🤔 Para Refletir :
"Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje"
- codingkitsune

Arte para webcomic

Pretty-Belle

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Junho de 2015
Postagens
155
Bravecoins
112
Oi!

Então, estou experimentando desenhar uma HQ de uma história que criei, e gostaria de ouvir opiniões. Eu criei esse blog temporário aqui só para deixar o compartilhamento e a leitura mais fácil:
Aí está a versão mais atual do primeiro episódio. O que vocês acham? A leitura está okay? A arte está aceitável?

Estou testando alguns estilos diferentes para a arte. Fiz três versões da primeira página: P&B, escala de cinza e escala de roxo.
page11.jpg
page12.jpg
page1-purple.jpg

Eu particularmente prefiro a P&B, mas eu não sei como vou fazer para representar algumas cores mais escuras que não são preto nem branco, como diferentes tons de pele por exemplo. O máximo que eu consigo é colocar cabelos preto / branco, mas a pele só dá certo se for branca, porque se não as linhas do rosto somem :'c Por isso resolvi colocar cinza também. E daí fiz uma versão roxa só porque gosto de roxo mesmo xD
E eu estou evitando deixar colorido porque 1) dá muito trabalho lol 2) eu não sei escolher muito bem cores, então acaba que o resultado final fica mais agradável monocromático mesmo.

Enfim, opinem, please :vergonha: com opinião de leitor mesmo. Pode ser alguma sugestão quanto à letra, o traçado, posição dos balões, qualquer coisa.
Thanks!
 
Última edição:
Que incrível, seu blog já está favoritado. Eu particularmente prefiro pelo menos 3 tons, pelo motivo que você citou, quanto a cor tanto faz já tive muitos mangas monocromáticos verdes e sépia e eram lindos mas estou mais acostumado com pb msm.

Na minha opinião o traço na cidade está um pouco sujo d+, uma das coisas que mais me prende numa HQ é a ambientação, não digo que é preciso detalhar cada prédio ou casa, mas um pouco de limpeza no traço deixaria tudo mais bonito ainda, no resto o estilo do traço mais sujo e esboçado fica perfeito com os personagens dá um toque único a sua obra.

Sou fã de carteirinha desse estilo de HQ mais autoral, eu vivia torrando minha grana em fanzines nos eventos de anime. Antigamente tinha vários sites com web-comics brasucas mas eles sumiram todos =/ (saudade do Mushi-Comics).

Parabéns pelo trabalho, vou continuar acompanhando, tive um Harry Potter feelings nessas primeiras paginas, que para mim é ótimo já que eu adoro a obra. kkk

Abraço e boa sorte maninha o/
 
O estilo tá muito bacana! Tô na dúvida entre escala de cinza ou de roxo, mas acho que só P&B não é uma boa ideia porque pode afetar a legibilidade de muitas coisas mais pra frente.

Concordo com o [member=994]TsuYa[/member] na opinião de que o estilo dos cenários tá meio carregado, mas é só dar uma aparada nas linhas e tomar cuidado com as rachuras.

Continua mandando por aqui também conforme for fazendo! :awesome:
 
Eu achei a cidade bem legal, mas sim, parece uma thumbnail que fazemos antes de realmente começar a desenhar as linhas finais, por cima. Eu só teria cuidado com uma coisa, existe um livro muitíssimo bom sobre fazer comics, acho que se chama framed ink (leia depois), em que ele diz sobre estranhas coincidências que ocorrem em algumas paginas e o quanto elas distraem o leitor. A linha de uma casa, por exemplo, está se conectando com a linha do balão, formando uma tangente.
 
