Atalhos para Scenes
Script original por Rafidelis, conversão por Takkun.
Script original por Rafidelis, conversão por Takkun.
Esse Script possibilita que você acesse as opções do Menu,sem precisar entrar no menu,isso ocorre através de atalhos, demais informações no script.
Ruby:
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# S C E N E A T A L H O S
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# By : RAFIDELIS
# Convertido por: Faalco
# Email: Rafa_fidelis@hotmail.com Rafa_fidelis@yahoo.com.br
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# AGRADECIMENTOS: Primeiramente ao Marcelo Cavaco,pelas apostilas
# Destrinchando o RGSS e Conhecendo os Scripts RGSS,pois estão me
# auciliando muito na minha caminhada scriptere tambem ao Dark Chocobo,LB,
# RTH e PHCDO,valew msm gente!
# A toda galera Maker do Brasil(claro sem vocês eu não teria motivos para
# tentar fazer scripts)
# E aos foruns de RpgMaker do Brasil,destaque para www.ReinoRpg.com.
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module Rafis
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# I N I C I O D A S C O N F I G U R A Ç Õ E S
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# DEFINA ABAIXO QUAIS TECLAS SERÃO RESPONSAVEIS POR CHAMAR CADA SCENE
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# Vide Fim do Script as teclas que você pode utilizar
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TECLA_ATALHO_ITEM = Input::F5 # F5 no teclado
TECLA_ATALHO_HABILIDADES = Input::F6 # F6 no teclado
TECLA_ATALHO_EQUIPAMENTOS = Input::F7 # F7 no teclado
TECLA_ATALHO_STATUS = Input::F8 # F8 no teclado
TECLA_ATALHO_SAVE = Input::L # Q no teclado
TECLA_ATALHO_LOAD = Input::R # W no teclado
end
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# R E T O R N A R A O M E N U ?
# true = Para quando você acessar um atalho,ao pressionar ESC retornar ao Menu,
# essa modificação tambem sera ativada quando você entrar no menu do jogo.
# false = Para quando você acessar um atalho,ao pressionar ESC retornar ao Mapa
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RETORNAR_AO_MENU = false
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# I N I C I O D O S C R I P T
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class Scene_Map
alias rafidelis_atalhos_update update
def update
rafidelis_atalhos_update
rafis_atalho_item if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_ITEM)
rafis_atalho_habilidades if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_HABILIDADES)
rafis_atalho_equipamentos if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_EQUIPAMENTOS)
rafis_atalho_status if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_STATUS)
rafis_atalho_save if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_SAVE)
rafis_atalho_load if Input.trigger?(Rafis::TECLA_ATALHO_LOAD)
end
end
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def rafis_atalho_item
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Item)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar
end
end
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class Scene_Item
alias retornar return_scene
def return_scene
retornar
if RETORNAR_AO_MENU == true
$scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
else
$scene = SceneManager.call(Scene_Map)
end
end
end
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def rafis_atalho_habilidades
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Skill)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar_1
end
end
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class Scene_Skill
alias retornar_1 return_scene
def return_scene
retornar_1
if RETORNAR_AO_MENU == true
$scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
else
$scene = SceneManager.call(Scene_Map)
end
end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
def rafis_atalho_equipamentos
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Equip)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar_2
end
end
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#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
class Scene_Equip
alias retornar_2 return_scene
def return_scene
retornar_2
if RETORNAR_AO_MENU == true
$scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
else
$scene = SceneManager.call(Scene_Map)
end
end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
def rafis_atalho_status
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Status)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar_3
end
end
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#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
class Scene_Status
alias retornar_3 return_scene
def return_scene
retornar_3
if RETORNAR_AO_MENU == true
$scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
else
$scene = SceneManager.call(Scene_Map)
end
end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
def rafis_atalho_save
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Save)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar_4
end
end
#===============================================================================
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
def rafis_atalho_load
Sound.play_cursor
$scene = SceneManager.call(Scene_Load)
if Input.trigger?(Input::B)
retornar_4
end
end
class Scene_File
alias retornar_4 return_scene
def return_scene
retornar_4
if RETORNAR_AO_MENU == true
$scene = SceneManager.call(Scene_Menu)
else
$scene = SceneManager.call(Scene_Map)
end
end
end
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# F I M D O S C R I P T
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
=begin
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# L I S T A D E T E C L A S
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Primeiramente gostaria de Agradecer ao RTH e PHCDO pois peguei essa lista em uma
das aulas deles^^
# Teclas:
# Tecla DOWN
Input::DOWN # => Seta para baixo do teclado
# Tecla UP
Input::UP # => Seta para cima do teclado
# Tecla RIGHT
Input::RIGHT # => Seta para direita do teclado
# Tecla LEFT
Input::LEFT # => Seta para esquerda do teclado
# Tecla A
Input::A # => Tecla Z do teclado
# Tecla B
Input::B # => Tecla X do teclado
# Tecla C
Input::C # => Tecla C do teclado
# Tecla X
Input::X # => Tecla A do teclado
# Tecla Y
Input::Y # => Tecla S do teclado
# Tecla Z
Input::Z # => Tecla D do teclado
# Tecla L
Input::L # => Tecla Q do teclado
# Tecla R
Input::R # => Tecla W do teclado
# Tecla SHIFT
Input::SHIFT # => Tecla Shift do teclado
# Tecla CTRL
Input::CTRL # => Tecla Ctrl do teclado
# Tecla ALT
Input::ALT # => Tecla Alt do teclado
# Tecla F5
Input::F5 # => Tecla F5 do teclado
# Tecla F6
Input::F6 # => Tecla F6 do teclado
# Tecla F7
Input::F7 # => Tecla F7 do teclado
# Tecla F8
Input::F8 # => Tecla F8 do teclado
# Tecla F9
Input::F9 # => Tecla F9 do teclado
=end