🤔 Para Refletir :
"Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele"
- riquecamarg0

10 Reais Tá Muito Caro! Por quê?

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Olá,

Gostaria de entender essa questão de preço aqui no Brasil, e o que leva alguém a achar 10 reais um preço caro pra um jogo (principalmente se for de RPG Maker).

Só pra comparar, alguns jogos tanto de RPG Maker, como de outras engines:

R$  19,99 - Undertale (que fez um sucesso explosivo, não entendi o por quê ainda)
R$  19,99 - Ara Fell (uma "pérola" do RPG Maker para muitos no exterior, muito bem feito na verdade, mas usa muitos assets gratuitos da net de sites antigos de RPG Maker gringos)
R$  19,99 - Esqueci o nome do infeliz, mas foi feito no VX e todinho com RTP do VX ainda por cima, uma imitação do FF1.
R$  19,99 - Aveyond (outro RTPista)
R$ 165,99 - Final Fantasy XV (se R$9,99 é caro, não sei o que dizer desse preço)

Os principais argumentos que vejo o povo usar pra reclamar do preço:

1 - Os gráficos são feios/mal feitos (e você chama isso de bem-feito então?)
2 - Usa asset flips/assets gratuitos (e Ara Fell? tá perdoado por quê?)
3 - Usa o RTP!!! :_ _:

Isso é uma questão que estou reparando, já não é de hoje, e não só com RPG Maker.

O que vocês pensam a respeito disso? O que te fazem achar um jogo "muito caro"?

Minha opinião, Undertale como você mesmo disse, é um game de sucesso, mesmo que você não goste você deve concordar, principalmente a fã-base desse game é absurda e não calavam a boca quando o game fora lançado.

Undertale por R$ 19,99, mas ele não foi feito pro publico alvo brasileiro, ele é um jogo americano, nem traduzido ele foi, então com isso em foco, esses R$19,99 convertido para dolar sai por US$ 5,78 (nesse momento).

Ele não custa nem dez doleta, com todo sucesso que ele fez, logo comparar um sucesso que sai seis doleta, com um game brasileiro por dez conto é complicado. "A, mais tem muito brasileiro que comprou undertale por vinte conto" Sim, mas o undertale se lançou no seu meio, em sua realidade, com o preço aceito em seu mercado, depois, só depois, ele alcançou outro mercado com um preço mais elevado.

E tem muito game bom pra caramba na steam, brasileiro ou não, que sai por menos de cincão, isso é o que torna dez conto um game caro, não por dez conto ser algo caro, mas se todo mundo vente mais barato, cobrar dez conto só em masterpiece.

Rhit comentou:
Minha opinião, Undertale como você mesmo disse, é um game de sucesso, mesmo que você não goste você deve concordar, principalmente a fã-base desse game é absurda e não calavam a boca quando o game fora lançado.

Undertale por R$ 19,99, mas ele não foi feito pro publico alvo brasileiro, ele é um jogo americano, nem traduzido ele foi, então com isso em foco, esses R$19,99 convertido para dolar sai por US$ 5,78 (nesse momento).

Na verdade, a Steam "multiplica" o preço em dólar por 2. Em dólar o jogo custa $9,99. E pelo preço do dólar hoje, deveria custar por volta de R$35,00 no Brasil.

Rhit comentou:
E tem muito game bom pra caramba na steam, brasileiro ou não, que sai por menos de cincão, isso é o que torna dez conto um game caro, não por dez conto ser algo caro, mas se todo mundo vente mais barato, cobrar dez conto só em masterpiece.

Não vejo muitos jogos bons por menos de 5. A maioria que vejo custam na faixa dos 20.
Outro fator a considerar é o tempo que o jogo foi lançado também. Um jogo de 10 anos (ou mais) atrás vai ter seu preço reduzido com o passar do tempo mesmo.

A questão principal é que o mercado de jogos, principalmente o da Steam, é muito saturado. As primeiras coisas que uma pessoa vai ver quando entrar na página são o percentual de reviews positivas, a quantidade de reviews, e o primeiro trailer/screenshot do jogo - isso antes mesmo de ver o preço. Se nenhum desses fatores se destacar (ex: jogo com poucas reviews, gráficos repetidos, estilo de arte não original), ela vai embora ver o próximo da lista. Simples assim. Tanto faz se o jogo custava R$1,99 ou R$19,90.

