🤔 Para Refletir :
"Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles."
- Ricky O Bardo

A Busca pelas Guardiãs Mágicas

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
TelaTitulo.png

A Busca pelas Guardiãs Mágicas

Informações

Desenvolvido por: DadoCWB
Data de Criação: 12/2020
Gênero: RPG/Visual Novel/Puzzle
Engine: RPG MAKER MV

O JOGO

Introdução

Quando as criaturas do submundo descobriram uma forma de caminhar entre os planos, eles levaram consigo caos, destruição e morte para todos os lugares pelos quais passarm. Para evitar que toda a existência viesse a ser corrompida os deuses elegeram guardiões para cada plano de existência, com a missão de protegê-lo das criaturas do submundo.

Enredo

Algo de estranho aconteceu. Algum tempo depois que que as lendárias Guardiãs Mágicas da Terra derrotaram o lorde do submundo, criaturas corrompidas voltaram serem vistas vagando pela noite. De uma forma mais estranha ainda as Guardiãs Mágicas da Terra desapareceram.

Por uma "eventualidade do destino" o estudante do ensino médio Takeuchi Souta esbarra com a Fadinha Umi que diz estar na Terra com o intuito de encontrar as Guardiãs Mágicas. Take-kun promete ajudar a fadinha e juntos partem em uma jornada improvável contra as forças do oculto.

DOWNLOAD

Download via Google Drive

Créditos
Créditos dentro do jogo.

Última edição:
Como eu publiquei essa postagem "meio que em cima da hora" e por isso gostaria de dar umas dicas para quem for se arriscara a jogar A Busca pelas Guardiãs Mágicas.

ADVERTÊNCIA:
Não se deixe enganar pelas imagens, esse é um jogo feito no RPG MAKER MV usando recursos padrão RMMV / RMMZ. A imagem de postagem oficialmente é uma peça feita a partir de modelos 3D mas o jogo é puramente 2D com gráficos comuns. Para não restar dúvidas quanto a isso eis umas imagens do jogo (feitas durante o processo de desenvolvimento).

bairro.png
1607314849270.png
image-1.png

MODOS DE JOGO: O jogo conta com dois modos de gameplay:

1. Modo "tático"
Acontece APENAS quando o jogador está no mapa da cidade. Nesse modo o jogador assumirá o controle da Fadinha Umi e pode se movimentar pelo mapa da cidade "livremente".

1.1 Movimentação
Existem duas possibilidades de movimentação:
  • Caminhando: Pode caminha por ruas e terrenos planos.
  • Voando: Pode mover-se por sobre todos os terrenos exceto montanhas e águas profundas (azul mais escuro).
Nota: Para alternar entre os dois modos utilize a tecla TAB.

1.2 Posicionando o Círculo Mágico
Para posicionar o círculo mágico utilize a tecla W. Essa é uma maneira de "marcar" um terreno.

1607315620120.png

1.3 Movimentando o Take-kun
Take-kun é o ruivinho bonitão do jogo. É ele quem é o protagonista do jogo ao tempo em que Umi-chan é apenas uma coadjuvante. Quando Take-kun for adicionado ao grupo a Fadinha poderá guiá-lo pelo mapa da cidade.

Take-kun permanecerá parado em uma posição do mapa até que Umi-chan "de o comando para ele se mover". Esse comando é acionado pela tecla E.

Quando Take-kun se move, ele irá sempre em direção ao Círculo Mágico. Por isso as teclas E e W serão utilizadas de forma combinada.

1.4 Posicionando Cristais
Umi-chan pode posicionar cristais no mapa com o intuito de bloquear a passagem. Existem 3 tipos de cristais, cada um identificado por uma cor: vermelho, verde e azul.
1607315454750.png

Para posicionar um cristal no mapa é preciso que Umi-chan tenha esse recurso disponível em seu estoque. Utilize as teclas de 1 a 3 para posicionar cristais SEMPRE "à frente da Umi-chan".

Se seu estoque de cristais acabar tente procurar pelo mapa. Geralmente eles ficam bem escondidos nos lugares mais inusitados.

1.5 Fuja das Colegiais!
Take-kun é um dos garotos mais populares da escola e por isso ele passa o tempo todo sendo bajulado pelas garotas da cidade. Como assim da cidade? Pois é, se você não sabia ele é o principal atleta do clube de natação da escola que recentemente venceu as competições regionais.
1607315921896.png

Toda vez que uma colegial encontra Take-kun ela lhe rouba um pouco de seu coração. Nesta versão do jogo, ficar sem corações não é um problema de todo grande mas alguns eventos específico necessitam que Take-kun tenha sua barra de corações "bem cheia".