Obrigada pelo feedback, gente  :XD:

Eu concordo quanto aos cenários, não estão bons mesmo... A "sujeira" das linhas na verdade é mais o resultado da minha insegurança, já que cenário é um dos meus pontos fracos que ainda estou tentando superar mas que não quero fugir nessa HQ.
Eu estou contando que os próximos vão sair melhores  :^^': E daí talvez eu refaça esses iniciais, porque por enquanto, não importa o quanto eu refaça, vão continuar feios  :'o.o:
Eu prefiro deixar feio por enquanto a passar e bola pra frente do que perder um tempão no mesmo quadro... cês entendem, né? xD

[member=994]TsuYa[/member]
Nem foi minha intenção fazer referência a HP (eu me baseio mais em Shinsekai Yori e Soul Eater), mas acabou lembrando um pouquinho mesmo  :Vergonha:  o que pra mim também não é problema porque também adoro shaushauh Mas essa tem um pouco mais de sci-fi que HP (steampunk e tals) e é bem mais romântica tbm.
Eu nem sabia que tinha site de webcomic BR :o Mas eu tbm sou fã d+ de comic indie, meu habitat natural é o Tapas xD

[member=225]Lord Wallace[/member]
É, apesar de eu achar mais legal, tenho impressão que P&B vai me dar umas dores de cabeça depois ><
Não sei se vale muito a pena ficar mandando os eps novos aqui, porque esse tópico é mais pra opinião quanto à arte e tals, e provavelmente ser a mesma nos primeiros eps xD Mas quando/se eu publicar oficialmente eu mando aqui avisando pra quem quiser ler x3

[member=47]rafaelrocha00[/member]
Na verdade tinha um thumbnail antes que estava mais sujo ainda, daí tu tira xD
Qual foi a parte que tem tangente? Eu até conheço o conceito, mas não notei que tinha cometido isso. Also, vou procurar o livro sim, estava precisando de uma referência teórica, obrigada pela recomendação  :XD:
 
Sorry pelo double, mas é uma atualização e preciso de mais opiniões...
Eu fiz agora uma versão colorida de uma das páginas. Eu não apliquei nenhuma color theory aí, então há uma grande chance de eu ter escolhido mal as cores. Vocês preferem colorido ou monocromático mesmo? Vale a pena ser colorido mesmo que a escolha seja ruim, ou é melhor deixar algo mais esteticamente agradável sempre?
page6-color.jpg
 
Última edição:
Olha eu gostei da versão colorida, são mais informações que recebemos da suas personagens.

Agora tem que ver se vai atrapalhar o ritmo de produção das páginas, se vc acha muito trabalhoso continue no monocromático msm ou caso não se preocupe com a periodicidade da sua HQ então vai fundo. Da minha parte eu gostei bastante dessa versão dá aquele contraste que ajuda a perceber e apreciar os detalhes.

Quanto a teoria cromática, não se preocupe tanto com isso ela é um guia de referência não uma regra que deve ser seguida a todo custo. Pense nas cores como se fosse um desenho, no fim ela também serve para passar suas ideias e seus sentimentos adiante.

Na dúvida sempre siga seu kokoro kkkk. Abraço o/
 
É como o tsuya disse, uma pagina feita é melhor do que pagina nenhuma. Mas eu acho que é muito melhor fazer com cor e isso se deve ao fato de melhoráramos com o tempo.

Tipo, esse meu comic antigasso aqui, compare a primeira e a última pagina, ambas feitas em tempos bem diferentes.  Eu exagerava bastante e nunca terminei mais de cinco paginas, mas a iluminação e a cor melhoraram muito, mesmo em poucas paginas.
https://www.webtoons.com/en/challenge/a-place-where-it-always-rains/magic-is-tricky/viewer?title_no=143855&episode_no=1

Agora, eu já vi comics começarem em preto, cinza e branco e mudarem com o tempo, quase todos eles o fazem, mas eles tem um tempo maior de adaptação e as vezes nem conseguem chegar até onde poderiam, no quesito artístico.
Mas mantenha na cabeça que uma pagina é melhor do que pagina nenhuma.

Sobre a teoria de cor, você começa a usa-la, querendo ou não, é parte de melhorar e nem percebemos.  As cores da roupa da família, por exemplo, estão esteticamente agradáveis e combinam, isso é teoria de cor. É algo que vem naturalmente.
(eu apenas dessaturaria o cabelo verde um pouco ou mudaria a outiline para um verde escuro, mas isso é muito opinião pessoal minha).

