🤔 Para Refletir :
"Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje"
- codingkitsune

À deriva

HermesPasser Masculino

Duque
Membro
Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Juntou-se
23 de Março de 2017
Postagens
836
Bravecoins
92
Não, esse não é  mais um  poema cringe de minha juventude.

Minha profa passou como atividade uma semana atrás um texto de reflexão referente a aula dela e deixou sua forma livre. Um decidiu gravar um vídeo, o resto provavelmente vai levar uma redação normal, eu irei com este poema.

Não darei spoiler sobre o conteúdo da aula, divirtam-se.

À deriva

No mar de ruídos
Você deriva, surdo
Sendo Levado pela maré

Incapaz de desplugar
Segue a maré, incapaz de nadar
Hipotermicamente sedado

À deriva
No mar estático
Cheio de ruído

Como um marinheiro
Deslumbrado pela ninfa, deriva
Até se afogar

HermesPasser comentou:
No mar de ruídos
Você deriva, surdo
Sendo Levado pela maré
Pelo que eu entendi dessa estrofe, várias pessoas estão alertando alguém sobre algo, mas esse alguém não escuta e continua na maré dessa coisa.

Incapaz de desplugar
Desplugar seria retirar o pluge de uma tomada, ou seja, esse alguém quer descansar ou parar, mas não consegue, certo?

No mar estático
Como a estrofe anterior faz uma metáfora com tomadas, o "estático" faz referência à paralisia depois de levar um choque? Se for isso, foi um belo jogo de palavras.

Como um marinheiro
Deslumbrado pela ninfa, deriva
Até se afogar
Pelo que eu entendi, a poesia é sobre uma pessoa com algum vício (ninfa), as pessoas tentam alertá-lo, mas ele vai se afundando mais e mais nesse vício até que ele se afoga nele.

Irineu comentou:
Pelo que eu entendi, a poesia é sobre uma pessoa com algum vício (ninfa), as pessoas tentam alertá-lo, mas ele vai se afundando mais e mais nesse vício até que ele se afoga nele.

É sempre bom ver interpretações alheias porque as pessoas chegam a conclusões que nunca pensou que poderiam ter.  O texto original era muito mais explicito no significado porém achei que isso empobrecia o poema.
De qualquer forma foi uma boa interpretação.

Achei bem interessante! Talvez pelas minhas leituras recentes (Neuromancer, Count Zero), não pude deixar de sentir uma pegada cyberpunk no texto: os plugues,  a água, o ruído de estática,  a selagem hipotérmica de uma cápsula à lá Matrix. Mas isso sou só eu viajando um pouco na maionese

Cada vez que leio surge mais uma interpretação interessante. Alguém internado em estado vegetativo, plugado a aparelhos, ou alguém preso em um vício narcótico destrutivo...Muitas possibilidades.

De qualquer maneira, bom trabalho! Notei o uso de "Levado" com L maiúsculo, mas não consegui captar o significado - o que viria a ser?

Voltar
Topo Inferior