🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

A importância dos personagens secundários

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá meus amigos como vão!

LaN0azV.jpg

Como a matéria: A importância de um bom vilão: Veja aqui. Foi muito bem recebida e debatida (muito obrigado a todos) decidi continuar:

E já convido aos amigos para contribuir com um(a) personagem secundário(a), pois esse é o objetivo do tópico:

Muitas vezes nós não lhes damos a devida atenção, mas eles estão sempre ali. São os personagens secundários, muito presentes em diversas histórias... 

Às vezes, eles têm papéis mais extraordinários em uma determinada cena que o próprio protagonista. Muitas vezes, eles são mais carismáticos e contribuem para que o livro, o game, filme, séries dentre outros mantenha o tom certo de humor durante o desenrolar da história. Eles sempre estão ali, dispostos a ajudar e a “dar uma mãozinha”, mas não é todo mundo que consegue enxergá-los.

Os personagens secundários, ou coadjuvantes, costumam ser vistos como aqueles que não têm tanta importância para o desenvolvimento da história. Taxados por muitos como uma mera presença para uma interação social pontual, esses personagens muitas vezes são erroneamente utilizados em uma cena para que ela não fique muito vazia, por exemplo. Mas será que é só para isso que eles servem? Eu acredito que não!

Esses personagens ditos secundários estão ali para dar plenitude a um enredo. Com a presença deles, a trama ganha uma riqueza de detalhes muito maior, e a falta dessa profundidade pode ser claramente sentida em Games que possuem personagens secundários fracos ou cujos papéis não foram devidamente delineados pelo autor, em seu planejamento. Um Game que carece de personagens secundários interessantes é um Game sem substância, superficial. O personagem principal é o destaque? É concordo! Mas ele precisa dividir responsabilidades e, bom, a vida, com alguém. Seja esse alguém um amigo, um professor, um vizinho, cônjuge  ou alguém da família.

Pense bem: um coadjuvante pode ser o responsável pela luz que falta ao pensamento do protagonista. Ele pode ser a pessoa que ajuda o protagonista a, por exemplo, finalizar o plano de ataque nas terras rivais.
Eu gosto muito de ver como alguns personagens secundários vão crescendo junto com a história: Minha contribuição de personagem secundário é o “pequenino” Samwise Gamgee ou Sam em O Senhor dos Anéis?

iw7IBpO.jpg
Um grande exemplo de perseverança

Apesar de todos os louros irem pra Frodo, quem prestou atenção nos filmes da trilogia Senhor dos Anéis sabe que o verdadeiro herói ali do negócio é Sam. Não adiantaria de nada ter guerreiros como Aragorn, Legolas, um mago poderoso como Gandalf ou mesmo Elfos poderosos como Elrond ou Galadriel se o anel não fosse destruído. Todo o futuro da Terra Média dependia da destruição do Anel, mas se você parar pra pensar um pouco, se dependesse de Frodo pra concluir a tarefa, Sauron estaria reinando e o “Condado” não existiria mais: Há, Há, Há... 

Com certeza não posso de mencionar Han Solo interpretado pelo ator Harrison Ford:

uy6fD35.jpg

Contrabandista. Ordinário. Herói. Capitão da Millennium Falcon: é um dos grandes líderes da Aliança Rebelde. Ele e seu copiloto Chewbacca passam a acreditar na causa da liberdade galáctica, juntando-se a Luke Skywalker e à princesa Leia Organa na luta contra o Império.

E o mais legal! É que ele que fica com a princesa Leia. Diferente de muitas outras histórias em que o protagonista que fica com a princesa.

Ficou legal e espero que continue  :Beijinho2:

Obrigado [member=1548]Bruna[/member]  pelo dica do tópico como falei estou bolando um HQ e dicas assim ajuda bastante:
Concordo totalmente com seus argumentos sobre o Sam ele possui uma força de "perseverança" incrível meu personagem favorito em o Senhor dos Anéis depois do Anão Gimli. Mas não vou falar de sobre J.R.R.Tolkien e sua triologia e sim do Vincent Valentine  de FF VII

roQkhyh.png

Nem dá para acreditar que seja um personagem "Opcional" em FFVII.  Sombrio e carregando o fardo de seus "pecados" Vincent carrega muitos arrependimentos e segredos. Possui um ódio mortal pelo cientista Hojo por razões pessoais e acompanha o grupo visando pôr um fim nas ações imorais feitas pelo cientista. Vincent fala pouco, no entanto, quando o faz, é para algo muito importante que tinha de ser dito. Esse fato que faz um bom personagem secundário.

