🤔 Para Refletir :
"Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé."
- Carlos Davilla

A Jornada - Atualizado 20.03.2016 - Pequena Demo do Prelúdio

Romeo Charlie Lima

Necromante
Membro
Membro
Juntou-se
10 de Março de 2016
Postagens
666
Bravecoins
12
A Jornada

[size=10pt]Informações básicas:
Nome do criador: Romeo Charlie Lima
Gênero: Fantasia Medieval
Data de inicialização: Fevereiro/2016
Engine: RPG Maker MV
Equipe: Romeo Charlie Lima​


Introdução:​


Saudações!

Apresento para apreciação, críticas e sugestões o jogo que estou a criar no RPG Maker MV.
Sem dúvida não tenho material o bastante para considerar um projeto e até mesmo como idéia ela está em um estágio bem inicial. Assim que tiver algo mais do que duas telas iniciais eu começo a colocar atualizaçãoes por aqui.

Esse trabalho tem como alvo dois objetivos: Primeiro (e mais importante), é oferecer um jogo que seja interessante e agradável de jogar, mesmo que possa parecer apenas "mais um". Em segundo lugar, está o desejo de aprender mais e conhecer as capacidades que a engine MV oferece, bem como suas limitações.

Essa questão da capacidade envolve uma escolha que fiz em relação a alguns elementos do jogo (gráficos, sons, músicas, etc). Apesar de existir muita coisa fantástica na internet, como plugins e resources, quero utilizar apenas o que é oferecido pela engine padrão. Ou seja, pretendo utilizar apenas elementos constantes no pacote inicial do jogo, incluindo as DLC que vieram durante pré-venda.

Tudo isso, como falei, tem por objetivo entender melhor a engine e também ser um aprendizado. É meu primeiro projeto e quero fazer o máximo que puder com os elementos básicos do RPG Maker MV


História e personagens:​


O cenário escolhido é um de fantasia medieval. Algo bem comum nos mais diversos RPG's, mas isso nunca impediu que novos jogos sejam feitos. Alguns bons e outros nem tanto. Desejo que o meu esteja ao menos na categoria "razoável" :)

O mundo ainda está em criação, nomes e tudo mais. Aqui vem um ponto que, até onde percebo em outras idéias e projetos, o que estou a fazer está bem diferente (diferente, mas obviamente sem a pretensão de achar que é melhor, na verdade, creio que estou a fazer tudo errado rs.)

O que vejo em vários ótimos projetos e idéias são apresentações do mundo e então o criador se focar em objetos cada vez menores como cidades, uma casa, um quarto, etc. Eu não consigo muito bem fazer assim então estou no caminho contrário. Tenho o primeiro local que está o protagonista, um cômodo de um lugar maior. Fiz primeiro o cômodo para então ampliar e pensar como é o local que tem esse cômodo, como é a cidade que tem esse local, como é a região que tem essa cidade, como é o mundo que tem essa região.

Só o tempo nesse projeto irá me mostrar se isso dará certo. Mas estou a divagar... de volta à história!

No jogo você terá em mãos um protagonista que sofre de uma forte amnésia. Sim, clichê, mas tenho o sincero desejo de oferecer algo interessante. Só para adicionar uma cobertura a mais de clichê nesse sorvete de lugar-comum, o protagonista encontra-se preso. Por conta da amnésia, o personagem não se recorda de nada, nem ninguém, nem mesmo por que está preso e por quem. O objetivo principal de colocar essa amnésia é permitir ao jogador se colocar dentro da pele deste personagem que, assim como ele, não conhece o mundo, as pessoas ou seu lugar em tudo isso. E, juntos, farão essa jornada de descobrimento e auto-conhecimento.

Quais serão as escolhas feitas? E, qual será a sua Jornada?


Imagens:​


Como falei, ainda não tenho imagens interessantes para colocar. Verdade seja dita, tenho apenas três telas até o momento. A tela de apresentação, uma segunda dela de introdução e a terceira tela com a apresentação do protagonista e a situação em que ele está no momento que o jogador passa a ter o controle.

Assim que tiver algo mais a colocar, coloco por aqui.

Vídeos:​

Gameplay da demo feita por [ord=75]JoeFather[/ord]:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9RBGrPCeR2Q[/youtube]


Sistemas e scripts:​


Um dos objeitos é aprender e conhecer o que o Maker por si só pode fazer. Não apenas ele como um sistema, mas até mesmo eu como um "desenvolvedor".

Portanto, pelo menos por hora, não pretenho utilizar plugins (a não ser quando aprender a fazê-los), utilizando por hora as possibilidades que o sistema MV oferece.

Conforme conseguir de fato implementar certos sistemas, atualizarei essa parte. Mas, o que posso dizer por hora sobre sistemas são os seguintes:

1. Customização de Personagem: o jogador poderá definir o nome do protagonista, bem como o sexo dele/dela.

2. Escolha de classe: após o prólogo, o protagonista poderá escolher sua classe inicial e, em determinado momento, escolher uma classe de especialização, focada em alguma área. Exemplo: escolher começar como mago e depois para piromante (especialista em magias de fogo).

3. Sistema de Reputação (Local e Grupo): as ações do protagonista poderão alterar a forma como ele é visto, seja em uma localidade ou dentro de certos grupos.

4. Seguidores: Os membros que podem entrar para o grupo do protagonista ficarão disponíveis apenas depois de realizar alguma quest, ou de acordo com a reputaçao do jogador.

5. Sistema de história por escolhas, bem como situações que terão mais de uma forma de resolução pelo protagonista.

Link para Demo (Prelúdio)​

Atualizado em 20.03.2016

Preparei um demo bem simples do prelúdio do jogo para feedback.
Espero que gostem e aguardo suas sugestões e críticas.

Segue o link: http://romeocharlielima.wix.com/ajornada

Créditos e Agradecimentos:​


Por todos aqueles que, de uma forma ou outra, me fizeram conhecer não apenas o Maker, mas o RPG de modo geral.

Por toda a equipe por trás do desenvolvimento do RPG Maker MV.

Por minha namorada, por estar ao meu lado.

A vocês por terem passado por aqui.

Aguardo suas críticas e sugestões!

Obrigado e até mais!
 
Saudações!

Realizando atualização, com link para uma demo bem curtinha do prelúdio do jogo. Apesar da partida ser bem curta, espero que testem mais de uma vez, observando a possibilidade de formas diferentes de resolver os problemas.

E, aguardo suas sugestões e críticas. O feedback será muito importante. É meu primeiro projeto no RPG Maker e também que apresento para alguém.

Colocarei o link aqui também, bem como na mensagem inicial:

http://romeocharlielima.wix.com/ajornada
 
JoeFather comentou:
Gostei bastante do que vi meu amigo, mas preciso explorar mais!

Abs.,

Saudações e muito obrigado por comentar!

Realmente fiz uma demo em um estágio bem curtinho, para ter algum feedback desde o início.

Espero que explore sim e me conte o que achou.

Mais uma vez, obrigado!

Até mais!
 
Romeo Charlie Lima comentou:
JoeFather comentou:
Gostei bastante do que vi meu amigo, mas preciso explorar mais!

Abs.,

Saudações e muito obrigado por comentar!

Realmente fiz uma demo em um estágio bem curtinho, para ter algum feedback desde o início.

Espero que explore sim e me conte o que achou.

