O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Olá a todos!
Isto é um resumo de como pessoas com esse comportamento social agem, ou seja, pessoas não precisam necessariamente acharem que são uma divindade para estarem nesse complexo. Ficou difìcil de entender? Se você já assistiu Death Note, imagine uma pessoa com a personalidade parecida com a de Light Yagami. Uma pessoa com esse complexo costuma ter as seguintes características:
- Arrogância
- Apatia
- Comportamente violento
- Intolerância a críticas
- Auto-estima elevada
- Misantropia/Tendências anti-sociais
Isso é tudo!
Introdução
Se lembram daquele tópico que eu fiz sobre Earthbound e o TEA? Eu vi que vocês gostaram da forma como o tópico foi estruturado, então este será parecido, porém irá abordar outro tipo de psicológico em personagens de videogames.O que é o Complexo de Deus?
Caso você pesquise na Wikipédia, irà aparecer: "Complexo de Deus é um comportamento social cujas características são o excesso de arrogância e/ou apatia dos indivíduos que o apresentam para com uma sociedade, círculo ou pirâmide social. Embora existam semelhanças, não se deve confundir com transtorno de personalidade narcisista (TPN)." Isto é um resumo de como pessoas com esse comportamento social agem, ou seja, pessoas não precisam necessariamente acharem que são uma divindade para estarem nesse complexo. Ficou difìcil de entender? Se você já assistiu Death Note, imagine uma pessoa com a personalidade parecida com a de Light Yagami. Uma pessoa com esse complexo costuma ter as seguintes características:
- Arrogância
- Apatia
- Comportamente violento
- Intolerância a críticas
- Auto-estima elevada
- Misantropia/Tendências anti-sociais
Relação com Antagonistas
É muito comum você ver antagonistas com esse tipo de mentalidade em todos os tipos de obras (Principalmente Videogames). Nos videogames, o antagonista tem o objetivo de dominar o mundo, destruir a humanidade ou outro objetivo pessoal que envolve os dois anteriores como consequência. Mas por que esse tipo de vilão quer isso? Ele acha que o único digno de governar o mundo dos mortais é ele? Ele acha que a humanidade inteira é uma praga e somente ele tem o direito de exterminá-la? Ele acha que seus desejos pessoais devem ser realizados mesmo que isso afete negativamente outras pessoas? Isso é um caso que varia de enredo para enredo, mas temos uma semelhança entre esses objetivos. Todos eles são objetivos que uma pessoa com o Complexo de Deus teria. Controvérsia com o Protagonista
O protagonista, na maioria das obras, tenta representar o contrário do que o vilão seria, ao invés de mau e arrogante, ele geralmente é bom e humilde. Nos RPGs por exemplo, o protagonista começa no Level 1, sem nenhum talento ou desejo pessoal, ele apenas quer impedir que o vilão faça o mal. Esta é a controvérsia da maioria dos enredos, um protagonista sem nenhum talento natural ou vantagem, que apenas quer impedir que algo ruim aconteça, que derrota um antagonista que nasceu com certas vantagens em comparação a outras pessoas e quer a todo custo cumprir seu objetivo... Este é um caso parecido com Link e Ganondorf. Enquanto Link precisa fazer uma jornada para se tornar forte o bastante para derrotar Ganondorf, o mesmo já nasceu mais poderoso que a maioria das pessoas em sua volta.Conclusão
Uma frase que podia resumir a última parte do tópico é: "Nenhuma árvore é tão grande a ponte de não poder ser derrubada". A consequência de um indivíduo que não supera seu Complexo de Deus é sempre cair, os videogames já provaram isso para nós um monte de vezes. Isso não se aplica apenas à antagonistas, mas sim a todo tipo de ser.Isso é tudo!