Vincent adquiriu através de experimentos realizados por Hojo em seu próprio corpo, o poder de se transformar em criaturas incrivelmente poderosas. Dentre elas, devem-se dar atenção a mais extraordinária: Chaos, um poderoso demônio alado. De secundário a protagonista em  Dirge Of Cerberus onde revela-se que esta transformação não era um mostro e sim uma semi-WEAPON, que age de acordo com o desejo de outro WEAPON - Omega. A lenda da existência de Chaos e Omega como WEAPONS, que o planeta invoca em tempos de ameaça, foi recentemente descoberta por Dra. Lucrecia Crescent e Dr. Grimoire Valentine.

Interessante esses debates e manda no face eu quase não vejo o fórum. Falou! 

Muito Obrigado pelos comentários [member=1548]Bruna[/member] e [member=1690]Sandro Rocha[/member]

Que bacana! Vocês combinaram, pois tanto Han Solo quanto Vincent Valentine (de personagens secundários) para protagonista: Vincent no FFVII Dirge Of Cerberus  e Han Solo que irá ganhar seu filme- Solo: Uma História Star Wars.  Legal!

simon_and_marceline_by_galletadulce99-d5su8t9.png
Eu pegaria qualquer personagem de cartoon dos anos 2000 para depois. É serio, e totalmente estranho, o como esses shows conseguem caracterizar e tornar esses personagens seres tão icônicos. Pegue Hora de Aventura, Gravity Falls, Over The Garden Wall, Steven Universe. Inclusive, eu estava pensando no porquê desses personagens serem tão lembrados, como mostrado pelo tanto de fan art que existe por ai. Acho que é mais por causa da mídia em que eles habitam, que obriga os criadores a desenvolver mais e mais os personagens secundários, principalmente sendo programas que tem a principal característica de ir contra a mudança na estrutura e na história (apesar disso estar mudando), o que os impede de apenas usar o personagem principal.

Mas o melhor mesmo é obvio:
ttgl___kamina_and_simon_by_dradise-e1345961452947.jpg

Kamina era tão incrível que todos pensavam que ele era o personagem principal. Um revolucionário, que compartilhava dos ideais mais ridículos e verdadeiros de toda a serie. Não só ele promove todas as mudanças no inicio, mas ele abre as portas para o desenvolvimento de todos os outros personagens. A morte dele cria impacto para todo mundo, e é lembrada por toda a serie, eles demoram episódios para melhorar do desespero do acontecimento.  Ele literalmente se torna um ideal a ser alcançado e superado, tanto pelos personagens como para quem assiste. Esse é o melhor tipo de personagem secundário, aquele que muda o roteiro.

Muito obrigado pela contribuição [member=47]rafaelrocha00[/member]

Ele literalmente se torna um ideal a ser alcançado e superado, tanto pelos personagens como para quem assiste. Esse é o melhor tipo de personagem secundário, aquele que muda o roteiro.

Como sempre muito boa indicação e mais um grande adicional ao tópico... Valeu!

é a continuação da discussão dos personagens

Que legal, eu fico com LANDO CALRISSIAN de Star Wars
Antes um contrabandista de fala mansa, Lando Calrissian se transforma de alguém que quer enriquecer rápido em um líder implacável na luta contra o Império. Das aventuras com a tripulação de rebeldes do Fantasma ao ataque na Estrela da Morte II, sua sagacidade e ousadia provam ser de valor inestimável.