Mais uma vez, obrigado!

Até mais!

Meu caro [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] testei e gostei sim!

Existem uns detalhes que precisam ser arrumados, mas achei interessante a ideia de divulgar seu jogo desta forma. Pra falar a verdade, foi bem divertido:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9RBGrPCeR2Q&feature=youtu.be[/youtube]

Abraços e continue o projeto, está bem legal!
 
JoeFather comentou:
Meu caro [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] testei e gostei sim!

Existem uns detalhes que precisam ser arrumados, mas achei interessante a ideia de divulgar seu jogo desta forma. Pra falar a verdade, foi bem divertido:

Abraços e continue o projeto, está bem legal!

Muito obrigado pelo feedback e um agradecimento especial pelo vídeo! Fico muito honrado.

E, as falhas que encontrou da demo já foram corrigidas.

Até mais!
 
Como vai meu caro [member=565]Romeo Charlie Lima[/member]!

Testei novamente seu game, que bom que eu pude lhe auxiliar em alguns detalhes, é justamente essa a minha grande intenção aos testar os games, somente fazer um papel colaborativo e jamais desmotivador.

Um detalhe que vi nesse novo teste rápido que realizei foi algo muito bem aplicado e que deve servir de exemplo para outros desenvolvedores: usar e abusar da criatividade quando o jogador faz algo que seria comum. Por exemplo: como testei rapidamente, não alterei o nome do prisioneiro e dei OK. Normalmente o que ocorreria seria que o nome do personagem continuaria sendo Prisioneiro e o jogo seguiria em frente. No seu game você aproveitou para tirar uma onda com o jogador, interagindo de forma divertida com o mesmo, ao fazer uma ação quando o jogador nem se deu ao trabalho de alterar o nome do seu personagem. Para mim a qualidade dos games estão nesses pequenos e importantíssimos detalhes.

Outro detalhe é com a escrita: você percebeu erros de português no gameplay que fiz que eu nem mesmo notei e olha que eu sou chato pra caramba nesse quesito. Falando nisso, no novo teste que fiz, como personagem mulher, você utilizou nos diálogos a concordância de acordo com o sexo e isso, por mais que pareça óbvio (não existe nada óbvio para um programador, eu penso assim) é um cuidado que quando não aplicado, diminui a meu ver a qualidade do jogo.

Aproveitando para dar outros detalhes, quando o personagem cai no buraco no escuro, pelo menos no meu teste, o jogo é encerrado, mas o gameover não aparece e você não retorna na tela inicial. Outro detalhe: a terceira tocha, que fica mais perto da saída, podia ser movida um quadro antes, para que caso o jogador escolha ela no lugar das outras duas, o que foi que eu tentei fazer, o jogo não entenda que eu quero fugir dali e dê uma das várias e ótimas formas de encerrar o game.

Em resumo, apesar do seu projeto ainda ser pequeno, existe uma gama enorme de interações e possibilidades muito interessantes. Parabéns novamente.

Abs.,
 
JoeFather comentou:
Testei novamente seu game, que bom que eu pude lhe auxiliar em alguns detalhes, é justamente essa a minha grande intenção aos testar os games, somente fazer um papel colaborativo e jamais desmotivador.

Mais uma vez, agradeço muito pelos testes e feedbacks, realmente ajudaram muito!

JoeFather comentou:
(...) como testei rapidamente, não alterei o nome do prisioneiro e dei OK. Normalmente o que ocorreria seria que o nome do personagem continuaria sendo Prisioneiro e o jogo seguiria em frente. No seu game você aproveitou para tirar uma onda com o jogador, interagindo de forma divertida com o mesmo (...)

Fico contente em saber que acabou por ver isso do nome. Tem um outro nome também que brinquei, aproveitando que o protagonista é o prisioneiro da cela 5.

JoeFather comentou:
Aproveitando para dar outros detalhes, quando o personagem cai no buraco no escuro, pelo menos no meu teste, o jogo é encerrado, mas o gameover não aparece e você não retorna na tela inicial. Outro detalhe: a terceira tocha, que fica mais perto da saída, podia ser movida um quadro antes, para que caso o jogador escolha ela no lugar das outras duas, o que foi que eu tentei fazer, o jogo não entenda que eu quero fugir dali e dê uma das várias e ótimas formas de encerrar o game.

Novamente, agradeço pelos testes e já atualizei o jogo resolvendo esses pontos.

Muito obrigado por todos os elogios!

Até mais!
 
Olá [member=565]Romeo Charlie Lima[/member]! Não joguei seu Demo ainda, mas acompanhei ele pelo canal do amigo [member=320]JoeFather[/member]...
Parabéns, achei muito interessante...   
 
Ronaldo Bento comentou:
Olá [member=565]Romeo Charlie Lima[/member]! Não joguei seu Demo ainda, mas acompanhei ele pelo canal do amigo [member=320]JoeFather[/member]...
Parabéns, achei muito interessante... 

Agradeço pelos comentários! Fico muito contente e honrado!

Até mais!
 
Romeo, proposta muito boa, se tiver essa variedade durante toda a aventura serei um que irei zerá-lo.
Eu cheguei a testar porém depois que vi o vídeo do JoeFather achei ainda mais daora... E fiquei preocupado quando dormia, não quis saber o que acontecerei rs

Parabéns pelo desenvolvimento
 
Bruno7570 comentou:
Romeo, proposta muito boa, se tiver essa variedade durante toda a aventura serei um que irei zerá-lo.
Eu cheguei a testar porém depois que vi o vídeo do JoeFather achei ainda mais daora... E fiquei preocupado quando dormia, não quis saber o que acontecerei rs

Parabéns pelo desenvolvimento

Saudações [ord=57]Bruno7570[/ord]!

Muito obrigado pelo feedback e fico feliz em saber que gostou da proposta do jogo.

Estou um pouco atrasado mas planejo o mais rápido possível apresentar uma demo um pouco maior.

Gostei especialmente em saber que ficou preocupado sobre dormir mais...

Obrigado novamente pela mensagem!

Até mais!
 
Achei super bacana esse final que o jogador é sacrificado ao tal mestre, mas no caso o jogo continuaria dali? Tipo o jogador seguiria a jornada buscando recuperar sua alma ou obedeceria o mestre? Ou ambos? Quem sabe, mas eu gostei kkkk

Mal posso esperar para continuar o jogo, tenho curiosidade especial para saber a histórias do prisioneiros.

Só uma coisa, quando decidi fugir das selas, pude levar comigo prisioneiros que estavam “supostamente” mortos.
 
Muito obrigado pelo teste e comentários de feedback! Fico muito contente e honrado!

Agnos comentou:
Achei super bacana esse final que o jogador é sacrificado ao tal mestre, mas no caso o jogo continuaria dali? Tipo o jogador seguiria a jornada buscando recuperar sua alma ou obedeceria o mestre? Ou ambos? Quem sabe, mas eu gostei kkkk

A ideia é o personagem poder ser tanto bom, quanto neutro ou mau, mesmo sem ir por esse final. Mas, nessa escolha, o personagem seria de fato um vilão, e todas suas missões seriam diferentes, no objetivo de cumprir os objetivos do Mestre. Mas, ainda poderia haver uma chance de redenção...

Agnos comentou:
Mal posso esperar para continuar o jogo, tenho curiosidade especial para saber a histórias do prisioneiros.

