🤔 Para Refletir :
"O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo."
- Jazz

A necessidade de se guardar um acervo

Dvor-ak

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Outubro de 2016
Postagens
47
Bravecoins
3
Paz galera!

Então, eu gostaria de iniciar uma discussão (espero que breve), sobre esta necessidade que eu percebi que existe no maker, e que imagino que poucas pessoas pensem até que seja tarde demais:

A necessidade de se guardar um acervo  :=|:

Por que isso? Bem, apesar da internet ser praticamente infindável, e conteúdos upados há praticamente 20 anos ainda estarem acessíveis para download, há exceções para esta regra.
É um debate que inclusive permeia o uso de mídias digitais alocadas em servidores, ou o famoso 'DRM' em jogos (precisa estar sempre online ou fazer autenticação), ou até mesmo jogos de jogatina exclusivamente online (como Overwatch, por exemplo).

Por mais que sejam conteúdos muito bons, com a economia, certas empresas são quebradas, com a troca de mídias, alguns conteúdos são perdidos, e em certos casos, muitas vezes, estamos sujeitos ao bom e velho erro humano.

Como aconteceu com a Mundo RPG Maker, que era uma comunidade enorme da engine que usamos, após diversos problemas perdemos um grande acervo de arquivos, alguns até mesmo guardados apenas por lá, que, talvez, estejam eternamente perdidos.
Um exemplo? Lembro de um "RTP novo" do RPG Maker XP, mais realista, lotado de detalhes...esse tipo de recurso já não mais encontro, e não tenho mais disponível, devido a troca de PCs. Está perdido? Muito provavelmente. Reencontrarei? Difícil.
Por força do hábito, fui muito seletivo naquilo que fiz backup virtualmente, mas por sorte, hoje tenho arquivos que guardo do Maker desde 2011, que hoje, continuam guardados.

Então queria perguntar a vocês galera, vocês acreditam que isso seja um assunto de importância, ou, devido a nossa inevitável globalização, talvez seja algo que só gente dos anos 90 se importe?  :fifufi:

Dê sua opinião.  :XD:

Olá [member=882]Dvor-ak[/member] , isso é algo que chamou minha atenção, eu já perdi bastante coisa na troca de PCs, muitos projetos, scripts e resourcers.
Eu quando fui embora de casa e iria deixar meu pc em casa, salvei tudo o que tinha dos RPG Makers e levei comigo, eu não poderia perder mais nada.

Com a perda da MRM, muita coisa foi junto, como você disse, tinha muita coisa exclusivamente lá. eu acho alguns nomes usando o Web Archive para pesquisar na internet a fora, porém tem muita coisa que a gente acaba não encontrando.

O fato é o seguinte, eu acho extremamente importante a criação de um acervo, esse foi o motivo de eu ter comprado um computador com um grande espaço de armazenamento, além disso faço sincronização de algumas pastas com a nuvem, para evitar perder algumas coisas.

Para mim, pode ser Hds, pen drives, Dvds, cds e até um disquete com seus míseros 1,44 mb tá valendo, o importante é não perder algo precioso.

Um acervo/backup é essencial para qualquer site ou empresa que queira manter a integridade de seus dados. O fim da MRM me surpreendeu muito, eles estavam no ar a tanto tempo que eu sequer imaginava que eles não tinham nenhum backup, já vi muita empresa falindo pelo mesmo motivo.

Eu tenho a prática de salvar as coisas mais importantes na minha máquina, num pen drive (ou hd) e na nuvem, assim há uma probabilidade quase nula de perder meus dados.
Lembro de quando estava na semana final de entrega do TCC e todos meus arquivos estavam num pen drive. Eu sem querer apaguei todos os arquivos e quase tive um infarto real, até lembrar que existia um programa de recuperação de dados. Depois disso TUDO que é importante eu salvo em pelo menos 3 fontes de acesso.

Você nem sequer imagina o quão problemático isso é. Não só para gráficos e documentos, mas para jogos inteiros. Eu provavelmente farei uma matéria sobre isso depois, mas não são apenas criadores indies que perdem seus projetos. Isso já aconteceu com vários jogos antigos, e novos, que hoje são parte de nossa história.
Seja pelos sistemas serem atualizados, as mudanças tecnológicas de uma era para outra, ou os problemas inerentes de se adaptar um design especifico para outra plataforma, como jogos que usam controle diferenciado, por exemplo. São inúmeras formas de perder tudo.
Se considerarmos jogos como um reflexo de sua época, tal como outros meios artísticos, o fato de não termos sistemas de proteção contra perdas é simplesmente ridículo.
E se parar para pensar nisso, será realmente triste, quando no futuro olharmos para trás e vermos o quanto de jogos deixaram de existir.