O problema fundamental com jogos de RPGMaker é que é difícil se destacar nos quesitos de gráficos e jogabilidade. Por mais que o jogo tenha uma história incrível e personagens bem construídos, se ele tem a mesma cara e "feel" de um título RTP ruinzinho que custa R$1,99 muita gente vai torcer o nariz pra pagar 15 reais nele - principalmente se não existem reviews suficientes pra mostrar que ele é bom e diferente.

No final das contas, acho que o que mais deixa um jogo parecer "caro" é o quanto ele se parece com jogos que são mais baratos e/ou associados com baixa qualidade. A maioria das pessoas paga mais que 5 ou 10 reais por um jogo indie, desde que sejam convencidas de que ele vale a pena.

Do modo que falou dá a entender que pagamos somente pelo gráfico do jogo. Undertale é um jogo que, dentre os pontos positivos, por último vêm os gráficos.
Ara Fell eu não conheço afundo, mas apesar de usar gráficos conhecidos, olhando o trailer do jogo na Steam dá pra ver que os personagens tem bastantes animações customizadas, como para ataque, andando abaixado, castando magia, parados... O que me incomodou foram os sons, que parecem estar um pouco altos demais e já serem de meu conhecimento, mas esse último não é culpa do autor. Aveyond não me instigou muito mesmo não. FFXV eu não entendi o porquê de estar nessa lista.

Eu ao menos não daria vinte reais em nenhum desses jogos, mas acho que dez assim, dependendo da ocasião, um bom preço para os dois primeiros. Não encaro dez ou vinte reais como valores altos para jogos, porém, o jogo tem que fazer jus ao preço que cobra.

Titan Souls, por exemplo, eu paguei R$ 25 e é um jogo bem curto, zerei com cinco horas jogando vagarosamente e em uma segunda jogatina acredito que em uma hora dê para concluí-lo. Minit é bem recente e, se não me engano, dá aí uma hora no primeiro gameplay e pode ver que os gráficos não são dos melhores, entretanto é muito recomendado por ter rejogabilidade alta e oferecer mais do que gráficos. Do outro lado da moeda, The Witcher 3 eu paguei R$ 50, mas se eu soubesse o quão bom era e pudesse, pagaria os R$ 190 do lançamento e ainda estaria rindo hoje.

Ao menos através do meu espectro, é muito mais sobre o que o jogo oferece pelo valor que tu vai pagar do que simplesmente se o valor é  alto ou baixo.

CleanWater comentou:
[...] Outro fator a considerar é o tempo que o jogo foi lançado também. Um jogo de 10 anos (ou mais) atrás vai ter seu preço reduzido com o passar do tempo mesmo.

Teoricamente. O TES IV: Oblivion é de 2007 e tá aí por R$ 33, Mass Effect 2 de 2008 por R$ 30, Knights of the Old Republic, de 2003, pelos tão falados R$ 20. Acho que depende do quão bem a comunidade abraça o jogo e o mantém vivo com o passar dos anos. Estes games foram divisores de águas, então dada importância deles acredito que o valor mantenha-se duradouramente, que imagino ser o que acontecerá com Undertale também.

FFXV eu não entendi o porquê de estar nessa lista.

[member=45]King Gerar[/member] Só quis mostrar a diferença de realidades pra um jogo original AAA e um jogo Indie. Muita gente nunca atinou pra esse tipo de comparação por estarem acostumados com downloads piratas, preço de camelôs, etc.

Mesmo sendo um jogo Indie, a pessoa adquire um jogo original, muitas vezes pelo mesmo preço de um jogo de camelô, ou até mais barato. Mas ninguém valoriza isso.

Final Fantasy VII e VIII também estão na casa dos 20 reais na Steam. E são considerados divisores de águas no mundo dos RPGs. Quanto eles custavam no seu lançamento?

Concordo com o King Gerar no quesito dos jogos serem precificados não apenas pela qualidade dos gráficos; o que importa realmente é a jogabilidade em geral e quanta diversão ela proporciona ao jogador. Se não, Minecraft não seria lá aquelas coisas tb...

Nunca joguei Undertale, mas pelo que vi em vídeos, há uma série de minigames e puzzles dentro do jogo, fora que o enredo e as opções foge dos padrões convencionais de um rpg, o que o tornou atrativo pra mta gente.

A grande diferença num jogo AAA no quesito do preço é provavelmente o custo de produção do jogo; imagino eu que a equipe para desenvolver um FFXV é bem maior, fora que os profissionais são tb nível top de cada área, com salários que os desenvolvedores de jogos indie provavelmente nem teriam como arcar, infraestrutura física, software/engine, custo de agência para lançar em diferentes plataformas, custo de terceirização, etc. Fora a margem de lucro q eles põem por cima, é claro.