Novamente, fico muito contente em saber que a curta demonstração agradou. Eu espero apresentar mais material o quanto antes, mas ainda não posso prometer uma data.

Agnos comentou:
Só uma coisa, quando decidi fugir das selas, pude levar comigo prisioneiros que estavam “supostamente” mortos.

De fato, a demo tem esse bug gravíssimo. No teste do mestre [ord=73]PoweeeWesley[/ord], ele me passou por PM esse problema. E, agradeço você novamente por ter testado esses pontos críticos. Isso aconteceu por uma falha minha em configurar páginas de eventos com eles levados embora. Mas, estará corrigido na próxima demo.

Novamente, muito obrigado por ter experimentado "A Jornada"

Até mais!

P.S.: Incluí no tópico o vídeo de gameplay feito pelo incrível [ord=74]JoeFather[/ord]. Era para ter feito isso eras atrás, mas sempre esquecia quando estava no computador e lembrava quando estava longe dele... aproveito para agradecer novamente pelo gameplay!
 
aguardo mais informações ficou mto legal todos os aspectos, história, personagens e etc "uma jóia de rpg maker escondida, foi finalmente achada"
 
Saudações para todos!

Estou aqui postando o feedback que eu tinha feito no jogo e mandado para o Romeo Charlie Lima por PM no Centro RPG Maker para caso alguém queira ver:
Aviso: Pode conter spoiler! Recomendo que vocês joguem o "A Jornada" antes de lerem!

Mensagem:
PoweeeWesley comentou:
Olá!

Desculpe pela demora, mas é que eu estava usando o celular, e não funciona o RPG Maker MV nele D:

Eu joguei a sua demo e achei muito boa! Tem algumas demos só coloca o personagem no meio do mapa e fala "Toma aí, agora testa" sem nem ter explicações .-.

Também achei legal que ela acabou como se fosse um "...E não perca no próximo episódio!" e não você estar jogando e do nada "Boom, acabou, obrigado e até mais"

Antes de todo meu feedback, eu queria falar algumas coisas:

1 - É a primeira vez que eu jogo um jogo de MV (Com exceção daquele jogo de testes oficial que tinha no site da empresa produtora do RPG Maker)

2 - O jogo estava causando muito travamento e lag, então não deu pra jogar mais de uma vez... Mas isso é por causa do meu PC que aparentemente não é bom para um jogo de RPG Maker MV sendo jogado no Google Chrome D:

3 - Por ser a primeira vez que eu jogo um jogo de MV, também é a primeira vez que eu escutei as músicas, então, a partir de agora, sempre que escutar essas músicas, eu vou lembrar do "A Jornada"! .-.

4 - Me desculpe novamente pelos erros de português! :)

5 - Quando eu colocar "EDIT", significa que são comentários que estou fazendo agora que já terminei a demo e estou apenas editando a mensagem. Todos os outros comentários que não tão com esse "EDIT", são os que eu escrevi enquanto jogava na hora!

Certo, aqui vamos nós: (Saudades do tempo que eu assistia Picapau :/)
- A Tela de Título mostrando o título do jogo e um livro ao fundo!
Vendo o livro e lendo o título, eu já tenho a impressão (Sem saber de nada ainda) de que a história pode envolver alguma lenda que é contada para as pessoas ou alguma profecia... ou algo coisa que tenha haver com esse livro...

Essa música da Tela de Título me lembra The Sims 4 por alguma razão :D (Novamente avisando: Eu nunca tinha escutado as músicas do RPG Maker MV antes, então eu nem sei se essa é uma música que já tem no MV, ou alguma personalizada!)

- Agora vamos para a introdução...
Essa música "calma e feliz" me lembra os jogos do Mario & Luigi!
EDIT: Se eu fosse falar o que eu penso quando eu escutei essa música, eu diria que eu penso em uma noite azul com estrelas brilhantes (Estrelas clássicas tipo "?" mesmo) com duas crianças observando elas... É meio difícil de explicar, mas a música me traz uma sensação boa de "felicidade"!

Todos nós temos uma Jornada nesse mundo
Para alguns, a Jornada é tranquila e feliz
Para outros, a Jornada é repleta de desilusões
E ainda temos história épicas de aventuras
Estamos predestinados à nossa Jornada ou podemos escolher nosso destino
Como será a sua Jornada?
Podermos dizer que a sua começa extremamente conturbada
Nesse momento, aos vinte e poucos anos, algo ocorreu que te deixou com profunda amnésia
Com isso, não se recorda de seu nome, família, atos passados ou mesmo onde vive
Por outro lado, sua vida agora é um livro em branco, pronto para ser escrito da forma que desejar
Quais serão seus atos?
As escolhas são suas... essa é a sua Jornada
(Consegui escrever tudo no bloco de notas enquanto o texto ainda rolava na tela, ufa!)

Certo, então a narração está falando da jornada do jogador, das possibilidades que o jogador pode tomar em "sua jornada", achei legal! Me faz lembrar de jogos como The Walking Dead da Telltale e Life is Strange!

No "Sua vida agora é um livro em branco, pronto para ser escrito da forma que desejar" é exatamente o que você falou sobre o protagonista ter amnésia para que ele e o jogador "aprendam junto" sobre os detalhes da história!

Bom, eu achei legal a imagem das estrelas e a música junto com essa introdução, porém... ela demora demais e ainda não dá pra acelerar! Bom, eu não posso afirmar com 100% de certeza que é a introdução que está lenta porque o meu PC tava fazendo o jogo lagar muito, mas demorou um tempo bastante considerável pra essa narração acabar


[...]
("Como minha cabeça dói. O que aconteceu? Estou a despertar. Será que me bateram até desmaiar Porquê?*)
(*Não lembro de nada... nada!*)
EDIT: Uma coisa que eu queria perguntar é: Porque esses ** no começo e no final das falas? Eu sei que os () são pra indicar que o personagem está pensando, mas e esses **?
No começo é um ", então quer dizer que os * seguintes foram por engano? Ou o próprio " foi um por engano?

[...]
(*Eu sou...*)
Eu escolhi "...uma mulher" porque eu prefiro personagens femininas nos games, e eu não estou "me fazendo" no game, então eu escolhi que a protagonista fosse uma mulher mesmo! :ok:

(*...uma mulher. Mas não lembro de nada mais sobre mim. Onde estou?*)
Ok, eu tenho que comentar sobre isso:

Eu sei que isso de "Eu sou..." é a forma que o jogo está fazendo para o jogador escolher o sexo do seu personagem, mas eu achei "um pouquinho estranho" tudo isso!

Tipo, se por exemplo eu bater a minha cabeça (O pior é que já aconteceu comigo isso 3 vezes comigo... ;-;) e perder toda a minha memória, quando eu acordar, eu não acho que "vou precisar checar" se eu sou homem ou mulher... '-'

Eu acho que quando uma pessoa possui amnésia, ela não perde 100% da memória. Se ela perdesse tudo isso, ela também perderia as suas habilidades vitais como linguagem, saber falar, escrever, a forma de agir, como se alimentar, a forma de andar, etc...

Quando uma pessoa tem amnésia, eu não acho que ela volta para seu "estado padrão" de quando ela nasceu. Novamente, eu não acho que ela esquece de absolutamente tudo, porque se fosse assim, ela não conseguiria nem ao menos ter a memória para saber diferenciar a letra A da letra B. Afinal, ela aprendeu isso na escola, e isso de uma forma ou de outra é uma memória, a memória que ela teve quando aprendeu com a sua professora, certo? E se ela perdesse essa memória?

