🤔 Para Refletir :
"A verdadeira ideia criativa vem do momento mais simplório do dia."
- Yonori Akari

Aprendendo desenho | Meu último treino

BlackCatFM Masculino

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Janeiro de 2018
Postagens
593
Bravecoins
254
Caríssimos,

Há pouco mais de três semanas dei início a um estudo de desenho. Tenho assistido a várias vídeo-aulas e também lido material técnico. Então, decidi compartilhar meu progresso com os senhores. Ainda tenho muito o que aprender e aperfeiçoar, mas considerando que há três semanas eu não era capaz sequer de fazer um boneco palito, estou satisfeito com minha curva de aprendizado. E, claro, todo feedback é bem-vindo!​

O desenho abaixo é uma fanart feita com nanquim da personagem Violet, do anime Violet Evergarden. Tenho dedicado-me ao traço de mangá/anime a princípio, pois pretendo futuramente criar artes para meu projeto, Canções de Mnemosine, que segue o estilo de um JRPG. Enfim... sem mais delongas, o desenho:​

2NLFYO4.jpg

rapaz que talento eim muito show mano, pra quem esta começando a desenhar agora, você foi muito mais além do que eu imaginaria que seria

Tá muito bonito! Lembro de ter visto uma outra arte sua há algum tempo, é bem bacana de ver como o seu traço e técnica estão evoluindo :Okay_fix:

Cross Maker comentou:
rapaz que talento eim muito show mano, pra quem esta começando a desenhar agora, você foi muito mais além do que eu imaginaria que seria

Obrigado, Cross! Eu tenho estudado e praticado bastante. O desenho tem me ajudado em vários aspectos e estou gostando muito de aprender algo novo.​

Lord Wallace comentou:
Tá muito bonito! Lembro de ter visto uma outra arte sua há algum tempo, é bem bacana de ver como o seu traço e técnica estão evoluindo :Okay_fix:

Confesso que não esperava uma evolução como a que estou tendo. Eu estudo e pratico diariamente, já faz parte da minha rotina. Percebi que o desenho permite expressar coisas sem o uso de palavras e gostaria de futuramente usar isso em meu projeto. ^_^ ​

Me desculpe por desconfiar [member=1916]RaonyFM[/member], mas... você já praticava antes de iniciar essa rotina de forma consistente? Digo, tentou anteriormente e parou para, enfim, seguir em frente com este objetivo agora?
Tenho essa dúvida porque o resultado está muito bom para tão pouco tempo hahahá!
Parabéns!

Jully Anne comentou:
Me desculpe por desconfiar [member=1916]RaonyFM[/member], mas... você já praticava antes de iniciar essa rotina de forma consistente? Digo, tentou anteriormente e parou para, enfim, seguir em frente com este objetivo agora?
Tenho essa dúvida porque o resultado está muito bom para tão pouco tempo hahahá!
Parabéns!

hahaha... [member=962]Jully Anne[/member], lá pela minha pré-adolescência, mais de 15 anos atrás, eu até que "desenhava", embora só criaturas/monstros não-humanoides (aquela coisa de fazer pokemon, digimon, cartinha de Yu-Gi-Oh etc.), porque as poucas vezes em que tentei desenhar uma personagem humana de anime foi um verdadeiro desastre (não estou exagerando quando digo que não conseguia desenhar pessoas... hahaha). Nunca aprendi proporção, esboço, anatomia etc, eu desenhava na porra louquice, só de observação.  Só comecei a estudar realmente e a entender a técnica por trás do desenho agora. Eu diria que o que tem me ajudado é o interesse por história da arte que desenvolvi com o passar dos anos; muitos conceitos e noções que estou estudando agora eu já compreendia intuitivamente de tanto ver e estudar quadros de pintores que gosto. :)

Acho que vai ficar muito show seus desenhos como big face no seu projeto. Já dá até pra imaginar =)

Muita segurança na caneta nanquim. o/

Uma dica na arte final que eu dou é valorizar as linhas que se sobrepõem e as linhas que marcam os lugares com menos luz. Por exemplo no queixo dela você dá uma boa engrossada na linha, na dúvida pense assim: linhas finas em lugares iluminados e linhas grossas pra valorizar as sombras e aonde as linhas se encontram e se sobrepõem. Não é uma regra universal mas muitos usam essa técnica e realmente dá uma valorizada kkkkkk

TsuYa comentou:
Acho que vai ficar muito show seus desenhos como big face no seu projeto. Já dá até pra imaginar =)

Muita segurança na caneta nanquim. o/

Uma dica na arte final que eu dou é valorizar as linhas que se sobrepõem e as linhas que marcam os lugares com menos luz. Por exemplo no queixo dela você dá uma boa engrossada na linha, na dúvida pense assim: linhas finas em lugares iluminados e linhas grossas pra valorizar as sombras e aonde as linhas se encontram e se sobrepõem. Não é uma regra universal mas muitos usam essa técnica e realmente dá uma valorizada kkkkkk

Não só big faces, tenho planos de criar algumas cenas no estilo de To the Moon. E quero explorar essa possibilidade de expressar sem palavras. Sobre sua dica, realmente, é uma ótima dica. Confesso que não havia pensado nesse detalhe aí, na próxima finalização que eu fizer, irei aplicar isso.  :)

[member=1916]RaonyFM[/member]
Eu mesma já tive um enorme interesse em desenhar, mas apenas "dizer" que quer fazer algo não significa nada, afinal de contas, tanto em desenho quanto em sonoplastia (outra àrea que sou fã declarada) é necessário ter uma disposição que rompe inúmeras barreiras estipuladas pelos padrões atuais da sociedade, onde se você não se profissionaliza em algo que dê um alto valor financeiro em volta, será taxado(a) como alguém que "não venceu na vida" ou coisas do tipo, algo ridículo ao meu ver.
Tenho um enorme respeito por quem possui opinião própria e segue seus sonhos, independentemente da aceitação "padronizada" que temos por ai.
Lhe desejo as mais sinceras boas sortes!

