Mini Alpha, (Nem Tão) Mini Review
E esse nem é o dia mais quente do ano.
Eu conheço Absolute Zeno desde quando ainda era um projeto de RPG Maker. Portanto, posso dizer que acompanhei todas as transformações que o projeto teve até aqui, que culminaram na Alpha que temos disponível atualmente.
Sob certo aspecto, dá para dizer que AZ é um projeto vanguardista. Eu não costumo ver com frequência RPGs sendo produzidos no Clickteam Fusion e, dos anos que passei pela escassa comunidade BR de Fusion (e foram muitos, visto que uso essa engine há mais tempo do que uso o próprio RM), este é o primeiro RPG que vejo engrenar e tomar forma sem haver uma grande equipe por trás. E todo o esforço empregado pelo
@SC19 em não só aprender a engine do zero (e conseguir desenvolver sistemas complexos nela) como em também criar toda a arte do jogo é algo que por si só já torna Absolute Zeno digno de atenção. Não é fácil desenvolver RPGs no Fusion, mas um projeto como esse nos traz a certeza de que não é impossível se você tiver dedicação.
Sobre a gameplay, a primeira coisa que gostaria de ressaltar é que Absolute Zeno tem uma identidade marcante. Isso fica claro não só pelo seu estilo gráfico único, mas também pelos detalhes, como a expressividade corporal dos personagens, sobretudo do protagonista Zeno, que reage de forma diferente a cada situação. Ademais, a introdução, com a cena do piano, é também muito marcante e dá o tom de mistério que o jogo procura transmitir.
Esta Alpha conta com alguns dos sistemas que veremos no jogo, tais como o sistema de classes. Infelizmente, ainda não é possível vê-lo funcionando na prática, já que não há batalhas nem missões nesta versão. Também temos o sistema de menu; diferentemente da versão para beta testers, nesta já é possível salvar nos quatro slots diferentes sem medo de "crashar" o jogo. Aliás, todos os bugs da primeira versão parecem já estar corrigidos - não me deparei com nenhum problema enquanto testava esta versão. O launcher também funciona bem.
Eu achei os comandos do jogo no teclado pouco intuitivos, como por exemplo o botão que chama o menu ser a letra V (embora saiba que há uma explicação para isso, mesmo não me lembrando qual). Outros reveses que poderia mencionar são que,
1) embora o estilo gráfico único seja um dos pontos fortes do jogo, os sprites destoam um pouco do cenário, e isso pode incomodar alguns players, e
2) o texto do jogo poderia passar por um polimento para ficar mais claro e fluido. Algumas falas me causaram certa estranheza por não soarem naturais,
a exemplo desta.
Por outro lado, vale mencionar que Absolute Zeno tenta recriar o ambiente urbano e cultural brasileiro, o que é, ao meu ver, um intento louvável. Toda a arquitetura presente no jogo foi inspirada em localidades reais no Brasil. Talvez representar o Brasil não seja o objetivo número 1 do projeto, mas gosto muito dessa ideia de tentar trazer a experiência da vida real para dentro do jogo, causando no jogador uma espécie de familiaridade com o que está vendo (o que ajuda, e muito, na imersão). Mas, claro, isso precisa ser bem trabalhado para funcionar.
Dito isso, espero poder ver mais de AZ em breve. Sorte ao
@SC19 e à toda equipe.