"colore a minha vida com o caos do problema."
Eu particularmente sempre gostei de música, creio que muitos daqui também se interessam pelo tema! Temos alguns dos melhores entre nós, como é o caso do Zaggo, que se envolveu em muitos projetos maravilhosos e nos encantou com suas trilhas.
Durante meu processo me arrisquei a aprender mais a cerca da teoria musical, aprendi violão, guitarra e um pouco de bateria, embora não possa me considerar um grande músico. Isso me rendeu a possibilidade de ter composto uma música para o meu próprio jogo (a propaganda tá na assinatura do meu perfil, vai lá conferir).
Assim como diversos aspectos do game design a música tem um papel fundamental, não só na imersão do jogador, como na potencialização de sentimentos desejados!
Algumas músicas são tão catárticas que se tornam uma entidade reconhecida em poucos segundos de melodia! Como é o caso do tema que ganhou cover!
Obviamente, a alguns cuidados a serem tomados quando desejamos escolher as músicas para o nosso jogo! Como a questão do TAMANHO DO ARQUIVO!! O formato (por favor, evitem MP3). Todavia, o cuidado maior deve ser com relação a criação da coesão do seu game.
Talvez, jogos que tenham uma proposta mais melancólica e um ritmo lento, se aproveitem mais de músicas que utilizam violino e piano.
Tudo isso parece meio óbvio de se dizer, porque na realidade é! Mas, nem por isso deixa de ser importante repensarmos as coisas que parecem básicas em nossa concepção.
Por isso gostaria de perguntar...
Quais critérios vocês costumam utilizar na hora de escolher uma nova música para o seu jogo? Você gosta da ideia de entender um pouco a cerca de teoria musical, ou vê como mais vantajoso o DEV se focar em outras partes do jogo e deixar toda a preocupação musical com um sonoplasta dentro da equipe? Quais experiências vocês já tiveram a cerca disso? Me contem, por favor!
Durante meu processo me arrisquei a aprender mais a cerca da teoria musical, aprendi violão, guitarra e um pouco de bateria, embora não possa me considerar um grande músico. Isso me rendeu a possibilidade de ter composto uma música para o meu próprio jogo (a propaganda tá na assinatura do meu perfil, vai lá conferir).
Assim como diversos aspectos do game design a música tem um papel fundamental, não só na imersão do jogador, como na potencialização de sentimentos desejados!
Algumas músicas são tão catárticas que se tornam uma entidade reconhecida em poucos segundos de melodia! Como é o caso do tema que ganhou cover!
Obviamente, a alguns cuidados a serem tomados quando desejamos escolher as músicas para o nosso jogo! Como a questão do TAMANHO DO ARQUIVO!! O formato (por favor, evitem MP3). Todavia, o cuidado maior deve ser com relação a criação da coesão do seu game.
Talvez, jogos que tenham uma proposta mais melancólica e um ritmo lento, se aproveitem mais de músicas que utilizam violino e piano.
Tudo isso parece meio óbvio de se dizer, porque na realidade é! Mas, nem por isso deixa de ser importante repensarmos as coisas que parecem básicas em nossa concepção.
Por isso gostaria de perguntar...
Quais critérios vocês costumam utilizar na hora de escolher uma nova música para o seu jogo? Você gosta da ideia de entender um pouco a cerca de teoria musical, ou vê como mais vantajoso o DEV se focar em outras partes do jogo e deixar toda a preocupação musical com um sonoplasta dentro da equipe? Quais experiências vocês já tiveram a cerca disso? Me contem, por favor!