🤔 Para Refletir :
"Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a."
- Samuel Augusto

Apresentação - Daniel

Dansbodhi

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Maio de 2021
Postagens
7
Bravecoins
13
Olá pessoal,

Sou Daniel e comecei minha vida no video game lá no Master System, no começo dos 90. Eventualmente conheci os jRPG (Final Fantasy, Chrono Trigger, Seiken Densetsu e nunca mais saí desse mundo. Jogo RPG de mesa também desde 1998, mas ando jogando pouco por conta de trabalho, filho e pandemia.

Sou professor de história, geografia e arte marcial. Gosto de trabalhar jogos com meus alunos, mas até o momento só consegui mexer com sucesso no Minecraft, não por eu não saber mexer, mas por dificuldades logísitcas. Montamos quilombos no Minecraft nos últimos anos.

Vim para o RPG Maker para dar vazão às ideias que represaram nestes últimos tempo, que geralmente se manifestavam no RPG de mesa.

Estou fazendo um jogo no RPG Maker em um cenário de fantasia medieval que criamos na nossa mesa de RPG ao longo de 20 anos de jogo. Quero trabalhar os seguintes temas:

- Imperialismo e colonialismo. A história se passa com um povo que era nômade, mas que teve que sedentarizar porque um império se expandiu até as terras por onde eles vagavam. A expansão se seguiu e voltou a ameaçar aquela galera. A história se passa neste momento.
- Meio ambiente e desequilíbrio. A expansão deste império afetou a natureza isso influenciará nos monstros (inimigos) e na resoluções do conflitos. Penso em algo na linha de Princesa Mononoke.
- Perspectivismo ameríndio. É um tema que tenho estudado recentemente e me propus um desafio de expressar essa visão no jogo. A vila de onde a personagem é compartilha desta forma de ver o mundo, ou pelo menos o meu entendimento disso. Isso, é claro, de forma leiga e amadora, pois sou apenas um curioso.

Altamente noob no RPG Maker, estou tentando trabalhar com as ferramentas básicas e minha habilidade de contar história, que acho ser meu ponto forte.

Estou focando no momento e fazer uma cena cena inicial que introduza os personagens sem precisar de muito texto, mas que mostre sua personalidade e suas relações. Está sendo um desafio, mas estou gostando do resultado. Ainda estou quebrando a cabeça com alguns eventos quebrados e com a dificuldade de fazer monstros equilibrados.

Última edição:
Como tenho algum conhecimento marcial, também estou tentando expressar essas ideias no jogo, nos usos das armas e no desenvolvimento das habilidades.

Tenho muitas ideias a serem testadas e pouco apego à elas. Gosto de fazer parte de uma comunidade porque me dá a chance de saber qual das minhas ideias pode ir pra frente, qual não pode. E entro em contato com outras ideias que me ajudam a pensar.

Não tenho pretensões comerciais nem nada, apenas quero contar uma história que seja interessante e divertida de ser jogada. Estou tratando o RPG Maker como um suporte (tipo lápis e papel, tinta e tela) e vendo como consigo me expressar por ele. Está sendo muito legal porque a ideia inicial mudou muito desde que comecei.

Também estou fazendo uma colagem com materiais que me são caros, como músicas, imagens e textos. Sim, vários com copyright, mas como não tenho pretensões comerciais e nem acho que vá ser muito jogado, isso não me parece um problema. Na verdade está sendo um grande elemento motivador. Esse cenário em que me baseio foi criado assim, propus à mesa que cada um mestrasse uma aventura e se baseasse em alguma música e a coisa foi tomando formas que nunca esperamos. Estou tentando usar essa ideia no RPG Maker.

