Alterando resoluções do seu jogo com RGD
? Informações
Dificuldade de aprendizado: Fácil
kkk eae mens, nesse pequeno tutorial ensinarei como manipular as resoluções do seu jogo no RPG Maker VX Ace, com uma extensão não muito popular chamada RGD. Ela, além de consertar alguns bugs do RGSS3, quebra alguns limites da engine e ainda adiciona algumas capacidades para o desenvolvedor. Recomendo visitar a página dessa extensão para mais informações e download da mesma.
? Tutorial
Passo 1: instalando o RGD
Após ter o arquivo baixado, pegue o Game.exe dentro dele e exporte para a pasta do seu projeto, assim, substituindo o executável do jogo anterior. É possível que o ícone não mude, porém, você pode abrir o jogo e ver isso na janela dele para verificar:
Dificuldade de aprendizado: Fácil
kkk eae mens, nesse pequeno tutorial ensinarei como manipular as resoluções do seu jogo no RPG Maker VX Ace, com uma extensão não muito popular chamada RGD. Ela, além de consertar alguns bugs do RGSS3, quebra alguns limites da engine e ainda adiciona algumas capacidades para o desenvolvedor. Recomendo visitar a página dessa extensão para mais informações e download da mesma.
? Tutorial
Passo 1: instalando o RGD
Após ter o arquivo baixado, pegue o Game.exe dentro dele e exporte para a pasta do seu projeto, assim, substituindo o executável do jogo anterior. É possível que o ícone não mude, porém, você pode abrir o jogo e ver isso na janela dele para verificar:
Como podem ver, se seu projeto estiver com esse ícone, significa que o RGD está instalado e já podemos prosseguir com o tutorial.
Passo 2A: Redimensionar Tela do Jogo
Primeiramente, ensinarei como redimensionar a tela do jogo (não confunda com a janela dele) com um comando chamado Graphics.resize_screen.
Na imagem acima, eu dei uma redimensionada na tela do jogo para 640x480 pixels. Apesar de ficar um pouquinho melhor, devo dizer que há muitos devs com birra de resolução (como eu) que queiram seus jogos em resolução maior, pois dessa forma poderão manipular bem a parte visual dele. Inclusive, sem o RGD, essa é a resolução-limite da engine.
Pois é, o VX Ace nunca foi a melhor engine para essas coisas...
Agora, redimensionei para 800x600 pixels. Viram a diferença?
E o melhor de tudo, é que, apesar de eu ter mostrado apenas essa resolução, dá para colocar várias ainda maiores, como 1280x720 ou 1280x960 por exemplo.
Abaixo o código que usei para a segunda ocasião, e recomendo bastante setar o Graphics.filter para 1. Dessa forma, o jogo ficará em Linear Filtering, o deixando muito mais suave e evitando que os pixels fiquem estourados e irregulares (como em muitos emuladores por aí).
Na imagem acima, eu dei uma redimensionada na tela do jogo para 640x480 pixels. Apesar de ficar um pouquinho melhor, devo dizer que há muitos devs com birra de resolução (como eu) que queiram seus jogos em resolução maior, pois dessa forma poderão manipular bem a parte visual dele. Inclusive, sem o RGD, essa é a resolução-limite da engine.
Pois é, o VX Ace nunca foi a melhor engine para essas coisas...
Agora, redimensionei para 800x600 pixels. Viram a diferença?
E o melhor de tudo, é que, apesar de eu ter mostrado apenas essa resolução, dá para colocar várias ainda maiores, como 1280x720 ou 1280x960 por exemplo.
Abaixo o código que usei para a segunda ocasião, e recomendo bastante setar o Graphics.filter para 1. Dessa forma, o jogo ficará em Linear Filtering, o deixando muito mais suave e evitando que os pixels fiquem estourados e irregulares (como em muitos emuladores por aí).
Código:
Graphics.resize_screen(800, 600)
Graphics.filter = 1
Passo 2B: Redimensionar Janela do Jogo
Vamos supor que eu ainda queira manter a resolução de 640x480 pixels, mas aumentar o tamanho da janela, já que ela parece muito pequena. É aí que entra o Graphics.resize_window.
Aqui, a resolução ainda é mantida, mas perceberam como o tamanho da janela aumentou? Novamente, dá para fazer o mesmo efeito com resoluções ainda maiores.
Abaixo o código que usei para a essa ocasião, e recomendo mais ainda usar Linear Filtering aqui:
É possível usar os dois comandos também... mas... de maneiras melhores pessoal :'D
Aqui, a resolução ainda é mantida, mas perceberam como o tamanho da janela aumentou? Novamente, dá para fazer o mesmo efeito com resoluções ainda maiores.
Abaixo o código que usei para a essa ocasião, e recomendo mais ainda usar Linear Filtering aqui:
Código:
Graphics.resize_screen(640, 480)
Graphics.resize_window(800, 600)
Graphics.filter = 1
Passo 2C: Usando os dois comandos
É possível usar os dois comandos também... mas... de maneiras melhores pessoal :'D
Código:
Graphics.resize_screen(800, 600)
Graphics.resize_window(400, 200)