Bom, eu tenho que ser justo com esse projeto, vou buscar não ser muito punitivo ou passar a mão.
Eu não entendi bem a proposta logo de cara e demorei um pouco para sacar algumas coisas, eu até saquei que tinha que selecionar a missão para se fazer, mas alguns
bugs me impediram de tentar entender e ir atrás dessas missões, vou mencionar os pontos do jogo.
Começamos bem, com uma tela de título muito bonita e algumas personalizações também, saindo do padrão RPG Maker MV, e uma característica particularmente muito notável
para mim, é que o jogo funciona com o gamepad, assim, eu pude jogar confortável na minha rede ao invés da minha cadeira gamer de madeira antológica do século passado
(literalmente), eu sei que não é lá tanta coisa, mas existem games que eu prefiro jogar no teclado e outros no gamepad, essa foi uma pegada que eu gostei.
No entanto, as coisas não estão as 1000 maravilhas aqui, eu devo criticar alguns pontos, o sistema de missão está legal, gostei que o menu do jogo não é a mesma coisa
de sempre, isso já deu a entender que tinha algum programador de plugins dentro do projeto, no entanto, a pessoa que tirou o always dash cometeu um erro.
Desde minha experiência com Pokémon Heart Gold, toda vida que vejo uma função de always Dash, me esbanjo usando esse tipo de função, gosto de adiantar mais as coisas
sem ter que segurar um botão, e bem, já que tem dash por segurar o botão e é algo default do RPG Maker MV o always dash, eu não vi motivo para retirar.
Eu não entendi bem a estória, temos que ir atrás de umas princesas mágicas, o que é referenciado como jogador, só fica no quarto jogando o tempo inteiro, eu não curto
jogos online, mas eu me identifiquei com ele, afinal de contas, se eu não tivesse analisando esse game nem jogando os da Jam, estaria provavelmente no meu ciclo
infinito de Megaman X Legacy Collection 1 e 2. Ainda bem que temos diversos e variados jogos dessa Jam para jogar!
Vamos chegar a outro pecado aqui, a música só começa quando você entra no hub world, mas ela não para quando você entra em algum lugar, o que gera uma devida
inconsistência.
Ok, teve uma vez que eu tentei ir para um lugar, deveria ser uma janela ou algo assim, e tomei um bug de falha de carga de arquivo, provavelmente o arquivo foi perdido
durante a etapa de otimização das imagens e deveria ser arquivo de plugin, entendo que isso ocorra, mas é importante fazer testes, o jogo não foi testado já na versão
final para jogar, ou se foi, foi um teste mais linear, nos pontos onde se deveria para ver se dava para jogar, talvez o projeto fosse grande demais para o curto prazo,
mas ok, até aqui "tudo bem", não impedia de jogar ao todo.
O que doeu mesmo de ver, foram outros 2 bugs realmente pesados, num deles, basicamente, por falta de um arquivo, o jogo só te permite salvar uma vez. Sim, você escreve
um novo arquivo, e na próxima vez que for salvar ou que for carregar, você já toma um erro de script, então, se você for jogar o game inteiro, tem que rushar.
Outro bug muito grande, foi quando eu parei num ponto onde fui teleportado para uma sala sem saída, se eu tenho que rushar o jogo, existe uma possibilidade de eu cair
em um devido onde não posso sair e vou ter que acabar jogando tudo de novo, infelizmente, esse não é o tipo de bug que podemos deixar passar.
Nota final: 3
Eu gostei da arte, RTP não me incomoda, a HUD é bonita, há algumas inconsistências a serem mencionadas, o funcionamento do sistema de dia e noite não é bom para
devidos terrenos, e se a pessoa tiver fotofobia, pode ser que acabe sofrendo de dores nos olhos da transição da madrugada para o amanhecer, mas realmente o que
pune demais o jogo, são esse bugs que o torna injogável, é tenso ter que rushar e existir uma oportunidade de ter que começar tudo do zero, por causa que save
e load não estão funcionando e por causa que existe um lugar no mapa onde se você ficar preso, basicamente você já não pode mais avançar no jogo, esse mesmo mapa
tem um erro de tileset, bem, o jogo pode ser interessante, mas eu não tive a chance de jogar mais, lamentavelmente, os bugs venceram.