🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

A aventura de RD

Mufasa Masculino

Cidadão
Membro
Membro
E bem devagar a velha roda gira...
Juntou-se
03 de Outubro de 2019
Postagens
95
Bravecoins
1.194
Title-Name.png

Informações

Desenvolvedor : Bruno Ribeiro (Scar)
Data de criação : 06/12/2020
Gênero : Puzzle
Engine : RPG Maker MV

História

Certa noite, um grupo de goblins muito sorrateiros conseguiram entrar no palácio real e roubar a coroa do rei juntamente com algumas das joias da rainha.
A maioria das pessoas ignoraria o ocorrido, até porque não passam de bens materiais. Mas o príncipe Horácio de Godres levou isso para o lado pessoal e resolveu ir atrás dos goblins em seu acampamento e recuperar o tesouro.
Porém, como posso explicar. Horácio não é a melhor pessoa para se confiar uma tarefa dessa. Ele é extremamente distraído. Sempre com o pensamento longe e dificilmente percebe algum inimigo espreitando atrás de uma moita ou alguma armadilha mais ou menos camuflada no meio do caminho. Se no meio do caminho Horácio encontrar uma placa apontando para um abismo escrita lanche grátis por aqui. Horácio pularia desse abismo.
Para impedir que seu amado morresse no meio da jornada. A princesa Elyx de Atrox (esposa de Horácio) recorreu a sua última invenção, o pequeno e corajoso RD. Confiando a ele a importante missão de ir a frente do jovem príncipe sem que ele percebesse, desarmar as armadilhas e reduzir o número de inimigos pela estrada. Como se posse um jardineiro cortando a grama antes de um jogo de futebol ou o homem que tira os obstáculos da pista antes de uma grande corrida.
Garantindo assim que o rapaz conclua sua missão sem muitos problemas.

Personagens
Horacio-face-1.png
O herói
Filho caçula da família real de Godres. Horácio sem foi muito desajeitado e vivia se metendo em confusão. Mas apesar de tudo, sempre foi o mais corajoso de sua família.
Como qualquer herdeiro ou campeão de Godres, Horácio tem o poder de manipular a terra que foi concedido pela grande esmeralda. E em seus combates sempre carrega uma poderosa lança com ponta de ambar que consegue manipular com seus poderes.
Elx-face.png
A princesa
Elizabeth de Atrox sempre foi muito talentosa, ou simplesmente princesa Elyx como ficou conhecida.
Foi uma pioneira na criação de ferramentas e robôs usando as pedras mágicas do continente. Com suas habilidades comparadas com a do seu próprio bisavô Aurix.
Acabou se apaixonando por Horácio depois de ter passado alguns meses no castelo de Godres depois de uma forte depressão causada por um antigo amor.
Goblin-face.png
O inimigo
Os goblins são bonecos de pano criados por um poderoso guerreiro chamado Zoroak e que ganharam vida graças ao poder de um anel mágico.
Por muitas vezes essas criaturas causaram problemas pelo continente, atacando cidades e castelos sobe ordens de seu mestre.
Mas depois da morte de Zoroak eles vivem tranquilamente em seu acampamento ao sul de Atrox, causando pequenos problemas como roubos ou atacando quem entra em seu território.
RD-face-2.png
O robô
A mais recente criação da princesa Elyx. O pequeno e corajoso RD foi equipado com as melhores armas e equipamentos. E graças ao aprimoramento da tecnologia misturada com as pedras mágicas, essa pequena máquina tem mais sentimentos do que muitos humanos jamais terão.

Imagens

6.png
1.png
2.png
3.png
4.png
5.png

Comandos

Andar : Setas direcionais / Mouse
Falar com alguém ou ler uma placa : Enter / Espaço
Atirar : Z
Pausar : P

Créditos

Programação
-Scar

Artes
-Scar

Trilhas sonora
-Hikoki Kikuta
music pack: The Fury

Plugins
- Terrax Plugins - Lighting system

Última edição:
Title-Name.png

Informações

Desenvolvedor : Bruno Ribeiro (Scar)
Data de criação : 06/12/2020
Gênero : Puzzle
Engine : RPG Maker MV