Então, bem...Eu achei essa parte de "Ok, deixa eu me lembrar... Eu sou um homem ou mulher?" ficou um pouquinho esquisita... .-.

- A música calma e feliz acabou depois de tanto tempo ouvindo ela... :(
Falando nisso, demorou tanto para sair da cena com as estrelas e ir para o "Now Loading..." que eu achei que tinha acabado já! Mas não se preocupe, é meu PC que é lento pra carregar mesmo... ;-;

[...]
Onde estou? O que está acontecendo?
EDIT: Um detalhe que eu percebi é que o nome da personagem está como "[...]". Não seria melhor se fosse "[???]"?

[Prisioneiro]
Ela acordou... achei que estava morta.

Interessante o fato que você colocou "elA" e "mortA"! Esse foi um dos motivos também que eu escolhi a protagonista feminina, porque na maioria das vezes o texto usado é o mesmo, independente se o jogador escolher homem ou mulher (Algumas vezes fica até estranho .-.)

EDIT: Agora que eu lembrei também, a maioria dos jogos que usam esse "sistema" de usar as mesmas conversas tanto homem ou mulher é porque eles são em inglês!

[Prisioneiro]
Pode até não estar... mas logo todos nós estaremos.

[Prisioneira]
Como assim?!? Isso não pode acontecer!
Eles não podem fazer isso, podem?
O Prisioneiro já parece saber o que vai acontecer, enquanto a Prisioneira não. Talvez ela saiba, mas não quer aceitar isso em sua mente? Talvez o Prisioneiro já esteve ou conhece alguém que esteve nesse lugar?

[Guarda]
Calados todos aí!

[Todos]
... (Com o balão de emoção)

[Guarda]
Cela 1, morto. Chamar um novato para fazer a limpeza
Já to imaginando que a minha personagem vai ser esse novato .-.

[Guarda]
Cela 2, Jonas, Ok.
(Pelo o que eu estou percebendo, esse guarda vai ser o responsável por "apresentar" todos os personagens da história, eu acho. E também acho que ele que vai dizer o nome da minha personagem, e na hora vai aparecer a tela pra escolher o nome. Eu estou só chutando! .-.)

[Guarda]
Cela 3, Fernando, Ok.

[Guarda]
Cela 4, Madalena, Ok.
O guarda está vindo para a cela da minha personagem bem lentamente por causa que aqui tá com um lag do caramba ;-; (Mas como eu disse antes, é por causa do meu PC mesmo)

[Guarda]
Cela 5, ...

Acertei! O nome do(a) protagonista é dito pelo guarda e nessa hora que aparece a tela para escolher o nome!
Como eu não tenho muitas ideias com nomes, escolhi um dos nomes femininos mais populares do mundo: Maria

[Guarda]
Cela 5, Maria. Ok.

[Guarda]
Cela 6, vazia. Pronto para receber outro hóspede.

Esse guarda está checando as salas e quando vê que os "hóspedes" (Como ele mesmo diz) estão vivos, diz "Ok". Hum... Então ele quer que os prisioneiros fiquem vivos por alguma razão...

Enquanto o guarda está lentamente caminhando para sair da prisão, eu esqueci de comentar a música: Ela está combinando muito bem com o clima de "Oh não, onde estou? Que lugar é esse? Porque estou preso? O que eles querem?"

Novamente falando: Como eu não joguei praticamente nenhum jogo do RPG Maker MV, agora sempre que eu ouvir essa música, eu vou lembrar dessa cena do "A Jornada" porque foi a primeira vez que eu ouvir ela...
Essa é a grande vantagem de ter músicas próprias, porque elas faz você se lembrar do jogo específico. Se por exemplo fosse alguma música do Chrono Trigger, eu já ia reconhecer "Ah, essa música é a mesma do Chrono Trigger!" e apesar de ser uma música legal, ficaria com a impressão de que "é a música pega do Chrono Trigger que foi usada como tema para tal personagem desse jogo!" e não "Essa é a música tema de tal personagem desse jogo!"

[Maria]
(*Não sei o que está acontecendo por aqui, mas tenho que descobrir um jeito de fugir*)

Depois de interagir com a cama:
[Maria]
Não sei quanto tempo passei desacordada, mas não vejo como dormir mais me ajudaria a sair daqui
- [Ficar acordado e pensar em como escapar]
  - Nada acontece
- [Dormir e depois vejo o que eu faço]
  - Tela escureceu...
[Maria]
???

[Maria]
O que aconteceu? Onde está o Jonas?

[Fernando]
Enquanto você dormia, eles o levaram...
Ouvimos gritos e então silêncio...

[Madalena]
O que será que aconteceu com ele?
E o que acontecerá conosco?
Precisamos sair daqui

[Fernando]
Precisamos mesmo. Temos que pensar em algo.

Aproveitando para ver o menu: Não tenho nenhum item ou habilidade...
O Status de Maria diz:
"Não lembro de nada... preciso sair daqui e saber o que está acontecendo"
Já vendo essa frase, me baseio que essa não é a "versão definitiva" da minha personagem, já que seria esquisito ela continuar com essa frase durante todo o jogo.

Depois de interagir com o grade da cela:
[Maria]
(*Essa grade tem uma tranca muito forte. Não consigo abrir usando a minha força.*)
- [Tenho que pensar em algo para escapar]
  - Nada acontece
- [Chamar pelo guarda]
  - Maria faz barulho com as grades...
[Maria]
Guarda! Guarda! Guardaaaa!

[Guarda]
Calada aí! Não estou com paciência para essa barulheira toda!

Vixi, eu vou me arrepender... Mas eu tenho a impressão que devo continuar fazendo barulho para conseguir escapar... D:

[Maria]
Guarda! Guarda! Guardaaaa!

*Torcendo para que o Guarda não mate a Maria por causa da minha escolha

EDIT: Apenas um detalhe que eu percebi: Ela está gritando "Guarda! Guarda! Guardaaaa!" mas só tem uma exclamação. Não seria melhor: "Guarda! Guarda!! Guarda!!!"? Só estou falando isso porque esse "Guardaaaa!" por alguma razão me faz pensar que a Maria estava gritando bêbada, lol .__.

[Guarda]
Alguém está precisando de um corretivo...

Oh no! Maria vai morrer por minha culpa! D:

O Guarda está caminhando na menor velocidade possível até a cela da Maria... Todo essa demora por causa do lag até que tá contribuindo para o suspense da cena... :P

[Guarda]
Tome isso!

[Maria]
Ouch!

[Guarda]
Que isso sirva de lição! Quem não ficar quieto, apanha. E muito!

Bom... Pelo menos ele não matou ela...

Opa! Dá pra eu atacar ele enquanto ele está de costas? Aê! Hora da vingança contra o guarda!

[Maria]
"Get over here!"

LOLOLOLOLOLOLOL!!!
Referência ao Scorpion! 10000+!

[Maria]
Funcionou! Agora, é só pegar as chaves.*)
Claro que funcionaria! A Maria é a Scorpioneta! A misteriosa irmã do Scorpion!

Eu também encontrei um molho de chaves que estava com o guarda, meu primeiro item!

