🤔 Para Refletir :
"O tolo despreza jogos antigos até tentar recriá-los."
- Delayzado

ABS POR EVENTOS - MAGIAS

herrmarcus

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Dezembro de 2016
Postagens
18
Bravecoins
0
Bom dia, galera. Sou novo no fórum. Chamo-me Marcus, e actualmente estou desenvolvendo um jogo de DBZ com sistema ABS por eventos, similar ao Legacy of Goku de GBA. Gostaria que me dessem umas dicas de como melhorar o funcionamento dos eventos, principalmente em questão de golpes e magias. Particularmente, estou com dúvida em fazer uma magia como o Kamehameha. Caso alguém tivesse uma ideia ficaria grato.  XD

Então, cara. Já vi esses vídeos, mas esse menino explica de uma forma muito ruim (ao meu ver). E a ideia inicial do ABS por eventos eu peguei, tipo: criar um evento, switchs, script de pressionar teclas. Mas, os comandos mais avançados eu ainda não sei.

herrmarcus comentou:
Então, cara. Já vi esses vídeos, mas esse menino explica de uma forma muito ruim (ao meu ver). E a ideia inicial do ABS por eventos eu peguei, tipo: criar um evento, switchs, script de pressionar teclas. Mas, os comandos mais avançados eu ainda não sei.

hum ... entendo ... bom, não deve ser muito complicado para poder fazer esses comandos (creio eu que você fale de comandos de ataque e ataque por magia), eu só não explico agora por causa que precisaria de um tempo para testar com eventos kk, mas tente ver um pouco, ele é meio bugado na forma de explicar mas se você assistir ao vídeo um pouco você já vai pegando mais o conceito para fazer manualmente hehe

Eu também sugiro mais pesquisas em cima de ABS, existem muitos jeito de se fazer ABS por eventos kk, esse outros jeito podem te ajudar a como fazer o sistema legalzinho e tal!

Entendi. Mas, na verdade, ainda um dos maiores problemas que estou tendo é como fazer magia "desintegrar" ao tocar um objecto sólido, como uma parede p. ex. Porque a bola de energia tem um movimento de seguir a frente um número de vezes, e queria que quando atingisse um objecto sólido ela sumisse. Não sei como fazer isso. O único jeito seria fazendo diversos eventos vazios em cada parede e armazenar as coordenadas X e Y de cada um deles, e depois criar um evento paralelo que faça a bola de energia sumir ao tocar elas, mas levaria uma eternidade e creio que não seria o modo mais viável.

[member=1001]herrmarcus[/member]
Olha só, precisa mesmo que esse kamehameha seja literalmente um OBJETO/EVENTO?, pois você pode fazer isso facilemnte se for chamando imagens, e quanto ao controle de duração, e animação faz por matematica mesmo, por exemplo:

vc faz +- isso em um evento de processo paralelo. ou o que vc quiser. com os comandos do evento que a engine te oferecer (eu uso  o rpg maker xp)

Se x = true
então: exibe as imagens do kamehame nas  coordenadas .. (coloque sempre a frente do seu personagem)
espera alguns frames
diminui hp do inimigo
espera alguns frames
deleta aas imagens do kamehameha.

pronto, ta aí seu kamehameha.

Riven, mas tem como colocar para a imagem do que seria o Kamehameha aparecer a frente do herói, independentemente da direcção que ele esteja? E como faço para que o dano seja direccionado apenas para o inimigo que esteja a frente?

" tem como colocar para a imagem do que seria o Kamehameha aparecer a frente do herói, independentemente da direcção que ele esteja?"

Sim, tanto por eventos quanto por script. E cmo você quer fazer por evento, vai ter que abusar da opçao "condição", tipo tem uma opção na janela de inserir condição que pergunta a direção do personagem.