Qual foi a parte que tem tangente?

Eu mostrava, mas estou sem minha mesa. É o segundo quadro, a linha do meio da parte de baixo do dirigível se encontra com a linha de cima do prédio. Não é inaceitável pela diferença de tamanho, mas me fez olhar duas vezes, quem sabe seja só eu.
 
Obrigada povo, acho que vou deixar fazer colorido mesmo :XD:
O trabalho não é tão maior já que eu já ia ter que pintar de cinza de todo jeito. A dificuldade é mais escolher as cores mesmo ><

Eu colori a primeira página e repassei uma linha mais fina nos cenários. Não refiz eles mesmo, só limpei as linhas. Ficou melhor?
Ah, e eu também fiz uma versão com o fundo preto. Eu não usei antes porque normalmente o fundo preto é usado pra flashback, mas como tá colorido, um flashback pode ser representado com escala de cinza.
page13.jpg
page1-black.jpg
 
Última edição:
Eu acho que o [member=47]rafaelrocha00[/member] quis dizer isso (me corrija se eu estiver errada), mas com o seu desenho pintado e as linhas mais limpas, sanou a questão :3



Achei muito boa essa versão colorida, deixa mais definido o que quer retratar, eu acho...
 
Não tenho nenhum background pra saber sobre desenho ou quadrinhos, mas como apenas um leitor, eu gostei muito da versão colorida. Já inscrevi meu email pra receber notificação de todos os posts no blog, espero ansiosamente pela continuação e principalmente pra conhecer melhor esse universo.
 
Ficou muito melhor assim com a linha mais limpa, as escolhas das cores estão boas tb. As cores de ambiente steampunk são bem charmosas xD.

Quanto ao fundo acho que é mais uma mistura de ambiente que vc está lendo e gosto pessoal, por isso alguns sites de hq investem em modo noturno. Por mim tanto faz.

Agora, quando sai a continuação? Kkkk curioso pra saber que tipo de lugar ele vai.
 
Caramba, colorido ficou sensacional! Vai te dar um bocado de trabalho a mais mas vale a pena  :Okay_fix:
 
Terminei de colorir as páginas, se quiserem dar uma olhada e comentar alguma coisa está aqui: https://siteparamostrarminhaarteaosmeuscoleguinhas.wordpress.com/2018/07/30/intro-color/

[member=2115]Nan[/member]
Thanks! É, eu suspeitei que fosse isso, aí eu baixei um pouco a altura da sacada x3

[member=1324]Eranot[/member]
Obrigada! Opinião de leitor é tão importante quanto de artista  :XD: (a final quem vai ler não é só artista né ashuahsa)

[member=994]TsuYa[/member]
Eu só to com medo de os leitores do webtoons pensaram que a história toda é un grande flahback hauehua Deixei branco por enquanto, porque o fundo dos sites são brancos aí combina melhor, mas se um dia eu botar num site próprio eu boto o fundo preto.

[member=225]Lord Wallace[/member]
Vai sim  :Chorar: mas é como eu disse, eu já tinha trabalho pra colocar os diferentes tons de cinza anyway (que é maior do que só fazer a linhas, P&B), a diferença entre isso e botar uma cor no lugar do cinza não é tão grande xD

Enfim, obrigada pelos comentários e pelo apoio, me motiva a fazer mais  :XD:

Sobre a continuação, na verdade não sei se eu recomendo acompanhar agora, porque provavelmente o ritmo vai ser bem lento D: (TCC e tals... e depois mestrado... enfim)
Minha intenção é juntar alguns episódios antes de postar oficialmente no Tapas ou no Webtoons, pra encher um buffer e ter uma frequência melhor de updates. Esse blog do wp estou usando só pra o povo dar sugestões/críticas e pra proof-reading, ainda não é "oficial". Mas se quiserem acompanhar mesmo assim pra me ajudar com essas sugestões/críticas, também é super bem-vindo <3
Não sei quando sai a próximo ep, though :c Dentro de uma ou duas semanas, talvez? Eu tenho o storyboard da cena feito mas ainda não desenhei nada no digital... Eu geralmente desenho no máximo 4 quadros num dia (eu sei, sou lerda ;-;) então pelo menos 1 semana aí vai levar.
 