[Maria]
(*Agora posso abrir essa cela.*)

[Fernando]
Incrível! Agora pode nos soltar...
Por favor.
Claro! Eu vou libertar eles, afinal, eu não gosto de ser "mal e cruel" nos jogos... Até porque, o que eles fizeram de errado até agora pra mim? Nada! Bom... Mas talvez eu possa estar errado...

- Depois de interagir com o guarda nocauteado:
[Maria]
(*Vamos ver o que temos aqui... hum... um cassetete...*)

- Encontrei um cassetete, minha primeira arma!
Talvez seja agora as instruções de equipar armas no menu ou alguma coisa assim?

[Maria]
(*Com isso em mãos, tenho mais chances de me defender.*)

[Maria]
Não consigo trocar a armadura de forma eficiente sem treino, mas talvez usá-la como disfarce.*)

[Maria]
(*Só prender o cabelo e escondê-lo no elmo.
Talvez dê certo.*)

Bom, não teve tutorial de como equipar a arma (Até porque nem precisa já que não é uma coisa complicada, né?)

Achei legal o fato de você colocar esse pequeno detalhe do cabelo na fala! Eu não sei se essa frase só aparece quando é uma personagem feminina, mas mesmo assim, gostei dessas "frases explicativas"!
Essa fala do cabelo e a do "Eu não consegui equipar a roupa dele sem treino" foram para "explicar" para o jogador o porque que ela não fez tal coisa (Porque eu não consigo equipar a roupa dele como armadura? Como ela conseguiu usar isso com todo esse cabelão?)

Eu também acho que essa roupa pode ser uma armadura futuramente... "não posso equipar SEM TREINO..."
Hum... Muitu çuspeitu...

"O que fazer com o guarda? Deixar ele aí ou matá-lo?"
Eu aprendi com os jogos de ação e espionagem que nunca é bom matar pessoas sem motivos. Tipo, eu sei que ele é mal, mas como eu vou saber se ele não está sendo obrigado a fazer o que mandam? E se no fundo ele for uma boa pessoa? E também se o jogo deu a opção de matar ele ou não, é porque tem coisa aí! :)

Scorpioneta, aprenda com os erros de seu irmão Scorpion, que matou o Sub-Zero, e com isso, perdeu a única chance de ressuscitar os seus pais...
Como diria um grande sábio: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"

Eu não vou matar ele! (Talvez isso tenha sido uma decisão ruim... Geralmente sempre quando eu decido ser "bonzinho" demais, acontece alguma coisa ruim... D: (The Walking Dead da Telltale que o diga...))

[Maria]
(*Ele ficará um bom tempo desacordado. Até lá, espero estar bem longe daqui.*)
- Primeiro vou libertar a Madalena porque... Como dizem: "Primeiro as damas" :P

[Maria]
Muito bem. Hora de escaparmos daqui.

- Oh não... Denovo esse lag enquanto ela tá andando!

[Madalena]
Obrigada! Precisamos escapar daqui!

- "Madalena entrou para o grupo!"
Minha primeira companheira de aventura!

Apenas um detalhe que eu reparei... O cabelo da Madalena é aquele cabelo que falam que "representa uma mãe carinhosa e bondosa"
EDIT: Tem um artigo inteiro do TV Tropes sobre isso: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/MotherlySidePlait
(Depois eu falo mais sobre o TV Tropes...)

- Hora de libertar o manolo Fernando...

[Maria]
Muito bem. Hora de escaparmos daqui.

EDIT: Caramba, a Maria parece que tá falando de um jeito bem sério com esses pontos finais! Talvez ela esteja "testando" seu jeito de falar para se passar por um guarda?

- E lá vai o senhor Fernando andando na menor velocidade do mundo por conta do lag... ;-;

- Oh não! Eu não li o que ele falou '-' (Eu estou escrevendo esse texto e jogando ao mesmo tempo, e acho que alguma tecla que apertei enquanto escrevia pulou a fala dele no jogo)

- "Fernando entrou para o grupo!"
Ótimo! Agora somos um trio!

- Só para... "verificar tudo", eu vou tentar abrir as outras celas

- Primeiro a cela que tinha o Jonas...

[Maria]
Muito bem. Hora de escaparmos daqui.

[Jonas]
Muito bom! Agora é escapar daqui antes que nos peguem novamente.

- Er... Acho que eu não devia ter dormido na cama... Quando eu fiz isso, o Jonas sumiu. Agora era pra ele estar aqui, mas não está... Então mesmo ele não estando, o jogo está contando como se ele estivesse...? Bug, eu acho?

- Ué, o Jonas entrou no grupo mesmo assim... "Jonas entrou no grupo!"
Bom... Agora o grupo está completo!

- Agora vamos tentar abrir a cela do senhor esqueleto alí...

[Maria]
(*Esse esqueleto tem um pingente no pescoço.*)
"Tirar ou não o pingente do pescoço?"

Ah! Eu já passei por duas situações parecidas assim nos games! Uma foi no The Walking Dead Season 2 da Telltale e a outra foi no The Elder Scroll V: Skyrim
Nelas, eu peguei um objeto pessoal de uma pessoa, mas não "roubando", e sim impedindo de outra pessoa qualquer pegar
Nos dois jogos, eu acho essa foi a escolha certa...

É que nem aqui nessa situação do A Jornada: O cara morreu aqui na prisão com um pingente. Muito provavelmente se eu deixar o pingente aí, outra pessoa qualquer vai pegar de qualquer jeito! (Lembro que o guarda tinha dito sobre "o novato deve limpar tudo" também. Então esse novato (Que não foi eu) poderia roubar o pingente)

Então, é melhor eu pegar do que outra pessoa pegar. Afinal, e se ele tem um parente ou alguém que conhece ele para eu entregar esse pingente depois? Nunca se sabe!

- Obtive o Pingente Misterioso!

- Lá lá lá lá vamos esperar lá lá lá o grupo andar na velocidade de tartaruga até a última cela que falta chegar lá lá lá .-.

[Maria]
(*Ninguém aqui. Nâo tenho o porque abrir essa cela.*)
(Um pequeno detalhe: Está "nâo" ao invés de "não")

- Lá lá lá lá vamos esperar denovo lá lá lá o grupo sair da prisão na velocidade da super tartaruga amarela lá lá lá .-.

[Maria]
(*Não sei o que me espera adiante. Mas logo descobrirei.*)

- Sinto que a demo vai terminar aqui...

- Tela escureceu...

Obrigado por testar "A Jornada". Espero que tenha sido uma boa experiência.

Essa é apenas um dos caminhos que o jogo pode seguir.

Tudo depende de você...

Quais serão as suas escolhas? Qual será a sua Jornada?

----

Produzido por Romeo Charile Lima

- Wow! Bem, acabou!

- Eu gostei muito da história, mesmo sendo curta e simples. Eu consegui "me envolver" em todo esse universo que o jogo proporcionou, e isso é ótimo!

- Agora que eu percebo, eu não deveria ter dormido!
Mas eu não sabia que o Jonas iria morrer se eu dormisse! Eu achei que eu tinha que interagir com tudo que estava na cela...
Eu também não sei como fazer a Maria "dormir" poderia ajudar ela a fugir (Já que isso não resolveria nada! A própria Maria fala isso: "não vejo como dormir mais me ajudaria a sair daqui"), mas eu acho que fiz só pra "fazer todas as possibilidades" mesmo!

