🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho."
- Rafael_Sol_MAKER

Armadilhas para o jogo.

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17 de Agosto de 2017
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E aí galera, tudo bem? Gostaria de saber, se alguém sabe dizer, como posso arrumar o erro em 2 armadilhas para o jogo que estou criando, a primeira armadilha é onde tem vários espinhos no chão, o erro nela é o seguinte, quando o personagem fica em cima da armadilha e os espinhos sobem, não leva dano, tem como fazer com que ele perca hp com isso? E a outra, é que quando o fogo atinge vc, ele diminui o tempo que era pra ele percorrer até o final, e dps aparece no começo, nessa armadilha ele atinge o personagem e a cada dano q vc leva, o fogo aparece em um quadrado a menos, e dps de um tempo ele aparece no muro e não continua mais, tem como resolver isso também?
 
Ok, vamos lá!

Armadilha nº 1 - Espinhos

O problema dessa armadilha é que o personagem só leva dano quando ele atualiza o próprio movimento, ou seja, ele só leva dano quando o personagem se move, quando parado, ele não apresenta qualquer atualização de seu movimento no mapa, assim nada acontecendo.

Sugestão: Tente criar um evento paralelo que irá fazer a animação dos espinhos subirem, dentro dela, crie duas variáveis que pegue a posição do jogador no mapa (X e Y) e crie condições a seguir que siga essa lógica: Quando os espinhos subirem, o evento vai detectar o jogador através de Derivação Condicional em que vai estar configurado assim: Se a variável 1 (por exemplo) for igual à 8 e Y a variável 2 for igual a 8, perderá 10 de HP, como mostra a imagem abaixo:

kbHGJGP.png

(A imagem é do RPG Maker MV, mas é a mesma coisa fazendo no VX Ace.)

P.S.: Os números colocados nas condições foram exemplos, você pode substituir pelo número das posições dos espinhos no seu mapa.


Armadilha nº 2 - Fogo

O problema está na configuração do evento do fogo. Se a prioridade do evento está "Junto ao Herói" o evento vira um objeto com "física" (que tem um corpo tocável por qualquer outro evento e pelo jogador.) O que acontece é que: Quando o fogo encosta no jogador, ele para pois o jogador impede o evento de fazer seu caminho, por isso ele ignora o comando seguinte e pula para o próximo.

Sugestão 1: Coloque a prioridade do evento para "Abaixo do Herói", assim, o fogo passará pelo jogador sem que interrompa o caminho programado para ele seguir.

Sugestão 2: Quando o evento encostar no jogador, ative o movimento "Atravessar" do evento para que ele possa passar por cima do jogador e em seguida desativá-la.


É isso. Espero ter ajudado. Até mais :)
 
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