A Arte do Desenvolvimento de Personagens
Sem sombra de dúvidas os personagens são o pilar de uma boa história. Não há quem discorde que personagens cativantes e interessantes possam salvar uma história que não tenha a mesma qualidade, poucos podem dizer o mesmo quando a situação é inversa. Um mundo rico em detalhes perderá sua estabilidade se seus personagens foram rasos, sem personalidade e profundidade.
[redalert]Mas como podemos trabalhar nossos personagens para evitar este problema?[/redalert]
[redalert]Mas como podemos trabalhar nossos personagens para evitar este problema?[/redalert]
Mais do que Simples Pixels em uma Tela
Nós, Desenvolvedores de Games e Contadores de Histórias temos um grande poder em nossas mãos, algo fantástico: A Habilidade de Criar! Mas não é simplesmente criar um char no photoshop, botar um nome legal e inserir o sprite na pasta do seu projeto. O poder que esta habilidade confere é o de criar um ser vivo, não biologicamente falando, mas sim criativamente. Quantas vezes nos deparamos com personagens unilaterais, sem expressão, sem emoções, apenas robôs programados para agir da forma mais fria possível?
O grande segredo está em ver seu personagem mais do que um conjunto de pixels em uma tela, você deve vê-lo como um ser vivo, um ser imperfeito, com seus problemas, suas emoções, suas falhas, seus objetivos, ambições, desejos... Quando você insere o aspecto humano em seu personagem você verá a diferença que isto faz para uma história.
No momento em que você percebe que aquele vilão extremamente maldoso, que cometeu tantas crueldades, possui um lado humano, mesmo que esteja enterrado em um poço de amargura e rancor, você consegue sentir algo diferente a respeito dele, se isso for bem construído você acaba se surpreendendo ao ver que compreende os motivos dele ser tão cruel. Empatia é a palavra certa para isso. A mesma observação pode ser vista no herói da história.
Personagens unilaterais (Vilões 100% ruins e heróis 100% bondosos) são muito comuns e quando você vai se aprofundar em suas histórias, você descobre que aquele vilão é o monstro que é, pura e simplesmente porque ele é o vilão e deve ser mal. Do outro lado, quando olhamos o herói, ele é esse poço de bondade, porque ele é uma pessoa de bom coração que só quer ajudar aos outros, não possui falhas, não comete erros, não toma decisões erradas... É tão perfeito que é quase um Deus, ou é só um personagem mal construído mesmo.
Quanto mais camadas um personagem possui, personalidade, defeitos e qualidades... Quanto mais humanidade ele tiver, mais você cativará os jogadores. Você os fará se importarem com o personagem, se algo ruim acontece com ele, eles se desesperarão. Um excelente exemplo onde isso pode ser observado é naqueles vilões que são tão bem construídos, que você acaba torcendo para eles em alguns momentos.
Irei ilustrar abaixo alguns exemplos de Heróis e Vilões que foram bem desenvolvidos e construídos por seus criadores. Personagens que foram vistos por eles como peças vivas, com suas diversas camadas trabalhadas para criarem a persona final:
O grande segredo está em ver seu personagem mais do que um conjunto de pixels em uma tela, você deve vê-lo como um ser vivo, um ser imperfeito, com seus problemas, suas emoções, suas falhas, seus objetivos, ambições, desejos... Quando você insere o aspecto humano em seu personagem você verá a diferença que isto faz para uma história.
No momento em que você percebe que aquele vilão extremamente maldoso, que cometeu tantas crueldades, possui um lado humano, mesmo que esteja enterrado em um poço de amargura e rancor, você consegue sentir algo diferente a respeito dele, se isso for bem construído você acaba se surpreendendo ao ver que compreende os motivos dele ser tão cruel. Empatia é a palavra certa para isso. A mesma observação pode ser vista no herói da história.
Personagens unilaterais (Vilões 100% ruins e heróis 100% bondosos) são muito comuns e quando você vai se aprofundar em suas histórias, você descobre que aquele vilão é o monstro que é, pura e simplesmente porque ele é o vilão e deve ser mal. Do outro lado, quando olhamos o herói, ele é esse poço de bondade, porque ele é uma pessoa de bom coração que só quer ajudar aos outros, não possui falhas, não comete erros, não toma decisões erradas... É tão perfeito que é quase um Deus, ou é só um personagem mal construído mesmo.
Quanto mais camadas um personagem possui, personalidade, defeitos e qualidades... Quanto mais humanidade ele tiver, mais você cativará os jogadores. Você os fará se importarem com o personagem, se algo ruim acontece com ele, eles se desesperarão. Um excelente exemplo onde isso pode ser observado é naqueles vilões que são tão bem construídos, que você acaba torcendo para eles em alguns momentos.
Irei ilustrar abaixo alguns exemplos de Heróis e Vilões que foram bem desenvolvidos e construídos por seus criadores. Personagens que foram vistos por eles como peças vivas, com suas diversas camadas trabalhadas para criarem a persona final:
[size=14pt]Vilões
Light Yagami (Death Note)
Darth Vader (Star Wars)
Sephiroth (Final Fantasy 7)
Cersei Lannister (Game of Thrones)
Coringa (A Piada Mortal)
Heróis
Motoko Kusanagi (Ghost in the Shell)
Frodo Bolseiro (Senhor dos Anéis)
Chloe Price (Life is Strange)
Eleven (Stranger Things)
Rorshach (Watchman)
O que nos torna Humanos?
Por fim ficamos com a pergunta: O que nos Torna Humanos? O que realmente nos torna diferentes um dos outros? São estas questões que nos ajudam a tornar nossos personagens mais vivos. São nossas diferenças, nossas imperfeições, defeitos, erros, mas também são nossas qualidades, virtudes, desejos, emoções e sonhos. Um conjunto de cores e texturas que se juntam e formam algo vivo. Isso é o que precisamos para tornar nossos personagens em algo maior do que palavras e imagens em nossas criações. Precisamos deixar de lado o personagem preto e branco e despertar um personagem que é um caleidoscópio de cores. No fim, o que teremos é um ser vivo, um ser cativante, um personagem que ficará gravado na mente daqueles que desfrutam de sua criação e que, em alguns casos, pode deixar uma grande marca nas pessoas.