🤔 Para Refletir :
"Não julgue um jogo pelo Title!"
- FL

[ajuda] Novato

lucastobias

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
21 de Julho de 2018
Postagens
1
Bravecoins
0
Opa eu sou novo aqui no forum queria saber se alguem tem uma dica de engine pra eu começar eu usava eclipse engine que e uma engine bem simples pra pc mas como eu quero cria game mobile android queria cria um rpg online para celular queria saber plataforma boa de se fazer isso e simples eu sei que não e tão simples kkkkk mas uma mas acessível de uma pessoa estudar sozinha eu estava usando a  Construct 2 vocês recomenda para esse tipo de projeto ?
 
Pois é, como você mesmo bem disse, simples não vai ser XD

Na real, é bem difícil você ter uma engine certa pra fazer jogos Online. Os MMOs que você vê por aí são todos feitos ou com alguma engine própria, ou com Unity e similares mesmo.

Agora, à sua pergunta: depende do tipo de jogo que tu vai querer fazer. Como é mobile, sugiro procurar em primeiro lugar por engines que tenham essa opção: de cabeça, sei do Construct 2, Unity e RPG Maker MV. Game Maker talvez também, não tenho certeza. Vale a pena dar uma Googlada nesses.

Não tenho experiência com Construct nem Unity, mas posso te dizer que esses dois vão ter uma curva de aprendizado maior que a do RPG Maker MV. Por outro lado, a liberdade que você tem pra fazer seu jogo com eles nem se compara.

Em todo caso, o que você vai precisar pra fazer um jogo online é uma infraestrutura de cliente-servidor. Pra isso, vai precisar escrever algumas linhas de código, não tem jeito. Sugiro então que corra atrás de aprender programação ou, pelo menos, arranjar alguém pra trabalhar contigo que tenha proeficiência nisso.

Também precisa alugar um host pro servidor, a menos que queira deixar seu PC ligado 24/7 pro jogo funcionar.

Sendo bem sincero, fazer um MMORPG sozinho é doideira, rs.
O que provavelmente vai te render é um baita aprendizado, então não vou te desencorajar agora: tente seguir o que eu disse aí em cima, quem sabe a ideia não vinga e você acaba juntando uma equipe boa pra desenvolver o projeto?

Boa sorte aí maninho \o
 
A engine não faz tanta diferença sozinha, nesse caso. Você vai precisar de vários programas para fazer um jogo online.

Primeiro você vai ter recursos gráficos e sonoros, então vai ter que utilizar um programa para fazer as imagens (photoshop, maia, gimp, blender...) e vai precisar de outro para mexer com áudios. Ou vai arranjar uma maneira de conseguir tudo pronto para ser usado em algum lugar.

Depois você pensa na engine que vai usar, eu não tenho muita experiência com engines de jogos, mas eu iria naquela cuja comunidade é maior e está mais atualizada. Isso garante que você consegue ajuda para o que precisa com mais facilidade, pois existem mais pessoas na comunidade.

Você ainda vai precisar de um servidor para se comunicar com o seu jogo, o seu servidor provavelmente vai usar alguma linguagem de programação diferente da engine que você escolheu, vai precisar de um banco de dados usando SQL, aí já vão mais três tecnologias diferentes para usar. Eu recomendo usar uma estrutura Apache-MySQL-PHP, é boa para iniciantes, tem uma comunidade gigante.

Se você quiser arriscar mais, você pode tentar usar o Firebase no seu jogo. Dizem que é uma forma de você criar algo sem precisar de um servidor, mas eu não sei dizer como ficaria a segurança do seu jogo. Tipo, facilitaria a criação de hacks. Mas eu não sei exatamente como o Firebase funciona, sei que ele é usado para aplicações pequenas que não querem um servidor ou para aplicações que precisam criar um único login para vários lugares e até para pessoas que querem mandar notificações para celulares. E também recomendo não se apegar de mais a qualquer coisa que você não conheça os pontos fracos.

Enfim, apenas a engine é muito pouco para se pensar. Ela é realmente um detalhe no meio de tudo o que terá de ser feito. Já que você já conhece essa Construct 2, eu recomendo continuar com ela mesmo. Boa sorte!
 
Para jogos telemovel experimente o App Game Kit, usa BASIC é uma linguagem fácil de aprender e você ainda consegue fazer muita coisa, no meu ver é melhor que o Construct 2
 
Voltar
Topo Inferior