JF96V3a.jpg
[/spoile

rafaelrocha00 comentou:
simon_and_marceline_by_galletadulce99-d5su8t9.png
Eu pegaria qualquer personagem de cartoon dos anos 2000 para depois. É serio, e totalmente estranho, o como esses shows conseguem caracterizar e tornar esses personagens seres tão icônicos. Pegue Hora de Aventura, Gravity Falls, Over The Garden Wall, Steven Universe. Inclusive, eu estava pensando no porquê desses personagens serem tão lembrados, como mostrado pelo tanto de fan art que existe por ai. Acho que é mais por causa da mídia em que eles habitam, que obriga os criadores a desenvolver mais e mais os personagens secundários, principalmente sendo programas que tem a principal característica de ir contra a mudança na estrutura e na história (apesar disso estar mudando), o que os impede de apenas usar o personagem principal.

Mas o melhor mesmo é obvio:
ttgl___kamina_and_simon_by_dradise-e1345961452947.jpg

Kamina era tão incrível que todos pensavam que ele era o personagem principal. Um revolucionário, que compartilhava dos ideais mais ridículos e verdadeiros de toda a serie. Não só ele promove todas as mudanças no inicio, mas ele abre as portas para o desenvolvimento de todos os outros personagens. A morte dele cria impacto para todo mundo, e é lembrada por toda a serie, eles demoram episódios para melhorar do desespero do acontecimento.  Ele literalmente se torna um ideal a ser alcançado e superado, tanto pelos personagens como para quem assiste. Esse é o melhor tipo de personagem secundário, aquele que muda o roteiro.

Pooooooxa, Rafael! raorharuahoara
Pois é, pra mim este é o melhor exemplo de personagem secundário. Eu, até um ponto da série, odiei com todas as forças o Simon. E só passei a aceitar a existência dele graças a OUTRA personagem secundária, a Nia.

E com isso passei a ter uma visão diferente dos personagens secundários. São eles que levam a história, praticamente. O protagonista está sempre aprendendo mais e conseguindo atingir seus objetivos, graças a eles. Imagine um Seiya sem os outros cavaleiros! Acho que nem teria continuidade uma história assim.

Mas já que o Rafael já citou o deus Kamina, terei que trazer um outro grande mestre secundário:
untitled-Louis_Fernet-Leclair_Roger_Barr-Gicle_Digital_Print-trampt-267137o.jpg

“Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer”

Montoya teve um grande impacto em um filme chamado A Princesa Prometida, que tem cara de ser filme de Sessão da Tarde, mas que carrega um background muito bonito e cheio de valores nesse personagem carismático e que passa toda a trama tentando atingir seu objetivo, além de repetir esta famosa frase centenas de vezes, o que o deixa cômico e carismático ao mesmo tempo.

[member=164]CHICO BENTO[/member]
Parabéns por trazer mais uma discussão bacana pra gente se expressar e trazer à tona diversos pensamentos legais. Tenta trocar a imagem principal do texto, pois tá dando a parecer que é o mesmo que o dos vilões. Quando fizer isso me marca, que vou fazer a divulgação no Facebook pra chamar mais uma galerinha pra discutir com a gente.

é a continuação da discussão dos personagens

Que legal, eu fico com LANDO CALRISSIAN de Star Wars
Antes um contrabandista de fala mansa, Lando Calrissian se transforma de alguém que quer enriquecer rápido em um líder implacável na luta contra o Império. Das aventuras com a tripulação de rebeldes do Fantasma ao ataque na Estrela da Morte II, sua sagacidade e ousadia provam ser de valor inestimável.

Novamente muito obrigado pela contribuição [member=544]Leo[/member]

A proposta é essa mesma... Contribuição dos membros ajuda muito na elaboração de conteúdos, fica muito mais interessante promover um tópico em que as contribuições fazem o próprio "Tópico" abrangendo diversas opiniões e servindo como indicação, pois conheci alguns conteúdos interessantes e pretendo continuar com a "série"  :Okay_fix:

Parabéns por trazer mais uma discussão bacana pra gente se expressar e trazer à tona diversos pensamentos legais. Tenta trocar a imagem principal do texto, pois tá dando a parecer que é o mesmo que o dos vilões. Quando fizer isso me marca, que vou fazer a divulgação no Facebook pra chamar mais uma galerinha pra discutir com a gente.