Fui muito bem recebido pelo pessoal do Café Gamer e agora aqui no fórum. O fato da comunidade ser bacana também me motiva. =)

Bem-vindo! A comunidade é acolhedora, certamente encontrarás ótimas pessoas por aqui. E como és um iniciante no RM, aproveite para fuçar nas áreas de suporte/tutoriais/recursos. Tem muita coisa aqui que vai te ajudar. ^-^​

- Imperialismo e colonialismo. A história se passa com um povo que era nômade, mas que teve que sedentarizar porque um império se expandiu até as terras por onde eles vagavam. A expansão se seguiu e voltou a ameaçar aquela galera. A história se passa neste momento.
- Meio ambiente e desequilíbrio. A expansão deste império afetou a natureza isso influenciará nos monstros (inimigos) e na resoluções do conflitos. Penso em algo na linha de Princesa Mononoke.
- Perspectivismo ameríndio. É um tema que tenho estudado recentemente e me propus um desafio de expressar essa visão no jogo. A vila de onde a personagem é compartilha desta forma de ver o mundo, ou pelo menos o meu entendimento disso. Isso, é claro, de forma leiga e amadora, pois sou apenas um curioso.

Assustado que você descreveu o meu projeto nessa parte... hahahahahaha... também discuto imperialismo e colonialismo e lanço mão de noções do perspectivismo ameríndio, numa releitura das raças não-humanas (como elfos) das fantasias europeias. Aliás, uma das personagens protagonistas é fortemente inspirada na Sam de Mononoke Hime. :)

Seja bem vindo profe. Você vai descobrir que muita gente aqui é fã dos Master System e de todos esses jRPGs que fizeram parte de sua infância. Sou suspeito pra falar, mas me amarro nessa combinação de educação+jogos.
No que precisar de mim, estou à disposição para ajudar no RPG MAKER ou para papear...

Bom tê-lo por aqui...

Fala aí, xará! Seja bem-vindo ao Condado!

É muito bacana ver o background de cada pessoa e as motivações que as levam a querer criar jogos. Isso sempre acaba transparecendo nos projetos da galera e termina produzindo resultados bem diferenciados.

Se precisar de ajuda com alguma funcionalidade mais básica da engine é só dar um toque - embora eu esteja muito mais familiarizado com as versões mais antigas do programa (aquelas que fazem os projetos parecerem esses RPGs que a nossa geração cresceu jogando!). Aliás, nem sei se você já definiu qual versão do Maker vai usar, mas independente disso, em Recursos & Suporte você pode postar suas dúvidas ou ver se alguém mais teve questões parecidas já solucionadas.

No mais, não sei em quais áreas da sua formação seu interesse é maior, mas recentemente tem chamado bastante atenção nesse nosso mundinho de desenvolvedor independente um jogo chamado TROPICÁLIA, definido pelo próprio autor como um RPG tupi-guarani que pretende disseminar nossa cultura utilizando essa mídia. Pode te servir de inspiração de alguma forma!

Nos vemos por aí!

Bem-vindo! A comunidade é acolhedora, certamente encontrarás ótimas pessoas por aqui. E como és um iniciante no RM, aproveite para fuçar nas áreas de suporte/tutoriais/recursos. Tem muita coisa aqui que vai te ajudar. ^-^​

Assustado que você descreveu o meu projeto nessa parte... hahahahahaha... também discuto imperialismo e colonialismo e lanço mão de noções do perspectivismo ameríndio, numa releitura das raças não-humanas (como elfos) das fantasias europeias. Aliás, uma das personagens protagonistas é fortemente inspirada na Sam de Mononoke Hime. :)

Puxa, que legal que tenhos alinhamentos! Você tem algum demo ou alguma coisa já? Eu gostaria de saber como está fazendo isso, hehe. Pra mim está sendo um desafio em meio a aprender a mexer no software expressar isso. VOu saber se fui minimimamente bem sucedido em alguns meses, hehe.

Seja bem vindo profe. Você vai descobrir que muita gente aqui é fã dos Master System e de todos esses jRPGs que fizeram parte de sua infância. Sou suspeito pra falar, mas me amarro nessa combinação de educação+jogos.
No que precisar de mim, estou à disposição para ajudar no RPG MAKER ou para papear...