História

Certa noite, um grupo de goblins muito sorrateiros conseguiram entrar no palácio real e roubar a coroa do rei juntamente com algumas das joias da rainha.
A maioria das pessoas ignoraria o ocorrido, até porque não passam de bens materiais. Mas o príncipe Horácio de Godres levou isso para o lado pessoal e resolveu ir atrás dos goblins em seu acampamento e recuperar o tesouro.
Porém, como posso explicar. Horácio não é a melhor pessoa para se confiar uma tarefa dessa. Ele é extremamente distraído. Sempre com o pensamento longe e dificilmente percebe algum inimigo espreitando atrás de uma moita ou alguma armadilha mais ou menos camuflada no meio do caminho. Se no meio do caminho Horácio encontrar uma placa apontando para um abismo escrita lanche grátis por aqui. Horácio pularia desse abismo.
Para impedir que seu amado morresse no meio da jornada. A princesa Elyx de Atrox (esposa de Horácio) recorreu a sua última invenção, o pequeno e corajoso RD. Confiando a ele a importante missão de ir a frente do jovem príncipe sem que ele percebesse, desarmar as armadilhas e reduzir o número de inimigos pela estrada. Como se posse um jardineiro cortando a grama antes de um jogo de futebol ou o homem que tira os obstáculos da pista antes de uma grande corrida.
Garantindo assim que o rapaz conclua sua missão sem muitos problemas.

Personagens
Horacio-face-1.png
O herói
Filho caçula da família real de Godres. Horácio sem foi muito desajeitado e vivia se metendo em confusão. Mas apesar de tudo, sempre foi o mais corajoso de sua família.
Como qualquer herdeiro ou campeão de Godres, Horácio tem o poder de manipular a terra que foi concedido pela grande esmeralda. E em seus combates sempre carrega uma poderosa lança com ponta de ambar que consegue manipular com seus poderes.
Elx-face.png
A princesa
Elizabeth de Atrox sempre foi muito talentosa, ou simplesmente princesa Elyx como ficou conhecida.
Foi uma pioneira na criação de ferramentas e robôs usando as pedras mágicas do continente. Com suas habilidades comparadas com a do seu próprio bisavô Aurix.
Acabou se apaixonando por Horácio depois de ter passado alguns meses no castelo de Godres depois de uma forte depressão causada por um antigo amor.
Goblin-face.png
O inimigo
Os goblins são bonecos de pano criados por um poderoso guerreiro chamado Zoroak e que ganharam vida graças ao poder de um anel mágico.
Por muitas vezes essas criaturas causaram problemas pelo continente, atacando cidades e castelos sobe ordens de seu mestre.
Mas depois da morte de Zoroak eles vivem tranquilamente em seu acampamento ao sul de Atrox, causando pequenos problemas como roubos ou atacando quem entra em seu território.
RD-face-2.png
O robô
A mais recente criação da princesa Elyx. O pequeno e corajoso RD foi equipado com as melhores armas e equipamentos. E graças ao aprimoramento da tecnologia misturada com as pedras mágicas, essa pequena máquina tem mais sentimentos do que muitos humanos jamais terão.

Imagens

6.png
1.png
2.png
3.png
4.png
5.png

Comandos

Andar : Setas direcionais / Mouse
Falar com alguém ou ler uma placa : Enter / Espaço
Atirar : Z
Pausar : P

Créditos

Programação
-Scar

Artes
-Scar

Trilhas sonora
-Hikoki Kikuta
music pack: The Fury

Plugins
- Terrax Plugins - Lighting system

Meus parabéns, eu já joguei seu jogo inteiro e quis fazer aqui uma crítica construtiva, me diverti bastante até jogando o seu game, ele me instigou a o jogar, e bom, existem alguns pontos para serem notados, aqui eu os deixarei, mas eu recomendo sim jogar o jogo.

Se você ainda não jogou o game e se importa com spoilers, este post pode conter alguns, mas não tantos, de preferência, só abra se já tiver jogado, se não se importar com reportações específicas ou se for o criador do jogo!

O jogo é bastante divertido, é um jogo de RPG Maker, mas que não busca ser tão RPG, e eu não senti sono no foco da gameplay, algo muito bom, a ideia é muito
interessante e eu gostei de jogar!

O jogo não é tão longo, pegou 50 minutos de tempo, mas porque eu realmente fiz algumas besteiras e não me atentei tanto, mas foi realmente bom jogar, a ideia é
muito boa!

