🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Análise da engine: RPG Maker

Kaw

The Righteous
Membro
Membro
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!
Juntou-se
09 de Janeiro de 2017
Postagens
620
Bravecoins
193

Qllgr7D.jpg

Agora sobre RPG MakerOpa galera, como algumas pessoas gostaram da outra matéria(gigante), decidi trazer outra aqui pra saciar esse monstrinho dev. dentro de vocês. Dessa vez, para alguns, até melhor, já que nela se fala do RPG Maker em si.

Aqui trago a opinião do Kan Gao em relação ao RPG Maker. Pra quem não conhece, ele está por trás do maravilhoso jogo To The Moon sendo o Diretor e Designer do mesmo, então acho que é uma opinião bem válida, concordam?

Kan Gao comentou:
“Eu sempre comparei o RPG Maker a um lápis. Com o lápis você ainda tem técnicas pra se aprender, mas comparado com outras ferramentas de escrever, é a mais simplista, porém, mesmo assim, você ainda pode criar trabalhos bem elaborados com ela.”

Então vamos lá

Kan Gao, diretor e designer do hit indie surpresa To The Moon e de sua futura sequência Finding Paradise, demonstrou a notável versatilidade do RPG Maker ao utilizar o RPG Maker XP pra criar "jogos-filme" com momentos de realmente quebrar o coração. -Kawt: Eu que o diga ;-;
Agora, trabalhando no seu sexto jogo ainda utilizando do RPG Maker, ele se encontra criando momento da gameplay que empurra os limites do RPG Maker.

O que faz ele voltar e continuar usando o RPG Maker depois de todos esse anos e jogos? Por que não largar ela e tentar outra engine? Por que se prender à ela se algumas das mecânicas que ele planeja para o novo jogo são difíceis de se programar nela?

“No final das contas, continua sendo uma ferramenta. É apenas uma questão de ser ou não ser a ferramenta certa; a mais eficiente.” diz Gao.

6unf0vnzMsV-pKJLV534NTW0u72WrR4OevW5DUoUuLGSWxqiCx8NQDw1VJoXzQxE5w=h900

O interesse inicial

Há muito tempo Gao tem interesse pela Ficção e Narrativa. Esses que sempre foram os maiores focos de seus trabalhos, e em seus jogos sempre foi outra forma de contar a história que estava em sua mente, porém com uma maior imersão para que o jogador realmente sinta a história que se conta.

https://www.gamasutra.com/db_area/images/news/305509/FParadise3.jpg[/imgright]
[i]“Inicialmente, eu estava realmente só fazendo uma história interativa.” [/i][b]diz Gao.[/b] [i]“Isso foi há uma década atrás. Naquele momento, eu estava pensando em aventuras de texto. Jogos do tipo escolha-sua-própria-aventura. Por isso ser a única coisa que eu achava que alguém podia fazer em desenvolvimento de jogos, naquele momento.”[/i]

Gao não viu nenhuma forma de fazer um jogo complexo apenas ele mesmo, por isso nem sequer era uma opção a ser considerada. Então, aconteceu dele [i]trombar[/i] com o RPG Maker, e um mundo novo se abriu para ele.

[i]“Eu estava escrevendo essas [i]"wannabe novels"[/i][SIZE=9px][s]-Kawt: Vulgo fanfic[/s][/SIZE] e eu estava tentando fazer com que elas viessem a vida de algumas formas, seja através de escolhas ou através da música"[/i] [b]ele diz.[/b] [i]"Mas então, eu encontrei a RPG Maker, e ela tinha a capacidade de uma pessoa sozinha dar vida à uma história.”[/i]

E o que o Gao sentiu durante sua primeira experiência com o RPG Maker? [i]“Foi uma sensação maravilhosa, sério."[/i] [b]ele lembra.[/b] [i]"Era como se eu estivesse abrindo-o para criar meu próprio mundo. Eu não tinha ideia de que tal ferramenta sequer existia. Eu achava que a forma [i]high-tech[/i] de se criar seria através de aventuras de texto – adicionando escolhas à narrativa. Isso abriu um mundo inteiro pra mim.”[/i]

[colorbox=#FFFFFF]Desenvolvimento de jogos é uma tarefa intimidadora para muitos desenvolvedores prospectivos. [b]Programar pode ser assustador.[/b] Mesmo quando não é, pode ser que isso tome muito tempo até que você veja algum resultado na tela, e é ai que mora a dúvida e a incerteza. [b]É necessário muita força de vontade para se criar um jogo, ou até mesmo uma parte de um jogo que gere um apreciamento, um visível senso de realização.[/b][/colorbox]

[center][colorbox=#6c7c96][SIZE=19px][color=white]RPG Maker uma década mais tarde[/color][/SIZE][/colorbox][/center]

Gao não é mais um desenvolvedor novato que precisa de uma dose de confiança pra continuar, porém, ainda assim, ele continua usando RPG Maker ao máximo. Por que ele continuaria com essa ferramenta ao invés de trocar para alguma mais complexa que lhe possibilitaria de criar outras coisas para os jogos?

