🤔 Para Refletir :
"Zzz... Zzzz... Opa! A cutscene já acabou?"
- Delayzado

4:3 ou 16:9

Eu não esquento cabeça com isso não, no pc eu jogo com modo janela pq to sempre fazendo alguma coisa além de jogar, fica mais fácil para selecionar a janela de outro programa. Tem rolado essa treta por aí?

Hizashi_Brum comentou:
Eu não esquento cabeça com isso não, no pc eu jogo com modo janela pq to sempre fazendo alguma coisa além de jogar, fica mais fácil para selecionar a janela de outro programa. Tem rolado essa treta por aí?

No exterior, o que mais recebi foi reclamação só por que meus jogos não eram widescreen. Só que como cabeça de gringo é diferente da de brasileiro, eu to perguntando pra confirmar se a opinião aqui é diferente ou não.

CleanWater comentou:
No exterior, o que mais recebi foi reclamação só por que meus jogos não eram widescreen. Só que como cabeça de gringo é diferente da de brasileiro, eu to perguntando pra confirmar se a opinião aqui é diferente ou não.

Pode ter certeza que isso são o s caras com seus monitores Ultra Wide Curved de 30 polegadas, aí já viu, se abrir um game que não tem opção de widescreen fica aquelas bordas pretas do lado e o cara chora, isso é complicado. De qualquer forma, meus parabéns  pelo seu jogo, tomara que, apesar das reclamações do widescreen, ele esteja indo bem :)

Pra mim não há problema algum (ainda mais se o jogo for em pixel art), contanto que tenha a opção de deixar o jogo fullscreen. Não me importo muito com umas barrinhas pretas dos lados.
Agora, pra quem tem monitor ultrawide, a coisa fica meio feia em 4:3. Eu não me preocuparia muito com isso porque relativamente pouca gente tem esse tipo de monitor, mas quem tem realmente não vai gostar.

Eu estou fazendo um jogo e estou tentando a todo custo tentar criar um display responsivo, mas é muito tenso. No momento a base que estou usando é 16:9 que seria a resolução do full HD em si. 4:3 ja deveria estar morto.

Forsaiken comentou:
Eu estou fazendo um jogo e estou tentando a todo custo tentar criar um display responsivo, mas é muito tenso. No momento a base que estou usando é 16:9 que seria a resolução do full HD em si. 4:3 ja deveria estar morto.

Sinceramente eu acho o widescreen um erro. 4:3 é muito melhor, principalmente pra desenvolver jogos retrô pixelados, uma resolução 320x240 cabe os tiles 16x16 perfeitos na tela, se o jogo for em movimento grind, assim como o próprio fato da tela, na verdade, ser maior e mostrar mais, visto que muitas vezes, em vez do pessoal "mostrar os lados" no widescreen, eles cortam as beiradas de cima pra encaixar na resolução.

CleanWater comentou:
Sinceramente eu acho o widescreen um erro. 4:3 é muito melhor, principalmente pra desenvolver jogos retrô pixelados, uma resolução 320x240 cabe os tiles 16x16 perfeitos na tela, se o jogo for em movimento grind, assim como o próprio fato da tela, na verdade, ser maior e mostrar mais, visto que muitas vezes, em vez do pessoal "mostrar os lados" no widescreen, eles cortam as beiradas de cima pra encaixar na resolução.

Entenda que a base de gráficos de um jogo deve se basear em resoluções atuais e não nas retros (Se você tiver que optar por escolher, caso contrario você precisa tentar fazer tudo de forma responsiva), com foco na resolução FULL SCREEN.

Se você colocar um jogo em full screen a tendencia é que esse jogo cobra toda a tela e atualmente os monitores estão usando resolução com escala em 16:9. A resolução 4:3 morreu nos 1024x768. Simplesmente não existe monitores nessa resolução sendo vendida a anos. A unica coisa que atualmente usa recursos de resolução em 4:3 são maquinas fotograficas.

Os gringos são os que mais reclamam justamente devido aos americanos ja estarem no padrão FULL HD (16:9) a anos.

Entendo que seu jogo seja pixealizado, mas você tem que colocar algo na cabeça, você vai fazer esse jogo para rodar em modo janela ou em modo full screen? E nisso você ja tem a resposta se quer trabalhar na proporção que quer ou na que a maioria das pessoas possuem.

Entendo que seu jogo seja pixealizado, mas você tem que colocar algo na cabeça, você vai fazer esse jogo para rodar em modo janela ou em modo full screen? E nisso você ja tem a resposta se quer trabalhar na proporção que quer ou na que a maioria das pessoas possuem.

Na verdade não é bem a proporção que "eu quero", ou o que as "pessoas possuem", é uma questão de pesar na balança se vale a pena usar uma engine que só tem essa resolução, mas agiliza muito o desenvolvimento e me permite fazer coisas mais complexas no jogo, ou fazer tudo do zero e com muito mais trabalho e acabar empobrecendo o resultado final, só por que o povo vai reclamar de uma "trivialidade" dessas.

Fora a questão de "encaixar" as coisas na tela. Como disse antes, 320x240 dá perfeito pra fazer tudo, mas se eu quiser passar isso pra widescreen, tenho que reduzir pra 320x180, por que não existe resolução widescreen perfeita pra "aumentar" a tela dos lados, o que resultaria em barras pretas nas laterais (e reclamações) do mesmo jeito. Com isso perco 60 pixels na vertical que poderia usar pra fazer um menu melhor, encaixar o grid 16x16 dos tiles perfeitamente, etc.

Em todo caso, isso são coisas que apenas os devs enxergam, pra quem é leigo, talvez a resolução wide importe mais mesmo. :|

Voltar
Topo Inferior