Já pensou em digitar um texto a uma velocidade de 500 toques por minuto?
Nascemos, crescemos e somos alfabetizados. Aprendemos a segurar o lápis e a escrever nossas primeiras letras, sílabas e palavras. Cada vez mais cedo somos habituados a uma forma de escrita que não seja papel e caneta, e que muito provavelmente na vida adulta será nossa principal forma de escrever, registrar pensamentos e transmitir ideias. Celulares, tablets, computadores, seja na vida profissional ou no lazer, passamos horas à frente da tela, interagindo com um mundo gigante e em expansão. E a ferramenta usada para tal é o teclado, que se mostra muito eficiente em mãos ágeis, nas tarefas em que somos habituados a executar, seja um adolescente em um jogo frenético ou uma pessoa mais velha a desenvolver uma história. Mas, seria mesmo necessário adotarmos um método de ensino para sermos mais ágeis no teclado?
Imagine que você tenha em mãos papel e caneta, e na cabeça uma história excelente pronta para ser transcrita para o papel, porém, você é destro e se propõe a usar a mão esquerda. Certamente que sua frustração viria após algumas palavras mal escritas, comprometendo até o desenvolvimento da história por falta de desempenho. Por outro lado, escrever de forma ágil não o tornará um bom escritor, apenas o ajudará no processo de desenvolvimento.
Dito isso, digitar de forma ágil e precisa certamente o ajudará a ter um bom desempenho, seja nos estudos em programação, desenvolvimento de histórias, roteiros ou num bate-papo com os amigos.
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge com mais de 160 mil voluntários concluiu que a velocidade média de digitação em teclados físicos é de 52 palavras por minuto (PPM), ou 260 toques por minuto (TPM). Mas há quem consiga a incrível marca de 140 PPMs ou 700 TPM!
Já em teclados de aparelhos móveis, o detentor do record mundial em velocidade na digitação é de um brasileiro de Santa Catarina, que em abril de 2014 conseguiu a incrível marca de 160 caracteres em apenas 18,19 segundos, quebrando o recorde anterior do norte-americano Gaurav Sharma, que era de 18,44 segundos. Já não bastava ser tão rápido, no final do mesmo ano ele quebra seu próprio record, baixando o tempo para 17 segundos cravados!
Infelizmente não há técnicas específicas para teclados móveis, o jeito é ir praticando usando os polegares mesmo. Mas em teclados físicos há métodos que, se praticados com regularidade, irão te fazer digitar ligeiramente mais rápido.
Há excelentes sites gratuitos para aprender e praticar digitação em teclados físicos, e algumas regras devem ser seguidas:-Não olhar para o teclado;
-Iniciar com os dedos das mãos na carreira-guia como mostra a figura abaixo (letras ASDF JKLÇ), sendo o indicador da mão esquerda na letra "F" e o indicador da mão direita na letra "J" (observe que essas letras possuem "pinos" em alto relevo);
-Retornar com todos os dedos para a carreira-guia toda vez que apertar uma tecla;
-Não priorizar velocidade, e sim precisão.
O exercício mais básico consiste em digitar em sequência: asdfg asdfg asdfg asdfg...
Ao memorizar esta sequência, já será possível digitar algumas frases como: "a adaga da fada" e "a asa assada da fada safada".
Dai então é só incrementar as letras da outra mão, mais frases, e praticar sempre!
Digitação online - Curso de datilografia
Melhore sua velocidade de digitar com nosso curso de digitação online. Domine a arte da datilografia e aprenda a digitar rápido e sem erros.
agilefingers.com
10FastFingers.com - Typing Test, Competitions, Practice & Typing Games
10FastFingers - Improve your Typing Speed with our Typing Games
10fastfingers.com
Muito obrigado por sua atenção e bons treinos!
Última edição: