🤔 Para Refletir :
"Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo."
- BENTO

RPG ABSOLUTE ZENO - Alpha v.1.4. disponível

SC19 Masculino

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25 de Junho de 2015
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CRÉDITOS:

@SC19 - Criador, artista e desenvolvedor
@Cross Maker - Roteirista
Eddie Erwin - Compositor


Clique aqui para baixar via itch.io!
Lembrando que é possível alterar configurações de idioma, resolução e gamepad através do launcher.



"ABSOLUTE ZENO" é um jogo de suspense e terror psicológico, desenvolvido pela BiRDY.

O jogo é ambientado em "Mare", uma ilha-cidade, onde nela se encontra uma distopia afundada nas trevas e desespero.

Isso pois, suicídios frequentes ocorrem a todo momento na ilha, de forma repentina, e como o lugar principal deles é a floresta onde a "Torre do Abismo" se encontra, veio o consenso que a torre aparentemente "chama" as pessoas para se matarem, de maneira aleatória.

Mas será que... não há nenhuma razão por trás disso tudo?


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Última edição:
Finalmente rolou um tempo para eu comentar...:crying:

Rapaz, muito massa o trailer! Lembrei de alguns comerciais japoneses live-action de jogos dos anos 80 enquanto assistia e, pelas fotos, o visual do game também tá com uma cara super estilosa. Parabéns para todos e espero que continue postando os detalhes aqui pra gente!

PS: Vi que postou o seu xodó em uma das screenshots. Se pudesse, dava outro "Adorei" só pelo Dreamcast.:LOL:
 
Finalmente rolou um tempo para eu comentar...:crying:

Rapaz, muito massa o trailer! Lembrei de alguns comerciais japoneses live-action de jogos dos anos 80 enquanto assistia e, pelas fotos, o visual do game também tá com uma cara super estilosa. Parabéns para todos e espero que continue postando os detalhes aqui pra gente!

PS: Vi que postou o seu xodó em uma das screenshots. Se pudesse, dava outro "Adorei" só pelo Dreamcast.:LOL:

Valeu mana, e realmente, o "sonho não acabou"... pelo menos pra mim ヾ( ̄▽ ̄) Bye~Bye~
 
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CRÉDITOS:

@SC19 - Criador, artista e desenvolvedor
@Cross Maker - Roteirista
Eddie Erwin - Compositor




"ABSOLUTE ZENO" é um jogo de suspense e terror psicológico, desenvolvido pela BiRDY.

O jogo é ambientado em "Mare", uma ilha-cidade, onde nela se encontra uma distopia afundada nas trevas e desespero.

Isso pois, suicídios frequentes ocorrem a todo momento na ilha, de forma repentina, e como o lugar principal deles é a floresta onde a "Torre do Abismo" se encontra, veio o consenso que a torre aparentemente "chama" as pessoas para se matarem, de maneira aleatória.

Mas será que... não há nenhuma razão por trás disso tudo?


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Projeto belíssimo! No aguardo do link. Eu nao tiro o olho desse piso brilhante :D
 
Obrigado pelos comentários, pessoal :D

Aproveitando a deixa, vi que muitas pessoas anseiam pelo jogo, e ao mesmo tempo eu também tenho certo conteúdo para apresentar.

Então ontem criei um Discord do jogo para beta testers, e deixei a primeira build para quem quiser testar um pouco do jogo e dar algum de feedback lá no servidor (preferencialmente).

Mas já adianto que essa build - e outras que devem vir com o passar do tempo - NÃO É a DEMO oficial que devo lançar em breve! Ela serve somente para fins de testes e feedback, mesmo porque muitas coisas precisam ser aplicadas e corrigidas ainda.

Enfim, o link do servidor está na página principal.
 

Alpha v.1.2. (PT-BR)​

O que esperar na Alpha:​

  • Metade do primeiro capítulo: mergulhe no começo do jogo, experimentando o gameplay em torno de todo o audiovisual dele, que também acaba representando um pouco a ilha-cidade Mare.
  • Elementos de RPG: Escolha a sub-classe do seu personagem, e dê uma conferida em alguns menus já funcionando.
  • Para os retrogamers: é possível configurar o jogo no launcher para poder rodá-lo em monitores 4:3, para aqueles que buscam uma experiência que lembre os velhos tempos.

Aviso:​

Esta é apenas a primeira Alpha, o que significa que ainda há muitas melhorias, polimentos e novos conteúdos por vir. Eu realmente conto com seu feedback para ajudar a tornar esse projeto ainda melhor! Se encontrar algum bug, ou tiver sugestões, por favor, compartilhe nos comentários ou envie uma mensagem. Toda contribuição é valiosa!!

Próximos Passos:​

  • Conclusão do capítulo 1 ao 3, dando ao jogo mais duração
  • Sistema de combate
  • Mais personagens principais na trama
  • Mais cenários para explorar, assim como NPCs para interagir
  • Tutorial do jogo
  • Ajustes com base no feedback da comunidade

Conclusão:​

Por enquanto, é isso, pessoal!

Já estou trabalhando em uma versão dessa mesma Alpha em inglês, que deve ser lançada em breve. Se você gostou do jogo, não se esqueça de nos acompanhar para ficar por dentro das atualizações e, claro, divulgar o projeto para seus amigos. Seu apoio é fundamental para o crescimento desse trabalho!

Links e redes sociais:​

https://www.dreamstoriesstudio.com/
https://x.com/birdysoftware
https://www.youtube.com/@birdysoftware
 
Última edição:
Mini Alpha, (Nem Tão) Mini Review

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E esse nem é o dia mais quente do ano.

Eu conheço Absolute Zeno desde quando ainda era um projeto de RPG Maker. Portanto, posso dizer que acompanhei todas as transformações que o projeto teve até aqui, que culminaram na Alpha que temos disponível atualmente.

Sob certo aspecto, dá para dizer que AZ é um projeto vanguardista. Eu não costumo ver com frequência RPGs sendo produzidos no Clickteam Fusion e, dos anos que passei pela escassa comunidade BR de Fusion (e foram muitos, visto que uso essa engine há mais tempo do que uso o próprio RM), este é o primeiro RPG que vejo engrenar e tomar forma sem haver uma grande equipe por trás. E todo o esforço empregado pelo @SC19 em não só aprender a engine do zero (e conseguir desenvolver sistemas complexos nela) como em também criar toda a arte do jogo é algo que por si só já torna Absolute Zeno digno de atenção. Não é fácil desenvolver RPGs no Fusion, mas um projeto como esse nos traz a certeza de que não é impossível se você tiver dedicação.

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Sobre a gameplay, a primeira coisa que gostaria de ressaltar é que Absolute Zeno tem uma identidade marcante. Isso fica claro não só pelo seu estilo gráfico único, mas também pelos detalhes, como a expressividade corporal dos personagens, sobretudo do protagonista Zeno, que reage de forma diferente a cada situação. Ademais, a introdução, com a cena do piano, é também muito marcante e dá o tom de mistério que o jogo procura transmitir.

Esta Alpha conta com alguns dos sistemas que veremos no jogo, tais como o sistema de classes. Infelizmente, ainda não é possível vê-lo funcionando na prática, já que não há batalhas nem missões nesta versão. Também temos o sistema de menu; diferentemente da versão para beta testers, nesta já é possível salvar nos quatro slots diferentes sem medo de "crashar" o jogo. Aliás, todos os bugs da primeira versão parecem já estar corrigidos - não me deparei com nenhum problema enquanto testava esta versão. O launcher também funciona bem.

Eu achei os comandos do jogo no teclado pouco intuitivos, como por exemplo o botão que chama o menu ser a letra V (embora saiba que há uma explicação para isso, mesmo não me lembrando qual). Outros reveses que poderia mencionar são que, 1) embora o estilo gráfico único seja um dos pontos fortes do jogo, os sprites destoam um pouco do cenário, e isso pode incomodar alguns players, e 2) o texto do jogo poderia passar por um polimento para ficar mais claro e fluido. Algumas falas me causaram certa estranheza por não soarem naturais, a exemplo desta.

Por outro lado, vale mencionar que Absolute Zeno tenta recriar o ambiente urbano e cultural brasileiro, o que é, ao meu ver, um intento louvável. Toda a arquitetura presente no jogo foi inspirada em localidades reais no Brasil. Talvez representar o Brasil não seja o objetivo número 1 do projeto, mas gosto muito dessa ideia de tentar trazer a experiência da vida real para dentro do jogo, causando no jogador uma espécie de familiaridade com o que está vendo (o que ajuda, e muito, na imersão). Mas, claro, isso precisa ser bem trabalhado para funcionar.

Dito isso, espero poder ver mais de AZ em breve. Sorte ao @SC19 e à toda equipe.
 
Joguei a alfa e curti muito, mas muito mesmo!
Com certeza um dos indies br que mais me cativou em um tempo.
A história e vibe me lembram vagamente higurashi, o q é algo muito bom ao meu ver já q adoro higurashi

Continue o bom trabalho, c vai longe!
 
Obrigado por jogarem e pelos comentários, pessoal!

O desenvolvimento continua firme. Dito isso, decidi criar uma playlist de devlogs no canal, tanto para este projeto quanto para futuros.

Para começar:

 
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