CleanWater comentou:
[...]Mesmo sendo um jogo Indie, a pessoa adquire um jogo original, muitas vezes pelo mesmo preço de um jogo de camelô, ou até mais barato. Mas ninguém valoriza isso.
Mas é a verdade. Eu mesmo, antes de passar a jogar legitimamente, afirmava que os jogos eram caros sem sequer saber o preço deles, e hoje, assim, ainda há aquelas Eletronic Arts da vida, acredito que a maioria dos valores sejam entendíveis. Fora que, mesmo quem não queira ou tenha como desembolsar em prol desse entretenimento, consegue pegar jogos gratuitos que são oferecidos recorrentemente, e jogos muito bons.
Mas arte é isso mesmo, é algo que vai muito do abstrato: o pessoal só julga o resultado e define o valor daquilo, se não gostar do resultado, para ele não vale o preço, mas se esquece que, para chegar àquele resultado, um árduo trabalho fora seguido. E mais, o desenvolvedor nem sabia que o trabalho seria bem sucedido. Se o jogo ficasse ruim, realmente, ele perderia todo o tempo e dinheiro investido. É algo que dificilmente permeia a mente do consumidor ao comprar mesmo.

CleanWater comentou:
Final Fantasy VII e VIII também estão na casa dos 20 reais na Steam. E são considerados divisores de águas no mundo dos RPGs. Quanto eles custavam no seu lançamento?
Muito, que eu me lembre. Mas acolha o restante do parágrafo e não somente esta parte: "acho que depende do quão bem a comunidade abraça o jogo e o mantém vivo com o passar dos anos". Final Fantasy VII foi lançado em 1997 e relançado (muito provavelmente como port) na Steam em 2013. O VIII é de 1999 e foi para a Steam também em 2013. Ambos de Playstation 1, com gráficos bem mais poligonais dos que os que citei, não haveria embasamento para cobrarem muito alto. E esse vão de quatorze anos em um console descontinuado há, sei lá, dez anos, fez esses jogos esfriarem e não terem mais o mesmo valor comercial.

Inclusive, eu acho que deveriam cobrar bem menos, como os Tomb Raider antigos.

CleanWater comentou:
Não vejo muitos jogos bons por menos de 5. A maioria que vejo custam na faixa dos 20.
Outro fator a considerar é o tempo que o jogo foi lançado também. Um jogo de 10 anos (ou mais) atrás vai ter seu preço reduzido com o passar do tempo mesmo.

Eu encho o carrinho direto, mas como disse, geralmente são games clássicos e com gráficos feios, que é o que mais me agrada nos jogos.

Mas se eu lançasse um game hoje na steam, seria inviável colocar por dez conto, não que esse valor seria justo, mas seria o aceitável na realidade brasileira, que ainda está meio que aprendendo aos poucos comprar as coisas ao invés de baixar pirata.
E de dez para cinco iria dar na mesma, eu não conseguiria viver com isso, mas o game pelo menos não ficaria tanto de lado.
Opinião minha, lógico.

Rhit comentou:
Mas se eu lançasse um game hoje na steam, seria inviável colocar por dez conto, não que esse valor seria justo, mas seria o aceitável na realidade brasileira, que ainda está meio que aprendendo aos poucos comprar as coisas ao invés de baixar pirata.
E de dez para cinco iria dar na mesma, eu não conseguiria viver com isso, mas o game pelo menos não ficaria tanto de lado.
Opinião minha, lógico.

Sendo assim, melhor nem lançar. Por que dos 10 reais, virtualmente, vc recebe menos de 5 por causa dos custos de transferência, taxas, etc. E agora que o Direct "exige" que você alcance mil dólares pra receber o primeiro pagamento, vender por menos de 10 fica mais inviável ainda.

Sem contar que se você quiser fazer um desconto promocional, nem vai ter de onde tirar nada com um preço tão baixo também.

Um preço realmente justo, pro desenvolvedor brasileiro, seria de R$19,99 pra cima. E de vez em quando sim, vender com 50% de desconto (Dezão). Mas aí cai nas velhas reclamações de: "Ai, tá muito caro pra um indie." "Consigo coisa melhor de graça (pirata) na net." E por aí vai.

É triste isso msm, galera não costuma dar mto valor a conteúdo intelectual, muito menos à arte em geral no Brasil.
Aqui há muito da cultura do BBB (bom, bonito e barato) que de fato desestimulam muitos criadores de jogos, infelizmente.
Pessoal gosta de pagar 20 conto ou mais num fast food da vida, assistir um cineminha, mas não quer gastar metade disso por um jogo...