Jully Anne comentou:
[member=1916]RaonyFM[/member]
Eu mesma já tive um enorme interesse em desenhar, mas apenas "dizer" que quer fazer algo não significa nada, afinal de contas, tanto em desenho quanto em sonoplastia (outra àrea que sou fã declarada) é necessário ter uma disposição que rompe inúmeras barreiras estipuladas pelos padrões atuais da sociedade, onde se você não se profissionaliza em algo que dê um alto valor financeiro em volta, será taxado(a) como alguém que "não venceu na vida" ou coisas do tipo, algo ridículo ao meu ver.
Tenho um enorme respeito por quem possui opinião própria e segue seus sonhos, independentemente da aceitação "padronizada" que temos por ai.
Lhe desejo as mais sinceras boas sortes!

Pois é, eu só me dou bem com atividades relacionadas a esse estigma de "se não dá muito dinheiro, não há mérito". Sinto-me bem e realizado fazendo coisas que envolvem arte e criação. Eu também escrevo e é a mesma coisa, ninguém pensa que dá trabalho, que não é só sentar e tudo sai fácil e sem esforço. É meio triste quando você diz que escreve para uma revista e a primeira coisa que a pessoa pergunta é se dá dinheiro. Mas sigo em frente sem desistir, pelo menos meus amigos e família apoiam e isso já conta bastante. Obrigado pelos votos de boa sorte! :)

Como vão, caríssimos?

Trouxe mais alguns desenhos que fiz desde o post inicial. Creio que seja possível ver atrás deles uma certa evolução.

1)  A título de comparação, esta foi a minha primeira tentativa de desenhar um rosto humano no traço de mangá/anime, há um mês:​

mMjPQlZ.jpg

2)  Uma fanart de "Mahoutsukai no yome":

VIU15vZ.jpg

3)  Um desenho de observação que fiz de um wallpaper:

4zYFG74.jpg

4)  Outro desenho de observação, também de um wallpaper, embora eu tenha feito algumas alterações:

OS5BkUO.jpg

5)  Uma fanart de "Digimon Tri":

hFlGeYd.jpg

6)  Outra fanart de "Mahoutsukai no yome":

khQkSmp.jpg

7)  A protagonista de "Maoyuu Maou Yuusha":

C3hqvFl.jpg

8)  E por último, uma fanart de um anime da década de 80 chamado "Urusei Yatsura":

IOlRVbW.jpg

Uma evolução fantástica diga-se de passagem. Eu, no começo fazia cada coisa ridícula, mesmo colocando a referência lado a lado com o papel, parecia que meu braço não entendia meus comandos.

Sei que você deve estar estudando anatomia e praticando bastante, então não tem muito como opinar agora, no desenho, se você for ver, assim como em quase todas as áreas não existe jeito fácil, é praticar sempre e sempre. O que eu posso te falar é, não tenha pressa com a finalização do desenho, no começo o que importa de verdade é uma base estupidamente sólida, principalmente se tratando de anatomia.

No mais, parabéns, pelo tempo que você prática está indo num caminho muito bom. Boa sorte maninho. o/

TsuYa comentou:
Uma evolução fantástica diga-se de passagem. Eu, no começo fazia cada coisa ridícula, mesmo colocando a referência lado a lado com o papel, parecia que meu braço não entendia meus comandos.

Sei que você deve estar estudando anatomia e praticando bastante, então não tem muito como opinar agora, no desenho, se você for ver, assim como em quase todas as áreas não existe jeito fácil, é praticar sempre e sempre. O que eu posso te falar é, não tenha pressa com a finalização do desenho, no começo o que importa de verdade é uma base estupidamente sólida, principalmente se tratando de anatomia.

No mais, parabéns, pelo tempo que você prática está indo num caminho muito bom. Boa sorte maninho. o/

Obrigado, [member=994]TsuYa[/member] ! Sim, estou estudando anatomia, inclusive passei a tarde fazendo esboços. Eu procuro alternar entre estudo e prática de desenho. Se aprendo algo, vou e lá tento aplicar nalgum desenho que eu goste e assim vai. Quero aprender o máximo de esboço e anatomia antes de avançar para outras técnicas, como sombreamento e colorização. Sei bem como é tentar fazer um desenho, mas seu braço não responder seus comandos... hahahaha... desenhar exige muita consciência corporal, entender como a sua mão, o seu pulso e o seu braço funcionam, pois isso reflete diretamente no seu traço. Mas é isso, bora continuar desenhando! o/​

RaonyFM comentou:
  Como vão, caríssimos?

Trouxe mais alguns desenhos que fiz desde o post inicial. Creio que seja possível ver atrás deles uma certa evolução.

8)  E por último, uma fanart de um anime da década de 80 chamado "Urusei Yatsura":

IOlRVbW.jpg

Como eh difícil ver alguém falando desse Mangá Maravilhoso :Beijinho2:  que é Urusei Yatsura, clássico dos anos 80
A cara de pastel do Ataru, e a cara de atirada da Lum ficaram top! :ksksks:

Muitos não devem saber mas esse o anime dele passou na TV brasileira dublado uma unica vez na TVE, com o titulo "A turma do barulho"....​

Voltar
Topo Inferior