No entanto, encontrei alguns bugs, nada que me impediu de jogar, mas vale ressalvas, na segunda fase eu um goblin subiu em um terreno que não era suposto subir, mas
tudo bem, já na terceira fase, eu não sei se o tempo não resetou, mas assim que a fase começou, eu morri logo de cara.

As alavancas, quando ativadas, não podem mais retornar ao estado original, assim se você ativar alguma aleatoriamente, não tem como reverter e você pode ser punido
por tal, algo não muito interessante, mas bem, serve pra te deixar esperto.

O game design e o level design são bem intuitivos, temos um game que não é impossível de se jogar, mas se você não se ligar, você perde, o jogo não subestima
a inteligência do jogador, eu realmente só não gostei de uma das bombas onde basicamente, você precisa estar muito por dentro de programação para desarmar,
é um easter egg legal para programadores, se eu tivesse manjado, seria para mim também, mas como eu sou dos fraquinhos, tomei dano de graça.

E não posso me esquecer que quando o homem lá está atravessando a rota, RD ainda pode atirar, acho que foi uma breve falha no controle de fluxo, mas nada demais.
Creio que uma switch já deva resolver tal.

E eu notei que uma hora, eu esqueci se desarmei umas bombas, fui lá e tentei desaramar de novo, e deu para desarmar, mas só que depois eu me lembrei que
desarmei, não estou muito certo se realmente desarmei duas vezes, mas fiz por precavimento, de todo jeito, pode ser spot fácil para dano desnecessário.

Eu gostei bastante do jogo, os gráficos originais e caricatos, foram uma boa sacada e em vários quesitos, é um jogo bem divertido, creio que me vejo o jogando
novamente para matar um tempo e experimentar uma obra feita na minha engine favorita.

Porém, agora vou relatar o ponto mais negativo, a otimização... Eu sei que o tempo era bastante limitado, e a otimização de gráficos foi realizada, mas quando abri
a pasta de áudio para verificar, só de BGM fui pego com 177MB de arquivos, o jogo é curto e me custa acreditar que exista tanto peso nas músicas utilizadas,
todavia, existem métodos manuais, online, de otimização de gráficos e áudio, o jogo está pesadíssimo, ultrapassando disparado, todos os outros jogos que receberam
otimizações mais eficazes, o curto prazo pode interferir, mas mesmo com tal limitação, devemos buscar não nos prendermos a isso.

Avaliação final: 7
Gostei de jogar o game e a ideia foi bem ambientada com o tema, os pontos ppositivos acertam bem, os pontos negativos não interferem na questão da jogatina
e no final das contas, os bugs bão te impedem de jogar, ele tem boa performance, e realmente, o que pesou mais para essa nota, foi a otimização.
Eu notei sim traços de otimização gráfica, mas de áudio, ainda pesou muito, e não posso afirmar com certeza se a otimização gráfica foi total ou parcial.
Mas o peso não impede o divertimento, é apenas um empencilho, se você não ligar para tal, eu recomendo bastante!

Obrigado pelo feedBack pessoal, ajudou bastante.
E fico muito feliz que tenha gostado Marinhomaker. Seu feedback foi de grande ajuda.
Corrigi os bus mencionados e lancei essa nova versão. (Ainda pode editar né, antes do prazo final das 23:59, senão desconsiderem).
Dei uma otimizada nas músicas e sons e tals. E consegui cortar pela metade o tamanho. Obrigado pela dica.
E foi mal pelo easter egg de programação que você mencionou kk não resisti kkkkk

Edit:
Fico feliz que tenha gostado. Vou criar mais jogos do RD num futuro bem próximo. E talvez uma versão estendida desse mesmo. Foi bem divertido.

Última edição:
Tema

A ideia é interessante, mas o controle permaneceu no jogador, não no jogo. Poderia dizer que se trata de um Tower Defense onde o protagonista é o agente ativo, isto é, que se move pelo mapa. O contrário também não seria exatamente controlar o jogo, sendo uma proposta de estratégia seria o único modo pelo qual o jogador poderia interagir.