Bom tê-lo por aqui...
Valeu! =)

Olá, Daniel. Bem-vindo! 👏🏼👏🏼
Valeu!
Fala aí, xará! Seja bem-vindo ao Condado!

É muito bacana ver o background de cada pessoa e as motivações que as levam a querer criar jogos. Isso sempre acaba transparecendo nos projetos da galera e termina produzindo resultados bem diferenciados.

Se precisar de ajuda com alguma funcionalidade mais básica da engine é só dar um toque - embora eu esteja muito mais familiarizado com as versões mais antigas do programa (aquelas que fazem os projetos parecerem esses RPGs que a nossa geração cresceu jogando!). Aliás, nem sei se você já definiu qual versão do Maker vai usar, mas independente disso, em Recursos & Suporte você pode postar suas dúvidas ou ver se alguém mais teve questões parecidas já solucionadas.

No mais, não sei em quais áreas da sua formação seu interesse é maior, mas recentemente tem chamado bastante atenção nesse nosso mundinho de desenvolvedor independente um jogo chamado TROPICÁLIA, definido pelo próprio autor como um RPG tupi-guarani que pretende disseminar nossa cultura utilizando essa mídia. Pode te servir de inspiração de alguma forma!

Nos vemos por aí!

Caramba, que dica foda! Super me interessa!

Tenho recorrido muito à comunidade para ter ajuda e tem sido providencial. Estou focando em fazeruma primeira cena do jogo (que funcionará como tutorial) e ver se sair alguma coisa interessante, para ver se sigo daí ou se reformulo a abordagem.

Já aprendi o básico para fazer isso funcionar: eventos, mapas e cutscene.

Se eu for bem sucedido nessa primeira parte (o que ainda não acoteceu) devo entrar na parte que eu não faço a menor ideia de como começar, que é a parte dos inimigos e sistema de combate, aí vou precisar de muita ajuda, haha.

Prezado, bem-vindo!
É sempre bom ver gente nova chegando, apesar de, no seu caso, não ser alguém tão novo assim, afinal, é um professor que joga RPG de mesa! (já sou seu fã).​
O pessoal ai em cima já falou quase tudo que eu diria, então só estou passando mesmo para avisar que também temos um canal no Discord, caso tenha interesse.​
Estou focando no momento e fazer uma cena cena inicial que introduza os personagens sem precisar de muito texto, mas que mostre sua personalidade e suas relações. Está sendo um desafio, mas estou gostando do resultado. Ainda estou quebrando a cabeça com alguns eventos quebrados e com a dificuldade de fazer monstros equilibrados.
Aqui fica uma sugestão, crie um tópico para o seu projeto e grave vídeos dessas tentativas para que possamos dar um feedback. Tem muita gente aqui na comunidade que manja de storytelling e de construção de cenas. Ah! Temos um tópico modelo para facilitar a criação de um tópico para o seu jogo. Dá uma conferida.​
Tenho muitas ideias a serem testadas e pouco apego à elas. Gosto de fazer parte de uma comunidade porque me dá a chance de saber qual das minhas ideias pode ir pra frente, qual não pode. E entro em contato com outras ideias que me ajudam a pensar.
Na seção Debates & Discussões você poderá propor um debate sobre alguma dessas ideias conceituais (de uma forma geral) com toda a comunidade. Caso queira uma avaliação mais específica de um trabalho seu, possuímos várias áreas da academia (arte; sonora; programação; ou roteiro). Publique naquela que for mais relevante para o seu questionamento.​
Ah, e não esqueça de comentar no trabalho dos coleguinhas também. Sua opinião será muito bem-vinda, professor.
Não sei se você já conhece, mas o Condado publica trimestralmente uma revista voltado ao Game Dev - Make the Game - a ultima edição você pode conferir neste link, e caso queira ver as edições anteriores, aqui está um compêndio com todas as edições.​
Aguardamos ansiosos por novidades sua. Contamos com sua participação.​
Abraços.​

Voltar
Topo Inferior