A engine faz o que o Gao precisa para contar suas histórias e, além disso, não há motivos para correr o risco de trabalhar com algo que poderia prender ele aprendendo a usar a ferramenta ao invés de se preocupar em contar sua história.

[center][img width=700]https://www.dualshockers.com/wp-content/uploads/2016/01/finding-paradise.jpg[/center]

"Eu vejo um monte de casos onde desenvolvedores talentosos são "puxados para baixo" ao tentar criar sua própria engine ou usar algo além de seu escopo. Para alguns jogos, ok, dá pra entender não usar RPG Maker, mas, para o que eu faço, ela faz tudo que eu preciso, na maior parte das vezes, enquanto mantém viável faze-los em um ritmo eficiente." diz Gao.

Após anos trabalhando com essa ferramenta, Gao se tornou tão confortável com ela que ela acabou moldando seus pensamentos como um desenvolvedor.

Kan Gao comentou:
Minha mentalidade foi de aprender o que a engine pode fazer e criar o que eu poder fazer com isso para planejar o que eu quero primeiro e descobrir como a engine pode fazer isso acontecer.

Depois de anos usando a RPG Maker, Gao ficou confortável o suficiente com ela para conseguir fazer com o RPG Maker o que ele quer e está criando momentos surpreendentes em Finding Paradise usando de esperteza. Apesar de suas limitações, a RPG Maker ainda é o lápis na mão do mestre que é, agora, capaz de criar artes estonteantes através de sua habilidade como desenvolvedor, e foi acolhedora o suficiente no começo para fazer o desenvolvedor escolher ela.

Conselho para os iniciantes

Gao tem algumas ideias de onde os iniciantes podem ter dificuldade ao usar o RPG Maker no começo, e a melhor maneira de evitar esses problemas.

"Aonde as coisas geralmente dão errado para as pessoas que tentam usar o RPG Maker(e isso aconteceu comigo também) – é que ela é realmente uma lâmina de dois gumes. Ela tem todos os recursos necessários para que você comece. Isso é algo que significantemente limita a visão da pessoa. Quando você é presenteado com todas essas coisas convenientes, tende-se a, meio que inconscientemente, ir em direção à "menos resistência"." diz Gao.

"Então, ao sermos convenientemente presenteados com todos esses pacotes e recursos, isso leva a narrativa à certas direções. É apenas quando nós estamos mais acostumados com a engine e nós percebemos que não podemos fechar nossos olhos – nós não temos que usar esses recursos convenientes que elas[as engines] tem, ou pensarmos que não podemos usar outras coisas – e mudar o nosso foco do o que a engine tem para o que nós queremos."

O que Gao quer dizer com isso é que, enquanto a RPG Maker oferece tantos elementos "empacotados", os desenvolvedores podem cair na armadilha de ver o que a engine vai fazer por eles ao invés de o que eles querem que a engine faça. Isso pode ofuscar a visão do desenvolvedor para seu trabalho, levando ele subitamente à direções que, inicialmente, não foram planejadas.

ss_df031532ba5340ae0158d90fd6f5c08bfdd762ee.600x338.jpg

"Não digo que é errado que pessoas usem os recursos existentes na engine, já que dá pra se criar coisas incríveis com as ferramentas existentes, porém, geralmente, é difícil olhar para algo e não seguir o caminho que este algo te indica(risos)." disse Gao.

Enquanto cauteloso contra deixar a engine alterar sua visão, Gao também deseja aos futuros desenvolvedores que saibam o quão divertido e excitante isso pode ser, e deseja que os desenvolvedores deixem-se serem pegos pelo prazer de contar uma história através disso, exatamente como ele sentiu da primeira vez que ele o fez.

"Eu achei isso incrível. Eu era adolescente na época, também. Eu acho que, quando somos jovens, é muito mais fácil de se colocar muito tempo nisso. Naquele momento, foi muito divertido experimentar. Eu aproveitei isso, mas foi também bastante coisa pra se aprender." disse Gao.

Considerações finais

Como foi o tópico Definindo o visual do jogo, essa matéria é basicamente uma tradução de algo pronto. Porém aqui houve algumas mudanças:

Eu cortei algumas coisas da matéria, primeiro pra que não ficasse muito grande e segundo que achei que não fosse tão importante quanto o que está aqui(posso ter deixado algo passar, então não deixem de conferir o link para o original).
Outra coisa é que, diferente do outro tópico, nesse eu comentei algumas partes(poucas ainda) porém de forma que não quebrasse o ritmo do texto, ou seja, tá largado ai no meio uns blocos de textos meus.

Link pra matéria original(em inglês) no Gamasutra.

