🤔 Para Refletir :
"O mais importante não é a história, mas como você conta ela."
- FL

[AJUDA] Utilização de técnicas de engenharia no desenvolvimento de games

lem4fia

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Março de 2017
Postagens
68
Bravecoins
0
Olá amigos devs, sou estudante de Engenharia de Software na Unicesumar e estou realizando uma Pesquisa Científica, para tanto preciso da colaboração de vocês Desenvolvedores de Games Independentes. A pesquisa é sobre o emprego de técnicas de engenharia de software no processo de desenvolvimento de games pelos desenvolvedores independentes brasileiros (que não recebem fundos de investimento em seus projetos), então gostaria que preenchessem um questionário super rápido (não vai tomar nem 5 minutos do seu tempo, eu prometo) com sinceridade. Fazendo isso você estará colaborando com o progresso na produção de conhecimento científico na nossa área. Conto com a colaboração de vocês!

:D

Link do Questionário:

[greenalert]https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdP-30zhY9dUMKFTGwzGCAmEj33yCT3OnhBmBcSySbi8Vpm6A/viewform?usp=sf_link[/greenalert]

:hocuspocus:

Olá [member=1309]lem4fia[/member]

Primeiramente parabéns pela Pesquisa Científica, contudo seria mais instrutivo uma  reformulação no seu tópico, pois o mesmo sugere: “o emprego de técnicas de engenharia de software”, mas acredito que muitos desenvolvedores não estejam familiarizado com as técnicas da Engenharia de Software.  Assim sendo, sua pesquisa sobre o emprego de técnicas de engenharia de software no processo de desenvolvimento de games pelos desenvolvedores independentes brasileiros ficaria melhor acrescentando algumas especificações, por exemplo, mencionar áreas como concepção, desenvolvimento, depuração e distribuição de drivers de sistema e ferramentas para sistemas de jogos Indie. Promovendo o conhecimento na elaboração de possíveis soluções ao desenvolver jogos. 
Sugiro falar com o amigo [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]  que escreveu uma matéria formidável sobre: “ A Importância do Documento de Design do Jogo” na revista Maker The RPG N°11. Claro que vou preencher seu formulário e novamente parabéns!

Ronaldo Bento comentou:
Olá [member=1309]lem4fia[/member]

Primeiramente parabéns pela Pesquisa Científica, contudo seria mais instrutivo uma  reformulação no seu tópico, pois o mesmo sugere: “o emprego de técnicas de engenharia de software”, mas acredito que muitos desenvolvedores não estejam familiarizado com as técnicas da Engenharia de Software.  Assim sendo, sua pesquisa sobre o emprego de técnicas de engenharia de software no processo de desenvolvimento de games pelos desenvolvedores independentes brasileiros ficaria melhor acrescentando algumas especificações, por exemplo, mencionar áreas como concepção, desenvolvimento, depuração e distribuição de drivers de sistema e ferramentas para sistemas de jogos Indie. Promovendo o conhecimento na elaboração de possíveis soluções ao desenvolver jogos. 
Sugiro falar com o amigo [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]  que escreveu uma matéria formidável sobre: “ A Importância do Documento de Design do Jogo” na revista Maker The RPG N°11. Claro que vou preencher seu formulário e novamente parabéns!

Obrigado pela força, o intuito da pesquisa é realmente este, verificar se os devs estao familiarizados com essas técnicas.

Existem muitas técnicas de engenharia, não existindo um modelo específico para o desenvolvimento de games. O intuito da pesquisa é exatamente este, verificar se os desenvolvedores independentes conhecem e utilizam qualquer das metodologias disponíveis na ampla bibliografia sobre o assunto.

Eu mesmo não estava, mas li uns artigos sobre o assunto por cima e em 10 minutos entendi algo básico.
Pelo meu ver é algo sobre "Requisitos mínimos" para rodar o Software ou jogo.

Por exemplo, assim como jogos muito antigos não rodam em  plataformas x64 por serem dá época do DOS no caso do Windows.

Bem, eu vou responder meio o que eu achar que entendi.

Acabei de responder o questionario, na minha opinião o melhor modelo de engenharia de software para jogos seriam o scrum,de metodologia agil , mas cada estudio tem seu modelo.

Cara, sendo bem sincero, não sei dizer qual metodologia é mais usada para desenvolvimento de jogos indie. Na verdade, pelos meios do RPG Maker, até onde sei, mesmo o conhecimento em game design é algo carente, o que dirá metodologias de desenvolvimentos de projeto como o Scrum, fast programming, etc.