- Achei bem legal a pequena referência ao Scorpion com o "Get over here!"
Só posso dizer uma coisa sobre isso: "Who next? Scorpioneta lives..." :P

- Teve um pequeno bug quando eu fui interagir com a cela onde estava o Jonas antes de eu dormir e ele desaparecer, onde mesmo ele não estando ali, ele entrou para o grupo

- Eu ainda não sei exatamente como a história vai ser, já que não foi revelado vilão, nem o local, ou a situação que se passa...

O que eu sei até agora é que a Maria foi capturada e colocada em uma prisão. Os outros prisioneiros não tinham amnésia, então está descartada a possibilidade da prisão ter alguma relação com a amnésia dela...

Se eu fosse "chutar", eu chutaria isso:
A Maria seria uma pessoa especial (Uma semi-deusa, ou uma pessoa com poderes especiais, ou até mesmo a filha de uma pessoa poderosa) que perdeu as memórias para sua própria proteção, e junto com suas memórias, também perdeu os seus poderes, e por isso que ela foi capturada pelos guardas
Isso seria meu chute!
PoweeeWesley comentou:

Resposta do Romeo Charlie Lima para a Mensagem:
Romeo Charlie Lima comentou:
Saudações!

PoweeeWesley comentou:
Olá!

Desculpe pela demora, mas é que eu estava usando o celular, e não funciona o RPG Maker MV nele D:

Eu joguei a sua demo e achei muito boa! Tem algumas demos só coloca o personagem no meio do mapa e fala "Toma aí, agora testa" sem nem ter explicações .-.

Também achei legal que ela acabou como se fosse um "...E não perca no próximo episódio!" e não você estar jogando e do nada "Boom, acabou, obrigado e até mais"


Eu quero agradecer muto por ter jogado e pelos comentários feitos! Fiquei muito feliz e honrado! E seus comentários ajudaram muito!

PoweeeWesley comentou:
Antes de todo meu feedback, eu queria falar algumas coisas:

1 - É a primeira vez que eu jogo um jogo de MV (Com exceção daquele jogo de testes oficial que tinha no site da empresa produtora do RPG Maker)

2 - O jogo estava causando muito travamento e lag, então não deu pra jogar mais de uma vez... Mas isso é por causa do meu PC que aparentemente não é bom para um jogo de RPG Maker MV sendo jogado no Google Chrome D:

De fato eu observei isso também no vídeo que o Joe Father fez. Eu acredito ser culpa da velocidade de conexão da internet. De qualquer modo, em versões futuras, pretendo disponibilizar das duas formas, tanto para jogar pelo navegador quanto para download. Inclusive, esse atraso afeta as músicas, que entram bem depois...

PoweeeWesley comentou:
3 - Por ser a primeira vez que eu jogo um jogo de MV, também é a primeira vez que eu escutei as músicas, então, a partir de agora, sempre que escutar essas músicas, eu vou lembrar do "A Jornada"! .-.

Fico muito contente e honrado com a lembrança. As músicas são uma mistuda das presentes no pacote básico e expansões do RPG Maker MV (como a música da tela título e da dungeon), e também de pacotes de expansão do RPG Maker VX/Ace (A música durante a apresentação e caso fique dormindo muito).

PoweeeWesley comentou:
4 - Me desculpe novamente pelos erros de português! :)

Não há o que pedir desculpas. Até porque escreve super bem.

PoweeeWesley comentou:
- A Tela de Título mostrando o título do jogo e um livro ao fundo!
Vendo o livro e lendo o título, eu já tenho a impressão (Sem saber de nada ainda) de que a história pode envolver alguma lenda que é contada para as pessoas ou alguma profecia... ou algo coisa que tenha haver com esse livro...

A imagem do título é uma das imagens que vêm com o RPG Maker MV. Eu a escolhi por uma questão próxima do que comentou. A idéia é trazer essa coisa que, sem a memória, o personagem é um "livro em branco" para ser preenchido com as escolhas e a experiência do jogador nesse mundo, contando assim a sua jornada.

PoweeeWesley comentou:
Essa música da Tela de Título me lembra The Sims 4 por alguma razão :D (Novamente avisando: Eu nunca tinha escutado as músicas do RPG Maker MV antes, então eu nem sei se essa é uma música que já tem no MV, ou alguma personalizada!)

Essa é de uma expansão do RPG Maker MV, se não me engano.


- Agora vamos para a introdução...
Essa música "calma e feliz" me lembra os jogos do Mario & Luigi!
EDIT: Se eu fosse falar o que eu penso quando eu escutei essa música, eu diria que eu penso em uma noite azul com estrelas brilhantes (Estrelas clássicas tipo "?" mesmo) com duas crianças observando elas... É meio difícil de explicar, mas a música me traz uma sensação boa de "felicidade"!

PoweeeWesley comentou:
Certo, então a narração está falando da jornada do jogador, das possibilidades que o jogador pode tomar em "sua jornada", achei legal! Me faz lembrar de jogos como The Walking Dead da Telltale e Life is Strange!

Realmente foram jogos que me inspiraram nessa idéia de escolhas e consequências.

PoweeeWesley comentou:
Bom, eu achei legal a imagem das estrelas e a música junto com essa introdução, porém... ela demora demais e ainda não dá pra acelerar! Bom, eu não posso afirmar com 100% de certeza que é a introdução que está lenta porque o meu PC tava fazendo o jogo lagar muito, mas demorou um tempo bastante considerável pra essa narração acabar

De fato eu percebi em alguns computadores o jogo ficar mais lento. Eu acredito em uma combinação entre a máquina e a conexão internet. Esse texto, se deixar a tecla <Enter> pressionada, é para correr mais rápido sim. Mas, talvez não tenha dado certo por conta da lentidão.

PoweeeWesley comentou:
[...]
("Como minha cabeça dói. O que aconteceu? Estou a despertar. Será que me bateram até desmaiar Porquê?*)
(*Não lembro de nada... nada!*)

EDIT: Uma coisa que eu queria perguntar é: Porque esses ** no começo e no final das falas? Eu sei que os () são pra indicar que o personagem está pensando, mas e esses **?
No começo é um ", então quer dizer que os * seguintes foram por engano? Ou o próprio " foi um por engano?

Na verdade era para reforçar essa idéia de que é um pensamento, mas de fato ficou estranho. Farei a alteração.

PoweeeWesley comentou:
Ok, eu tenho que comentar sobre isso:

Eu sei que isso de "Eu sou..." é a forma que o jogo está fazendo para o jogador escolher o sexo do seu personagem, mas eu achei "um pouquinho estranho" tudo isso!

Tipo, se por exemplo eu bater a minha cabeça (O pior é que já aconteceu comigo isso 3 vezes comigo... ;-;) e perder toda a minha memória, quando eu acordar, eu não acho que "vou precisar checar" se eu sou homem ou mulher... '-'

Eu acho que quando uma pessoa possui amnésia, ela não perde 100% da memória. Se ela perdesse tudo isso, ela também perderia as suas habilidades vitais como linguagem, saber falar, escrever, a forma de agir, como se alimentar, a forma de andar, etc...