Valeu [member=426]Bruce Azkan[/member] pela contribuição e principalmente pelo apoio  :noel:

Olá [member=426]Bruce Azkan[/member] seria esse filme de 1987

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oPoUKTj2lhI[/youtube]

Eu assisti  :^^':

E6z82Uq.jpg
Gosto do Ikki de Fênix o cavaleiro de bronze irmão do xarope do Shun de Andrômeda. Na Ilha da Rainha da Morte, onde foi treinado, acaba vendo a bela Esmeralda, seu grande amor, morta por uma falha sua e fica sabendo o terrível segredo de seu nascimento. Tais fatos são suficientes para ele começar a odiar a tudo e a todos. Ikki comandou os Cavaleiros Negros em uma vingança contra Saori Kido, mas se arrependeu e agora luta pela Deusa Atena, ajudando seus amigos e seu irmão sempre que necessário. Até os poderes dele são mais legais... Meu cavaleiro preferido :^-^:

Bruna comentou:
Olá [member=426]Bruce Azkan[/member] seria esse filme de 1987

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oPoUKTj2lhI[/youtube]

Eu assisti  :^^':

Sim, [member=1548]Bruna[/member]!
Esse mesmo. Tem muito cara de filme chato da sessão da tarde, mas surpreende no roteiro. Se eu fosse um cineasta, faria uma versão com o Montoya mais em destaque, contando sua trajetória de vingança super engajada! hahaha

É verdade eu assisti não faz muito tempo:?

Apesar de todos os louros irem pra Frodo, quem prestou atenção nos filmes da trilogia Senhor dos Anéis sabe que o verdadeiro herói ali do negócio é Sam. Não adiantaria de nada ter guerreiros como Aragorn, Legolas, um mago poderoso como Gandalf ou mesmo Elfos poderosos como Elrond ou Galadriel se o anel não fosse destruído. Todo o futuro da Terra Média dependia da destruição do Anel, mas se você parar pra pensar um pouco, se dependesse de Frodo pra concluir a tarefa, Sauron estaria reinando e o Condado não existiria mais: Há, Há, Há...

O mago branco Gandalf também é um personagem secundario e muito importante para a trama. taí fico com o Gandalf:bocejo:

Eu tenho uma forte tendência a gostar mais dos personagens secundários do que dos protagonistas. Isso por que na grande maioria das vezes os protagonistas são escritos como "o predestinado" , principalmente em animes. Quando isso já é 99% certo que o prota não vai ganhar minha simpatia.

Sobre o Senhor dos Anéis, uma discussão interessante é que o personagem principal da história é a própria Terra Média (ou o Um Anel, para alguns) . A história toda é sobre ela, seus lugares e sua gente. Os demais personagens seriam todos secundários.

Um comentário que recebi sobre o protagonista de minha novela Sakura No Jikan foi: "Meu, esse MC é um banana. Eu vou shipar a heroína com o Soto-kun (personagem secundário)". Isso revela um pouco meu apreço pelos personagens secundários.

Puxando a sardinha pro meu lado: Com sou fã incondicional de animes/novels estilo harém é muito comum se esperar que ao final da obra o casal principal fique junto. Mas particularmente tenho uma tendência muito grande de gostar das heroínas que não são "a principal". Uma dessas heroínas secundárias que eu mais gosto e que mais me partiu o coração por ter sido rejeitada pelo prota foi a Komya Ena de Just Because! Ela é simplesmente incrível e em tudo e se destaca muito dos demais personagens que são bem estereotipados e sem graça.

CAPA.jpg

Falando de um anime muito popular e superestimado chamado Orange, eu detesto o casal principal. E uma obra com uma boa premissa mas toda mal executada e quem carrega o anime "nas costas" é o Suwa Hiroto (simplesmente o cara mais legal de todos os animes, de todas as galáxias e de todos os tempos).

maxresdefault.jpg

Enfim, é muito triste quando um autor não da a devida importância aos personagens secundários. Mas é muito incrível quando eles conseguem se destacar apesar do autor.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior