If e Else

A função If serve para criar uma condição de um comando. Se ele for verdadeiro, outro comando
será reproduzido, se for falso, a função Else será ativada. A função If pode funcionar sem o Else, mas se o valor for falso, não será feito nada e o resto do código vai continuar da onde parou. Um exemplo de como o comando é formado:


zRd6lIW.png




Por hoje é só, na próxima aula vamos começar a criar a interface do plugin, no caso, o menu dele dentro do RPG Maker MV. Não sei quando eu lançarei a próxima aula, mas depois que divulgar esta aula já começarei produzindo a próxima aula. Até mais.
 
A novidade (pelo que me parece) em relação ao Ruby seria a condição, onde o operador comparativo de igualdade é = em vez de ==, além, claro, das presenças de chaves para delimitar o corpo das estruturas (o que me lembrou Java). Também é notável que agora é necessário uma certa tipificação (como em var x = 10;), sem falar no ponto e vírgula no fim de cada instrução (o que também me lembrou Java).

Muito boa a aula! Bem objetiva. Gostei.
 
Era justamente isso que estava procurando. Eu quero usar mais plugins no meu jogo, mas queria entender melhor a linguagem para aplicar corretamente, ou até mesmo fazer os meus próprios no futuro. Obrigado pelo tutorial!
 
Bruce Azkan comentou:
Era justamente isso que estava procurando. Eu quero usar mais plugins no meu jogo, mas queria entender melhor a linguagem para aplicar corretamente, ou até mesmo fazer os meus próprios no futuro. Obrigado pelo tutorial!

Disponha :)
 
Eu estou tendo uma estranha sensação de Dejavú por estar falando disso com você novamente, mas quando você faz comparações:
zRd6lIW.png


Quando você faz não é necessário usar dois sinais de "IGUAL":
Código:
if (VAR == VALOR) {
[...]

Podendo comparar de outras maneiras:
Se for diferente:
Código:
if (VAR != VALOR) {
[...]

Se for menor ou igual
Código:
if (VAR <= VALOR) {
[...]

Se for maior ou igual
Código:
if (VAR >= VALOR) {
[...]

Se for maior ou menor somente pode usar apenas uma vez o sinal:
Código:
if (VAR > VALOR) {
[...]
Código:
if (VAR < VALOR) {
[...]

E funciona usando duas vezes
Código:
if (VAR >> VALOR) {
[...]
Código:
if (VAR << VALOR) {
[...]

Na realidade acho que falamos disso em outro tópico.
 
Crixus comentou:
Eu estou tendo uma estranha sensação de Dejavú por estar falando disso com você novamente, mas quando você faz comparações:
zRd6lIW.png


Quando você faz não é necessário usar dois sinais de "IGUAL":
Código:
if (VAR == VALOR) {
[...]

Podendo comparar de outras maneiras:
Se for diferente:
Código:
if (VAR != VALOR) {
[...]

Se for menor ou igual
Código:
if (VAR <= VALOR) {
[...]

Se for maior ou igual
Código:
if (VAR >= VALOR) {
[...]

Se for maior ou menor somente pode usar apenas uma vez o sinal:
Código:
if (VAR > VALOR) {
[...]
Código:
if (VAR < VALOR) {
[...]

E funciona usando duas vezes
Código:
if (VAR >> VALOR) {
[...]
Código:
if (VAR << VALOR) {
[...]

Na realidade acho que falamos disso em outro tópico.

Já discutimos isso no outro tópico sobre isso, o caso é que esse tópico é muito antigo, e no dia em que postei tópico eu era iniciante noobado de Javascript :P

E realmente, vc está certo, o modo de comparar dois ou mais valores é assim mesmo.

Por isso ficou assim, não posso mudar as imagens a não ser substituí-las por textos, mas enfim, obrigado por notar :)
 
E eu achei que estava ficando doido...
Pena que o SMF até onde sei não tem suporte pra cores de códigos como outros fóruns, acho que a MRM tinha no último ano de atividade.
 
Voltar
Topo Inferior