Por isso essa sua pesquisa será muito interessante para traçarmos um perfil mais geral, desde que não fiquemos limitados a comunidades de RPG Maker, onde maioria é hobbyista, e não tem as metodologias "padrão da indústria" para lidar com tempo, planejamento e toda aquela pipeline complicada da coisa.

Desejo muita força aí na pesquisa e não deixe de nos apresentar os resultados, pode ser muito útil quando eu for escrever algum material no futuro para nós aqui da comunidade.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Por isso essa sua pesquisa será muito interessante para traçarmos um perfil mais geral, desde que não fiquemos limitados a comunidades de RPG Maker, onde maioria é hobbyista, e não tem as metodologias "padrão da indústria" para lidar com tempo, planejamento e toda aquela pipeline complicada da coisa.

publiquei a pesquisa em diversos grupos e comunidades de desenvolvimento de games indie e de outras engines tbm, fiz um levantamento de grupos antes de publicar o questionário. :D

Desejo muita força aí na pesquisa e não deixe de nos apresentar os resultados, pode ser muito útil quando eu for escrever algum material no futuro para nós aqui da comunidade.

Com toda certeza vou divulgar os resultados aqui depois de pronto :D

Obrigado mesmo pelo apoio  :Beijinho2:

:hocuspocus:

Eu achei bastante confusas algumas questões, mas pode ser porque eu não estou familiarizado com alguns termos.

Plataforma eu não tenho certeza se você quis dizer Engine, ferramentas ou até Sistema Operacional.

Técnicas eu não sei quais contam pra você, se está pensando em algo mais complexo como um diagrama de classes ou só Orientação a objetos na programação, feita da forma correta, já basta. Obs: Em jogos sem turnos, eu não consigo desenvolver uma AI minimamente complexa sem uma FSM.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Cara, sendo bem sincero, não sei dizer qual metodologia é mais usada para desenvolvimento de jogos indie. Na verdade, pelos meios do RPG Maker, até onde sei, mesmo o conhecimento em game design é algo carente, o que dirá metodologias de desenvolvimentos de projeto como o Scrum, fast programming, etc.

Na época que eu pesquisei isso, a grande maioria (se não todos) dos lugares que pesquisei me recomendou Scrum. Há até um livro a respeito.

Quem tiver um pouco de paciência recomendo o (grande de esclarecedor) livro Engenharia de Software de Software de Ian F. Sommerville

Obrigado pessoal por estarem participando, o pessoal do condado dentre todas as comunidades que postei, é o mais participativo.

Parabéns e obrigado a todos por estarem colaborando, vamos que vamos que esse questionario ainda vai ficar disponivel por mais seis dias o/

Esses tempos, eu escrevi um artigo sobre qualidade de código em jogos digitais, onde apresento alguns tópicos de Engenharia, caso ajude...

http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2114.msg14849#msg14849

Resque comentou:
Esses tempos, eu escrevi um artigo sobre qualidade de código em jogos digitais, onde apresento alguns tópicos de Engenharia, caso ajude...

Eu vou ler com certeza. Nem sei como não notei antes.
O [member=1061]Valentine[/member] também apareceu com algo do tipo, mas apontando causadores de LAGs.

Engraçado, sempre pensei em Engenharia de Software como sendo algo meio inútil, principalmente porque minhas aulas da matéria sempre foram bem chatinhas e só apresentavam métodos ridículos utilizados há 20 anos atrás, talvez lendo algo sobre eu mude de ideia.

Eranot comentou:
Engraçado, sempre pensei em Engenharia de Software como sendo algo meio inútil, principalmente porque minhas aulas da matéria sempre foram bem chatinhas e só apresentavam métodos ridículos utilizados há 20 anos atrás, talvez lendo algo sobre eu mude de ideia.

Sim, as teorias são meio maçantes e chatas, mas é verdade que a ES é muito importante para o desenvolvimento de qualquer software, por prover sólidos metodos de processos que resguardam, estimam, computam, documentam diversas partes do processo de desenvolvimento, facilitando o trabalho dos desenvolvedores e reduzindo custos e riscos do projeto.
Resque comentou:

Vou dar uma olhada

[member=1309]lem4fia[/member] Evite double post, up também não são permitidos.
Estarei apagando os seus up's.

Resque comentou:
[member=1309]lem4fia[/member] Evite double post, up também não são permitidos.
Estarei apagando os seus up's.

Obrigado [member=770]Resque[/member], só pdoeriam ter me avisado que up era proibido e considerado flood antes de me banirem, mas ja aprendi a lição.

Desculpem pelo transtorno ˆˆ

Voltar
Topo Inferior