1.6 Fuja das Criaturas Corrompidas!
A noite é o momento mais perigoso para se mover pela cidade. Se uma criatura corrompida encontrar Take-kun ele terá sua energia (estrelas) drenadas. Se Take-kun perder todas as suas estrelas ele morre e é o fim do jogo.

1.7 Recuperando corações e estrelas
É possível reabastecer os corações e estrelas de Take-kun coletando os respectivos itens pelo mapa da cidade.

1.8 Sinais de GPS
Umi-chan pode interagir com os sinais de GPS. Normalmente eles enviam a Fadinha para uma área específica da cidade. Se Take-kun estiver nas próximidades e Umi-chan interagir com ele (por meio da tecla ENTER) ambos serão enviados para a respectiva área da cidade.

1.9

2. Modo tradicional:
Esse é o modo convencional de se jogar no RPG MAKER MV. Nesse modo Umi-chan não pode utilizar suas habilidades. Ela apenas pode caminhar, interagir com objetos ou com outros personagens. Se Take-kun estiver no grupo, ele irá acompanhar Umi-chan. Do contrário a fadinha estará por conta própria

2.1 Menu de jogo
Não tem. É isso mesmo: o jogo não possui um menu.

2.2 Salvando o Progresso
É possível salvar o progresso de jogo utilizando a impressora no apartamento do Take-kun.

2.3 Menu de Missões
Apertando a tecla ESC o jogador tem acesso a uma janela que informa as missões ativas, completas ou fracassadas.

Última edição:
Tive problemas como mostrado abaixo:
1607342590952.png

Algo que me "incomodou" um pouco foi uma mistura de gráfico pixelado do cenário com o HUD em textura mais definida.
No geral parece um jogo bem trabalhado e completo. Nenhum jogo feito em 9 dias é livre de bugs 🤷‍♂️

Tive problemas como mostrado abaixo:
Visualizar anexo 1901

Algo que me "incomodou" um pouco foi uma mistura de gráfico pixelado do cenário com o HUD em textura mais definida.
No geral parece um jogo bem trabalhado e completo. Nenhum jogo feito em 9 dias é livre de bugs 🤷‍♂️

Quando "finalizei" o projeto por volta das 22:00h do domingo 07/12/2020 ele estava com um tamanho muito grande e então eu fui eliminando manualmente os recursos do RPG MAKER MV que ainda restavam e não estavam sendo usados. Nessa correria eu com certeza esqueci de preservar os parallaxes. Eles são usados em cenas bem específicas e sem muita importância pra o decorrer do jogo (no terraço da escola e na sacada dos apartamentos). Obrigado por relatar o erro, tá anotado aqui e lá pela sexta-feira devo disponibilizar uma versão revisada do jogo.

Sobre a mistura de estilos "gráficos" confesso que o resultado ainda não está do meu agrado. Eu esperava "harmonizar" os tipos diferentes de gráficos controlando a iluminação dos ambientes e as tonalidades da tela, mas para esse concurso eu tive que escolher em encerrar do jeito que estava ou não. Optei por participar do concurso ainda que tenha objetivos de mexer no jogo essa semana, só vou dar um tempo pra "relaxar" as ideias e refletir nos erros que cometi e de que forma posso otimizar o que eu fiz.

Também tem muita coisa que foi feita no improviso para testar as mecânicas e acabou ficando por falta de tempo. Por exmeplo: os itens que você coleta (cristais, corações e estrelas) não são os gráficos da versão definitiva, a ideia era poder voltar neles e substituir por gráficos mais adequados ao estilo do RPG MAKER. Enfim, para além desse concurso irei disponibilizar novas versões (corrigidas/revisdas) do jogo até que chegar no ponto em que não consegui alcançar nesses 9 dias de trabalho.

@SandroRocha Valeu cara... A ideia era deixar o jogo "fofinho" já que ele foi pensado para ser jogador por um público mais casual. Falhei miseravelmente mas acho nos poucos pontos que pude "trabalhar com folga" dá pra ter uma noção da ideia que eu tinha para o projeto.

E

Última edição:
Bom, aqui vai a minha análise, devo ser um pouco crítico, mas vou pedir desculpas primeiro por conta de algumas eventualidades.

