A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Olá Condado!
Em todas as formas de comunicação o apelo sexual é uma das maiores ferramentas de marketing. A utilização da beleza de mulheres e homens em propagandas de produtos, roupas, bebidas, marcas e diferentes tendências chama muita atenção, infelizmente é natural, rotineiro e ainda assim, ofende muita gente. Isso já permeia nossa mídia em todas suas vertentes, e isso não exclui os nossos cobiçados jogos. Desde o início dos videogames (mesmo com gráficos rudimentares) o apelo sexual e erotismo sempre estiveram presentes de uma forma ou de outra e consecutivamente gerando muita discussão.
A sensualidade nas propagandas dos Games
O ser humano aprecia a beleza por instinto. Por este motivo é comum à mídia contemporânea escancarar o tema incluindo pouca vestimenta (fanservice, literalmente, serviço aos fãs), sensualidade provocativa e atos sexuais, visto que é algo até que comum no mundo dos jogos como também nos filmes, seriados, animes e mangás e todos já consumimos algum produto da mídia que se utilizava desse recurso. Durante um bom tempo a indústria dos games acreditou que o seu público era formado por homens. Portanto, as propagandas possuíam mulheres seminuas, muitas vezes totalmente fora do contexto do jogo e insinuação sexual.
Anúncios de games são mais ou menos como as Ilhas Galápagos da publicidade, onde as espécies estranhas e únicas que não existem em nenhum outro lugar, vagueiam livremente.
Computer Space foi um dos primeiros arcades da história, baseado no Spacewar! E criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney (fundadores da Atari). É um jogo espacial, mas nada impediu que colocassem uma mulher sensual nas propagandas de divulgação. Por que não há naves ou um piloto espacial na propaganda? O que essa mulher está fazendo ali? Com certeza a intenção não era mostrar que mulheres jogavam ou atrair o público feminino, a função dela era simples: atrair homens.
Anúncios de games são mais ou menos como as Ilhas Galápagos da publicidade, onde as espécies estranhas e únicas que não existem em nenhum outro lugar, vagueiam livremente.
Computer Space foi um dos primeiros arcades da história, baseado no Spacewar! E criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney (fundadores da Atari). É um jogo espacial, mas nada impediu que colocassem uma mulher sensual nas propagandas de divulgação. Por que não há naves ou um piloto espacial na propaganda? O que essa mulher está fazendo ali? Com certeza a intenção não era mostrar que mulheres jogavam ou atrair o público feminino, a função dela era simples: atrair homens.
Para atrair a atenção do público alvo, nada mais chamativo do que colocar uma modelo com um vestido transparente. Pelo menos valeu dar uma olhadinha em Computer Space naquela época!
Contra, um jogo de tiro lançado em 1987 pela Konami para os Arcades (fliperama). Na propaganda uma mulher sensual, com uniforme de guerra e o sugestivo texto Irresistible Force (força irresistível). A indústria dos games tem todo o empenho em atrair e deixar os homens adultos ligados em seus produtos, porém nada adianta uma mulher sensual na capa de um jogo, se o mesmo não for bom. Basicamente o propósito do conteúdo utilizado nessas propagandas é atrair atenção e aumentar muito as vendas.
Nas propagandas de máquinas de fliperama, as mulheres eram usadas excepcionalmente para chamar a atenção do publico masculino.
[size=12pt]O que você acham? Será que o fanservice é válido ou não é relevante na escolha de um game?