Quando uma pessoa tem amnésia, eu não acho que ela volta para seu "estado padrão" de quando ela nasceu. Novamente, eu não acho que ela esquece de absolutamente tudo, porque se fosse assim, ela não conseguiria nem ao menos ter a memória para saber diferenciar a letra A da letra B. Afinal, ela aprendeu isso na escola, e isso de uma forma ou de outra é uma memória, a memória que ela teve quando aprendeu com a sua professora, certo? E se ela perdesse essa memória?

Então, bem...Eu achei essa parte de "Ok, deixa eu me lembrar... Eu sou um homem ou mulher?" ficou um pouquinho esquisita... .-.

De fato o sexo do protagonista não seria uma coisa que ele esqueceria. Ou, no caso de esquecer, também não se lembraria de uma série de outas coisas elementares, como comunicação.

Foi a forma que encontrei para permitir ao jogador escolher o sexo do protagonista. Mas, pensarei em uma forma mais sutil de fazer.

Apesar de não saber em detalhes como a amnésia trabalha ou não, a idéia é ter um protagonista totalmente a cargo do jogador definir sua personalidade, com base nas escolhas realizadas durante o jogo. É como inserir um "protagonista silencioso" para permitir o jogador se ver no personagem e imaginar os diálogos.

Então, no jogo, a idéia é ele não saber onde é esse mundo que vive, quem são as pessoas e também como ele deveria agir. Com isso, ele descobriria tudo do seu jeito, baseado nas escolhas do jogador.

PoweeeWesley comentou:
[...]
Onde estou? O que está acontecendo?
EDIT: Um detalhe que eu percebi é que o nome da personagem está como "[...]". Não seria melhor se fosse "[???]"?

Verdade, pode ser sim. Farei a substituição.

PoweeeWesley comentou:
[Prisioneiro]
Ela acordou... achei que estava morta.

Interessante o fato que você colocou "elA" e "mortA"! Esse foi um dos motivos também que eu escolhi a protagonista feminina, porque na maioria das vezes o texto usado é o mesmo, independente se o jogador escolher homem ou mulher (Algumas vezes fica até estranho .-.)

EDIT: Agora que eu lembrei também, a maioria dos jogos que usam esse "sistema" de usar as mesmas conversas tanto homem ou mulher é porque eles são em inglês!

Agadeço pelo comentário. De fato em inglês esse trabalho é bem mais simples. E estou tentando ao máximo fazes as devidas alterações de gênero do protaconista.

PoweeeWesley comentou:
Acertei! O nome do(a) protagonista é dito pelo guarda e nessa hora que aparece a tela para escolher o nome!
Como eu não tenho muitas ideias com nomes, escolhi um dos nomes femininos mais populares do mundo: Maria

Acertou mesmo, de fato é o guarda que apresenta os demais presos, bem como "diz" o nome do personagem. Vale observar que, por saber o nome do personagem, o que mais essas pessoas que o prenderam sabem dele?

PoweeeWesley comentou:
Enquanto o guarda está lentamente caminhando para sair da prisão, eu esqueci de comentar a música: Ela está combinando muito bem com o clima de "Oh não, onde estou? Que lugar é esse? Porque estou preso? O que eles querem?"

Novamente falando: Como eu não joguei praticamente nenhum jogo do RPG Maker MV, agora sempre que eu ouvir essa música, eu vou lembrar dessa cena do "A Jornada" porque foi a primeira vez que eu ouvir ela...
Essa é a grande vantagem de ter músicas próprias, porque elas faz você se lembrar do jogo específico. Se por exemplo fosse alguma música do Chrono Trigger, eu já ia reconhecer "Ah, essa música é a mesma do Chrono Trigger!" e apesar de ser uma música legal, ficaria com a impressão de que "é a música pega do Chrono Trigger que foi usada como tema para tal personagem desse jogo!" e não "Essa é a música tema de tal personagem desse jogo!"

Mais uma vez, agradeço por saber que a música está combinando com o clima. De fato usar uma música já conhecida tem esse problema de tirar da imersão e nos colocar pensando no outro jogo.

PoweeeWesley comentou:
O Status de Maria diz:
"Não lembro de nada... preciso sair daqui e saber o que está acontecendo"
Já vendo essa frase, me baseio que essa não é a "versão definitiva" da minha personagem, já que seria esquisito ela continuar com essa frase durante todo o jogo.

Exato. A minha idéia é utilizar esse Status como um insight da mente do protagonista. E, durante o desenrolar da história, ele mudará conforme a evolução do jogo.


PoweeeWesley comentou:
EDIT: Apenas um detalhe que eu percebi: Ela está gritando "Guarda! Guarda! Guardaaaa!" mas só tem uma exclamação. Não seria melhor: "Guarda! Guarda!! Guarda!!!"? Só estou falando isso porque esse "Guardaaaa!" por alguma razão me faz pensar que a Maria estava gritando bêbada, lol .__.

De fato, tem razão. Farei a alteração.


PoweeeWesley comentou:
[Maria]
"Get over here!"

LOLOLOLOLOLOLOL!!!
Referência ao Scorpion! 10000+!

Fico contente de que gostou da referência. Pretendo colocar uma ou outra aqui e ali. Aproveito para dizer que a idéia de ter o protagonista preso e tendo que escapar para começar sua aventura vem diretamente dos jogos da série The Elder Scrolls.

PoweeeWesley comentou:
Claro! Eu vou libertar eles, afinal, eu não gosto de ser "mal e cruel" nos jogos... Até porque, o que eles fizeram de errado até agora pra mim? Nada! Bom... Mas talvez eu possa estar errado...

Uma maneira interessante de ver a questão. Até porque pode ser que vocês que sejam os criminosos e a captura tenha sido até justa.

PoweeeWesley comentou:
- Encontrei um cassetete, minha primeira arma!
Talvez seja agora as instruções de equipar armas no menu ou alguma coisa assim?

De fato não coloquei nenhuma instrução. Inclusive, nesse evento o personagem equipa automaticamente o cassetete. Pensando melhor, acho que é uma boa idéia ter um texto explicando os comandos. Tira um pouco a imersão, mas ajuda muito para quem não conhece os comandos do RPG Maker. Ou então, elaborar um manualzinho.

PoweeeWesley comentou:
Achei legal o fato de você colocar esse pequeno detalhe do cabelo na fala! Eu não sei se essa frase só aparece quando é uma personagem feminina, mas mesmo assim, gostei dessas "frases explicativas"!
Essa fala do cabelo e a do "Eu não consegui equipar a roupa dele sem treino" foram para "explicar" para o jogador o porque que ela não fez tal coisa (Porque eu não consigo equipar a roupa dele como armadura? Como ela conseguiu usar isso com todo esse cabelão?)

Eu também acho que essa roupa pode ser uma armadura futuramente... "não posso equipar SEM TREINO..."
Hum... Muitu çuspeitu...

Você está correto. A frase sobre o cabelo só existe na versão feminina do protagonista, por conta do seu design. Fico contente em saber que gostou.

E a idéia era justamente passar que o protagonista não é capaz de equipar qualquer equipamento, mas que é possível através de treino. Como mencionei no fórum sobre o projeto, a idéia do jogo é o protagonista escolher sua classe e essa escolha influenciará o que pode e o que não pode ser equipado, tanto em armas, armaduras e acessórios, como também nas skills. E, pretendo ter momentos em que o diálogo será diferente por conta da classe escolhida.