Então vc pode desenvolver um evento invisivel que controle tudo que se relacione a isso e funcione em processo paralelo, ou de inicio automatico ou com inicio programado, aí é com vc.

examplo: personagem apertou botão para kamehahmaha, ativa variavel x = true, daí esse oturo evento que controla, vai detectar isso e vai ativar a condição que verifica a diração do personagem, e vai mostar a imagem na coordenada do personagem +1 a frente.

Conclusão: vc terá que ter a imagem do kamehameha em todas as direções, e crir uma condição para cada direção, assim cada condição estará sempre perguntando ao personagem em que ireção ele está virado, e quando a variavel certa for ativada, o kamehameha vai ser desenhado.

E sobre o dano, vc está dizendo atacar de longe? pq se for um colado no outro é só configurar o evento para quando conversar com ele, ele perdeu hp. Mas se é de ataque a distância, vc vai criar um outro evento, um evento invisivel que vai servir de "colisor", assim quando o kamehamha for ativado, dentro da mesma condição, vc move esse evento invisivel colisor três passos para frente por exemlo, ai vc coloca uma condição dentro desse evento, para que quando ele "encostar" em outro evento ele diminua a vida do evento que enconstou.

obs: por isso vc precisa determinar um alcance fixo para o kamehaha (que será os passos que ele vai andar) e sempre quando ee encostar em alguem ou nao tivar sido chamado, ele será destruido/desativado com alguma variavel qu vc escolha para controla-lo, ai, sempre quand oessa variavel ativar, vc coloca para que esse evento inivisivel faça uma rota: teletransporte até aonde o personagem está, na frente, e aí então, ande os passos...(alcance do kamehahama)

E como faço para "animar" essa imagem? Por exemplo, ir dando uma impressão de movimento e tal (como se o Kamehameha fosse dividido em frames). Além disso, como fazer o Kamehameha surgir em um ponto e ir se ampliando? Tipo: personagem está na posição x3, virado para a direita, e lança o golpe. Quero fazer o Kamehameha passar pelo x4 e ir se estendo até o x8, p. ex., ou seja, ocupando 5 tiles.

creio que se vc alterar na opção de zoom da imagem, creio que esse chamar script te ajude:

$game_map.screen.pictures[numero da imagem].show(nome,posição de origem,x,y,largura%,altura%,opacidade,blend)

os largura%,altura% ali, são as opções de zoom da imagem! ou no exibir imagem mesmo conforme na tela abaixo:

8cITA1H.png

tipo, junta isso a resposta do Riven e as dicas mesmo que seja ruim do vídeo citado pelo Marinho e tente
criar uma animação legal pra você!

Bom, eu recentemente tentei efetuar o processo acima no RPGMaker VX Ace e não tem como realmente eu usar o mover imagem pra fazer a animação de um objeto ser lançado em algo ou alguém... pelo menos não que eu tenha conseguido usar, só se você quiser fica mudando a cada 10 frames a posição da imagem arrastando ela pra x ou y direção... mais isso geraria um trabalho enorme!

Vou tentar descobri algo que nos ajude nisso caso eu consiga eu posto aqui ok?!

Ah e caso tenha resolvido, poste aqui como conseguiu pra uso de geral!

Olá eu aqui novamente, eu recentemente estou com um problema parecido no meu projeto, porem no meu não faço uso do efeito de aumentar o tamanho da imagem gradativamente como você que fazer no seu, o único problema esta sendo o "Mover Evento" que não esta obedecendo o cronograma que coloco nele, e o vídeo citado acima torno a dizer que mesmo sendo um pouco ruim a forma da pessoa explicar ele faz direitinho o processo, só ignorar metade das coisas que a criança faz durante o vídeo e o Maker que esta no vídeo é apesar de sua pouca idade um ótimo Maker e não vejo defeitos no método dele...

Com certeza sairia algo produtivo pra você seguindo a linha de raciocínio dele, porem fazendo de seu modo com a sua aplicação dando ao evento seu estilo próprio!

segue a baixo imagem de como esta meu processo!
KnHeygj.png

Espero ter ajudado de alguma forma!

Voltar
Topo Inferior