" tem como colocar para a imagem do que seria o Kamehameha aparecer a frente do herói, independentemente da direcção que ele esteja?"
Sim, tanto por eventos quanto por script. E cmo você quer fazer por evento, vai ter que abusar da opçao "condição", tipo tem uma opção na janela de inserir condição que pergunta a direção do personagem.
Então vc pode desenvolver um evento invisivel que controle tudo que se relacione a isso e funcione em processo paralelo, ou de inicio automatico ou com inicio programado, aí é com vc.
examplo: personagem apertou botão para kamehahmaha, ativa variavel x = true, daí esse oturo evento que controla, vai detectar isso e vai ativar a condição que verifica a diração do personagem, e vai mostar a imagem na coordenada do personagem +1 a frente.
Conclusão: vc terá que ter a imagem do kamehameha em todas as direções, e crir uma condição para cada direção, assim cada condição estará sempre perguntando ao personagem em que ireção ele está virado, e quando a variavel certa for ativada, o kamehameha vai ser desenhado.
E sobre o dano, vc está dizendo atacar de longe? pq se for um colado no outro é só configurar o evento para quando conversar com ele, ele perdeu hp. Mas se é de ataque a distância, vc vai criar um outro evento, um evento invisivel que vai servir de "colisor", assim quando o kamehamha for ativado, dentro da mesma condição, vc move esse evento invisivel colisor três passos para frente por exemlo, ai vc coloca uma condição dentro desse evento, para que quando ele "encostar" em outro evento ele diminua a vida do evento que enconstou.
obs: por isso vc precisa determinar um alcance fixo para o kamehaha (que será os passos que ele vai andar) e sempre quando ee encostar em alguem ou nao tivar sido chamado, ele será destruido/desativado com alguma variavel qu vc escolha para controla-lo, ai, sempre quand oessa variavel ativar, vc coloca para que esse evento inivisivel faça uma rota: teletransporte até aonde o personagem está, na frente, e aí então, ande os passos...(alcance do kamehahama)