Moça o projeto está ficando demais bacanudo! Em tons de cinza ficou bom, mas acredito que o apelo para um webtoons seja mesmo colorido. Do jeito que está ficou agradável, fica legal num free line style

Continue trabalhando nisso  :^-^:
 
VOLTEI AAAAAAAAAAA

Terminei agora o último episódio da introdução. A arte mudou razoavelmente desde o primeiro ep, já quero refazer tudo ;-; mas vai dar muito trabalho então meh hsuaisduj

Eu pretendo começar a postar no Tapas em primeiro de janeiro. Talvez eu poste no Line Webtoon também, não sei. Mas no Tapas vou com certeza colocar porque é o site que eu estou mais acostumada e é onde parece ter uma melhor interação entre autores e leitores.
Pra quem quiser já ver tudo de uma vez, já tem tudo no blog. E aproveita logo porque eu provavelmente vou apagar as postagens quando eu publicar oficialmente. A sinopse + capa + lista dos eps tá aqui: https://siteparamostrarminhaarteaosmeuscoleguinhas.wordpress.com/2018/08/13/rigel-magic-academy/
Quando eu publicar no Tapas eu volto aqui pra dizer o link pra comic  :awesome:

Agora vou entrar no meu hiato de 10 anos  :u.uzzz: desenhei pra krl nesse semestre
 
Como prometido, voltei pra dizer o link pra comic: Rigel Magic Academy | Tapas

Quanto ao primeiro ep, estou recolorindo e arrumando detalhes na lineart. Nos últimos eps eu mudei o esquema de cores (ficou mais roxo), e resolvi fazer uma versão do primeiro ep que combinasse mais com os últimos, mas não sei se ficou melhor ou não.
A versão laranja original x versão roxa nova:
page1-v3.jpg
page1-v3-roxa.jpg

Se alguém tiver alguma ideia pra terceira opção também aceito.

Feliz Ano Novo, povo!
 
Última edição:
Hey, hmm... só pra dizer que eu continuo desenhando isso XD Mas eu não atualizo mais o blog, eu posto direto no Webtoons mesmo. Tem um bocado de ep novo: Rigel Magic Academy

Btw, se alguém quiser e tiver paciência pra deixar algum comentário, seja quanto à arte/leitura/enredo/que seja, eu acharia muito bom!! Pode ser aqui mesmo ou lá no site, tanto faz. Eu pretendo continuar atualizando isso regularmente então sempre bom receber algum feedback pra saber se tá tudo certo, reações quanto à história e tals, e se têm alguma sugestão.

Btw2, minha arte mudou pra caralho do primeiro ep até o mais recente lol Quem diria que desenhar muito faz sua arte evoluir, né???

Also aqui a capa nova que fiz (só pra n ficar uma postagem sem imagem lol e pra terem uma noção da mudança de arte):
new_cover_by_gloamingcat_ddu7zfy-fullview.jpg
 
Última edição:
Cara, que bom que você deu um UP aqui, porque se não eu não teria visto! Nem sequer imaginava que esse tópico existia! Hahahaha

Que trabalho lindo! Eu vou dar uma olhada mais aprofundada quando chegar em casa e edito pra dizer o que achei! A princípio, meus parabéns pelo seu talento, que é excepcional!!!
 
Nossa! *.*
Ta fantástico! Admiro mto esse tipo de talento e realmente mta gente aqui nem devia saber da existência desse tópico XD
Minha opinião tbm será de um simples leitor e digo que achei bem interessante!
Infelizmente não sei inglês, mas são poucas as falas e vou traduzindo uq não entendi.. de quebra vou aprendendo mais tbm srsrs
 
Voltar
Topo Inferior