As imagens do tópico são, respectivamente:
RPG Maker FES(editado pro cabeçalho da matéria)
To The Moon
Finding Paradise

Enfim, espero que tenham gostado da leitura...
Qualquer erro por favor reportar aqui o/

Muito boa matéria Kawthar. Também vejo o RPG Maker como uma 'faca de dois gumes', a engine tem boas ferramentas, entretanto, muitas pessoas se limitam ao básicão e não conseguem pensar um pouco fora da caixa. Vez ou outro aparecem jogos diferentes do padrão mas em geral são muito raros.

HammerStrike comentou:
Também vejo o RPG Maker como uma 'faca de dois gumes', a engine tem boas ferramentas, entretanto, muitas pessoas se limitam ao básicão e não conseguem pensar um pouco fora da caixa.

Isso ai, e foi isso que foi pontuado com vários exemplos na matéria. É você que tem que guiar a engine, e não o contrário.
Como dito pelo Gao, a armadilha para os criadores desavisados é "ver o que a engine vai fazer por eles ao invés de o que eles querem que a engine faça."

Sempre aprecio ver opiniões de desenvolvedores bem sucedidos. As experiências e provações pelo que passaram, os desafios que enfrentaram lidando com as ferramentas escolhidas, o quanto e o que o resultado mudou na abordagem deles perante suas criações, acho que é tudo muito enriquecedor para nós que buscamos seguir trilhas desbravadas e muitas vezes pavimentadas por outros developers, muito mais quando estes lidam com uma ferramente tão cotidiana para nós.
Não degustei todas as obras do Kan Gao - em verdade só conheço o To the Moon e o A Bird Story, pensei que o Finding Paradise ainda estivesse em desenvolvimento -, mas confirmo a segurança que ele tem ao afirmar que o RPG Maker acolheu bem as ideias dele. São trabalhos tão bons como se tivessem sido feitos em qualquer outro programa, a ponto de alguma possível melhoria gráfica não compensar o trabalho excedente por acabar contribuindo muito pouco com a experiência que o jogo passa.

Bacana o conteúdo, Kawnt. Lembrava de ter visto algo similar, mas lendo, me é inédito.

King Gerar comentou:
Sempre aprecio ver opiniões de desenvolvedores bem sucedidos. As experiências e provações pelo que passaram, os desafios que enfrentaram lidando com as ferramentas escolhidas, o quanto e o que o resultado mudou na abordagem deles perante suas criações, acho que é tudo muito enriquecedor para nós que buscamos seguir trilhas desbravadas e muitas vezes pavimentadas por outros developers, muito mais quando estes lidam com uma ferramente tão cotidiana para nós.
Não degustei todas as obras do Kan Gao - em verdade só conheço o To the Moon e o A Bird Story, pensei que o Finding Paradise ainda estivesse em desenvolvimento -, mas confirmo a segurança que ele tem ao afirmar que o RPG Maker acolheu bem as ideias dele. São trabalhos tão bons como se tivessem sido feitos em qualquer outro programa, a ponto de alguma possível melhoria gráfica não compensar o trabalho excedente por acabar contribuindo muito pouco com a experiência que o jogo passa.

Bacana o conteúdo, Kawnt. Lembrava de ter visto algo similar, mas lendo, me é inédito.

Sinceramente não tenho nada a acrescentar, seu comentário é basicamente a materialização dos meus pensamentos que eu não conseguia transformar em palavras.
E, sim, o Finding Paradise ainda está em desenvolvimento, caso eu tenha deixado entender que ele já está pronto, por favor me corrija(vou já reler a matéria(pela 4x) pra ter certeza).

Obrigada pela resposta, Gerar xD

“No final das contas, continua sendo uma ferramenta. É apenas uma questão de ser ou não ser a ferramenta certa; a mais eficiente.” diz Gao.

Parabéns pela excelente matéria [member=1052]Kawthar[/member]

Kan Gao é um grande artista em várias áreas de desenvolvimento... Um grande desenvolvedor e grande exemplo.
Gostei bastante e continua neste "foco" uma sugestão: Aproveita o "gancho" e fala da compositora Laura Shigihara. Falta não só no Condado, mas no Brasil como um todo, valorizar compositores, músicos em geral. Abraço!   

Essa comparação do Kan Gao entre o RPG Maker e um lápis foi sensacional! Já começou a matéria mandando bem. E espero que Finding Paradise seja tão lindo quando foi To the Moon.
Caramba, e as lições sonre a ferramenta continuaram durante a matéria.

Acho que o ponto mais forte do RPG Maker é esse mesmo: contar histórias. Só que com o delicioso adicional de que é o jogador quem a "escreve".

Essa parte que fala sobre como o RPG Maker pode deixar-nos mal acostumados por conta de ter "tudo" à mão, é fato. Digo isso porque sou apaixonado pelo RTP desde a primeira vez que vi a engine. É bem complicado pra mim pensar em fazer coisas diferentes, até mesmo quando se trata de script/plugin.

Muito bom o tópico, Kawthar. Bem organizado, divertido e também informativo, nos levando à reflexões importantes sobre essa engine lindeza que é o RPG Maker.
Traga mais conteúdos assim pra gente!

Voltar
Topo Inferior