🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

100 Jogos em 5 Anos

• Autor(a) do tópico Autor(a) do tópico Moge
  • Data de início Data de início
  • Categorias Categorias Nenhum

Moge Masculino

Duque
Redação
Redação
Mogege❤️
Juntou-se
25 de Junho de 2015
Postagens
700
Bravecoins
1.703

Quem já teve experiência com o desenvolvimento de jogos sabe muito bem o quão difícil é concluir um simples projeto. No entanto, para James Earl Cox III (just404it), isso não parece ser um grande problema, pois no dia 5 de junho deste ano, o desenvolvedor em comento comemorou em seu "Twitter" o lançamento de seu centésimo título, em apenas 5 anos de carreira.

Febb9mQ.png

"E é isso: eu fiz 100 jogos em 5 anos!"

Inversão de valores: quantidade ao invés de qualidade? Não exatamente.

De fato, as criações de James não seguem um padrão "AAA" das grandes indústrias, tampouco tiveram destaque no cenário indie, mas isso não diminui o valor de seu feito, pois não é uma tarefa fácil produzir cerca de dois jogos por mês e ainda com enredos, temas e mecânicas distintas. Assim, em razão de toda a tensão e desafio, a jornada de James se assemelha a uma espécie de "game jam", só que com meia década de duração.

DUvtGXC.png

Compartilhando experiências:

Em entrevista a "Indie Games", o desenvolvedor afirmou que através dessa experiência, ele conseguiu aprender valiosas lições pessoais, bem como aprimorar certas habilidades que já possuía. Quando se trata de fazer jogos dentro de um curto período, James considera imprescindível o uso constante da técnica dos "cortes", isto é, cortar/extrair elementos que não são tão relevantes para o jogo, porém manter intacto os pontos que compõem a sua essência, desta forma, além de poupar bastante tempo, o dev poderá investir esse tempo ganho em algo que é realmente fundamental para o seu projeto.

a3teZDx.png

Ademais, James também recomenda que os desenvolvedores ingressem em fóruns de desenvolvimento de jogos, pois, além de socializar com outras pessoas com o mesmo escopo, é possível trocar experiências, sanar dúvidas, receber feedbacks e até estabelecer uma rede de contatos profissionais (networking).

PIlFhvU.png

Trilhando por novos caminhos:

Atualmente, James acabou de concluir a sua pós-graduação em mídia interativa e game design e acredita que o desafio dos 100 jogos foi apenas o primeiro passo de muitos que estão por vir. No momento, pretende focar na sua empresa, a "Seemingly Pointless", a qual oferece suporte na criação de jogos, filmes e até em outras mídias digitais.

Caso queira conhecer melhor os trabalhos já feitos pelo James, entre aqui: http://www.justdeleteit.com/

Mas e quanto à você? Gostaria de compartilhar conosco alguma dica na hora de criar jogos? Comente abaixo! :Okay_fix:

A forma de atuação desse cara não é muito diferente de alguns estúdios de jogos que eu conheço. Lançam cerca de um jogo pra mobile por semana, se um ou outro bombar, já compensa o investimento anual.

Enfim, acredito que fazer apenas jogos pequenos te limita um pouco, apesar de achar muito melhor que ficar estagnado em um único jogo longo durante anos, sem poder ter um bom feedback dos jogos (e não das demos).

Enfim, acho importante um desenvolvedor ter experiências tanto com jogos pequenos quanto os grandes.

FL comentou:
A forma de atuação desse cara não é muito diferente de alguns estúdios de jogos que eu conheço. Lançam cerca de um jogo pra mobile por semana, se um ou outro bombar, já compensa o investimento anual.

Enfim, acredito que fazer apenas jogos pequenos te limita um pouco, apesar de achar muito melhor que ficar estagnado em um único jogo longo durante anos, sem poder ter um bom feedback dos jogos (e não das demos).

Enfim, acho importante um desenvolvedor ter experiências tanto com jogos pequenos quanto os grandes.

tbm concordo com vc man.
temos q fazer jogos diferentes e originais, até por isso batizei minha empresa com o nome ORIGINAL STUDIO.
David Brevik(criador de Diablo) me disse quando conversei com ele no BIGfestival de 2015
q os primeiros 10 jogos de um gamedesigner nunca são grande coisa e muito dificilmente farão sucesso que valha a pena.
e q deviamos nos livrar deles o mais rapido possivel...
Talvez muitas empresas indies pequenas pensem assim(alem do pau de sebo dos mobiles e da steam eh claro)

Cristiano Sword comentou:
q os primeiros 10 jogos de um gamedesigner nunca são grande coisa e muito dificilmente farão sucesso que valha a pena.
Talvez muitas empresas indies pequenas pensem assim(alem do pau de sebo dos mobiles e da steam eh claro)
Eu discordo. Acho que dá pra arriscar colocar seu jogo na internet. Vai que ele vire o próximo Flappy Bird!

E eu penando pra terminar o meu que já está praticamente pronto. É admirável o trabalho do cara simplesmente por que é algo que demanda tempo e disposição.

FL comentou:
Eu discordo. Acho que dá pra arriscar colocar seu jogo na internet. Vai que ele vire o próximo Flappy Bird!

eh bem dificil isso acontecer... eh bem dificil vc fazer um jogo rapido em poucas horas e ele ter um grande sucesso ,ainda mais que
nos dias atuais os games pulam no seu colo, ou seja tem muitos, pra mim tem até demais.... o fato eh q agr os jogos tem q chamar mais a atencao do jogador, seja por historia,jogabilidade ou graficos, pq se nao vc eh so mais um na multidao. Jogos como flappy bird, conseguiram o time certo por sorte em momentos muito especificos.

Bem ...essa eh minha opiniao.

FL comentou:

eh bem dificil isso acontecer... eh bem dificil vc fazer um jogo rapido em poucas horas e ele ter um grande sucesso ,ainda mais que
nos dias atuais os games pulam no seu colo, ou seja tem muitos, pra mim tem até demais.... o fato eh q agr os jogos tem q chamar mais a atencao do jogador, seja por historia,jogabilidade ou graficos, pq se nao vc eh so mais um na multidao. Jogos como flappy bird, conseguiram o time certo por sorte em momentos muito especificos.

Bem ...essa eh minha opiniao.
Diziam a mesma coisa do Angry Birds e daí veio o Flappy Bird. Acredito que dê sim pra jogos simples fazerem sucesso, ainda mais com novas plataformas surgindo como o Apple Watch e os VRs. Se seu jogo simples tiver 1% da fama do Flappy Bird, colocar ele na net já terá valido a pena, não?

Voltar
Topo Inferior