Pegue o exemplo de Dr. Who. Uma das serie mais antigas que existem, e a que está a mais tempo no ar, fez um sucesso danado no mundo atual, e, mesmo que queira assistir os episódios antigos, quase todos foram destruídos pela politica da BBC de armazenamento. Perdemos um clássico da historia da televisão. E Dr Who ainda era bem famoso, mesmo no seu tempo. Se grandes nomes como esse podem ser perdidos tão facilmente, imagine os jogos indies e arquivos mal guardados por ai, cada um guardando a historia de seu criador.

rafaelrocha00 comentou:
Seja pelos sistemas serem atualizados, as mudanças tecnológicas de uma era para outra, ou os problemas inerentes de se adaptar um design especifico para outra plataforma, como jogos que usam controle diferenciado, por exemplo. São inúmeras formas de perder tudo.
Você levantou um ponto interessante, compatibilidade. Não vou me extender muito sobre isso pois é um tema muito relativo.

É possível sim um jogo se perder no limbo por questões de compatibilidade. Para jogar um jogo antigo você pode precisar de um certo controle , sistema operacional, hardware... etc. Mas tudo pode ser portado para uma tecnologia mais recente. Um exemplo disso são os jogos de NES, lançados a 30 anos atrás e hoje podem ser jogados em um 3DS ou emulados no PC. Os controles de nintendo Wii foram emulados para funcionar no PC em um controle de PS2 (PS3, xbox, etc). Daqui 30 anos talvez que sequer haja PCs, outra tecnologia pode tomar seu lugar e quem sabe não será possível emular jogos antigos também?

Realizar backups é só um método de prevenir que os jogos sumam, se eles vão funcionar futuramente é um problema distante que (talvez) poderá ser resolvido através de portabilidade.

Eu provavelmente farei uma matéria sobre isso depois
De qualquer forma adoraria de ver uma matéria sobre isso, da pra ter uma boa discussão.

É importante se criar um backup do que você faz não só por segurança, mas também para poder acompanhar a sua evolução. Eu, por exemplo, desisti de criar índices em cada comunidade maker e resolvi criar um site para colocar todos os meus sistemas e script's.

O mais comum na cena do RPG Maker é que cada um tenha seu estoque de recursos salvo-onde-tiver-espaço. O que eu sempre recomendo é que, para cada projeto, o máximo de recursos originais sejam de autoria do desenvolvedor e/ou da equipe responsável pelo jogo. Dessa forma o projeto não depende da disponibilidade de recursos externos nem os desenvolvedores de buscá-los. Além, claro, de tornar a obra muito mais profissional. Falo inclusive dos famosos packs vendidos aleatoriamente. Vale pagar mais por recursos exclusivos - salvo no caso de sistemas - e ter mais originalidade.

Catalogar essa infinidade de recursos existentes seria serviço para uma equipe generosa, com uma carga horária mais generosa ainda. Primeiro, reunir os recursos já seria difícil. Simplesmente é muita coisa. Segundo, organizá-los e hospedá-los de forma a facilitar o acesso. Aqui entra o ponto em que o responsável pelo serviço teria de verificar e marcar arquivo por arquivo para melhor dividi-los. Terceiro, há termos de uso e de distribuição a serem considerados. A não ser que o serviço seja oferecido pela Pérola Negra Ltda., seriam mais alguns dias até recolher as permissões necessárias.

O quarto ponto é o seguinte: digamos que o serviço acima tenha sido terminado. Há agora um site X que possui uma lista interminável de recursos, listas completas, separadas por tipo, autor etc. Será que esse trabalho todo foi útil? Estamos cansados de saber que, de dez projetos que utilizarem os recursos do site, nove usarão a mesma combinação dos melhores recursos. Raramente alguém irá procurar algo mais estilizado, sempre usarão os mesmos gráficos detalhados e - aparentemente - mais realistas. Isso não significa que o projeto será bem visto, mas que ele está saindo da mesma linha de montagem que os demais, mas quem liga?

Claro, se alguém estiver disposto a fazer esse trabalho, boa sorte e que sua barba sempre cresça - caso você queira ter uma. Seria a galeria.

Por estas e outras eu continuo apoiando a criação dos próprios recursos. Mas, para quem (ainda) não consegue, vale pesquisar e criar um estoque caseiro mesmo. Você procura só o que for usar e tem apenas o trabalho que acha que o projeto merece. Para autores que não queiram ter seus trabalhos extintos, criem vergonha e façam back up por si mesmos. Eu também tenho uma coleção de gráficos nos mais variados estilos. Mas não pretendo depender deles eternamente.

Voltar
Topo Inferior