CleanWater comentou:

Isso é uma questão que estou reparando, já não é de hoje, e não só com RPG Maker.

O que vocês pensam a respeito disso? O que te fazem achar um jogo "muito caro"?
Penso que, em alguns casos, o jogo não vale 10 reais mesmo e, em outros casos, o jogo vale bem mais.

CleanWater comentou:
Undertale não vendeu/vende pelos gráficos. Se for analisar o jogo como um todo ele é melhor do que 95% dos jogos de R$10 da steam. A pessoa que fez essa crítica aos gráficos pode não gostar dos gráficos mas perdoar o jogo pela história ou pela música.

CleanWater comentou:
Mesma coisa.
No fundo não importa se os assets são gratuitos mas sim a qualidade e a aplicação deles.
Ao cometer um erro(sabendo que tá cometendo o erro) você deve achar uma forma de contrabalancear ele.

CleanWater comentou:
Em pleno século 2018? Pelo amor de deus.

Nan comentou:
É triste isso msm, galera não costuma dar mto valor a conteúdo intelectual, muito menos à arte em geral no Brasil.
Aqui há muito da cultura do BBB (bom, bonito e barato) que de fato desestimulam muitos criadores de jogos, infelizmente.
Pessoal gosta de pagar 20 conto ou mais num fast food da vida, assistir um cineminha, mas não quer gastar metade disso por um jogo...

Disse tudo. E olha que jogos nem são considerados "conteúdo intelectual".

Uma amiga minha vende hot dogs por R$7,00 numa lanchonete aqui perto de casa. Tipo, quando que um pão com salsicha, molho e purê de batata vai custar tudo isso? E o pessoal paga ainda por cima. Uma coisa que "acaba na hora", e que você mesmo pode fazer em casa bem mais barato em minutos.

Acho que alguém tinha que fazer uma campanha bem forte de valorização dos jogos nacionais de algum modo.

Acho mto difícil mudar algo q tá meio enraizado; dito isso, o q mta gente faz é expandir p outros mercados onde seu trabalho é de fato mais valorizado. Vide tanta saída de pesquisadores e mão de obra qualificada, desenhistas fazendo freela remotamente p empresas estrangeiras, músicos e artistas recorrendo ao Patreon...

Nan comentou:
Acho mto difícil mudar algo q tá meio enraizado

Difícil, mas não impossível.

Vídeos em algum canal do YouTube, ou matérias em algum site ou revista, explicando as dificuldades e custos de se fazer um jogo já seriam um bom começo.

Isso teria que ser um trabalho constante de conscientização.

Pra mim o preço tem seu valor justificavel ou não dependendo da satisfação do consumidor, undertale foi um jogo que surpriendeu tanto não só por ser indie mais explorando inumeras questões como referencias, limitações e criatividade sem contar que foi produzido 98% por uma unica pessoa alem de ser a mesma que fez a trilha sonora de muita qualidade. Final fantasy xv tem uma historia parecida com a do ff7 foram gastos exorbitantes e de dar dor de cabeça mais vendo o resultado final em comparação com projeto inicial o valor deveria ser bem maior pela historia bem construida sem personagens vazios e devolvendo a franquia uma nova esperança em um momento que ja estava sendo dada como morta, e mesmo vendo todo o gasto com a produção do jogo ainda sim o preço dele não esta caro, outros jogos indie de rpg maker tem sua fabase justamente por trazerem tematicas inovadoras e sem compromisso que se fosse apresentado em uma mesa de negocios seria outra ideia recusada por não seguir as normas de uma empresa de peso que vai sempre na mesma linha de produção generica, ou seja, o real preço de um jogo esta no impacto que ele entrega a quem esta jogando, se for um game que simplesmente repete oque outros ja fizeram não vai fazer diferença alguma alguem pagar por algo inferior que é apenas uma copia do que esta disponivel em melhor qualidade, a cultura financeira do brasil também não é das melhores, um bom exemplo disso é dizerem a vida toda no colegio que dinheiro não é importante, desperdiçando o interesse em economia de uma criança que no futuro não vai ter uma noção entre a diferença entre o valor de compra e utilidade na vida fazendo na maioria das vezes compras desnecessarias perdendo a oportunidade de investir em algo que possivelmente tenha muito valor por não fazer parte de uma grande vitrine. Sendo assim eu creio que a questão não é ser caro ou não e sim se traz satisfação suficiente pra valer o preço pago.

Voltar
Topo Inferior