Primeiro, eu devo desculpas a você, por reviver um tópico que já estava morto, e sem intenção, quase gerar uma discussão entre você e um dos jurados da Jam, lamento muito, eu não pensava que as coisas sairiam de controle e em respeito a você, quero pedir desculpas por tal.

As críticas do jogo, logo na resenha eu devo dizer que me animei para jogar e ainda mais que seu jogo tinha suporte para gamepad, o único jogo além do meu até agora que realmente me permitiu jogar no gamepad, o doído, foi não conseguir jogar, a ideia é muito interessante, se tiver corrigido os bugs no pós Jam, eu quero ver seu jogo!

Atenção, essa análise tem spoilers, se acha que isso pode estragar sua experiência, leia após jogar o game.
Bom, eu tenho que ser justo com esse projeto, vou buscar não ser muito punitivo ou passar a mão.

Eu não entendi bem a proposta logo de cara e demorei um pouco para sacar algumas coisas, eu até saquei que tinha que selecionar a missão para se fazer, mas alguns
bugs me impediram de tentar entender e ir atrás dessas missões, vou mencionar os pontos do jogo.

Começamos bem, com uma tela de título muito bonita e algumas personalizações também, saindo do padrão RPG Maker MV, e uma característica particularmente muito notável
para mim, é que o jogo funciona com o gamepad, assim, eu pude jogar confortável na minha rede ao invés da minha cadeira gamer de madeira antológica do século passado
(literalmente), eu sei que não é lá tanta coisa, mas existem games que eu prefiro jogar no teclado e outros no gamepad, essa foi uma pegada que eu gostei.

No entanto, as coisas não estão as 1000 maravilhas aqui, eu devo criticar alguns pontos, o sistema de missão está legal, gostei que o menu do jogo não é a mesma coisa
de sempre, isso já deu a entender que tinha algum programador de plugins dentro do projeto, no entanto, a pessoa que tirou o always dash cometeu um erro.
Desde minha experiência com Pokémon Heart Gold, toda vida que vejo uma função de always Dash, me esbanjo usando esse tipo de função, gosto de adiantar mais as coisas
sem ter que segurar um botão, e bem, já que tem dash por segurar o botão e é algo default do RPG Maker MV o always dash, eu não vi motivo para retirar.

Eu não entendi bem a estória, temos que ir atrás de umas princesas mágicas, o que é referenciado como jogador, só fica no quarto jogando o tempo inteiro, eu não curto
jogos online, mas eu me identifiquei com ele, afinal de contas, se eu não tivesse analisando esse game nem jogando os da Jam, estaria provavelmente no meu ciclo
infinito de Megaman X Legacy Collection 1 e 2. Ainda bem que temos diversos e variados jogos dessa Jam para jogar!

Vamos chegar a outro pecado aqui, a música só começa quando você entra no hub world, mas ela não para quando você entra em algum lugar, o que gera uma devida
inconsistência.

Ok, teve uma vez que eu tentei ir para um lugar, deveria ser uma janela ou algo assim, e tomei um bug de falha de carga de arquivo, provavelmente o arquivo foi perdido
durante a etapa de otimização das imagens e deveria ser arquivo de plugin, entendo que isso ocorra, mas é importante fazer testes, o jogo não foi testado já na versão
final para jogar, ou se foi, foi um teste mais linear, nos pontos onde se deveria para ver se dava para jogar, talvez o projeto fosse grande demais para o curto prazo,
mas ok, até aqui "tudo bem", não impedia de jogar ao todo.

O que doeu mesmo de ver, foram outros 2 bugs realmente pesados, num deles, basicamente, por falta de um arquivo, o jogo só te permite salvar uma vez. Sim, você escreve
um novo arquivo, e na próxima vez que for salvar ou que for carregar, você já toma um erro de script, então, se você for jogar o game inteiro, tem que rushar.

Outro bug muito grande, foi quando eu parei num ponto onde fui teleportado para uma sala sem saída, se eu tenho que rushar o jogo, existe uma possibilidade de eu cair
em um devido onde não posso sair e vou ter que acabar jogando tudo de novo, infelizmente, esse não é o tipo de bug que podemos deixar passar.

Nota final: 3
Eu gostei da arte, RTP não me incomoda, a HUD é bonita, há algumas inconsistências a serem mencionadas, o funcionamento do sistema de dia e noite não é bom para
devidos terrenos, e se a pessoa tiver fotofobia, pode ser que acabe sofrendo de dores nos olhos da transição da madrugada para o amanhecer, mas realmente o que
pune demais o jogo, são esse bugs que o torna injogável, é tenso ter que rushar e existir uma oportunidade de ter que começar tudo do zero, por causa que save
e load não estão funcionando e por causa que existe um lugar no mapa onde se você ficar preso, basicamente você já não pode mais avançar no jogo, esse mesmo mapa
tem um erro de tileset, bem, o jogo pode ser interessante, mas eu não tive a chance de jogar mais, lamentavelmente, os bugs venceram.