Jogabilidade

A movimentação lenta pode ser um problema. Faz com que as fases durem muito, não só na parte de sabotagem quanto na caminhada do herói. Quanto aos baús, poderiam ter tido uma interação visual como nas bombas. Daria mais liberdade e possibilidades de interação.

Audiovisual

O visual é bonito, as cores se encaixam e não são exageradas. Digo, sem cores irrelevantes nos arquivos. Não houve animações complexas, mas o que foi feito de modo simples foi feito corretamente. O áudio, no entanto, é só OK. Funciona, mas não se destaca. As trilhas usadas poderiam ser outras e o jogador nem notaria a diferença.

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 de ontem, dia 06/12/2020.

Se você apertar a tecla ESC antes da tela de título, o jogo irá travar. Provavelmente a tecla do comando de pausar o jogo foi definida antes do próprio código de pause:
Bug4.png
O mesmo código de pause faz o jogo travar se a tecla for apertada seguidamente.

Bug3.png
Faltou um arquivo de áudio na pasta. Deveria ser tocado quando o jogador perde. Isso deixou a jogatina um tanto enfadonha, pois tive que reiniciar o jogo completamente (fechar / reabrir o programa) toda vez.

Bug1.png
Por algum motivo, se o herói cair nesta armadilha, ele ficará preso no lugar. Ele não morre nem volta pro lugar.

Bug2.png
Tem um errinho minúsculo em um trecho do autotile destas bordas. Quase nada, mas está ali.

Mapeamento.png
Nesta parte, já na vila dos goblins, o herói segue espontaneamente até este canto e também fica travado, impossibilitando o jogador de continuar.

6.png

Obrigado pelo feedback Joseph Poe. Ajudou bastante. Vai ser bem útil quando for lançar a versão estendida depois.
A gente testa testa e testa e mesmo assim continuam achando bugs kkkkkk
Quem quiser jogar coloca um audio aleatório na pasta audio/me/Defeat2.ogg pra n ter que ficar fechando o jogo toda vez que morrer. Acho que acabei tentando otimizar demais kk
Se achar que o jogo esta muito devagar na parte em que Horácio esta andando basta manter pressionado Enter ou Space
E evitem apertar esc, ta bugado. Se forem pausar usem a tecla P

Última edição:
Cara bem bacana o jogo, achei a arte bem feita e única!

Encontrei alguns bugs no caminho, como um áudio em falta e um evento sem fim. O único porém é que você ainda controla um personagem por assim dizer, mas entendi a aplicação com relação ao tema!

Meus parabéns e boa sorte :okay:

Esta são minhas observações referentes ao seu projeto

Pontos fortes: As artes estão muito boas, realmente demostra que o desenvolvedor tem apreço e simpatia por artes, desenhos, e pintura.
Personagem principal: Robo, muito carismatico
Paleta de cores: bem equilibrada, todos os elementos estão bem equilibrados, pertencendo ao mesmo mundo.

Pontos a melhorar: Animação dos personagens, todos precisam de animações intermediarias para criar a sensação de movimentos mais fluidos
Estabelecer comando a ser usado, pois ao usar o mouse faz uma movimentação, e ao usar as setas direcionais movimenta de outra forma.

Erro Encontrado: "Error Load:audio/me/Defeat2.ogg", após o inicio do treinamento inicial ao morrer esse erro aparece constantemente na tela para todo movimento executado pelo jogador,
deixando o jogo sem som, obrigando ao jogador ficar apertando seguidamente na caixa de texto.

Sugestões: Inimigos poderiam fazer um ciclo e durante um determinado tempo permanecer em um ponto especifico.
Para uma GameJam normalmente buscamos sempre ser mais direto no que queremos fazer, de uma maneira que faça o jogador permanecer jogando, então mesmo que o jogo for estilo RPG
procure mostrar o seu melhor potencial logo nos 1 momentos, como uso de efeitos especiais, ações historia bem resumida, basicamente uma propaganda de seu jogo,pois diferente do publico
que compra o jogo e vai tentar terminalos, se seu jogo nos minutos inicias não gerarem uma grande surpresa dificilmente ele chegara ao final quando se deparar com as primeiras dificuldades,
Lhe desejo muita prosperidade e sucesso para seus futuros upgrades em seu projeto, foi um grande prazer conhecer o seu trabalho, obrigado pela oportunidade, um grande abraço.

Voltar
Topo Inferior