♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Adicionar mais opções de teclas para criar condições!
Olá, tudo bem? Nesse tutorial vou ensinar-te a como adicionar mais teclas do teclado para criar condições ao apertá-lo dentro no seu jogo. Então vamos lá!
1. Abra a pasta do seu jogo, depois abra a pasta Js, o arquivo que você irá abrir será o rpg_core.js, eu recomendo que abra este arquivo como documento de texto, nesse caso vou usar o Notepad++
2. Com o CTRL+F ou com a ferramenta de localizar texto, procure por KeyMapper e provavelmente você encontrará isso na procura:
Nessa lista você pode adicionar mais teclas com o seguinte código:
key_code: É o código do teclado mencionado pelo Javascript chamado ASCII, para saber qual é o código da tecla que você queira colocar, aqui está um link de uma lista dos códigos da tecla no Spoiler:
http://www.cambiaresearch.com/articles/15/javascript-key-codes
key_name: Basicamente o nome da tecla, eu recomendo que coloque o nome em inglês da tecla como está na lista do link acima.
É importante colocar na ordem para não acontecer conflito. Exemplo:
O // F2 é apenas um comentário, caso queira organização no script recomendo que digite esta parte também, caso contrário não ponha. Faça o que achar melhor para você.
Assim que colocar os códigos que você precisa salve o arquivo.
3. Passe agora para o software agora! Crie um evento e nesse evento crie uma condição, e nessa condição você vai adicionar o seguinte script:
key_name: No lugar desse valor você coloca o nome em que você colocou naquela lista de teclas do rpg_core.js, no meu caso é f2:
Em seguida clique em OK, coloque eventos dentro da condição e na hora em que for testar, coloque o evento como Processo Paralelo, assim então aperte o botão (no meu caso o F2) e VOALÁ
[info]Em caso de Tela preta[/info]
Em caso de tela preta em seu jogo, verifique se as teclas que você colocou no rpg_core.js estão corretos como: verificar sempre se colocou uma virgula ( , ) depois de inserir o código da tecla, tudo o que você colocou deve estar correto, apenas não modifique o seguinte código pra nada:
Esta tecla NÃO pode ser modificada de maneira nenhuma! A não ser que você entenda o que está fazendo.
Então é isso. Espero que você tenha gostado deste tutorial, aguarde mais tutoriais de RPG Maker MV. Até mais!