Bugs:
vx4k4w03yftzrpizg.jpg

Nesse daqui, tomei uma falha de gráfico, mas nada que talvez impedisse de jogar mesmo.

https://www.mediafire.com/convkey/556a/280h54rwq3pxotczg.jpg[img]
Esse daqui atrapalha bastante, torna inutilizável o sistema de save/load.

[img]https://www.mediafire.com/view/j5vy6fi7ndx7ir3/Bug_3.png/file
Nesse daqui, mesmo que tente rushar, existe a chance de cair nessa sala, eu não consegui sair de jeito nenhum, há um bug de tilset também.

Obrigado pela análise e pela sinceridade. Honestamente são as criticas que me fazem crescer. E nesse caso concordo plenamente com tudo o que disse. Vou a aproveitar a oportunidade para para falar sobre os pontos abordados.

A história do jogo é baseada em uma light Novel que estou escrevendo. É uma coisa meio maluca sobre adolescentes salvando o Japão com poderes mirabolantes e problemas de estudantes. Algo bem clichê mas que particularmente gosto bastante.

Claro que quando eu comecei o projeto eu não tinha a menor ideia de como ficaria. Gosto de começar tudo com um bom planejamento mas no caso de um JAM isso é um pouco complicado quando sua equipe é de um homem só. A única coisa que eu tinha em mente era que esse deveria se um jogo inspirado em Mahou Shoujo com muitos tons de rosa e coisas fofinhas.

Me dediquei bastante a adaptar os tilesets e ao mapeamento (coisa que adoro fazer) enquanto a ideia da mecânica não vinha. Em paralelo fui desenvolvendo o character design que passou por várias etapas. Além disso gastei bastante tempo com a HUD do jogo (da qual me orgulho bastante) .Só para ter uma ideia, antes da forma final da Hud ela foi assim:

image-2.png
image-8.png

O character design também passou por várias etapas e o que era pra ser desenhado à mão acabou sendo feito no computador mesmo para acelerar o processo. Teve um momento que eu quase desisti de ter 3 Garotas Mágicas, mas persisti com a ideia. Já que eu queria usar as ores RGB para representá-las.

personagem3.png

Uma das coisas que eu tinha em mente era que basicamente eu iria usar programação apena por comandos mas quando chegou a um determinado ponto eu vi que as mecânicas que que queria não seria tãi viáveis sem o auxílio de plugins. Mesmo querendo usar o mínimo necessário eu tive que testar muitas opções e criar códigos para compatibilizar tudo. No fim das contas eu fico contente que os erros relatados não foram até agora problemas de programação.

Aliás os erros sãoprincipalmente decorrentes dos gráficos excluidos na hora de gerar o pacote de distribuição. O RPG MAKER por si só exclui arquivos que são importantes para os plugins e por isso eu optei por fazer manualmente. Infelizmente depois disso não tive mais tempo para testar o pcote gerado (depois de excluir coisas como graficos de characteres paralaxes, backgrounds etc). Não testei não foi por desleixo mas por que já era por volta das 23h. E ainda tinha que upar tudo pro gdrive.

Eu tinha planos de finalizro projeto ao meio dia do domingo. O que não aconteceu por N motivos e principalmente por que gastei um tempo não calculado corrigindo falhas que quase me fizeram desistir. Aqui vale falar que eu tive que excluir tudo que eu tinha feito para os cristais (eles explodiam e rodopiavam pelo mapa matando os inimigos). Então a mecânica de posicionamento dos cristais ficou meio "básica e seca demais".

Quando eu analisei o projeto ao meio dia do domingo eu pensei em desistir. Não daria tempo já que não tinha programado nenhuma linha de diálogo. E eu adoro escrever diálogos. Fechei o computador e fui brincar com um cachorro que resgatei da estrada na quinta-feira. Ele certamente foi abandonado na rua por ter uma deficiência nas duas patas dianteiras. Mas mesmo com a limitação dele ele é bem animado e brincalhão. Então eu pensei: "Cara mesmo com suas limitações, esse cachorro não desistiu e até ganhou um lar". Então eu decidi volar pro projeto e "fazer o possível" até a hora limite.
EoaotbWXYAIGE-R

E foi assim que enxuguei tudo ao máximo apenas para postar o projeto no qual me dediquei nesses 9 dias. No fim não ficou bom confesso, e ainda tem todos esses erros. Mas foi uma experiência incrível e agora sem a obrigação do concurso posso revisar o projeto de uma forma mais livre. E prometo que em breve vocês terão a oportunidade de avaliar um produto mais bem acabado.

