Alguns conceitos e técnicas para Mapear!
Introdução:
Olá, eu sou o Matt e hoje eu vim trazer um tutorial que eu fiz, de forma rápida enquanto eu estava mapeando meu projeto.
O tutorial não é algo super elaborado, é apenas uma luz para o pessoal que não tem facilidade para mapear mapas grandes, ou dificuldades com o trabalho. Este tutorial faz com que o trabalho seja mais focado e direcionado, o que te faz ganhar tempo na produção de mapas, você não demora tanto para mapear se fizer dessa forma, sem mais delongas vamos começar!
O tutorial não é algo super elaborado, é apenas uma luz para o pessoal que não tem facilidade para mapear mapas grandes, ou dificuldades com o trabalho. Este tutorial faz com que o trabalho seja mais focado e direcionado, o que te faz ganhar tempo na produção de mapas, você não demora tanto para mapear se fizer dessa forma, sem mais delongas vamos começar!
Primeiro passo:
O primeiro passo é imaginar como você quer seu mapa, não adianta mapear sem ter algo em mente, no exemplo abaixo eu pensei em uma floresta, com um lago, com muito verde. Isso tudo e mais você pode imaginar, mas antes de adicionar qualquer coisa no mapa, você precisa saber que caminhos vão existir no mapa e também o tamanho, também deve ter em mente se o mapa vai ser mais na horizontal ou mais na vertical, isso ajuda muito na dimensão de tamanhos. No caso do mapa que vou usar de exemplo abaixo, fiz três caminhos claros, o mapa tem dimensões focadas na vertical, ele é maior em altura do que em largura.
Segundo passo:
Na mesma imagem acima, você pode ver que tem mais coisas além da trilha, como a grama e a água. A grama fica geralmente nas bordas da estrada/trilha, também seguindo um padrão irregular, sempre fugindo da simetria, dos quadrados e retângulos.
Continuando o desmembramento, por fim a água, o lago. Que eu citei lá no primeiro passo, o que estava na minha imaginação.
Terceiro passo:
Agora que já terminamos o solo(água, trilha, relevos, grama), vamos para o preenchimento do mapa, com certeza o verde predomina em uma floresta, e o que mais aparece de cima, são árvores, iremos começar com as árvores.De preferência comece preenchendo com árvores, as bordas, os relevos no caso, veja a imagem abaixo:
Procure variar nos tipos de árvore, quando você quiser buscar preenchimento, use árvores maiores, como no exemplo, caso for detalhar alguma ponta do mapa ou espaço vazio, use árvores menores.
Quarto passo:
Agora que já temos árvores nas bordas da parte externa, precisamos de árvores na parte interna, sempre lembrando que devemos colocar uma quantidade menor na parte interna, porque afinal é onde o personagem vai andar, não podemos tapar muito a visão do jogo. Assim como na parte externa, você vai colocar as árvores na borda do mapa, só que dessa vez na parte interna, isso serve para tapar os cantos do jogo, algumas irregularidades de tiles e sombramento, isso ajuda a disfarçar, segue o exemplo abaixo:Quinto passo:
Agora que os detalhes maiores e mais relevantes foram adicionados, vamos para os detalhes menores, onde existe uma variedade muito maior. Lembre-se de que os detalhes devem ser dosados, e variados, se você repetir muito no mapa os mesmo detalhes, sem ter um intervalo de espaço para eles voltarem a aparecer, vai ficar forçado, vai ficar simétrico. E sempre estamos fugindo da simetria. Veja o exemplo abaixo:Veja:
O Resultado:
Um mapa grande de 33 de Largura por 64 de altura, bem detalhado e fugindo o máximo possível de simetria.Passo extra!
Para deixar o mapa mais intenso, você pode também adicionar iluminações ao seu gosto, sons, que também fazem parte do mapa e characters vivos, como animais, inimigos e etc... Tudo isso vai deixar seu mapa incrível.Resumão:
Em resumo, aprendemos nesse tutorial a elaborar um mapa mentalmente e passar ele para o maker. Aprendemos a mapear a parte externa e interna do mapa.
Aprendemos a mapear o solo do mapa, fugindo de simetrias.
Aprendemos a preencher o mapa, para que ele não fique com aquele aspecto vazio.
Aprendemos a detalhar o mapa de forma unica e fugindo de simetria.
Aprendemos que podemos adicionar coisas na programação que geram um impacto positivo no mapa, como musica, eventos, etc.
Créditos:
Matt53 por criar o tutorial.Você pode postar esse tutorial em seu site se quiser, basta me creditar, um abraço.