Tranquilo,
Moraismat? Irei responder sua dúvida pensando que você tenha um sistema de combate em tempo real (ABS) em mente e apenas quer inserir em seu projeto. Já que não sei qual versão da plataforma você usa, deixarei duas respostas, uma para a versão VX/VXAce e a outra MV.
| RPGMaker VX/VXAce:
Você deverá importar todos os scripts em seu projeto, basta pressionar F11, assim abrirá uma janela chamada "editor de script". A maior parte do sistema poderá ser configurado ali mesmo. Estes deverão ficar abaixo do "main". Caso o script for mais complexo, você deverá exportar os eventos. Estes ficarão na parte de "Eventos Comuns", abrindo sua janela pressionando F9.
|RPG Maker MV:
Aqui já é um pouco mais diferente, mas seguindo a mesma lógia: transportar recursos. Para instalar o plugin do sistema de batalha ABS você deverá salvar o Script na pasta js/plugins com o formato js e depois adicioná-lo na lista de plugins do Maker. Você também poderá configurar pela mesma janela.
Normalmente os desenvolvedores destes sistemas exigem que nós (utilitários) façamos nossos projetos utilizando uma demo do sistema, ou seja, nosso projeto se iniciará a partir de um projeto disponibilizado pelos mesmos, para não houver problemas de compartibilidade. Muitos ABS utiliza-se gráficos extras como imagens de interfaces e charsets então você deverá passá-los para o seu projeto também. Eles estarão na pasta graphichs, picture e system.
É um processo bem chato mesmo.
Caso tenha dúvida de qual abs utilizar, darei uma dica:
Para o VX/VXAce:
XAS
Para o MV:
Chrono Engine
Se tu não tiver entendido, só responder este tópico que outra pessoa poderá te informar melhor ou tentarei te dizer o que deverá ser feito assim que ver sua msg. o/
Desculpe pela minha explicação fraca e embaralhada, estou bem cansado e olha que ainda é terça-feira xD