Outra coisa que deixei de lado foram as músicas. Com exceção da música de abertura todos os efeitos foram colocados sem muita preocupação.

Esse projeto possui algumas coisa que falam um pouco de meu perfil como jogador:

1) Detesto quando o jogo me obriga a conhecer toda a cosmologia do mundo, a história de todos os povos e de todos os locais de jogo, todas as mecânicas antes de iniciar o jogo de verdade. Geralmente eu jogo o jogador no meio do mapa e digo: "se vira meu filho" e você só descobre a história juntando as informações coletadas durante o jogo. Infelizmente os bugs atrapalharam essa experiência.

2) O jogo é dividido em dois momentos: No primeiro você deve aprender a controlar a fadinha.No segundo deve controlar os dois personagens. O Take-kun sai do AP momento oportuno. Isso é um tipo de escalation que faz com que o jogador se acostume "no seu próprio ritmo ao jogo".

Marinhomaker Obrigado pela análise ...

Última edição:
Cara, quem precisa de ajuda pra ser salvo, não é o Japão não, é o Brasil XD

Sem memes agora, eu notei que você disse algo que eu me lembrei na cara, de uma review que eu tinha visto, que alguém fez de Megaman X7 (Desculpa de eu ter lembrado de um detalhe da review justamente deste mencionado :v), onde era citado que você não pode pode trabalhar os outros detalhe do jogo, se o essencial, a gameplay, não estiver pronta ainda.

O tempo foi vilão para você, e isso é natural, pouco tempo pode ser muita carga para a má sorte de muita gente, inclusive eu, eu ainda fiquei na zona de conforto, mas você teve que bolar coisas do zero, e atualmente, eu não me comprometo numa Jam onde eu não posso usar uma base de código que eu tenha feito de algum projeto que já disponibilizei, para que eu possa colocar a minha ideia em atividade.

Eu diria que em muito faltou tempo, tenho certeza que mais uns dias para você, teriam sido um diferencial grande, eu espero de verdade poder ver esse game prosperar!

Eu me interessei pelo seu projeto, mas tenho que confessar que me senti MUITO perdido. Os bugs são uma coisa natural ainda mais pra JAMs, então eu aprendi a contorná-los. Indo pro mapa "mundi" eu fico andando e andando até achar alguma coisa pra interagir (que não sejam os cristais/estrelas/corações entro em alguns lugares onde não há ninguém (que inclusive não consigo sair, me obrigando a fechar o jogo). O único NPC que encontrei explorando foi uma menina que achou que eu estava tentando espionar ela será? x) e que disse que a "Tsunade" não estava em casa.

Eu gosto de jogos onde o jogador tem que explorar "às cegas", mas infelizmente tem alguns empecilhos aqui que atrapalham bastante. Fico feliz de não ter desistido e ao menos entregue dentro do prazo. As críticas são importantes e os limites do que você consegue ou não fazer muitas vezes aparecem somente na reta final ou quando o peixe já está pra jogo hahaha

O aprendizado da experiência é que é valioso, assim como tudo o que aprendi (e vou aprender) com as minhas participações nas JAMs :reading:

Este não deu pra avaliar. No segundo mapa já falta um arquivo. Nesse tipo de falha, algumas vezes o MV consegue passar por cima (se for um efeito sonoro, por exemplo), mas quando é uma imagem necessária pro cenário, ele trava.

Screenshot_1.png

Este não deu pra avaliar. No segundo mapa já falta um arquivo. Nesse tipo de falha, algumas vezes o MV consegue passar por cima (se for um efeito sonoro, por exemplo), mas quando é uma imagem necessária pro cenário, ele trava.

Visualizar anexo 1971

Peço desculpas... Esse erro acontece quando jogador se dirige para a sacada do apartamento onde uso uma imagem como panorama. Acontece também em uma cena no terraço da escola.

Nota: como o jogo não é linear,nenhuma dessas cenas é fundamental para sua conclusão.

Em todo caso agradeço por ter dado uma chance a esse projeto que está tecnicamente uma desgraça... vlw.

Voltar
Topo Inferior