PoweeeWesley comentou:
"O que fazer com o guarda? Deixar ele aí ou matá-lo?"
Eu aprendi com os jogos de ação e espionagem que nunca é bom matar pessoas sem motivos. Tipo, eu sei que ele é mal, mas como eu vou saber se ele não está sendo obrigado a fazer o que mandam? E se no fundo ele for uma boa pessoa? E também se o jogo deu a opção de matar ele ou não, é porque tem coisa aí! :)

Scorpioneta, aprenda com os erros de seu irmão Scorpion, que matou o Sub-Zero, e com isso, perdeu a única chance de ressuscitar os seus pais...
Como diria um grande sábio: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"

Eu não vou matar ele! (Talvez isso tenha sido uma decisão ruim... Geralmente sempre quando eu decido ser "bonzinho" demais, acontece alguma coisa ruim... D: (The Walking Dead da Telltale que o diga...))

De fato eu quero que as ações do protagonista tenham reflexo no desenrolar da história. Não há nesse momento uma mensagem indicando isso mais explicitamente (como nos jogos da Telltale: "fulano lembrará disso"). Mas, o personagem tem um indicador de Karma (como em Fallout 3 e New Vegas) que, conforme suas ações, farão com que os NPC's o veja como alguém bom, mal ou neutro. Além disso, também existem indicadores de reputação, que são focados em grupos ou locais específicos, que também alterarão as reações conforme atos do personagem. Por exemplo: Dois grupos rivais, A e B. Se você matar um membro do grupo A, perde reputação com esse grupo, mas ganha com o grupo B.

E, quem sabe gerar momentos como o julgamento em Chrono Trigger, em que até as ações mais simples na feira no começo do jogo influenciam o julgamento (obedecer a mãe, ajudar a criança, etc).

PoweeeWesley comentou:
- Só para... "verificar tudo", eu vou tentar abrir as outras celas

- Primeiro a cela que tinha o Jonas...

[Maria]
Muito bem. Hora de escaparmos daqui.

[Jonas]
Muito bom! Agora é escapar daqui antes que nos peguem novamente.

- Er... Acho que eu não devia ter dormido na cama... Quando eu fiz isso, o Jonas sumiu. Agora era pra ele estar aqui, mas não está... Então mesmo ele não estando, o jogo está contando como se ele estivesse...? Bug, eu acho?

- Ué, o Jonas entrou no grupo mesmo assim... "Jonas entrou no grupo!"
Bom... Agora o grupo está completo!

Nossa! Realmente foi um super bug. Como o Jonas já não estava mais na cela, não era para ter ocorrido esse diálogo. Obrigado por informar isso, corrigirei aqui o quanto antes! Obrigado!

PoweeeWesley comentou:
[Maria]
(*Esse esqueleto tem um pingente no pescoço.*)
"Tirar ou não o pingente do pescoço?"

Ah! Eu já passei por duas situações parecidas assim nos games! Uma foi no The Walking Dead Season 2 da Telltale e a outra foi no The Elder Scroll V: Skyrim
Nelas, eu peguei um objeto pessoal de uma pessoa, mas não "roubando", e sim impedindo de outra pessoa qualquer pegar
Nos dois jogos, eu acho essa foi a escolha certa...

É que nem aqui nessa situação do A Jornada: O cara morreu aqui na prisão com um pingente. Muito provavelmente se eu deixar o pingente aí, outra pessoa qualquer vai pegar de qualquer jeito! (Lembro que o guarda tinha dito sobre "o novato deve limpar tudo" também. Então esse novato (Que não foi eu) poderia roubar o pingente)

Então, é melhor eu pegar do que outra pessoa pegar. Afinal, e se ele tem um parente ou alguém que conhece ele para eu entregar esse pingente depois? Nunca se sabe!

Exatamente essa a sensação que quero transmitir. De não saber qual a melhor escolha a fazer ou, até mesmo, se existe uma escolha "melhor".

PoweeeWesley comentou:
[Maria]
(*Ninguém aqui. Nâo tenho o porque abrir essa cela.*)

(Um pequeno detalhe: Está "nâo" ao invés de "não")

Fazendo a alteração o mais rápido possível também...

PoweeeWesley comentou:
- Wow! Bem, acabou!

- Eu gostei muito da história, mesmo sendo curta e simples. Eu consegui "me envolver" em todo esse universo que o jogo proporcionou, e isso é ótimo!

- Agora que eu percebo, eu não deveria ter dormido!
Mas eu não sabia que o Jonas iria morrer se eu dormisse! Eu achei que eu tinha que interagir com tudo que estava na cela...
Eu também não sei como fazer a Maria "dormir" poderia ajudar ela a fugir (Já que isso não resolveria nada! A própria Maria fala isso: "não vejo como dormir mais me ajudaria a sair daqui"), mas eu acho que fiz só pra "fazer todas as possibilidades" mesmo!

Que bom que gostou da história! Sei que já disse isso mais de uma vez, mas nunca acho que disse o bastante. Quero agradecer muito por ter jogado e por todos os comentários!

De fato ter dormido não resolveu muito o problema. Mas, devo dizer que, mesmo depois de Jonas não estar lá, você pode continuar dormindo...outras coisas acontecerão...rs.

Em termos de possibilidade, há quatro maneiras de chegar ao final da demonstração, e algumas variáveis aqui e ali. Por exemplo, se mata o guarda, se pega o pingente, etc.

PoweeeWesley comentou:
- Achei bem legal a pequena referência ao Scorpion com o "Get over here!"
Só posso dizer uma coisa sobre isso: "Who next? Scorpioneta lives..." :P

Contente que a referência agradou. E, tem outas duas referências que coloquei lá. A primeira é para o caso de não estar com muita "criatividade" para escolher o nome do protagonista. E a segunda é dar ao protagonista um nome conhecido, de um outro personagem que também era o "Prisioneiro da Cela 5". :)

PoweeeWesley comentou:
- Teve um pequeno bug quando eu fui interagir com a cela onde estava o Jonas antes de eu dormir e ele desaparecer, onde mesmo ele não estando ali, ele entrou para o grupo

Esse foi um bug sério. Obrigado por ter encontrado. Vou arrumar aqui, e testar se com os outros também acontece isso.

PoweeeWesley comentou:
O que eu sei até agora é que a Maria foi capturada e colocada em uma prisão. Os outros prisioneiros não tinham amnésia, então está descartada a possibilidade da prisão ter alguma relação com a amnésia dela...

Se eu fosse "chutar", eu chutaria isso:
A Maria seria uma pessoa especial (Uma semi-deusa, ou uma pessoa com poderes especiais, ou até mesmo a filha de uma pessoa poderosa) que perdeu as memórias para sua própria proteção, e junto com suas memórias, também perdeu os seus poderes, e por isso que ela foi capturada pelos guardas

Isso seria meu chute!

É um chute interessante, mas veremos o que será de fato...pode até estar correto. Ou não.

PoweeeWesley comentou:
Adeus e obrigado!
PoweeeWesley

Eu que agradeço e muito por todo o teste que fez no jogo, seus comentários, impressões, sugestões, etc!

Até mais!

Tinha mais 2 mensagens, mas não cabe tudo aqui, então vai assim mesmo! :P
[size=12pt]Adeus a todos e desejo sorte para o Romeo Charlie Lima com o A Jornada!
 
Voltar
Topo Inferior